sexta-feira, 17 de março de 2023

[#1072][Mai/97] VAMPIRE SAVIOR: World of Darkness (ou "Darkstalkers 3: Jedah Damnation" no PS1)

Perdi completamente nessa Morrigan refletindo sobre suas escolhas de vida na capa americana

Okay, antes de começar tem uma coisa que eu preciso dizer,

A Capcom é conhecida pro ter 4878 franquias com 5,4 bazilhões de continuações CADA. É assim que a Capcom rola, todo mundo sabe disso. Então quem sou eu, humilde blogueirinho de uma época que ninguém mais lê blogs, reles mortal, pra querer ensinar a toda poderosa Capcom como nomear os seus jogos.

Porém com a experiencia de quem já jogou mais de mil jogos e escreveu sobre eles, me permitam um conselho simples, na mais pura broderagem: QUANDO VOCÊ FAZER UM JOGO DE UMA FRANQUIA JÁ ESTABELECIDA, VOCÊ COLOCA O NOME DELA NO JOGO, PORRA! Sério Capcom, qual é o problema de vocês?!

E pq tem a Anita e o Donovan na contracapa japonesa se eles não estão no jogo?

Porque veja, no Japão a série Darkstalkers se chama "Vampire". O primeiro jogo se chama "Vampire: The Night Warrior", o segundo é "Vampire Hunter: Darkstalkers" e esse terceiro jogo é "Vampire Savior: The Lord of Vampire". Simples e criativo, né?

Pois bem, só que na hora de lançar esse jogo no ocidente eles tomaram a decisão acertada de mudar para um nome mais chamativo como Darkstalkers, então o primeiro jogo se chama DARKSTALKERS: The Night Warriors, maneiro. O segundo é NIGHT WARRIORS: DARKSTALKER'S REVENGE, vá lá, tem Darkstalkers no nome.


Mas aí na porra do terceiro jogo eles chamam de "Vampire Saviour: World of Darkness". Que mané salvador vampiro, põe a porra de Darkstalkers no nome caralho! E tanto é que quando o jogo foi lançado pro PS1 a Sony disse "cês beberam, foi?" e lançou o jogo com o nome de Darkstalkers 3. Porém é só no PS1, no Arcade e no Saturn vc vai ver nos catalogos das lojas e nas revistas o nome "Salvador Vampiro" e foda-se pra fazer a ligação. Parabains Capcom, muitos parabains!

Ok, era isso que eu precisava colocar pra fora, agora vamos ao jogo. Mas vai tomar no cu, Capcom.


A nossa história aqui é que Belial era o demonio-chefe do inferno, o tranca-rua-mor, o mochila de criança oficial. Foi ele que chutou Dimitri pra fora do inferno quando este tentou uma rebelião e adotou o bebê da família nobre Aensland para transforma-la em uma sucubus... o que soa BEM errado colocando dessa forma, mas é então estamos falando do capeta para a todos capetar.

Pois bem, por razões nunca realmente esclarecidas, Belial um dia bateu suas capeto-botas e o inferno ficou sem chefia o que foi (literalmente) um pandemonio. No meio do dedo no cu e gritaria que se seguiu, eis que surge todo tipo de capiroto que Belial havia banido ou até mesmo supostamente morto nos ultimos milenios e entre eles está o demonio Jedah.

Porém Jedah não era um diabrete qualquer e sim um dos três senhores capetidicos originais e quando ele viu a putaria que tava o inferno, decidiu acabar com a porra toda e começar de novo. E foi o que ele fez, ele criou uma dimensão paralela chamada Majigen.

Porém sendo apenas um demonio, Jedah não tinha poder realmente para criar uma dimensão definitivamente, vc meio que precisa ser Deus para criar dimensões. E como ele deduziu que o barbudão não ia ajuda-lo com seu plano, sua melhor alternativa era criar o seu próprio Deus! Como? Super simples, ele puxou para o Majigen as mais poderosas almas da Terra e sentando o sarrafo nelas ele pretendia fundir todo mundo e dar origem a uma entidade divina.


Infelizmente para ele, esses seriam os Darkstalkers e eles são relativamente bons em sentar o sarrafo de volta. Essa parte do plano não saiu como o esperado.

Tá, a história do jogo é legal e tal (não é uma megasaga contada através de três jogos e inúmeros finais diferentes como THE KING OF FIGHTERS 97, mas é legal), mas o que realmente pega é... e ae, o que esse jogo trás de novo para a mesa?


