domingo, 28 de março de 2021

[SNES/MD] WOLVERINE ADAMANTIUM RAGE (Novembro de 1994) [#666]


Como eu debati comigo mesmo recentemente no texto do jogo baseado no arco "Era do Apocalypse", X-MEN MUTANT APOCALYPSE, X-Men não é mais tão relevante hoje como já foi um dia. Houve uma época que X-Men e Homem-Aranha eram as propriedades mais importantes da Marvel, hoje isso não é realmente verdade em grande parte por causa do cinema.

Os quadrinhos perderam muito do papel relevante que tinham nos anos 90 e hoje a Marvel usa mais como um laboratório para testar ideias e personagens antes de levar para a tela grande - de modo que não é realmente surpresa que os personagens que não são (ou eram antes da compra da Fox) da Marvel no cinema foram escanteados nos quadrinhos como os X-Men e o Quarteto Fantástico.

Mas independente de tudo isso, o Wolverine continua sendo um dos personagens mais populares da Marvel. Claro que contribui muito que o Hugh Jackman seja um homão da porra, mas não é apenas isso: o personagem já era bastante popular muito antes disso. Então a pergunta que realmente tem que ser feita é: pq?


Bem, uma das primeiras coisasEu acho que às vezes um problema com os X-Men é que seus poderes tendem a ser muito desiquilibrados. A Tempestade pode invocar fazer caiar um fucking raio na cabeça de quem ela quiser. Não disparar choquezinho, um raio de VERDADE, você sabe, aquela coisa que consegue iluminar uma cidade de 300 mil habitantes por um ano. UM FUCKING RAIO.

O Professor Xavier pode controlar inteiramente a mente de quem ele quiser salvo raras exceções, e de grupos inteiros de pessoas sem esforço. Com alguma ajuda, todas as pessoas do mundo. Eu quero dizer dizer, literalmente ele já controlou o mundo inteiro em mais de uma oportunidade. O Noturno pode se teletransportar à vontade para qualquer lugar do universo que ele já esteve sem restrição alguma e o Ciclope pode disparar rajadas de energia indefinidamente a vários metros de distância que pode ter a força de uma explosão nuclear se ele quiser. Você pegou a ideia da coisa. 

E como dá pra imaginar, é dificil ter personagens como esses em cenas de perigo perigo: se o X-Men ataca primeiro, ele vence. Se ele é pego sem conseguir se defender, ele perde. Não tem um meio termo aqui, porque os poderes deles são muito oneshot, é dificil fazer cenas de luta com isso.


Enquanto isso, Wolverine tem o equilíbrio certo. Ele não é tão fraco a ponto de ser indefeso, mas ao mesmo tempo não pode simplesmente dar onehit kill em seus oponentes à distância, ele precisa efetivamente lutar para vencer.

Por isso os escritores gostavam tanto de se concentrar no Wolverine mais do que nos outros personagens, pq é mais fácil escrever cenas de luta interessantes com ela. Se a Tempestade luta contra o Dentes de Sabre, ou ele pega ela antes que ela possa revidar, ou ela o verá chegando e apenas o eletrocutará. Se o Juggernaut ataca o Professor Xavier, a mesma coisa. Já com o Wolverine tem como fazer cenas luta interessantes aqui.

Além disso, o fato de que Wolverine pode curar significa que os escritores podem se divertir muito mais pegando pesado com ele e ele pode se recuperar sem problema. Se a Jean Gray perder uma mão, é uma grande coisa com sequelas permanentes para o personagem. Se o Wolverine perder um braço, heh, é terça-feira.

O fato de que quando o conhecemos pela primeira vez, muito pouco de seu passado é conhecido, também acho que o tornou um personagem atraente para fãs e escritores. Havia tantas coisas interessantes para explorar quando conhecemos Wolverine. Quantos anos tem ele? Como o adamantium cobriu seus ossos? Por que ele não se lembra de seu passado? Por que ele e Dentes de Sabre se odeiam tanto?

Isso não quer dizer que outros membros da equipe também não tenham backgrounds interessantes. Na verdade, acho que os X-Men como um todo são personagens bem elaborados. Exceto a Jubileu, ela está ali apenas para pedir pipoca quente e na manteiga.

