sábado, 26 de dezembro de 2020

[SUPER NINTENDO] YU YU HAKUSHO: Tokubetsu Hen (Dezembro de 1994) [#596]


 De todos os animes shonen que eu já assisti na vida, o que é bastante coisa, eu acredito que minha luta favorita de todas é a luta do Gai contra o Madara em Naruto Shippuden. Veja, aquele ponto Madara era praticamente um deus, estava cheatado com todos os jutsus, olhos, bijuus e o diabo todo que pudesse existir. Por outro lado, Gai é apenas... well, um guy. 

Ele não é o escolhido de nada, não tem o bijuu do chacra infinito dentro dele, não é filho de nenhuma lenda, não tem o olho mágico do caralho, não tem porra nenhuma de especial. Ele só um cara que se recusou a desistir quando todo mundo disse que era impossivel, quando todo mundo ria abertamente na cara dele por ele ser só um cara tentando em um mundo onde existem ninjas literalmente com poderes divinos.


O resultado é que ele destruiu o Madara na porrada. Mas dibuliu com ele MESMO. Claro, o Madara não morreu porque como eu disse ele tava com mais cheat que eu jogando Ninja Gaiden emulador, mas o que foi bom porque aconteceu algo mais legal e importante ainda: Madara Uchiha, o ninja mais marrento e arrogante ever, declarou que o Gai, aquele simples Maito Gai que não é de nenhum clã fodelão nem nada, é o ninja mais forte que ele já encontrou em todos os tempos.

E isso não tem preço. E por que eu estou falando isso? Porque eu, o mestre supremo dos games, do alto do meu poder de debulhador de 585 jogos até então, mesmo sem ter me derrotado eu te declaro ó humilde Yu Yu Hakusho: Tokubetsu Hen o jogo de luta mais criativo jamais lançado! Rejubilai-vos em sua glória, pequeno jogo tie-in de anime lançado em 1994 e que nunca deixou o Japão!

Mas porque eu acho esse jogo tão criativo assim? Me permita te mostrar uma cena da luta: 




HÃ... EU NÃO ENTENDI. SÃO CUTSCENES DE ATAQUES ESPECIAIS. É REALMENTE BONITO ESPECIALMENTE EM UM SUPER NINTENDO E TAL, MAS NÃO É ALGO REALMENTE ÚNICO. DRAGON BALL Z: SUPER BUTOUDEN JÁ FAZIA ISSO DOIS ANOS ANTES

Jorge, Jorge, Jorginho da Silva Pereira, você realmente não entendeu, não é? Isso não é uma cutscene de um ataque especial. Isso É a luta do jogo!

MACUMÉQUIÉ?!


Então, esse jogo opera em um nível diferente de qualquer jogo que eu já tenha visto antes e é necessário explicar como jogar esse jogo. Sim, esse é um jogo de luta que precisa ser explicado, onde esse mundo vai parar?

Mas então, nesse jogo a luta funciona em "rodadas". Cada rodada os jogadores escolhem uma combinação de botões e então o jogo executa os comandos de acordo com os atributos dos personagens. É mais ou menos um hibrido tipo de RPG de turnos com jogo de luta realmente. Cada personagem tem por volta de 7 a 8 golpes especiais, cada um com sua própria cutscene de como se desenrola, além dos ataques fisicos.

Então, como isso funciona na prática?

Bem, em primeiro lugar tem os comandos básicos que você pode usar na "rodada": 

  /\ + X - JUMP
   -> + A - STRAIGHT UNDERHAND PUNCH
   -> + B - CONSECUTIVE UNDERHAND PUNCH
   -> + X - STRAIGHT OVERHAND PUNCH
   -> + Y - CONSECUTIVE OVERHAND PUNCH
   <- + A - FULL BLOCK 50% TOUKI RECOVER/DODGE  PROJECTILE ASSAULTS
   <- + B - DODGE MELEE ASSAULTS
   <- + X - HALF-DAMAGE TAKE BLOCK
   <- + Y - DODGE RANGED ASSAULTS

Os ataques físicos funcionam mais ou menos como um jogo de pedra-papel-tesoura, depende de qual movimento o adversário vai fazer você vai ter vantagem ou desvantagem. Por exemplo, o ataque simples quase não tira dano mas pode interromper um comando de ataque especial do adversário se pegar e te evitar tomar muito dano. Por outro lado um dodge pode falhar e você tomar o dano completo, mas se funcionar você começa com um bonus na próxima rodada.