Bem, isso depende de que tipo de jogador vc é. Para o jogador casual a grande diferença desse jogo em relação a NIGHT WARRIORS: DARKSTALKER'S REVENGE é que os gráficos foram refeitos e quatro personagens novos foram adicionados. E tirando o já citado Jedah, que é o "Vampirão Salvador" do título japonês, as outras três personagens são cocotinhas waifus pq a Capcom conhece muito bem o público que tem.

EU VOU DAR UM PALPITE LOUCO AQUI E ASSUMIR QUE AO MENOS UMA DESSAS NOVAS WAIFUS É UM MONSTRO FURRIE, NÃO SEI PQ...

E esse não é todo o ponto da série Darkstalkers, atender os sonhos dos furries carentes?

PRA VC, CERTAMENTE.

Então. Mas vamos começar não por nenhuma criatura furrie com cheiro de baunilha e sim pela personagem mais iconica e pelo qual esse jogo é mais lembrado:

LILITH - A Sucubus



Sim, outra sucubus pq já tem a Morrigan. Aí alguém pode argumentar que isso é falta de criatividade por parte da Capcom, ao que eu responderei simplesmente que ... VC TÁ RECLAMANDO QUE TEM SUCUBUS DEMAIS NO JOGO, IRMÃO? Sério?

Mas enfim, a história aqui é que quando o finado Belial criou Morrigan como sucubus ele percebeu que ela tinha poder DEMAIS pra ser sua peguete e por garantia tirou parte do poder dela. Esse poder foi selado separado por séculos, mas ficou livre quando Belial bateu suas belo-botas.

Aproveitando a bagunça, Jedah então chegou nessa forma de energia e lhe deu um corpo provisório, prometendo lhe dar um corpo permanente caso ela o ajudasse. E essa é a sucubus Lilith, que tá nessa para amaciar o capo de fusca da Morriga e ficar com o corpo dela para si. Eu não a julgo, Lilith, eu não a julgo.

              

Q-BEE, A Rainha das Abelhas

Até onde eu consegui averiguar, não existe realmente um lore de abelhas-humanoides em nenhuma cultura do mundo. A série Darkstalkers é conhecida por transformar em personagens jogaveis monstros de mitologia e ficção ao redor do mundo (de múmias ao monstro de Frankenstein)... porém nesse caso a Capcom apenas disse "FODASSE, queremos uma beegirl waifu e era isso".

Até pq parece que bee-girls era o equivalente na época de bunny girls, vide o Honey Bee Inn de FINAL FANTASY 7. O que eu não posso realmente condenar.

Seja como for, nossa história aqui é que as Soul Bee são um tipo de demonio do inferno que se alimenta de almas como se fossem polen, então quando a rainha das Soul Bee viu a bagunça que Jedah tava fazendo pensou "opa, yumi yumi, hora de fazer o lanche para a família!".

O que vc pode pensar que dadas as formas de sua alma ser devorada no inferno, uma abelha-waifu é uma das menos piores... porém eu tenho que te avisar que os olhos dela de verdade são aquela coisa em cima da cabeça, os olhos no rosto são meramente cosmeticos. Yuck...


O final da Q-Bee é bem curioso: depois de derrotar os guerreiros mais poderosos do inferno, a raça das Soul Bees cresce desordenada e sua superpopulação toma o inferno. Então... yay, eu acho?

BULLETA (ou BABY BONNIE HOOD no ocidente), a Chapeuzinho Vermelho

Não, eu não to de sacanagem com vocês. A essa altura apenas desistiu de ir atrás de monstros de folclore ou literatura para colocar no jogo e decidiu colocar a Chapeuzinho Vermelho pq se tem o monstro de Frankenstei, pq não outro personagem de contos?

ISSO NÃO É REMOTAMENTE SEQUER A MESMA SITUAÇÃO...

Eu não acho que seja, mas a Capcom entendeu que sim. Seja como for, a história dela até que é interessante, olha só. 


O que rola aqui é que ao longo das eras várias criaturas do inferno volta e meia entraram no reino humano. E os humanos que sabem disso consideram que esse sobrenaturais são considerados como espécimes valiosos, sejam eles capturados inteiros ou apenas órgãos ​​para pesquisas fazer elixires mágicos, armas biológicas e essas coisas crueis e retardadas que as pessoas fazem tipo "unha de rinoceronte cura calvice", só que com demonios e afins.

Isso gerou uma demanda de caçadores para criaturas sobrenaturais, que embolsam uma bela grana dependendo da criatura (ou do órgão dela) que eles caçam. Alguns desses caçadores, ainda que humanos, são tão despirocados da cabeça que possuem a mesma letalidade de um Darkstalker e é aqui que entra nossa pequena Bulleta.


Apesar de parecer uma garotinha indefesa, ela é a mais brutal e gananciosa dos darkhunters, usando qualquer meio necessário para embolsar o seu dimdim. Tanto que o próprio Jedah a considerava a altura de um Darkstalker, e a para o Majigen como uma alma de virar o sopão primordial que ele tava preparando para criar sua divindade

Quando ela foi puxada para dentro do Majigen pelo Jedah, ela simplesmente olhou em volta e disse: "Haha, eles são todos meus... Faz muito tempo desde eu não faturava tanto de uma vez!". Ou seja, ela basicamente mandou um:


E isso é algo que eu posso respeitar.



Então eu posso dizer que, sim, os personagens novos de Darkstalkers são muito legais - embora tenha que ser dito que o character design de Darkstalkers nunca desapontou. Entretanto retomando o ponto inicial, a coisa é que para o jogador casual o jogo ter 4 personagens novos não é um chamativo taaaaao vistoso assim... especialmente quando o jogo é lançado na mesma época que THE KING OF FIGHTERS 97.

Tá, os gráficos receberam uma mão nova de tinta e a jogabilidade está mais rápida, mas o que salta mesmo aos olhos é que são 4 personagens novos (ainda que legais) e deu pros coco. Não é muito realmente.


Para os pro-players entretanto, para os jogadores tecnicos e não casuais, a figura é inteiramente diferente. Pra começar, Darkstalkers 3 é o jogo de luta mais rápido de todos os tempos até então. Seus combos e rushdowns deixam os combos de THE KING OF FIGHTERS comendo poeira. Ele ainda deixa até mesmo Guilty Gear e a série Marvel Vs comendo poeira em termos de velocidade - tanto que não é incomum que as partidas terminem em quinze segundos.

Além da velocidade, Darkstalkers 3 usa o sistema de barras de energia de X-MEN VS STREET FIGHTER, onde depois que vc apanha fica um gap na barra de energia que regenera se vc não tomar mais dano.


Só que pega mesmo no quesito tecnico é que ojogo tem movimentos ES e EX, Hunter Chains, ataques de perseguição e agora você pode cancelar a defesa, bem como empurrar o oponente para longe enquanto bloqueia. Nada disso é muito chamativo para o jogador casual, mas para o pro player é um oceano sem fim de estratégias e tratados filosoficos da abordagem de luta, contagem de frames e essa porra toda.

Das mudanças mecanicas, talvez a mais palpalvel ao jogador casual seja a Dark Force. A Dark Force é quando vc pode gastar uma barra de especial para entrar num modo de jogo diferente. A da Bulleta, por exemplo, permite que ela dispare mísseis apenas apertando botões de soco, a Dark Force da Lei Lei dá uma super armadura onde ser atingido não interrompe seus ataques e por aí vai.


Ou seja, as Dark Forces são inspiradas nas gemas de MARVEL SUPER HEROES, só que menos situacional - além do que elas Dark Forces são acompanhadas por uma mudança de tela de fundo que não tem muita influência na jogabilidade, mas com certeza parece legal.

Aí vc soma o nome do jogo que não deixa claro que esse é Darkstalkers 3, um jogo que não tem muito apelo ao jogador casual e ter sido lançado na mesma época que THE KING OF FIGHTERS 97 (o que absorveu todos os pró-players para si), e temos que o arcade flopou bem feio no ocidente. Tanto que, apesar de ter ido okay no Japão, a Capcom decidiu que não iria mais gastar recursos com essa franquia e esse foi o último Darkstalkers lançado. O que é uma pena mesmo, pq eu gosto muito dos personagens desse jogo. 


A boa noticia é que a Capcom se sentia da mesma forma e embora nunca houve um Darkstalkers 4, ao menos seus personagens continuaram a ser usados nos outros jogos da empresa. Não apenas Morrigan é uma das protagonistas da série Marvel vs Capcom, como vários outros personagens como Bulleta e Lilith sobrevivem nesses jogos de VS da empresa.

Ainda sim, Darkstalkers merecia destino melhor? Totalmente. Não apenas por causa do seu enorme numero de waifus furries...

AHÃ, SEI...

... mas pq os jogos eram genuinamente legais que implementaram uma nova filosofia nos jogos de luta da Capcom quando o primeiro jogo surgiu. Mas é aquela coisa, né, eu entendo pq Darkstalkers 3 tankou (a começar por não se chamar Darkstalkers 3), eu não posso deixar de sentir que é uma perda para os jogos de luta essa série terminar aqui.

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