quinta-feira, 17 de fevereiro de 2022

[#831][PC] ULTIMATE BODY BLOWS [Novembro de 1994]


Me diga se essa cena lhe é familiar: você está andando pelo shopping e vê na banca de revistas uma revista prometendo 8 BILHOTRILHÕES DE JOGOS DE GRÁTIS FREE SEM CUSTO! Obviamente que isso chama sua atenção, você é um moleque remelento que só joga paciencia no Windows e desenha no Paint. Sim, o Paint era o nosso passatempo na época antes de internet e aí alguém promete 600 JOGOS GRÁTIS FREE?


Hoje é muito óbvio que isso é uma bilada, cino. Até porque as crianças de hoje são mais espertas do que nós eramos com a mesma idade, dificilmente alguém acreditaria que são 600 jogos de verdade. Mas na época... bem, a gurizada ia mais seca que na Playboy da Tiazinha. Caralho, acho que mais ninguém lembra da Tiazinha, me senti velho agora... mas enfim, 600 jogos em uma revista, isso.

Obviamente que a maioria desses "jogos" eram demos - apenas poucos minutos, ou uma fase de algum jogo maior. Mas tinham sim jogos completos... que, como você pode imaginar, são jogos baratos programados em 15 minutos usualmente com a bunda. Coisa bem nível Brick Game de 999 jogos em 1.

Nada me tira da cabeça que a capa europeia do jogo foi desenhada pela Super Game Power

Mas porque eu estou falando isso? Bem, porque Ultimate Body Blows é o jogo poster desse tipo de joguinho bosta programado com a bunda que você encontrava nessas revistas. Alias eu desconfio que a Gamers descolou um CD do tipo, porque nessa edição eles meteram um combo de joguinhos bosta de luta que tá louco, os próximos dias serão agitados...

A nossa história aqui é que UBB é a "versão definitiva" da saga Body Blows, ou seja contem todos os personagens do jogo original assim como da sua continuação Body Blows Galactic. Com esse nome ambicioso "Golpes Corporais Galacticos" você poderia imaginar que o jogo tem uma história igualmente ambiciosa e despirocada, certo?


Bem, não. Com efeito, não tem história nenhuma. É apenas um jogo de luta que eles conseguiram fazer funcionar no Amiga (argh) e socaram todos os personagens que eles conseguiram imaginar. Infelizmente para nós, "imaginação" não é exatamente o forte desse pessoal tendo esse jogo o elenco mais sem graça, desinspirado ou simplesmente preguiçoso na cara dura que eu já tive o desprazer de ver em um jogo de luta.

Sério, não é nem "é tão ruim que é bom" como em BATTLE MONSTERS, é apenas a coisa mais preguiçosa que eu já vi na vida.


Temos por exemplo um clone do Ryu chamado Yitu... eu não estou inventando isso, na verdade eu provavelmente não conseguiria inventar algo assim mesmo que eu quisesse. Em seguida temos um ninja chamado... Ninja... um clone do Cinder chamado criativamente de Inferno e um clone do Terry Bogard chamado de... Nih.


São níveis de criatividade estupefaçantes, não? 


Tem um cara completamente comum de colarinho chamado Mike, um dinossauro chamado Dino e um dragão chamado... dragão. Eu já na vida muita speedrun de todo tipo de jogo, agora speedrun de character concept eu tenho que admitir que nunca tinha visto na vida. Sério, levou o que para bolar esses personagens? 3,14 segundos e 3 doboches?

Realmente impressionante. Tá, tudo bem que é um jogo de Amiga, não é como se qualquer minimo esforço na hora de fazer um jogo fosse sequer esperado, mas... não tem um limite a ser traçado em algum ponto?


Aparentemente, não. Temos a "gata obrigatória em jogo de luta dos anos 90 com as pernas de fora" chamada Kai-ti (cat, gata, entenderam?), uma amazona chamada Azona, um robo chamado Techno, um cara do futuro chamado Lazer pq lasers são coisas do futuro, obviamente... e então a obra prima não apenas desse jogo, mas de todos os jogos na história jogante de toda jogabilidade jogavel.

Estou falando, é claro, do primeiro, do único, do inigualavel, do inesquecível... homem chamado MAM!


Uau... apenas... uau... eu não acho que exista alguém nesse universo ou qualquer um dos multiversos existentes que conseguiria ter a PACHORRA de colocar um cara chamado MAM no seu jogo de luta... taqueopareo, man (ou mam, no caso)... 

Mas bem, considerando que esse foi o nível de esforço que eles colocaram na criação de personagens, suponho que você pode imaginar o que dá pra dizer do gameplay, né?

QUE É TERRIVELMENTE SEM GRAÇA E GENÉRICO?

Eu não diria isso, Jorge. Com efeito, eu diria que é um jogo bastante único nesse quesito já que eu não lembro, por exemplo, de ter jogado um jogo de luta que TEM APENAS UM BOTÃO DE ATAQUE. Que porra é essa, um jogo de luta feito pra rodar com o controle do Atari? Tá, eu sei que o Amiga é putaria e tal, mas mesmo o controle dessa mequetrefencia tem mais que um botão.

Então UBB é um jogo que tem só um botão ... e ele é usado pra atacar e defender! Sim, pq pra atacar vc aperta o J no teclado, e pra defender você tem que segurar o J e apertar para trás.

PQ NÃO SIMPLESMENTE SEGURAR PARA TRÁS COMO EM QUALQUER JOGO DE LUTA?

Pq isso exigiria programar um jogo que sabe a diferença entre você querer andar pra trás e acionar a defesa quando você está sendo atacado, e já estabelecemos que esse é o jogo mais preguiçoso da história dos videogames. Então colocar tudo em um único botão já não é lá uma ideia muito brilhante... mas piora, pq na metade das vezes o jogo sequer detecta quando você aperta o botão.

Sério, eu já jogos com hit detection ruim, mas jogo que não detecta que você tá apertando o botão é outro patamar! Para um jogo tão desinspirado, ele consegue ser ruim de formas totalmente inovadoras!


Ah, e diga-se de passagem que quando o jogo funciona (eu nunca vi um jogo de DOS crashar tanto na vida) e quando ele faz o que deveria fazer... bem, é só um clone sem graça de Street Fighter. Repare que eu não disse STREET FIGHTER II: THE WORLD WARRIOR, eu estou falando que esse jogo é um clone porco do STREET FIGHTER 1.

Esse jogo tenta fazer muita pouca coisa, e o pouco que consegue varia entre o sem graça e o abismalmente catastrófico. Quer dizer, olha o esquema de controles desse jogo:


Agora me diz, na moralzinha mesmo, se existe qualquer realidade onde jogar isso parece minimamente aceitavel. Não tem como dar certo, é fisicamente impossível!

Enfim, a Team17 conseguiu com o minimo esforço possível fazer um dos piores jogos de luta de todos os tempos... Mas espera, Team17? Eu já ouvi esse nome em algum lugar, acho que é uma empresa que existe ainda hoje. Hmm, que tipo de jogo esses preguiçosos safados fizeram? Tenho certeza que nada que preste, não tem como um bando tão preguiçoso conseguir fazer algo minimamente decente...


Mas oi? Apenas... o jogo multiplayer mais divertido de todos os tempos... ???


Caralho, eu vou até dormir depois dessa, eu não sei mais nada nessa vida mesmo...

MATÉRIA NA GAMERS
Edição 005