quinta-feira, 11 de agosto de 2022

[#946][Jul/96] VIRTUA FIGHTER KIDS


Você não pode realmente falar de jogos de luta dos anos 90 (ou jogos dessa época em geral, frequentemente) sem falar das "continuações que são patchs de update" e isso que é algo que eu falo frequentemente por aqui. Todo jogo de luta que fazia mais que dois bis e um chocotone de lucro ganhava uma continuação que era o mesmo jogo só que numa versão "1.5".

Só que entre todos os SUPER STREET FIGHTER 2 TURBO e WORLD HEROES JET da vida, tenho que dizer que poucas continuções-update são mais curiosas do que essa: Virtua Fighter Kids é essencialmente Virtua Fighter 2.5... só que com versões chibi dos personagens.

quarta-feira, 10 de agosto de 2022

[#945][Jun/96] X-PERTS


Que a Sega era uma bagunça em 1996 já é um fato amplamente registrado nesse blog, e os grandes erros da Sega são bastante fáceis de apontar. Porém hoje vamos falar sobre um dos erros da Sega mais curiosos: alguém aí lembra de ETERNAL CHAMPIONS

Certamente que não, e nenhum juri do mundo o condenaria por isso. Mas recapitulando brevemente, ETERNAL CHAMPIONS foi a tentativa da Sega de inventar uma franquia de luta para chamar de sua... e que no meio do caminho foi alterado pra ser um cavalo de venda para o golpe chamado Activator. Pouco surpreendentemente, ninguém se importa com ETERNAL CHAMPIONS, certo?

terça-feira, 9 de agosto de 2022

[#944][Mai/96] TREASURE HUNTER G

Durante o seu último ano de vida, o Super Nintendo continuou bastante forte no Japão - como eu contei no post sobre SUPER MARIO 64 - e não é dificil entender o porque dado que o Nintendo 64 lançou com dois fodendos jogos. DOIS. SUPER MARIO 64 e PILOTWINGS 64... e é isso. E enquanto SM64 é uma fodenda obra prima... é o que você tinha para os próximos meses. Boa sorte com isso.

Como eu disse não é muito com o que se trabalhar, então dá pra ver como o Super Nintendo estava forte ainda em 1996. Isso quer dizer que houveram vários jogos jamais lançados no ocidente, e alguns deles realmente notáveis como TACTICS OGRE: Let Us Cling TogetherFRONT MISSION SERIES: Gun Hazard ou BAHAMUT LAGOON. A maioria desses jogos foram lançados em ingles apenas para o PS1 ou mesmo decadas depois para o Nintendo DS (como é o caso de DRAGON QUEST 6: Realms of Revelation) ou até um remake completo para PC como foi o caso de TRIALS OF MANA ou ROMANCING SAGA 3.

segunda-feira, 8 de agosto de 2022

[#943][Jul/96] SATURN BOMBERMAN


Saturn Bomberman tem uma característica marcante e que é ao mesmo tempo sua melhor qualidade e seu maior problema. E isso seria que ele é o melhor jogo de Bomberman já feito até então, esse é o maior poder do jogo até então.

E COMO SER O MELHOR JOGO DE BOMBERMAN PODE SER UMA COISA RUIM?

sábado, 6 de agosto de 2022

[#942][Ago/95] SHINING WISDOM

Minha nossa senhora do passaquatro molhado, estação vila Penha e Guadalupe, esse é um dos raros. Isso pq ao longo de quase 950 jogos nesse blog eu já vi toda sorte, cor, tamanho e circunstancia de jogos ruins que você possa imaginar... e alguns que você não poderia imaginar nem nos seus pesadelos mais loucos - mesmo naqueles envolvendo a Luísa Mel e um Tamagochi zumbi.

Isso sendo dito, entretanto, de quando em quando, quando as as estrelas estão certas, os astros se alinham e é produzida uma perola daquelas. Você sabe, DAQUELAS. Isso porque jogos ruins não são de forma alguma uma raridade por aqui, agora um jogo que consegue a façanha, o acontecimento, o cataclisma de fazer absolutamente TUDO errado (e por TUDO eu quero dizer TUDO MESMO)... agora isso é algo que não acontece todo dia, oi love?

sexta-feira, 5 de agosto de 2022

[#940][#941] MICROSOFT RETURN OF ARCADE e NAMCO MUSEUM VOL. 1


Talvez seja uma grande coincidencia, talvez seja uma teoria da conspiração regida pelos homens-lagarto thessalianos que levarão ao fim da vida como a conhecemos (peguem uma senha, bros, a lista de espera de candidatos para isso é longa), talvez seja uma daquelas modinhas que "vc tinha que estar lá para entender", eu não sei. O que eu sei é que em setembro de 1996 duas empresas tiveram a mesma ideia de lançar uma coleção de joguinhos MUITO antigos de Arcade: a Namco e a Microsoft.