Cenas de Logan formando um bond com a 0Jubileu

Só que no caso de Wolverine, a sua origem podem servir como base para filmes inteiros por si só, como o programa Arma X que serviu de base para grande parte de X-Men 2 e o primeiro filme de Wolverine. Por mais que seja interessante a relação do Scott meio que Irmão do Jorel com seu irmão super mais cool  que todo mundo gosta, é difícil imaginar a origem de Scott Summers carregando um filme inteiro. Em X-Men Apocalypse, por exemplo, sua origem é realmente apenas uma pequena parte no início e é isso. Ele se juntou à equipe e ... é isso realmente. 

Tem a coisa também que o público sempre é atraído pelo lobo solitário em qualquer grupo, em qualquer história. Seja o Ranger Verde em Power Rangers, seja o Ikki de Fenix - como você vê, sequer precisa ser um bom personagem. Você quer saber por que eles não se encaixam. E em termos narrativos, eles ajudam a impedir que os outros personagens se dêem muito bem uns com os outros e tudo fique parado demais.


Então personagens como Wolverine fornecem o conflito necessário para o grupo, ao mesmo tempo no caso do Wolverine ser um membro dos X-Men significa mais para Wolverine do que os outros mutantes. Ele é um solitário por natureza que nunca se encaixou em lugar nenhum, mas entre os X-Men ele ironicamente encontra um grupo semelhante de párias e rejeitados (rejeitados super hots, é claro) a quem ele pode pertencer. Mesmo que ele raramente admita, os X-Men são o único lugar que ele tem para ir. Wolverine não quer trabalhar com o grupo, mas precisa deles mais do que eles precisam dele.

E eu acho que os filmes fizeram um bom trabalho em capturar a dinâmica de Logan com o grupo. Ele zomba da ideia de entrar para o time, ameaçando o Ciclope, chama o Charles de “rodinhas” etc. No entanto, ele logo desenvolve relacionamentos significativos com os outros X-Men: ele se apaixona por Jean, passa a ver o Professor X como um mentor, desenvolve uma relação pai/filha com a Vampira (nos quadrinhos a Jubileu é a novata que ele acolhe, mas trocaram para a Vampira nos filmes pq... Jubileu, né cara?), se torna bro com a Storm. Mesmo com Scott, ele desenvolve uma rivalidade respeitosa com ele (no sentido que ele o considera um rival digno). 

E, não desprezívelmente, tem também o fator Hugh Jackman. Não apenas pq ele é gostosão, mas pq ele tornou o papel seu. Ele capturou todos os aspectos da personalidade de Wolverine. Ele é fodão, ele é arrogante, ele é sarcástico, todas as coisas superficiais pelas quais o Wolverine parece tão cool. Mas Jackman também conseguiu capturar o personagem mais vulneráveis e se importando em seus relacionamentos com a Vampira, Jean e Charles.

Seu Wolverine era o cara legal que todos nós queríamos ser, mas ele também parecia uma pessoa real, ao invés de apenas um personagem fodão e sarcarstico de uma nota só.

Isso sendo dito, é compreensível que o Wolverine tenha sido o único dos X-Men a ganhar um jogo solo nos anos 90. O que é menos compreensível é que esse jogo tenha sido feito pela LJN. Oh god, why?

Quer dizer, eu entendo que a LJN era também uma fabricante de brinquedos (espera-se que com mais sucesso do que era de videogames, do contrário alguém já teria morrido com seus brinquedos), mas novamente... why?

Seja como for, vamos ver a abertura do jogo para Mega Drive primeiro (a do SNES é diferente, mas já chegamos a isso):

Nossa história começa quando Wolverine recebe a maior ofensa que um mutante pode receber: uma foto do Obi Wan Kenobi.

Para alguém cuja personalidade é composta de fúria e raiva, um cara que mata mal matado todos seus rivais é realmente a ofensa definitiva. 


A abertura então corta para um flashback que mostra o experimento da Arma X, quando o esqueleto do Logan foi recoberto por Adamantium. O que eu nunca entendi realmente. O projeto "Arma X" é uma tentativa do governo americano de recriar o supersoldado que só deu certo com o Capitão América (com efeito essa é a décima versão do projeto, por isso é "Arma X", sendo o Capitão América referenciado como "Arma I") recobrindo o esqueleto do soldado com adamantium.

