Vamos falar hoje sobre jogos de luta 3D e o futuro do genero nos videogames. Bem, "futuro" considerando que estamos nos aproximando da metade de 96 nas reviews, mas você entendeu. Então, diga-me-lá, elegante ser vivente: nesse nicho, qual é realmente o grande título dos jogos de luta até então?
Nos jogos 2D com lindos sprites, Fantas e Coca-Colas desenhados a mão THE KING OF FIGHTERS e ... basicamente qualquer coisa que a Capcom fazer vão muito bem, obrigado. Mas quando colocamos computadores para montar bonequinhos de poligonos com sua própria física simulada... quem é que manda nessa joça, afinal?
VIRTUA FIGHTER é o precursor de todos eles, mas não é um jogo exatamente acessível. Não é ruim, mas para domina-lo vc precisa aprender os seus movimentos como quem aprende uma arte marcial, não é só sair apertando botões aloucadamente e bumba meu boi feroz. BATTLE ARENA TOSHINDEN... Heh... Ele não é RUIM ruim, mas é um jogo 3D que tenta usar as mecanicas de um jogo de luta 2D e tudo a seu respeito tem tanto carisma que... bem, o fato de eu ser a única pessoa em 2022 que lembra de Toshinden já diz muita coisa, não? KILLER INSTINCT 2 tenta trazer o pacote dos combos customizaveis muito loucos para essa equação, mas... boa sorte com isso. Ele vai no mesmo vale que VIRTUA FIGHTER, melhor tirar um phd para entender o jogo antes de sair fazendo as coisas.
Agora imagine, apenas imagine, que houvesse um jogo com todos paranaues do 3D e sua fisica simulada que VIRTUA FIGHTER criou, os golpes simples de executar de BATTLE ARENA TOSHINDEN e um sistema de combo completamente user friendly sem deixar de ser customizavel. Esse seria o sonho, certo?
Bem, esse sonho tem nome e endereço: Tekken 2. Tá, eu não sei o endereço de onde ele mora, eu apenas quis usar uma expressão maneira. Seja como for, a parte realmente importante aqui é que Tekken 2 é a verdadeira evolução que os jogos de luta estavam procurando.
Embora seu predecessor já acertasse em fazer um jogo de luta 3D divertido, ricamente animado e com personagens grandes lutando em cenários bonitos, T2 levou o jogo um passo adiante ao se afastar completamente dos pequenos comandos de jogo de luta e combos decorados para permitir combos mais instintivos.
É bem simples na verdade: existem 4 botões em Tekken 2, cada um move um membro (soco direito e esquerdo, chute direito e esquerdo) e com isso go crazy, emende as sequencias de socos e chutes conforme você achar mais legal. O que, no papel, soa muito como VIRTUA FIGHTER, mas o grande truque aqui é que o jogo é bem mais generoso com timing para emendar os ataques. Menos realista, sim, mas definitivamente mais divertido.
O resultado é que de repente mesmo jogadores relativamente inexperientes podem fazer seus próprios combos que parecessem fazer sentido instintivamente e jogadores veteranos podem aprender a fazer combos melhores considerando as peculiaridades de movimento de cada personagem. O que importa é que no fim todo mundo se diverte.
Sabendo como os socos e chutes do Kazuya funcionam, por exemplo, não é nada de outro mundo emengar esse combo |
E agora que você tem uma mecanica amigável e vencedora, tudo que vc precisa fazer é adicionar uma seleção interessante de personagens. Felizmente Tekken 2 aprendeu com os erros de BATTLE ARENA TOSHINDEN e descobriu que é muito fácil em um jogo de luta 3D que todos os personagens se pareçam muito uns com os outros então foda-se, ninguém se importa.
Por isso aqui eles chutaram o balde e Tekken 2 não corre esse risco, você encontra artistas marciais, obviamente, mas também policiais e senhores do crime sinistros lutando no mesmo jogo que ninjas ciborgues, cangurus boxeadores, sumotoris e ursos pardos. Além de um anjo e um demonio, é claro, pq não?
Se tem uma coisa que T2 não pode ser acusado é de ter um elenco pouco inspirado. Aqui cada personagem é muito diferente do outro não apenas mecanicamente, mas em níveis de "espera, eles colocaram um dinossauro boxeador como personagem jogável?" que certamente é algo dificil de achar "comum.
Melhor ainda é que, como no primeiro jogo, você inicia com apenas 8 personagens e precisa desbloquear os outros terminando o jogo - ou seja, tem horas de conteúdo adicional no port para PS1, o que sempre foi um problema pq ports de arcades de luta são conhecidos justamente pela sua falta de conteúdo.
Cotovelada nas teta pra deixar de ser besta, é assim que a gente rola |
Não é realmente incomum você acabar jogando por horas, hipnotizado no processo mágico de desbloquear novos personagens, testando seus combos e aproveitando o fator uau de conseguir executar golpes especiais com controles bastante simples que o próprio jogo te diz no menu de pause. Esse último pode não parecer grande coisa hoje, mas isso é de um tempo em que a única forma de jogar um jogo de luta era ter uma revista com os golpes.
E alguns nem olhando a revista os golpes faziam sentido, né PRIMAL RAGE?
Acessibilidade parece ser a palavra de ordem aqui. Claramente a ideia por trás de Tekken 2 é fazer alguém que nunca jogou um jogo de luta, pegar e... apenas se divertir. Que ideia louca, huh? Vc não precisa ter que praticar por horas para curtir algumas lutas contra um amigo, mas ao mesmo tempo não é como se faltasse profundidade, com tantas possibilidades de combos e golpes especiais de personagens ... únicos.
Porém antes de terminar, eu vou fazer diferente e encerrar com algo que eu usualmente faço no começo porém como nesse jogo é um dos features mais interessantes, pode muito bem ser a chave de ouro. O que, nesse caso, seria a história. Sim, a história é uma das coisas que eu mais gosto em um jogo de luta, me julgue.
Pra começar, se você acha que a SUA família tem problemas e que aguentar o seu tio que fala em politica na ceia de natal é complicado ... é porque não conhece o feudo da família Mishima, que é em torno do que gira essa série de jogos.
Isso porque Heihachi Mishima é o patriarca da família e presidente do zaibatsu Mishima (a grosso modo, zaibatsu é um conglomerado de negócios controlado por uma família) é uma pessoa... dificil, vamos dizer assim.
DO QUÃO "DIFICIL" ESTAMOS FALANDO?
Bem, quando seu filho Kazuya Mishima tinha cinco anos de idade, Heihachi achou que o crianço era muito fraco e não ia vingar para ser forte fisica, mental e espiritualmente para ser digno de ser o líder do zaibatsu Mishima no futuro. Então ele decidiu testar o moleque...
5 ANOS? OK, REALMENTE PARECE REALMENTE DURO...
... dando uma surra nele e atirando do alto de um PENHASCO. Se ele sobrevivesse é porque seria digno de ser o próximo líder dos Mishima, se não era porque não se perdeu nada de valor mesmo.
... SABE, ACHO QUE “DURO” É O MAIOR EUFEMISMO DE TODOS OS TEMPOS PARA DESCREVER ESSE CARA.
Possivelmente. E também porque ele é desses, Heihachi organiza um torneio chamado “O Torneio do Punho de Ferro” (Tekken em japonês significa “punho de ferro”, e foi uma sacada interessante da Namco não traduzir o nome já que Tekken tem um bom som) com o prêmio de um bilhão de dolares e uma posição nos altos ranks do zaibatsu Mishima para quem derrotar todos os oponentes no torneio e então derrotar o velho Heihachi.
Bem, qual não foi a surpresa do velho Heihachi ao chegar a final do torneio e encontrar ninguém menos que seu filho Kazuya como desafiante ao vencer o torneio? Heihachi compreendeu que ele havia cometido um severo erro de julgamento aqui.
POR "ERRO DE JULGAMENTO" VOCÊ QUER DIZER QUE ELE PERCEBEU QUE ESPANCAR SEU FILHO DE 5 ANOS E ATIRA-LO DO ALTO DE UM PENHASCO PARA "TESTA-LO" FOI ALGO ERRADO?
O que? Não, claro que não! O que ele percebeu que cometeu de erro foi a linhagem da mãe de Kazuya vinha de um antigo clã que portava um gene que permitia ser possuído pelo demônio e ele devia saber disso para atirar o moleque em um vulcão ao invés de um simples penhasco. Bem, agora era tarde porque Kazuya não apenas sobreviveu ao trauma (com uma cicatriz no peito para impressionar as novinhas), como despertou a essencia da capirotesco dentro de si. E agora ele entrou no torneio para se vingar.
Eu realmente suspeito que isso não vai ser resolvido apenas conversando sobre o assunto, né?