AS ROPA NO VARAL! Já volto!

É um sistema realmente complexo como a matemática desse jogo funciona e eu não posso dizer que masterizei todas as continhas, embora tenha pegado um bom grasp de como a coisa funciona. Novamente, é um sistema incrivelmente profundo para um jogo de luta de Super Nintendo.

Mas isso são apenas os ataques básicos, o que todo mundo veio ver aqui são os ataques especiais dos personagens baseados nos golpes dos animes... porém tem algo que precisa ser entendido antes disso: os golpes especiais gastam mana (ou energia espiritual, como era o termo usado no anime) e como você recupera mana?


Tá vendo essa esfera no meio da tela com foguinhos brancos? Então, esses foguinhos são pontos de mana. Cada rodada o jogo sorteia um numero aleatório de mana para ficar ali e isso vai como premio para quem "vencer" a rodada. Então existe também um elemento estratégico aqui, porque você precisa gerenciar sua mana já que quando você está sem seus ataques se tornam previsiveis e você ficar sem mana contra um adversário que pode usar seus melhores golpes especiais é um grande problema.

Por outro lado, desviar, defender ou conseguir interromper um ataque adversário fazendo ele desperdiçar a mana dele enquanto você recupera por ter "vencido" a rodada é uma grande reviravolta no fluxo do combate, então nada esta realmente decidido.

Hiei viu coisas

Ah, e ainda tem essa barra azul que é a stamina do personagem que você gasta defendendo ou desviado, e quando ela acaba seu personagem cai e perde uma rodada - o que, como você pode imgainr, é um grande problema tomar uma porrada sem reagir - então você também não pode ficar defendendo indefinidamente. 

Já que estamos falando da tela, temos ainda a barra vermelha que fica enchendo que é o tempo para entrar o comando que você vai usar a rodada, e tem um algo sobre ela também: quando você aperta o botão o golpe é executado depois de alguns segundos. Então se você apertar bem quando a barra começa a encher e o adversário não apertar nada, você dá o golpe sozinho naquela rodada.

Aquele crosover entre Avengers e Fate que você não esperava!

Então pra que você esperaria a barra encher? Porque ela é também a prioridade do golpe, então quem encher mais tem mais chance de "ganhar" a rodada (embora não obrigatoriamente, vai pra ser calculado junto com os atributos do personagem e o golpe escolhido). Então se você jump the gun muito cedo, existe uma boa chance do adversário apertar depois e ganhar a rodada. É meio que um duelo que você nunca tem certeza de qual momento sacar seu tiro, o que adiciona outra camada de complexidade a coisa toda.

Mas dito isso vamos falar dos golpes especiais realmente, que é pelo que todo mundo veio jogar esse jogo... e eles não desapontam! Veja, por exemplo, o movelist do Yusuke:


Move Name:   Toushi
Translation: Fight Motivation
Command:     /\ + A
REI cost:    2
Description: Increase punch strength

Move Name:   Yellow Aura
Translation: N/A
Command:     /\ + B
REI cost:    2
Description: Increase special damage

Move Name:   Date
Translation: Vainglory
Command:     /\ + Y
REI cost:    3
Description: Yuusuke focuses to gain speed.
Effect:      Boost

Move Name:   ReiKouDan
Translation: Spirit Light Bullet
Type:        Melee
Command:     \/ + A
REI cost:    6
Description: Punch with a volley of light.

Move Name:   ReiKen
Translation: Spirit Fist
Type:        Melee
Command:     \/ + B
REI cost:    4
Description: Punch with spiritual attribute.

Move Name:   ReiGan
Translation: Spirit Roll-up
Type:        Projectile
Command:     \/ + X
REI cost:    8
Description: Shoot out a sphere of spiritual energy.

Move Name:   Shottogan
Translation: Shot Gun
Type:        Projectile
Command:     \/ + Y
REI cost:    5
Description: Release a volley of spiritual bullets.

