domingo, 2 de abril de 2023

[#1077][Nov/96] WAKU WAKU 7

Se vc entrou nesse texto através de uma busca do Google (e pq alguem mais estaria aqui senão por acidente?), então eu vou adiantar as coisas pra vc e te dar exatamente o que vc está procurando:


Bom, agora que eu já economizei a vc 9 horas, 59 minutos e 55 segundos da sua vida ao condensar tudo que Spy x Family tem de interessante, podemos começar a falar do jogo Waku Waku 7 que pode não ser tão empolgante quanto a Anya pode fazer parecer.

Recapitulando a história, estamos em 1997 e é o auge máximo da febre dos jogos de luta com todo mundo e a mãe de todo mundo tentando a sorte nesse mercado tão disputado. E enquanto no segmento 2D de um lado tinhamos absolutos reis do genero como THE KING OF FIGHTERS 97, tambem tinhamos dezenas de competidores dos quais absolutamente ninguém se lembra.

E entre os mais esquecíveis dos jogos de luta que claramente não chegaram lá, temos a tentativa da Sunsoft nesse nicho que viria a ser GALAXY FIGHT: Universal Warriors. Como era muito comum aquela época, GALAXY FIGHT: Universal Warriors não era um jogo RUIM realmente, era apenas... esquecível. Quer dizer, ele tinha um elenco aleatório mas sua jogabilidade era apenas o bilhonésimo oitavo clone de Street Fighter com hadoukens, shouryukens e rolinhos do Blanka.


Resumo da história, ninguém se importaria com GALAXY FIGHT: Universal Warriors mesmo que sua vida dependesse disso. Com resultados assim qualquer um de nós ficaria chateado, desmotivado, mas não esta empresa! Não a Sunsoft!

Ele decidiram que não desistiram dos jogos de luta sem lutar... trocadilho não intencional... e fizeram um sucessor espiritual para GALAXY FIGHT: Universal Warriors, só que agora o jogo seria mais MAIS! E pra começar a mostrar do que eles estavam falando, eles totalmente enfiariam o pé na jaca fazendo esse jogo um compendio de paródias de anime! Se isso não chamasse a atenção dos otakus em 1997, então nada mais chamaria!


A história do jogo é bastante simples: existem 7 bolas excitantes... e eu juro pra vcs que eu não inventei isso, elas literalmente se chamam Waku Waku Balls... que se reunidas atenderão qualquer desejo de seu colecionador de bolas. Cada um dos 7 personagens desse jogo tem uma das 7 Bolas Excitantes e ergo a porradaria começa. O que é obviamente uma referencia tão óbvia que essa frase sequer realmente tem um ponto de existir que senão para preencher minha solidão avassaladora, mas o jogo não para por aí em suas referencias, ele está apenas começando!

Quer dizer, que outro jogo realmente apresenta um cara alto de cabelo branco usando um sobretudo e uma espada?


... hã, além de FINAL FANTASY 7, eu quero dizer. Onde mais vc veria isso?


... e fora de CASTLEVANIA: Symphony of the Night, eu quero dizer... 


... tá, eu acho que deu para pegar um padrão aqui. Mas onde eu queria chegar é que Waku Waku 7 tem sua propria versão do cara calado de cabelo branco e katana pq é assim que os anos 90 rolavam.


Porém se vc acha que isso não é uma referencia especifica o suficiente, nada tema, WW7... eu estou falando de Waku Waku 7 e não da 7a Guerra Mundial... tem vc coberto. Que tal então um aventureiro grisalho com chapéu de explorador que usa um chicote e que fala ORA ORA ORA ORA quando ataca?


OH MY GOD, é claro que esse jogo iria ter um personagem baseado no vovô-garoto das artimanhas favorito de todos, Joseph Zéestrela!


Ou então quem saiba o clichê de anime que você esteja atrás seja o da criança com seu amigo gigante capaz de poderes mágicos?


Nada tema, Waku Waku tem vc coberto!


Completam ainda o elenco do jogo sua obrigatória robo-maid, pq isso era uma coisa nos animes nos anos 90 por... hã... razões... 


... e o Mario e um cachorro em um tanque, pq aparentemente drogas eram partes inerentes da produção desse jogo, eu suponho...


À medida que avança nas lutas, você coleta as BOLAS EXCITANTES dos outros personagens ...  isso é exatamente o que soa... incluindo uma versão sombria de si mesmo, pq a esse ponto quem realmente vai questionar isso, então você as enfia em uma estátua conveniente, libera um adorável pequena fada que informa que antes de realizar o seu desejo vc tem que lutar contra um MONSTRO GIGANTE.

Como esse é um jogo de luta dos anos 90, vc já pode imaginar que o chefe final vai ser robadaço, e obviamente que esse é o caso aqui: ele ocupa tanto da tela que seus socos e chutes literalmente acertam você de QUALQUER LUGAR DA TELA. Mas mais importante que isso, sendo o chefe final um monstrão robadaço, é claro que o jogo vai seguir sua estética anime like e será um capiroto animesco trevoso do mal, certo?

OBVIAMENTE.

Bem, não. O chefe final aqui é o Fernandez. Não, sério, é esse o nome dele, é o Fernandez.


Tá, okay, o Fernandez me pegou desprevenido, tenho que dar esse crédito a vocês, Sunsoft. Fernandez é uma bola preta gigante com orelhas de demônio e que parece muito fofo à primeira vista, dificilmente o monstro demoníaco que você esperava, tenho certeza. Exceto que ele ainda é um chefe robadaço de jogo de luta dos anos 90 e vai te meter um pau que vc não vai nem ver de onde veio tanta porrada.


Apesar da sua aparencia fofenha, Fernandez é capirotico o suficiente e passa rapidamente de "oh, ele é apenas uma bola enorme de qualquer coisa" para "PUTA MERDA, ELE VAI ME MATAR E A TODOS NESSA CIDADE!" no espaço de um estalar de dedos.

Mas então:


Não tem como discutir, ele é um chefe estranho.

Mas, novamente, acho que não dei a impressão de que este jogo é qualquer coisa senão estranho até agora. E para ser honesto esse é o grande ponto forte do jogo: é tão estranho que chega a ser memoravel. Toda a experiência, por mais curta que seja, fica com você porque frequentemente vc pensa "que porra acabou de acontecer aqui?" de algo tão idiota que aconteceu. 

Isso não é Mugen, Bonus-Kun é um personagem real do jogo

Então você acabou de ser disparado de um canhão pelo Mario e um cachorro? Isso é apenas um dia normal em Waku Waku 7. Foi eletrocutado por uma empregada robô? Normal. Comido e expurgado por um demônio bola preta gigante? Sim. Normal. Esse é o grande charme do jogo.

Alguns dos personagens se destacam muito mais do que outros por esses mesmos motivos e, por isso, o jogo tem uma razão de existir.


Mas eu tenho que dizer que, por outro lado, não tem realmente muito mais no jogo do que isso realmente. O jogo em si é sua porradaria bastante padrão, você tem três rounds e um medidor de ataque super especial. Curiosamente, o super medidor vai até o número de bolas Waku Waku que você possui ... o que não faz sentido pq acontece de você ter quatro e o adversário ter quatro também... mas deviam ser apenas sete... e eu estou esperando matemática básica no jogo do FERNANDEZ... 

Os golpes especiais são o que vc poderia esperar de jogos e luta da época, com muitos movimentos de hadouken e movimentos carregados com certos personagens. O jogo até ajuda você dando a você a lista de movimentos especiais e super na tela de seleção de personagem - o que é legal da parte deles.

Mas realmente não espere nada além do básico, mecanicamente falando.


Se não fosse pelo fato de o elenco do jogo ser tão ... único … realmente não teria como lembrar desse jogo. Infelizmente, isso contribui para uma experiência que assistir o jogo pode ser mais divertido do que jogá-lo, dada a quantidade de coisas malucas que acontecem na tela, mas essencialmente é um joguinho de luta okay que meio que ... existe. 

Não vai incendiar o mundo de ninguém, a menos que você acabe indo parar dentro do tanque do Mario e seja disparado. Porque isso pode acontecer. Estamos em 2023, isso não seria nem top 10 das coisas estranhas que ja aconteceram até aqui.

MATÉRIA NA SUPER GAME POWER
Edição 042 (Setembro de 1997)


MATÉRIA NA GAMERS
Edição 021 (Agosto de 1997)