segunda-feira, 14 de novembro de 2022

[#1003][Out/96] PANDEMONIUM!

Como eu já comentei aqui em outras oportunidades, o período de 96/97 foi a época de uma grande mudança no paradigma dos videogames. Isso pq os jogos de plataforma eram até então os reis absolutos dos videogames desde que a Nintendo botou essa indústria pra funcionar com Super Mario Bros de 1985, mas com o advento dos jogos 3D isso estava mudando.

O que deixava no ar a pergunta "o que caralhas fazer com os jogos de plataforma?", porque não é como se as pessoas estivessem disposta a deixar o genero mais popular da industria simplesmente morrer do dia par a noite e nisso algumas ideias foram tentadas. Algumas criativas, mas pouco práticas, como JUMPING FLASH, até que Miyamoto-san (sempre ele) disse "toca po pai que o pai resolve", mostrando um masterclass de como fazer um jogo 3D com SUPER MARIO 64.

Isso não quer dizer, entretanto, que outras pessoas não continuaram tentando seu próprio caminho e uma das tentativas mais pitorescas que nasceu dessa proposta foi o que hoje chamamos (embora na época claro que esse termo ainda não tinha sido cunhado) de "Plataforma 2.5 D". Mas o que parque aquático da Turma da Monica é um jogo de "Plataforma 2.5 D"?

domingo, 13 de novembro de 2022

[#1002][Nov/96] DISRUPTOR


Uma das coisas interessantes nesse projeto é acompanhar de perto os começos humildes de desenvolvedoras que hoje são titanossauros da indústria dos videogames. Eles já exibiam os traços de design que exibem ainda hoje, ou seu começo foi algo totalmente constrangedor e embaraçoso?

A From Software, que hoje por exemplo só lança jogo se for pra empilhar GOTY, teve seu começo com KING'S FIELD, que dadas as limitações técnicas do Playstation já exibia um bom naco do DNA da empresa. Por outro lado, a empresa mais premiada da história dos videogames, a Naughty Dog, teve um começo beeeeeem menos digno com WAY OF THE WARRIOR.

Eu estou falando isso pq hoje é dia de falar do jogo de estreia de um dos cachorros grandes e quentes do mercado: a Insomniac Games. Caso o nome não lhe seja imediatamente familiar, com certeza seus jogos o são.


Então como foi o começo da carreira desses caras que não dormem? Terá sido um fracasso aterrador ou desde o começo eles já apresentavam um dado potencial para a grandeza? É o que veremos hoje com o INTERROMPEDOR!

sexta-feira, 11 de novembro de 2022

[#1001][Jan/96] RISE 2: Ressurection

Passadas as épicas, mastodonicas e ululantes celebrações do milésimo do jogo desse blog, voltamos a nossa programação normal e não tem como ser mais normal do que... oh... oh boy... voltamos ao normal com a corda toda, heim?

Bem, então a continuação de RISE OF THE ROBOTS. A minha vida não é nada fácil.

quinta-feira, 10 de novembro de 2022

[#1000][Jan/97] FINAL FANTASY 7


Quase um mês desde a última postagem é algo que não acontece comumente nesse blog, na verdade acho que nunca aconteceu. Porém isso é por um motivo bastante nobre: afinal, o jogo de hoje como vocês já viram no título é algo especial. Eu quero dizer, realmente especial.

domingo, 16 de outubro de 2022

[#999][Out/96] TOMB RAIDER


Eu considerei por um longo tempo se esse jogo deveria ser o jogo número 1000 desse blog, mas por fim eu decidi que 999 é um número bacana o suficiente. Entertanto se esse fosse o caso não estaria errado, já que nossa amiga Laura saqueadora de tumbas totalmente seria uma entrada digna para o milesimo review, Tomb Raider é um jogo importante assim.

Isso pq em 1996, a Sony estava metida em uma alhada: o PS1 vendia mais que o Saturn nos EUA, o preço era okay, os jogos estavam entrando e alguns jogos eram realmente do balacobaco, como RESIDENT EVIL ou TEKKEN 2.

ISSO NÃO PARECE EXATAMENTE A DEFINIÇÃO DE UM PROBLEMA, SABE?

sábado, 15 de outubro de 2022

[#998][Jul/94] POLICENAUTS



Em 1985 o filme Rambo 2 era o maior sucesso entre os filmes de ação e grande motivo de culto da molecada (até porque Rambo 1 não é um filme de ação, pouca gente lembra disso) e óbvio, todas as criadoras de jogos queriam o seu próprio Rambo genérico (já que licenciamento custava dinheiro e já havia sido feito) para vender seus joguinhos como se não houvesse amanhã.

O MSX (finado console-computador do qual quase nenhum de vocês já viu na vida) também queria o seu Rambo, mas tinha uma limitação técnica bastante grande: você podia colocar poucos inimigos na tela e menos ainda atirando (pq balas consomem preciosos sprites de animação) e eles não sabiam como resolver esse problema. De forma simples, o MSX era limitado demais para entregar um jogo de ação que pudesse competir com o Nintendinho, por exemplo.

 Aí entra a figura do novato Hideo Kojima e resolve essa questão de forma genial: usou a limitação do MSX como ferramenta. Não seria um jogo de ação, e sim um jogo de espionagem que você deveria evitar os inimigos - dessa forma você pode ter poucos inimigos na tela e manter o jogador tenso. Nasciam assim os jogos de stealth.

Mas ainda sim seria um pouco chato para a mente de um moleque (mesmo japonês) de 8 anos. Como convence-los a não ser visto por inimigos quando os outros jogos ofereciam a possibilidade de mandar chumbo de 8 bits (ou seja, um pontinho branco) neles?

Simples: com uma boa história para fisga-los. Pela primeira vez nos videogames, Kojima usou a história como ferramenta narrativa para complementar um jogo de ação. Se trinta anos depois temos experiências únicas como Bioshock ou Spec Ops: The Line, é graças a esse japonês esquisitão. O jogo do MSX, como você pode imaginar, se chamava Metal Gear e hoje é isso:



É realmente importante ressaltar o quanto Kojima é uma das mentes mais criativas e visionárias de toda indústria de games, porque Policenauts é um dos projetos pessoais dele que a Konami o deixou fazer o que ele bem entendesse.

O que poderia sair errado?

sexta-feira, 7 de outubro de 2022

[#997][Abr/96] CONGO THE MOVIE: The Lost City of Zinj

Todo mundo sabe a esse ponto que em 1993, o JURASSIC PARK arrebentou a boca do balão em bilheterias e adoração do publico. O que, obviamente, despertou nos estúdios a vontade louca e ululante de encontrar o "próximo JURASSIC PARK". Tá, mas... o que é um "próximo JURASSIC PARK? Alias, o que é um JURASSIC PARK?

Bem, essa é fácil de responder: JURASSIC PARK é um livro de Michael Crichton tretando com animais assassinos em um terreno que eles controlam. Então, obviamente, qualquer estúdio mataria para adaptar outro livro do Miguelzinho... mas não é como se ele tivesse outro livro sobrando sobre animais ultra perigosos em que humanos precisam se meter num território que eles controlam...

... exceto que ele totalmente tinha. E essa é a história de como Congo virou filme.

quinta-feira, 6 de outubro de 2022

[#996][Dez/96] IRON MAN / X-O MANOWAR in HEAVY METAL


Eu vou contar aqui uma história que todo mundo acha que sabe, mas na verdade sabe só uma parte dela. Todo mundo sabe que a Marvel teve que vender os direitos dos seus principais personagens para estúdios de cinema para evitar a falência: os X-Men e o Quarteto Fantástico foram para a Fox, o Homem-Aranha para a Sony, o Motoqueiro Fantasma (que não é tão famoso, mas é um dos visuais mais cools de heróis da Marvel e por isso tem um potencial de mercado enorme) e o Hulk foram para a Universal e quanto menos for dito sobre o filme do Demolidor, melhor. A Marvel ficou apenas com o restolho que ninguém ligava a minima para fazer filme, como Homem de Ferro, Capitão América e Thor. Todo mundo sabe disso.

Outra coisa que se tem uma boa ideia é que em 1996, a Marvel tinha 600 milhões de dolares em dividas e valor de suas ações despencou de 34 dolares em 93 para 2,99 no final de 96. O que nem todo mundo sabe, entretanto, é porque isso aconteceu. Por qual causa, motivo, razão ou circunstancia a Marvel entrou em processo de falência em 27 de dezembro de 1996 e precisou sair distribuindo personagens a torto e a direito para sobreviver?

quarta-feira, 5 de outubro de 2022

[#995][Set/96] mr. BONES

mr. Bones (sim, o "mr" é minusuculo mesmo) é essencialmente uma mistura de THE INCREDIBLE CRASH DUMMIES com EARTHWORM JIM 2. Se isso fosse o Twitter eu poderia encerrar por aqui essa review, dizer quem é de beijo beija, quem é de briga capoeira e dar meu trabalho por encerrado. Mas como esse não é o caso, aqui nós vamos ao encontro do mais forte!

Então, mr. Bones é um dos jogos que tinha na locadora do meu bairro que tinha Saturn por 1 real a hora e eu joguei bastante ele na minha infancia. Joguei tanto, de fato que... eu só lembrava de uma única cena dele. Oh boy, isso não me parece um bom sinal...

terça-feira, 4 de outubro de 2022

[#994][Out/96] MEGATUDO 2096

A primeira coisa que eu preciso dizer sobre este jogo, antes de falar qualquer outra coisa, antes mesmo de explicar sobre o que isso é, é que embora o jogo seja japonês e nunca tenha sido lançado fora do Japão, ainda sim de alguma forma o título desse jogo foi mal traduzido.

O narrador fala na abertura "MegatuDE 2096", e isso faz sentido no espirito dos anos 90: uma MEGA ATITUDE, MEGATUDE, SEU COROA because anos 90. Porém o nome do jogo saiu como Megatudo... o que é um nome maneiro para uma loja de 1,99, mas questionável para um jogo de luta. Seja como for, Tudão da Massa já começou errando o próprio nome e isso sempre é um sinal excelente para se ter em um jogo, né?

Ai meus sais...