Como dá para ver, são varias opções e diferentes tipos de golpes, porque o tipo de golpe importa também:

---MELEE-------------------------------------------------------------------

   Melee attacks are physical close-range attacks. This includes punches.
   Melee attacks could only succeed if faced against another Melee attack.

   ---RANGED MELEE------------------------------------------------------------

   These are long-ranged attacks that are still connected with the attacker.
   Ranged Melee attacks could only succeed if faced against another Ranged
   Melee attack.

   ---PROJECTILE--------------------------------------------------------------

   Projectiles are thrown or fired kinds of attack, many of which resemble
   a fireball or alike. Projectiles win against Melee and Ranged Melee attacks
   but fail completely if faced against Flash attacks. Against Storm
   projectiles, Projectiles do not meet with the opposing attack.

   ---STORM-------------------------------------------------------------------

   Storm attacks are the showered type of projectile that falls from above.
   Storm projectiles win against Melee and Ranged Melee attacks. Against Flash
   attacks and Projectiles, Storm projectiles do not meet with the opposing
   attack.

   ---FLASH-------------------------------------------------------------------

   Flash attacks are Touki-damaging attacks that also cause projectiles to
   dissipate. Storm projectiles win against Melee and Ranged Melee attacks.
   Against Flash attacks, Projectiles and Storm projectiles, Flash attacks do
   not meet with the opposing attack.

   ---GROUND ASSAULT----------------------------------------------------------

   This attack travels on the earth, meaning those in the air will not get hit
   by such. It can count as a ranged melee or a projectile depending upon the
   case may be.

   ---STATUS------------------------------------------------------------------

   Status projectiles are attacks that changes the target's status like speed,
   attack, defense, etc. They do not meet with any attack.

   ---BARRIER-----------------------------------------------------------------

   This move will block most attacks and deflect projectiles without taking
   any damage.

   ---KYUU SHUU---"SUCTION"---------------------------------------------------

   This move will absorb projectiles, but the possibilities of taking damage is
   still existent.

São realmente muitas coisas para se considerar, agora imagine que são 18 personagens baseado nos dois primeiros arcos do anime e é realmente impressionante como eles conseguiram expremer tantas animações e cutscenes em um cartucho de Super Nintendo. Até porque alguns personagens tem uma "forma alternativa" que dura algumas rodadas e tem um moveset inteiramente diferente, com golpes diferentes e atributos diferentes. Se você usar o pra cima e X em duas rodadas seguidas, por exemplo, o Kurama se transforma no Kurama Youko ou a Genkai se transforma em sua versão mais jovem.

Isso tudo dito e feito, não tem como negar que foi colocado muito, muito pensamento nesse jogo para criar esse sistema de combate realmente intrincado com várias variantes. Porém ... no final isso é divertido como jogo?


Hãaaa, eu diria que é mais interessante do que divertido realmente. É uma curiosidade para se ver e entender como o jogo funciona, e é legal ver os golpes especiais dos seus personagens favoritos do anime... mas meio que é isso, uma curiosidade interessante. É uma pena que não tenha um modo campanha seguindo a história do anime e o jogo seja apenas uma coleção de lutas randomicas, mas por outro lado eu entendo porque isso não coube no cartucho. A falta desse elementos não torna o jogo RUIM, mas diminui bastante a vida útil do mesmo, que apesar de ser criativo, depois de certo tempo enjoa por não apresentar muito conteúdo.

O fato de você depender de revistas japonesas darem um debulhado do jogo ou até mesmo ter que comprar um guidebook para você saber o que todos os golpes fazem - já que o jogo não explica - também conta contra ele, é muito dificil você figurar tudo que esse jogo tem por conta própria apenas com tentativa e erro.

Tem que ver essa conjuntivite aí, amigo

Como eu disse, esse jogo merece ser elogiado pela criatividade e pelos gráficos - especialmente para quem é fã da série - mas é mais uma curiosidade interessante do que "minha nooooossa que jogão". Pitoresco.

TÁ, OK, MAS ANTES DE TERMINAR SÓ ME DIZ UMA COISA ENTÃO: AQUELA INTRO FALANDO DO GAI FOI SÓ PRA TER UMA DESCULPA PRA COLOCAR O AMV DO LINKIN PARK, NÃO FOI?

Jorge, e o que é a própria vida senão uma desculpa para colocar AMVs do Linkin Park?

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