sexta-feira, 8 de março de 2024

[#1249][Dez/97] PUZZLE BOBBLE 4 (ou "Bust a Move 4" no ocidente)


Cês tão de sacanagem comigo. Não, sério, vocês tem que estar de sacanagem comigo, não tem outra explicação. Com efeito, o motivo que eu consigo imaginar pelo qual esse jogo foi feito é "hmm, vamos sacanear aquele loser daquele blog lá", tenho certeza que esse foi todo o pitch meeting desse jogo.

Pq sério, Puzzle Bobble 4? QUATRO? Quer dizer, não é que eu não goste de Puzzle Bobble (eu não vou chamar com o nome americano de BUST A MOVE pq A-é idiota, B-vai confundir com o jogo de dança), mas QUATRO jogos disso? Pq Deus, apenas... pq?

Esse é um daqueles jogos que vc olha uma tela dele e já viu tudo que tinha para ver - e enquanto ele é okay ao que se propõe, nada justifica quatro versões disso:

quinta-feira, 7 de março de 2024

[#1248][Jul/98] STAR OCEAN: The Second Story

Uma das coisas que eu acho mais interessantes a respeito desse projeto é ser capaz de ver evolução dos jogos no seu contexto da época, o que me faz entender como e pq muitas coisas foram feitas do modo que foram feitas - uma visão que vc não teria de outra forma. E mais ainda, devo dizer, quando minha interpretação do contexto da época é confirmada pela continuação desse jogo que prova que eu realmente estava certo.

ESSE É MAIS UM DAQUELES DIAS QUE VC VAI OSTENTAR O QUANTO VC ESTAVA CERTO, NÃO É?

O que posso dizer, Jorge? Eu sou um homem que não passa frio, pois estou sempre coberto de razão. E Oceano de Estrelas: A Segunda História prova isso. Entretanto, para entender o que é Star Ocean 2, é primeiro entender o que é o primeiro STAR OCEAN e a situação da sua produtora Tri-Ace.

terça-feira, 5 de março de 2024

[#1247][Jun/98] THE X-FILES GAME


Eu... tenho uma confissão a fazer para vocês. Não é uma simples, e não é uma esperada, mas definitivamente é uma coisa que eu preciso dizer: eu não sou um nerd perfeito.

SABE, EU NÃO ACHO QUE EXISTA EM QUALQUER UM DOS INFINITOS MULTIVERSOS POSSÍVEIS, UMA ÚNICA CRIATURA - MESMO CONTADAS AS UNICELULARES - QUE POR UM ÚNICO MOMENTO QUE FOSSE CONSIDEROU A POSSIBILIDADE DE VOCÊ SER PERFEITO.

Em primeiro lugar: ouch, demasiadamente elaborado, Jorge, ainda que verdadeiro. Em segundo lugar, eu disse sobre ser um nerd perfeito. Isso quer dizer que minha formação nerd não tem a checklist de todas as coisas pivotais da nerdice que um autentico nerd deveria conhecer.


Por exemplo, até iniciar o projeto desse blog, eu nunca realmente tinha jogado SUPER MARIO 64. Indesculpável, eu sei. Ou então algo mais recente, até começar 2024 agora eu nunca tinha parado pra sentar e assistir todos os episódios do desenho da Liga da Justiça (apenas tinha visto por cima uma coisa ou outra que passava no SBT de meio-dia). São coisas que eu já deveria ter assistido ou jogado, mas por uma dessas coisas da vida - e como a vida tem coisas - eu nunca o fiz.

Assim sendo, como dá pra imaginar pelo jogo de hoje, eu gostaria de falar sobre como foi a experiencia de ter assistido Arquivo X pela primeira vez depois de todos estes anos nessa indústria vital.

sexta-feira, 1 de março de 2024

[#1246][Jul/98] POLICE QUEST: SWAT 2


Okay, a de hoje é uma bem curiosa: a Sierra On-Line ficou famosa nos anos 90 por não apenas seus jogos point'n click, como seus jogos point'n click FELADAPOUTAMENTE dificeis. Sério, dificil do tipo "não clicou no píxel 415A numa tela que vc só passa uma vez", dali a 4 horas o jogo trava pq vc não tem como avançar. Pq foda-se vc, apenas por isso. E várias outras traquinagens do tipo.

Como dá pra ver, eu já joguei alguns point'n click da Sierra nesse blog e não sou particularmente fã da forma com que eles fazem as coisas. Estou falando de jogos como LEISURE SUIT LARRY 5: PASSIONATE PATTI DOES A LITTLE UNDERCOVER WORK ou SPACE QUEST 6: Roger Wilco in the Spinal Frontier, eles são okay, apenas não é o meu copo de chá favorito para jogos do genero - o que não tem como não comparar com o estilo mais light e engraçadalho da sua maior competidora pelo trono dos Point'n Click dos anos 90, a Lucas Arts e seus THE SECRET OF MONKEY ISLAND e MANIAC MANSION: Day of Tentacle.


