segunda-feira, 29 de março de 2021

[SNES] DONKEY KONG COUNTRY (Novembro de 1994) [#667]

Nossa história de hoje começa um pouquinho antes do que costuma começar, mais precisamente no dia 23 de setembro de 1889. Uma coisa muito importantes aconteceu na última semana de setembro de 1889: a Convenção Geral de Pesos e Medidas definiu como “metro” a distancia entre duas linhas em uma barra padrão de aluminio com 10% irídio, medidas no ponto de derretimento do gelo. 

Agora você sabe, e saber é metade da batalha.

domingo, 28 de março de 2021

[SNES/MD] WOLVERINE ADAMANTIUM RAGE (Novembro de 1994) [#666]


Como eu debati comigo mesmo recentemente no texto do jogo baseado no arco "Era do Apocalypse", X-MEN MUTANT APOCALYPSE, X-Men não é mais tão relevante hoje como já foi um dia. Houve uma época que X-Men e Homem-Aranha eram as propriedades mais importantes da Marvel, hoje isso não é realmente verdade em grande parte por causa do cinema.

Os quadrinhos perderam muito do papel relevante que tinham nos anos 90 e hoje a Marvel usa mais como um laboratório para testar ideias e personagens antes de levar para a tela grande - de modo que não é realmente surpresa que os personagens que não são (ou eram antes da compra da Fox) da Marvel no cinema foram escanteados nos quadrinhos como os X-Men e o Quarteto Fantástico.

Mas independente de tudo isso, o Wolverine continua sendo um dos personagens mais populares da Marvel. Claro que contribui muito que o Hugh Jackman seja um homão da porra, mas não é apenas isso: o personagem já era bastante popular muito antes disso. Então a pergunta que realmente tem que ser feita é: pq?

sábado, 27 de março de 2021

[SNES/MD] ZERO THE KAMIKAZE SQUIRREL (Julho de 1994) [#665]


Olá amiguinhos, como estão? Espero que estejam bem, iluminados no caminho do bem e da harmonia. Oh, talvez você esteja questionado meu comportamento hoje, mas isso é porque hoje eu não sou o mesmo que era esta manhã. Porém ao invés de ter uma experiencia Kafkaniana e acordar como uma barata gigante, eu transcendi para um estado elevado de consciencia.

Sabe, até algumas horas atrás eu não era diferente de você. Quer dizer, eu era mais inteligente, um gamer melhor, mais bonito e melhor em todos os aspectos possíveis, mas fora isso não eramos tão diferentes você e eu. E tal como acontece com você, as vezes "contratempos" aconteciam comigo. Experiencias desagradaveis, digamos assim.

sexta-feira, 26 de março de 2021

[SNES] SUPER BONK (Novembro de 1994) [#664]


A boa noticia é que não, esse jogo não é a super sequencia lançada apenas quinze dias depois de BONKERS. Hoje vamos falar de um caso muito raro nos videojogos: um clássico do segundo maior console do Japão na quarta geração que saiu para o Super Nintendo.

NÃO É TÃO RARO ASSIM, JOGOS DE MEGA DRIVE SAEM PARA O SUPER NINTENDO TAMBÉM COM RELATIVA FREQUENCIA.

Hã, quem disse que eu estou falando da Sega? Estou falando do console que bateu a Sega em sua própria terra natal: o PC-Engine, lançado com o nome de Turbografx-16 no ocidente.

quinta-feira, 25 de março de 2021

[SNES] X-MEN: Mutant Apocalypse (Novembro de 1994) [#663]



Eu vou começar o texto de hoje dizendo uma coisa que você já sabe, porque assim você vai se sentir esperto e eu sou legal desse jeito. Então aqui vai: no ano 2000, o mundo era muito diferente do que é hoje. Lembra de quando para comemorar um aniversário não tinha nada demais reunir um monte de gente numa sala fechada e então alguém efetivamente soprar em cima do bolo que todo mundo ia comer? Lembra de quando isso era uma coisa? Tempos loucos, eu te digo. Tempos loucos.

Mas onde eu estava? Ah sim, ano 2000. Eis aqui outra coisa estranha sobre o ano 2000: filmes de super-heróis não eram realmente uma coisa, sabe? Para falar a verdade, nunca foram. Quer dizer, tinha um filme aqui e acolá que o pessoal gostava como o primeiro Super Homão (especialmente porque o Christopher Reeve faz um Clark Kent goofy tão bom), ou do Batman do Tim Burton, mas meio que era isso. E volta e meia algum filme ou outro dava certo, mas a maioria das pessoas sequer sabia que era uma adaptação de quadrinhos - como Blade, por exemplo, que é cool com o Wesley Snipes mas até hoje muita gente não sabe que é um personagem da Marvel.

quarta-feira, 24 de março de 2021

[SNES] ANIMANIACS (Novembro de 1994) [#662]

Eu já comentei aqui algumas vezes, já que videogames e cartoons dos anos 90 são tão intimamente ligados, que a passagem dos anos 80 para os 90 trouxe uma série de mudanças a própria forma de pensar cartoons. Essa mudança de paradigma deu uma liberdade enorme a pessoas que você definitivamente não pode dar liberdade, como John Kricfalusi e seu doentio THE REN & STIMPY SHOW, mas por outro lado deu também espaço para gente talentosa que queria poder expandir os cartoons sem avacalhar com a porra toda.