Err... why? Quer dizer, ter um cranio impenetrável é realmente útil, mas nada que um capacete não resolva realmente. E ter ossos inquebraveis também não é a pior coisa do mundo, mas essa é realmente a prioridade para um soldado? Quer dizer, pernas quebradas são realmente a maior preocupação do exército?

Como se pode imaginar, injetar um metal incrivelmente tóxico como Adamantium no esqueleto de alguém é, bem, letal e apenas graças aos poderes regenerativos do Logan isso deu certo. O fato das suas garras retrateis de osso se tornarem laminas de Adamantium foi um bonus não previsto no projeto, então mais uma vez, qual era exatamente a ideia original e pq?


Olha a LJN comendo mosca e fazendo uma coisa sem pé nem cabeça. Quer dizer, o Wolverine sempre teve garras de osso, apenas que agora elas estão recobertas por Adamantium, mas tipo o que? Eles não tiraram um raio-X do Logan pra ver que isso sempre esteve ali?

Então, só que dessa vez a culpa não é da LJN. Até 1994 sempre se acreditou que as garras do Logan fossem mesmo um efeito colateral do Adamantium no seu corpo, tem até um episódio dos X-Men que eles vão para um lugar que anula os poderes dele e o Logan continua usando as garras dele normalmente, dizendo que não tinha nada de mutante naquilo.

Foi apenas na edição 25 dos X-Men de 1994 (lançada bem no fim do ano) que se revelou pela primeira vez que ele sempre teve essa estrutura ossea quando o Magneto arrancou o Adamantium do corpo dele (um processo não gentil, como vc pode imaginar). Então a LJN escreveu o jogo baseado no que se sabia do personagem na época, olha só.


E então temos um close do Wolverine shapado verdão dentro do tanque. Vou te dizer, se você aprecia a anatomia masculina os jogos de Mega Drive dos anos 90 são definitivamente um prato cheio para os seus gostos. Não é tão sexy quanto GENERATION LOST, mas você não pode os culpar por não tentar.


Em seguida os militares do projeto Arma X... vestiram o Logan com seu uniforme de X-Men que nem existiam ainda e o prenderam com algemas de feitas de Maria-Mole. Muito gentil da parte deles. Enfim, agora Logan sai no modo full pistola em busca de sangue, vingança e requebradinhas.

Já a versão de Super Nintendo, tem uma introdução um tanto quanto... diferente, vamos dizer assim.


Nossa história começa em uma bela tarde de sol na mansão Xavier, quando Wolverine está mexendo no computador como bom homem rústico meio animal que é. Essa imagem me leva uma pergunta, entretanto: o Wolverine mexe no computador com muita raiva ou esse é o papel de parede dele? A segunda opção é consideravelmente mais awesome que a primeira


Bem, supondo que ele está tentando acessar arquivos secretos proibidos sem sucesso, vou supor que eles quiseram fazer um efeito de reflexo mesmo e que Wolverine está full pistola. Mas e agora, como a história vai progredir se ele naõ tem acesso ao seja lá o que ele quiser? Não é como se o Wolverine fosse conhecido por ser um mestre hacker nem nada...


Ou ele pode apenas gritar com o computador e intimida-lo no berro, pode funcionar também. Embora eu realmente aconselharia o professor Xavier a usar um sistema um pouquinho mais seguro do que senhas que se podem ser burladas no berro.

De qualquer forma, Logan consegue ver a mensagem e é alguém marcando com ele em uma base militar abandonada no Canadá, onde ele conseguirá mais informações sobre o projeto Arma X e a sua origem.

fazia sentido quando os quadrinhos foram escritos nos anos 60, porém de lá pra cá os poderes de regeneração do Wolverine foram tão exagerados que meio que perdeu o proposito realmente. Bem, agora ele pode partir em uma jornada de auto-conhecimento e sabedoria, mas não sem antes fazer uma coisa muito importante:



Uau, Wolverine realmente é um cara muito raivoso mesmo. E agora a Jubileu (ou a Vampira, dependendo da versão da história) não vai mais poder jogar Doom, seu monstro sem coração.