Mas toda essa discussão, agora no final de 1998, estava bem irrelevante já que Point'n Clicks estavam abraçados com os Beat'm Ups de generos que já deram o que tinham pra dar e caminhavam a passos largos para ir jogar no Vasco. Para a Lucas Arts isso era ruim, mas não era o fim do mundo já que seu desenvolvimento de jogos era apenas um braço das multibilionárias empresas do George Lucas, e eles se focaram em fazer FPS, jogos de nave e outros jogos baseados nas franquias da empresa (como Star Wars: Dark Forces e Star Wars Rebel Assault 2).

Para a Sierra, entretanto, as coisas estavam um pouco mais complicadas. Como a fonte de renda dos Point'n Click secava a cada dia, eles chegaram no final de 1998 na seguinte situação:


Como a definição de insanidade é repetir as mesmas coisas e esperar resultados diferentes, a Sierra tentou algo de facto diferente: pegou uma das suas franquias de point'n click e tentou algo mais popular com ela. E é sobre isso que veremos hoje.

quarta-feira, 28 de fevereiro de 2024

[#1245][Set/98] INCIDENTE EM VARGINHA

A matéria da Ação Games sobre esse jogo tem apenas um paragrafo, menos de 100 palavras, mas desencadeou uma das histórias mais insanas que eu já pesquisei em todos esses anos nessa indústria vital. Se existe um motivo pelo qual eu continuo fazendo isso mesmo após todos esses anos, mesmo após milhares de jogos e mesmo após ter jogado KING ARTHUR AND THE KNIGHTS OF JUSTICE, definitivamente é por momentos como esse.

Então, sem mais delongas, hoje orgulhosamente apresentamos a bizórrica, atrócida e morfonomenal história do ET de Varginha. Sim, eu estou falando muito sério que o texto de hoje será sobre isso.

segunda-feira, 26 de fevereiro de 2024

[#1244][Abr/97] REDNECK RAMPAGE

Hoje, jogos de tiro em primeira pessoa são chamados de... bem, jogos de tiro em primeira pessoa (first person shooter, FPS para os intimos), duh. Porém nos anos 90 nós não usavamos esse temo, nós chamavamos esses jogos de tiro de "clones de DOOM". Sim, o jogo mais citado desse blog volta a aparecer, mas o que eu posso fazer se esse jogo é influente assim?

Seja como for, o nome "clone de DOOM" não é atoa, já que antes das engines 3D que começaram a surgir com QUAKE e definitivamente popularizadas por UNREAL, os jogos de tiro eram literalmente clones de DOOM pq por volta de 1997 a grande maioria dos FPS usavam a Build Engine (uma engine que não é exatamente o código de DOOM, mas uma evolução baseada nas suas ideias e popularizada por DUKE NUKEM 3Dapenas trocando os mapas, sprites e texturas para fazer a sua própria coisa.


Disso nasceram diversos jogos, alguns realmente memoráveis que puxavam os limites da (então) já velhinha engine de DOOM para fazer coisas parangaricotirimirruaramente loucas ou apenas divertidas, como DUKE NUKEM 3D e especialmente BLOOD (que pra mim é o melhor jogo feito com a Build Engine, como eu expliquei naquele texto). Agora é claro que nem todos esses jogos são revolucionários, interessantes, divertidos... ou que vagamente mantem sua vontade de continuar vivendo.

Isso pq enquanto houveram vários jogos que se enquadram na categoria "esse definitivamente é um dos jogos já feitos", poucos podem ser mais "jogos já feitos" do que a Despirocação dos Caipiras. E é sobre isso que veremos hoje.

sábado, 24 de fevereiro de 2024

[#1243][Jul/98] RAKUGA KIDS

Quando eu comecei esse projeto, eu não apenas não sabia muito a respeito do Nintendo 64 como, honestamente, só tinha pegado em um controle de N64 na mão uma vez na vida. Hoje jogamos o jogo numero 56 de Nintendo 64, e com ele empatamos o número de jogos jogados em toda vida útil do 3DO - sendo que o N64 ainda está pela metade da sua existência. E embora o 3DO seja uma coisa flopada que não sirva de lá muita comparação, dá pra dizer que eu aprendi uma coisa ou duas sobre o console da Nintendo.

VOCÊ VAI FALAR DOS JOGOS DE LUTA DO NINTENDO 64, NