quinta-feira, 12 de maio de 2022

[#881][PS1] HERMIE HOPPERHEAD: Scrap Panic [Setembro de 1995]

Dizem as lendas urbanas da internet que durante o primeiro ano de vida do Playstation, a Sony da América tinha uma política de vetar jogos em plataforma 2D. Enquanto isso nunca foi comprovado (nunca se revelou nenhum documento ou entrevista confirmando tal ordem), olhando a biblioteca do PS1 lançada fora do Japão é uma dedução bastante razoavel.

E olhando esse jogo de plataforma 2D lançado exclusivamente no Japão no inicio da vida do Playstation 1, dá pra afirmar que a Sony tava certa nessa decisão. Quer dizer, se eu visse o Playstation em 1996 rodando esse jogo que é essencialmente um jogo de Mega Drive meu interesse pelo novo console de uma empresa sem experiencia no ramo seria zero absoluto armadura de ouro de aquário.

Verdade que esse jogo faz algumas coisas que o Mega Drive (ou mesmo o SNES, para esse proposito) se embananaria em executar. Mas não é nada muito radical não, em essencia esse é mesmo um jogo de Mega Drive e que não controla exatamente nem como os melhores jogos de Mega Drive... mas chegaremos a isso.

quarta-feira, 11 de maio de 2022

[#880][ARC/NEO] ART OF FIGHTING 3: The Path of the Warrior [Março de 1996]

A série Art of Fighting da SNK sempre foi um pouco... diferente... quando comparada aos seus outros contemporâneos da época. Considerando que a SNK tinha pelo menos cinco franquias de luta em andamento ao mesmo tempo (era meio que a coisa deles, afinal), era muito frequente as pessoas se perguntarem qual era a de Art of Fighting, afinal?

FATAL FURY era a série principal de luta da SNK - o Street Fighter deles se preferir, SAMURAI SHODOWN uma variante no Japão feudal com bastante foco nas armas dos personagens, WORLD HEROES tinha como destaque você jogar com figuras históricas reais ou ficticias (de Joana D'Arc ao Capitão Kidd), e THE KING OF FIGHTER era uma coletanea de tudo isso usando os melhores personagens e mecanicas que já haviam sido testados e aprovados em seus jogos próprios, praticamente o filme dos Vingadores da SNK. Tá, beleza, mas... e Art of Fighting, qual que era a dele então?

terça-feira, 10 de maio de 2022

[#879][SNES] TRIALS OF MANA (ou "Seiken Densetsu 3" no Japão) [Setembro de 1995]

 

Hoje eu vou começar sem enrolação nenhuma e falando logo de cara pq Trials of Mana é um RPG tão especial, mais bom que descobrir que o latão de biscoitos de metal tem um fundo falso e embaixo tem outra camada inteiramente nova de biscoitos pq eu sou desses.

ISSO FOI... ESTRANHAMENTE ESPECÍFICO, TENHO QUE DIZER.

segunda-feira, 9 de maio de 2022

sábado, 7 de maio de 2022

[#877][ARC/N64] KILLER INSTINCT 2 (ou "Killer Instinct Gold" no port para N64) [Março de 1996]


O ano é 1995. KILLER INSTINCT é um dos jogos mais populares do pedaço, e não sem razão. O arcade era espetacular, o port de Super Nintendo pegou todo mundo com as calças na mão mostrando gráficos que ninguém possivelmente podia esperar no console rumo ao fim da sua vida. Logo, era apenas esperado que a Nintendo usasse Killer Instict 2 como cavalo de batalha para vender o Nintendo 64 e com efeito, como um grande fã de KI, foi um dos jogos de N64 que eu realmente queria muito muito mesmo jogar.

O ano é 1996. Killer Instict 2 foi lançado, e ninguém poderia se importar menos. Pra ter uma ideia do que aconteceu, depois desse jogo a franquia foi arquivada por DEZESSETE ANOS até a Microsoft comprar a Rare e trazer Killer Instinct dos mortos.

Nada como personagens em CG dos anos 90 tentando ser sexy

E isso foi algo que eu sempre achei muito curioso, como exatamente um dos jogos mais quentes do genero mais popular do ocidente... simplesmente desaparece do dia para a noite e as pessoas apenas decidem não mais falar sobre isso? Como eu nunca joguei um Nintendo 64 na época, eu não fazia ideia do motivo de como algo aparentemente absurdo assim aconteceu.

Depois de ter jogado esse jogo agora, eu entendi. E, acredite ou não, não tem nada haver com o jogo ser ruim. Killer Instinct 2: o inimigo agora é outro.

sexta-feira, 6 de maio de 2022

[#876][MULTI] WORMS [Setembro de 1995]

Quando eu escrevi sobre ULTIMATE BODY BLOWS, me deparei com uma coisa muito estranha. Não, não a parte que UBB é um jogo monstruosamente ruim, afinal é um jogo de luta pra Amiga... se bem que ele é ruim mesmo para os padrões praticamente inexistentes do Amiga. Mas divago.

