quarta-feira, 3 de agosto de 2022

[#938][Mai/96] NINJA MASTER'S: Hao Ninpo Cho


Okay, antes de começar eu preciso apontar o óbvio: eu nunca realmente entendi 100% como usar apostrofes em inglês... e aparentemente nem a SNK. Ninja Master's? Sério? Esse apóstrofo é pra fazer o jogo ter um título mais único? 

Eu acho que não, que é só erro de gramática mesmo pq se o objetivo fosse fazer um título parecer único vc poderia começar não escolhendo O NOME MAIS GENÉRICO DA FACE DA TERRA. Sério, eu quase eu pulei esse jogo pq eu tenho bastante sensação que já joguei pelo menos uns 3 jogos com esse nome ou algo bem parecido com isso (com efeito, eu chequei duas vezes para ver se esse jogo não era THE NINJA WARRIORS). Então parabéns aos envolvidos, grande primeira impressão rapazes.

Alias falando em escolhas infelizes, esse é um jogo bastante curioso porque é uma evento relativamente recorrente os jogos terem bons conceitos e uma execução porca - com efeito, essa semana mesmo eu falei de FADE TO BLACK que é o exemplo perfeito disso. Ninja Master's, entretanto, calha de ser o exato oposto disso: o conceito do jogo é desinteressante e tira qualquer vontade de saber mais sobre ele, mas a execução é tão boa que é realmente uma pena que tão pouca gente tenha se dado ao trabalho de saber mais sobre os Mestre's Ninjas.

O que rola aqui é que Ninja Master's se passa no Japão feudal e se você imediatamente pensou que isso é um clone piorado de SAMURAI SHODOWN... bem, eu disse que era um conceito ruim. Fica pior ainda pq apesar de ser semelhante a SAMURAI SHODOWN em um nível temático, aqui todos os personagens são algum tipo ninjas em vez de serem uma combinação de vários combatentes da época. 

Bem, sim, eu sei que o Japão frequentemente emprega o termo "ninja" de forma bem ampla - é só ver os malucos de Naruto ou...

Do cavaleiro medieval a um cara fazendo cosplay de KKK que dispara misseis (provavelmente o personagem mais americano de todos os tempos), em Jiraya era tudo ninja igual

... que quer que sejam as galeras que passavam em Jiraya. Não, aqui é tudo algum tipo de ninja normal mesmo, o que faz com que a primeira vista a maioria dos parecem inimigos genéricos que vc encontraria em um beat-em-up dos anos 90. 

Eu imagino que a equipe de desenvolvimento estava tentando uma pegada "mais realista" no gênero baseado em armas, mas, infelizmente, os movimentos dos personagens também são bastante sem graça. Os sprites dos personagens são visivelmente "magros" e pequenos na tela... o que é outro mais um contraste negativo com os sprites brilhantes e chamativos dos jogos de luta 2D de 1996 (e mesmo de anos anteriores). Se este jogo fosse lançado 3 anos antes poderia ter mais chances, mas na metade de 1996 impressionava um total de zero pessoas.


E como eu disse, isso é realmente um problema pq passando essa apresentação que tem tão "jogo de luta genérico" tatuado na testa que vc pensaria que foi feito pela Jaleco... dentro dele existe um jogo de luta que é essencialmente a resposta da ADK (a second party que fazia títulos exclusivamente pra SNK, como WORLD HEROES por exemplo) para os jogos de luta baseados em movimentação super dinamica e combos da Capcom, como MARVEL SUPER HEROES.

Sim, Ninja Master's com apostrofe e tudo tenta ser essencialmente o MARVEL SUPER HEROES do Neo Geo. Eu sei, chocante huh?



Cada personagem embala dezenas e dezenas dessas combinações, com algumas que são simples e podem ser realizadas até mesmo por um iniciante, mas também tem as mais técnicas que exigem muita prática para serem utilizadas em combate. E quer saber? Eu acho o sistema de combos mai acessível aqui do que em KILLER INSTINCT GOLD, e se o jogo tem um sistema de combos mais divertido que Killer Instinct é pq alguma coisa certa eles estão fazendo.

Mas não apenas isso, o jogo tem também  Desperation Moves e Super Desperation Moves, bem como juggle do adversário no ar, arremessos e outros recursos de jogabilidade que você esperaria encontrar nos jogos de luta top de linha da época. Chega a ser curioso sobre o quão moderno (para a época) esse jogo sabe ser quando seu character design (e mesmo nome) parece ter escapado diretamente de algum porão obscuro dos anos 80 de tão datados.



E o pior é que nem da pra dizer que é preguiça da ADK, pq não apenas o jogo tem uma quantidade grande de personagens como cada personagem tem dois movesets: um pra lutar com as armas e outro pra ir na mão mesmo - bem aos moldes de SAMURAI SHODOWN 3 em que cada personagem tem o modo Slash e Bust. Ou seja, não foi falta de meter a mão na massa, foi apenas falta de inspiração mesmo.

Em um universo paralelo onde Ninja Master's tivesse tido um nome melhor e personagens insteressante, poderia com certeza ter marcado lugar nesse como o MARVEL SUPER HEROES do Neo Geo. Mas na nossa linha do tempo acabou ficando no fundo da prateleira como um jogo de luta que foi feito e meio que é isso...


MATÉRIA NA SUPER GAME POWER
Edição 029 (Agosto de 1996)


MATÉRIA NA GAMERS
Edição 014 (Janeiro de 1997)