Eu não sou o maior fã do mundo de cobrar preço cheio por algo que em 1996 já era apenas uma coleção de minigames que vc joga em 5 mminutos, mas hey, parece que tinha um publico pra isso já que essa é a segunda coleção de minigames que a Microsoft estava lançando (a primeira se chamava apenas "Microsoft Arcade", por isso essa é o "Return of Arcade"), então o que eu sei realmente?

Seja como for, como eu não estou afim de fazer uma introdução pra duas coisas que são essencialmente a mesma eu juntei as duas coletaneas em um post só pq o que importa aqui são os joguinhos... que alias se repetem nos dois pacotes just because. Isso sendo dito, vamos aos trabalhos então!

quinta-feira, 4 de agosto de 2022

[#939][Ago/96] BUGS BUNNY in DOUBLE TROUBLE

 Eu abrirei o texto de hoje lhes ensinando uma lição para a vida, crianças:


E o que isso tem haver com videogames? Tudo, já estamos nos últimos momentos do Super Nintendo e do Mega Drive e é definitivamente onde eles mostram suas cores verdadeiras. Como eu disse no post do SUPER MARIO 64, o Super Nintendo estava suando sangue e vapor e nos seus últimos dias teve um dos anos mais incríveis que qualquer videogame já teve até hoje. Ok, tá, isso já foi dito, mas... e o Megão da massa?

Bem, o console da Sega estava fazendo aquilo que a Sega fazia de melhor: desapontamento e dor.

quarta-feira, 3 de agosto de 2022

[#938][Mai/96] NINJA MASTER'S: Hao Ninpo Cho


Okay, antes de começar eu preciso apontar o óbvio: eu nunca realmente entendi 100% como usar apostrofes em inglês... e aparentemente nem a SNK. Ninja Master's? Sério? Esse apóstrofo é pra fazer o jogo ter um título mais único? 

Eu acho que não, que é só erro de gramática mesmo pq se o objetivo fosse fazer um título parecer único vc poderia começar não escolhendo O NOME MAIS GENÉRICO DA FACE DA TERRA. Sério, eu quase eu pulei esse jogo pq eu tenho bastante sensação que já joguei pelo menos uns 3 jogos com esse nome ou algo bem parecido com isso (com efeito, eu chequei duas vezes para ver se esse jogo não era THE NINJA WARRIORS). Então parabéns aos envolvidos, grande primeira impressão rapazes.

terça-feira, 2 de agosto de 2022

[#937][Mai/96] DRAGON BALL Z: Idainaru Dragon Ball Densetsu

Jogos de luta são conhecidos por muitas coisas, mas definitivamente não pela inovação. Quer dizer, vc tem que meter a porrada no coleguinha em lutas 1x1, o quanto vc pode realmente variar isso? Certo que a forma que a porrada é entregue (os ataques especiais e as caralha tudo) podem variar, mas meio que vai até aí só.

... ou seria, não fosse que de vez em muito, quando as estrelas estão certas temos um jogo de luta que tenta algo realmente diferente. Não necessariamente bom, mas diferente. No caso, me vem a mente jogos como BASTARD: Ankoku no Hakai-Shin ou YU YU HAKUSHO: Tokubetsu Hen. Hã, parece que é uma coisa de jogos de luta de anime, mas é o que a casa oferece.

segunda-feira, 1 de agosto de 2022

[#936][Ago/95] FADE TO BLACK


A esse ponto em que estamos na história das revistas (metade de 1996), existiam basicamente dois tipos de jogos 3D: SUPER MARIO 64... e os outros jogos que mostravam o quão incrível o que a Nintendo fez no seu jogo. Isso porque jogar Mario dando piruetas fluidamente, a detecção de colisão cristalina, os controles perfeitamente responsivos e o sistema de camera tão bom quanto era tecnicamente possível para época até parece que era fácil fazer isso, que era simples fazer um jogo 3D funcionar.

Aí você joga os outros jogos 3D disponíveis no mercado naquele tempo e só então tem uma verdadeira dimensão do quão incrível SUPER MARIO 64 foi. E Fade to Black é exatamente isso, um excelente comparativo de que tudo que SM64 faz parecer fácil, de fácil não tinha nada. Mas vamos começar do começo.