O meu ponto aqui é que não foi a ruindade do jogo que me surpreendeu (tá, isso também), e sim que ele é um jogo da fucking Team17. Quer dizer, os caras apenas tem o jogo cooperativo mais divertido de todos os tempos no seu portfolio (Overcooked), então não é como se eles não entendem pachongas nenhuma de videogame. Teria sido ULTIMATE BODY BLOWS apenas um acidente de percurso... ou sinal de que eles aprenderam a programar apenas em 2014?

quinta-feira, 5 de maio de 2022

[#875][ARC/NEO] VOLTAGE FIGHTER GOWCAIZER [Setembro de 1995]

É como diz o velho e conhecido ditado: se você fracassar na primeira vez, tente novamente para fracassar mais ainda na segunda. Bem, talvez não seja isso exatamente o que o ditado diz, mas eu gosto mais do meu jeito.

Seja como for, a Technos entrou no mapa do mundo dos videogames ao ter praticamente inventado o beat’m up com RENEGADE (ou Nekketsu Kōha Kunio-kun no Japão) e posteriormente mais ainda com DOUBLE DRAGON.

Porém se tem algo que a Technos aprendeu ano após ano é que o genero que a consagrou no mundo dos videojogos não estava indo a lugar nenhum e eles tinham que acertar a mão em um genero com mais futuro pela frente. Ou seja, eles tinham que acertar a sorte com jogos de luta que era o grande furor dos arcades na época... como é bem fácil de ver nesse blog.

terça-feira, 3 de maio de 2022

[#874][ARC/NEO] REAL BOUT FATAL FURY [Janeiro de 1996]

Taqueopareo, essa capa é muito estilosa, isso precisa ser dito

Quando eu comecei esse projeto, obviamente que eu sabia que os jogos de luta eram bastante populares nos anos 90 - eu estive lá, afinal. Porém o que eu realmente não imaginava era o quanto: esse é o centésimo jogo de luta analisado nesse blog.

Uau, cem jogos de biff soc pow, é o segundo genero mais popular desse blog - atrás apenas dos jogos de plataforma, sendo que na geração que está começando agora as plataformas vão definhando enquanto os jogos de luta não vão a lugar nenhum tão cedo. Serão capazes de ultrapassar? Apenas o tempo dirá...

segunda-feira, 2 de maio de 2022

[#873][3DO] KILLING TIME [Dezembro de 1995]


Oficialmente, o 3DO foi descontinuado no final de 1996. Porém isso foi apenas a emissão do atestado óbito, o paciente já estava morto a muito tempo. Em Janeiro de 1996 a Ação Games desistiu de vez e publicou sua última matéria sobre o console (o tenebroso ALONE IN THE DARK 2fazendo jus a vida do console), a Gamers em março daquele ano. Ou seja, é onde estamos agora. A Super Game Power ainda vai insistir em tentar ressucitar o paciente um pouco mais (o último jogo é em julho de 1996 com WAY OF THE WARRIOR, outra perola que ilustra bem o petardo), mas é inegavel que o relógio estava correndo, as ultimas badaladas se aproximando.

Assim sendo, voltamos a eterna pergunta: terá o 3DO o lendário jogo original "The Best Of" antes do seu fim derradeiro? Bem, definitivamente Killing Time é uma das últimas chances desse console superar pelo menos o Jaguar. Provavelmente a última. E eu digo isso pq KT é um jogo bastante ambicioso, até mesmo a frente do seu tempo em vários aspectos, tudo isso apesar de sua engine ser um clone de Doom.

domingo, 1 de maio de 2022

[#872][MEGA] TINHEAD [Agosto de 1993]

O período de troca de geração entre os consoles era marcado por muitas coisas, mas uma das mais pitorescas da época era que as revistas recebiam muitas cartas pedindo para continuar falando dos sistemas que estavam sendo aposentados (nesse caso no começo de 1996, o Super Nintendo e o Mega Drive)... mas não tinha muito mais o que falar sobre eles realmente. 

O SNES até tinha um pouco de lenha pra queimar pq o Nintendo 64 ainda não havia chegado, mas o Mega Drive amargava um fim melancólico. Mas como as cartas continuavam chegando, o que as revistas faziam então era desencavar jogos antigos e republica-los só pra fazer volume... e foi assim que um jogo de meados de 1993 apareceu na SGP quase três anos depois do seu lançado. E, diga-se de passagem, dá pra notar que é um jogo de meados de 1993. Mas vamos começar do começo...