Nesse aspecto, TINY TOON foi uma das primeiras tentativas de fazer um cartoon um passo além, algo que equilibrasse sensibilidade artistica, comédia pastelão e programação infantil. Teve sucesso? Err, você consegue ver um brilhareco aqui e ali, mas majoritariamente os escritores bateram muita cabeça com o estúdio porque a concepção conservadora americana de "para crianças" significa "para crianças em idade pré-escolar", então o cartoon teve que jogar muito mais seguro do que a equipe envolvida gostaria que fosse.

terça-feira, 23 de março de 2021

[SNES] BONKERS (Outubro de 1994) [#661]



Diferente do que acontece no Brasil, os canais americanos fazem apenas uma pequena parte da programação exibido em sua programação, especialmente telejornais. O resto da programação, especialmente séries, é adquirido diretamente de estúdios independentes. Por exemplo, Buffy foi na verdade feito pela Mutant Enemy Productions que pertence ao Joss Whedon, e então vendido para a Fox (na verdade a Fox compra o pitch meeting e então banca a produção, mas vc entendeu a ideia).

Na maior parte das vezes tais contratos são exclusivos; ou seja, uma produção pode ser exibida apenas em um canal. Mas nem sempre. É aqui que entra uma coisa chamada modelo de Syndication. Quando está em syndication uma série pode ser vendida para qualquer canal, as vezes passando em dois canais diferentes ao mesmo tempo.

Algumas séries eram feitas pensando diretamente ser feitas para serem syndication (como STAR TREK THE NEXT GENERATION que passou em vários canais diferentes ao mesmo tempo), mas a maioria ia pra syndication depois que a emissora original não tinha mais interesse nela. Por exemplo, a Fox vende as temporadas antigas para outras emissoras pra fazer uma grana extra com algo que não importa mais pra eles.

segunda-feira, 22 de março de 2021

[SNES/MD] AERO THE ACRO-BAT 2 (Abril de 1994) [#660]

Não. Apenas não. Vocês tem que estar de sacanagem comigo, mas só pode ser putaria para com a minha pessoa. Quer dizer, Aero The Acro-Bat  2? DOIS?

Olha caras da Sunsoft, eu realmente entendo, vocês fizeram uma piada prassódia e (sabe-se lá pq) tem muito orgulho dela. Eu entendi, é um bat acrobata, um Acro-Bat, saquei, sério. Só que isso realmente devia ter parado aí, alguém fez uma piada de tiozão no brainstorm, todo mundo dá um sorriso amarelo e vida que segue. Mas não, os caras foram e fizeram o jogo. E é claro que é um jogo bosta e lixoso, é óbvio que tem que ser! 

E como se não fosse o suficiente terem feito AERO THE ACRO-BAT só pra usar seu trocadilho infame, aí eles vão e fazem outro! OUTRO!?! Caras, o suficiente é o suficiente! Mas okay, vamos lá então né...

domingo, 21 de março de 2021

[SNES] MR. NUTZ (Novembro de 1993) [#659]


Novo dia, novo jogo! Que dia mais feliz! Vamos ver que fabulosas e espetaculares aventuras nos aguardam nesta empreitad...


É, okay. Esse jogo é uma merda, falou galera, até o próximo jogo!

CALMA, VOCÊ TEM QUE DAR UMA CHANCE AO JOGO! TALVEZ NÃO SEJA TÃO RUIM ASSIM... DESSA VEZ!

Ai... suponho que sim, Jorge. Okay, vamos lá, deixa eu ler um pouco a respeito desse jogo talvez ele não seja TÃO ruim assim...


É isso, to dando o fora. Te vira aí, Jorge, larguei!

NÃO, ESPERA, VOLTA AQUI... SE TU FIZER ESSE REVIEW EU PROMETO DEIXAR PASSAR SEUS, HÃ, GOSTOS PECULIARES ...

Nah, não estou tão desesperado assim.

VOCÊ REALMENTE NÃO ME DEIXA ESCOLHA...


Jorge, por favor. Você realmente acha que eu sou tão fácil de manipular assim? Você realmente deveria me conhecer melh...



Pensando bem, acho que eu vou ficar por aqui mesmo. Eu tenho um compromisso ético e moral com esse blog, afinal.

sábado, 20 de março de 2021

[MD] GENERATIONS LOST (Dezembro de 1994) [#658]


Eu sei que normalmente eu começo o texto com a capa do jogo, mas antes de mostrar a capa de hoje eu queria ter uma conversa com vocês. Sabe, uma das coisas que mais me constrange sobre os anos 90 é sobre o quão abertamente homofóbicas as coisas eram. Não que o problema tenha sido resolvido hoje, mas nem de perto era a abominação que eram os anos 90 quando insinuar que alguém era homossexual como piada (ou seja, como se tivesse algo errado e vergonhoso nisso) era algo que rolava comumente na TV aberta.

Como eu disse, o problema não foi inteiramente sanado mas pelo menos ninguém minimamente civilizado faz mais essas coisas a níveis institucionais desse tamanho (eu disse civilizado, a Record e a Rede TV não contam). Agora o engraçado disso é que mais frequentemente sim do que não as capas americanas do jogo estavam tão preocupadas, tão preocupadas em não parecer "coisa de frutinha" que colocavam o machão mais machozo que eles conseguiam pensar pra mostrar que seu jogo era macho pra caralho. O que significava um homão da porra mostrando o peitoral malhado, com sua barba rústica por fazer e besuntado em suor viril.

Considerando o objetivo dos criadores de tais capas, tenho certeza que você é esperto o suficiente para perceber a ironia aqui. Mas bem, porque eu estou falando disso? Ora, porque Generation Lost tem a capa mais machona machante machovisca que eu já vi na minha vida. Tenho certeza que a intenção dos criadores era urrar "aqui não é jogo de bichinhas (argh), aqui é jogo de homem (duplo argh) porra!", mas veja essa capa e me diga para qual publico parece que esse jogo se destina: