domingo, 2 de abril de 2023

[#1077][Nov/96] WAKU WAKU 7

Se vc entrou nesse texto através de uma busca do Google (e pq alguem mais estaria aqui senão por acidente?), então eu vou adiantar as coisas pra vc e te dar exatamente o que vc está procurando:


Bom, agora que eu já economizei a vc 9 horas, 59 minutos e 55 segundos da sua vida ao condensar tudo que Spy x Family tem de interessante, podemos começar a falar do jogo Waku Waku 7 que pode não ser tão empolgante quanto a Anya pode fazer parecer.

sábado, 1 de abril de 2023

[#1076][Jun/97] MISCHIEF MAKERS (ou "Yuke-Yuke!! Trouble Makers" no Japão)


Na nossa prosopopeica jornada pelo coração pungente dos videogames, eis aqui um jogo que eu tinha bastante curiosidade a respeito. Isso pq a sua desenvolvedora, a Treasure, é uma empresa bastante curiosa em primeiro lugar. O quão curiosa, vc pergunta?

Bem, eis a shambalaia: a Treasure entrou para o mapa dos videogames não apenas pq ela fazia jogos exclusivamente para o Mega Drive, como os jogos dela eram tecnicamente superiores aos da Sega. Com efeito, MUITO superiores e eles tiravam coisas do Megão da Massa que a própria desenvolvedora do console não sabia que era possível fazer - taí algo que não acontece todo dia, tenho que dizer. Tá que é a Sega e patetice é sua principal qualidade, mas ainda sim.

E a capa japonesa vence mais uma vez, como de costume

Fundada por ex-funcionários da Konami que queriam poder fazer menos franquias e sim jogos mais ousados e criativos, a Treasure puxou o Mega Drive ao limite absoluto com jogos como GUNSTAR HEROES e fez o mesmo com o Sega Saturn em GUARDIAN HEROES. Então quando se anunciou que a Treasure estava desenvolvendo um jogo para o console mais poderoso da época, o Nintendo 64, todo mundo parou para ver o que sairia da primeira empreitada dos caras longe da casa do Sonic.

E é sobre esse jogo que falaremos aqui hoje.

sexta-feira, 31 de março de 2023

[#1075][Jun/97] GUNDAM: The Battle Master


Boy oh boy... depois de jogar um dos jogos de plataforma mais esquecíveis da história da humanidade na forma de INCANTATION. Então nosso próximo jogo da lista é... um cashgrab safado da franquia MOBILE SUIT GUNDAM feito pela Bandai. Não é como se a Bandai fosse conhecida por colocar muuuuuito esforço em ordenhar suas linhas de brinquedos através de jogos, então eu suponho que já posso esperar...

... na verdade um jogo de luta até que decente que é claramente inspirado nos melhores jogos de luta da Capcom como X-MEN CHILDREN OF THE ATOM. Huh, olha só... mas, como de costume, vamos começar do começo.

quinta-feira, 30 de março de 2023

[#1074][Dez/96] INCANTATION

Depois de comemorar o sexto aniversário desse blog com um dos melhores jogos de todos os tempos (FINAL FANTASY TACTICS)... e agora, José? Como voltamos a rotina? Como desenferrujamos esse longo hiato de mais de dez dias parado? Como seremos o que já fomos um dia?

Bem, eis o que faremos: depois de jogar um dos melhores jogos de todos os tempos... vamos jogar um dos mais medíocres! Isso! Um jogo tão blé, tão esquecível que mesmo os envolvidos em sua criação já haviam esquecido que fizeram ele no intervalo de tempo entre terminar de fazer o jogo e bater o ponto na saída do escritório!

OU, VC SABE, VC PODIA APENAS TENTAR JOGAR JOGOS BONS. É O QUE AS PESSOAS NORMALMENTE FAZEM, SABE?

Você tem cada ideia louca, Jorge! Não, hoje jogaremos Incantation!

quarta-feira, 29 de março de 2023

[#1073][Jun/97] FINAL FANTASY TACTICS


Dia 25 de março agora completamos incríveis 6 anos de blog e mais de 1071 reviews depois ainda estamos aqui firmes e fortes, não indo a nenhum lugar. Com efeito, eu gostaria de iniciar uma tradição nesse blog e em seu aniversário sempre falar de um jogo REALMENTE especial - tanto que ano passado para o aniversário de cinco anos do blog falamos apenas de fucking CHRONO TRIGGER, isso é especial ou não é?

E bem, para nosso sexto aniversário temos outro jogo realmente, REALMENTE especial para falarmos hoje. Com efeito, eu diria que não tem como ser muito mais especial do que isso afinal estamos falando de um dos maiores - senão Ô maior - RPG de todos os tempos. 

Senhoras e senhores, então sem mais delongas, eu vos apresento FINAL FANTASY TACTICS!

sexta-feira, 17 de março de 2023

[#1072][Mai/97] VAMPIRE SAVIOR: World of Darkness (ou "Darkstalkers 3: Jedah Damnation" no PS1)

Perdi completamente nessa Morrigan refletindo sobre suas escolhas de vida na capa americana

Okay, antes de começar tem uma coisa que eu preciso dizer,

A Capcom é conhecida pro ter 4878 franquias com 5,4 bazilhões de continuações CADA. É assim que a Capcom rola, todo mundo sabe disso. Então quem sou eu, humilde blogueirinho de uma época que ninguém mais lê blogs, reles mortal, pra querer ensinar a toda poderosa Capcom como nomear os seus jogos.

Porém com a experiencia de quem já jogou mais de mil jogos e escreveu sobre eles, me permitam um conselho simples, na mais pura broderagem: QUANDO VOCÊ FAZER UM JOGO DE UMA FRANQUIA JÁ ESTABELECIDA, VOCÊ COLOCA O NOME DELA NO JOGO, PORRA! Sério Capcom, qual é o problema de vocês?!

quinta-feira, 16 de março de 2023

[#1071][Abr/97] GROOVE ON FIGHT: Gouketsuji Ichizoku 3


Quando eu escrevi sobre REVELATIONS SERIES: Persona, eu mencionei que em determinada dungeon vc entra e tem alguém jogando um jogo de luta da Atlus e que eu falaria sobre ele dentro em breve. O que eu falhei em lembrar na hora, no entanto, é que a Atlus já tinha uma franquia de luta estabelecida a essa altura, a série Gōketsuji Ichizoku.

EU NÃO FAÇO A MAIS REMOTA IDEIA DO QUE VC ESTA FALANDO

Você sabe, o jogo que foi lançado no ocidente com o nome (terrivelmente genérico) de POWER INSTINCT para o Super Nintendo.

NOPE. NADA AINDA.

... também conhecido como o jogo da velhinha beijoqueira ...

AAAAAAAAH ESSA SÉRIE, É VERDADE, A ATLUS TEM ISSO MESMO!

quarta-feira, 15 de março de 2023

[#1070][Mai/97] FELONY 11-79 (ou "Runabout" no Japão)

Hoje eu abrirei o texto afirmando que eu cometi um erro. E isso... hmm... ué, não vai falar nada, Jorge?

E ARRISCAR ESTRAGAR A MAGIA DESSE MOMENTO MÁGICO?

terça-feira, 14 de março de 2023

[#1069][Jul/97] THE KING OF FIGHTERS 97

Promessa é dívida! Quando eu falei de THE KING OF FIGHTERS 96, eu disse que ia contar a história do jogo quando chegasse KOF 97 dado que esse jogo encerra o primeiro arco da história. Sim, exactamundo, se vc acha que One Piece é inovador por existir a 50 anos e ir dividindo sua história em arcos bem definidos, saiba que enquanto Oda ainda tomava leite com pera sob uma cerejeira no colegial, a SNK já fazia isso com a história de The King of Fighters.

Bem, pra ser preciso, King of Fighters 94 surgiu sem maiores pretenções. A SNK apenas pegou seus 8 bazilhões de franquias (desde o antiguinho IKARI WARRIORS a jogos de luta mega consagrados como FATAL FURY e ART OF FIGHTING) e colocou todo mundo no mesmo jogo, sem muita história realmente. Porém vendo que o jogo deu tão certo, a SNK teve uma sacada deveras ambiciosa: E SE, veja bem, E SE eles fizessem uma puta saga histórica e homérica para o jogo?


TÁ, MAS... QUE DIFERENÇA ISSO FAZ REALMENTE? É UM JOGO DE LUTA, NÃO É COMO SE REALMENTE AS PESSOAS FOSSEM SE IMPORTAR

Então, só que elas se importam. Primeiro pq as pessoas subestimam o quanto o jogo fora do jogo influencia na cabeça das pessoas, mesmo que todo mundo se orgulhe de dizer que a história em um jogo de luta não importa todo mundo reclama quando os personagens não são épicos, fodas ou ululantes. E o que é que faz isso? A história.

segunda-feira, 13 de março de 2023

[#1068][Out/97] MORTAL KOMBAT MYTHOLOGIES: Sub-Zero


Hoje, quando se pensa em megacorporações sem alma no mundo dos videogames. Você sabe, aquelas empresas que parecem saídas de um pesadelo cyberpunk onde vc pode encontrar de tudo desde exploração dos funcionarios, cultura do crunch, todos tipos de assédio já concebidos pelo homem, título lançados a la moda shovelware e até mesmo umas mortes pelo caminho.

Não é realmente dificil apontar alguns nomes nesse campo como a Eletronic Arts, a Ubisoft ou a Blizzard. Porém isso é agora, porque nos anos 90 essas empresas ainda eram peixes pequenos (bem, não a EA, mas as outras sim) e os executivos executivantes que executivavam eram outros. E nenhum outro nome consolida tão bem a cultura corporativa tóxica dos anos 90 quanto ACCLAIM.