Enfim, seja qual for a versão que você esteja jogando, é hora do Wolverine entrar em um FÚRIA DE ADAMANTIUM! O quão awesome isso pode ser, certo?


Bem, não é.

Esse jogo tem muitos, muitos problemas, mas tudo pode ser resumido na seguinte imagem:


Wolverine, o mutante mais badass da badassolandia, o grande herói da Marvel nos anos 90, precisa de duas garradas de adamantium na cara e quatro chutes no saco (não sei pq isso é um dos principais golpes do Logan nesse jogo, acho que perdi algumas edições dos quadrinhos nessa época) para derrotar um cientista. Veja, não é um chefe, não é um robo, sequer é um mutante do inferno, nada. É só um cara que honestamente acho que sequer malha!

O problema principal desse jogo é similar ao problema do THE INCREDIBLE HULK. Só que ao invés de ser a criatura mais forte da Terra precisando de oito bilhões de golpes pra matar qualquer porcaria, agora é o fucking Wolverine com suas fucking garras de fucking Adamantium! AH QUALÉ!!!

Oh, eu quase esqueci: Wolverine tem fator de cura e recupera vida lentamente. O que é cool e combina com o personagem. Para contrabalancear isso, e não correr o risco desse jogo ser, você sabe, divertido, o jogo também tem um limite de tempo ferrado. Ao terminar o limite de tempo, o que sempre acontece, rola essa tela de morte bizarra (que só rola se acabar o tempo, mortes normais não tem cutscenes)


Não fosse isso suficiente, e isso já seria totalmente suficiente para foder com o jogo, o jogo ainda tem controles horrivelmente lento. Mover o Wolverine é uma burocracia impar, tudo que você faz é lento e a execução dos quadros de animação leva três eras glaciais para executar. Sabe tudo que eu disse que caga SHAQ FU? Então, imagine isso com ondas de inimigos avançando em cima de você que levam muitas garradas de adamantium na fuça. Claro que sempre dá pra reunir o pior de dois mundos, né?

Bem, falando em pior também tenho que dizer que a trilha sonora do Mega Drive... sabe aquela cena de Sound of Metal que o cara tá ouvindo um monte de gente falar ao mesmo tempo na festa e ouve só chiado, ruído e dor de cabeça? Isso é EXATAMENTE a trilha sonora desse jogo no Mega Drive.

E acredite ou não, essa é a alternativa menos pior. Porque o som do Mega Drive é um crime contra a humanidade, mas pelo menos você tem a opção de desligar o som. A versão de Super Nintendo tem problemas muito piores.

Wolverine vs Anabelle, em breve no MCU

Isso porque somado a tudo isso que eu já disse aqui, a versão de SNES tem dois problemas blatantemente piores. O primeiro é que esse jogo é muito mais dificil que o do Meguinha, o que quer dizer que os inimigos são muito mais rápidos pra cima de vc com seus movimentos merda. O outro problema é que eles decidiram "hmm, sabe o que seria realmente legal? Se a gente se inspirasse em AERO THE ACRO-BAT!"

QUE? APENAS... QUE? Quem é que... como é que uma ideia dessas... argh...

As duas versões do jogo tem essa sessão de cards com personagens da Marvel, embora as vezes eles podem não ser tão... informativos, vamos dizer assim.

Enfim... o que acontece no SNES é que, assim como o jogo do morcego acrobata, não basta achar a saída da fase, você tem um número de objetivos a cumprir também senão não termina a fase. Aqui são inimigos que precisa matar mas não são quaisquer inimigos, apenas inimigos muito especificos contam para esse limite. Como identificar esses inimigos? Bem simples: não identifica. Você tem que se atracar com tudo que aparecer na tela e torcer para isso diminuir o contador de inimigos que falta.

Sim, não bastava cada luta tirar um naco da sua energia porque não tem como você reagir a tempo e a detecção de hit é um aborto a céu aberto, você é obrigado a lutar com tudo que existe porque esse jogo é desses. A versão do Mega Drive já é um horror inenarravel, mas a de SNES consegue elevar a ruindade desse jogo a um status de arte.


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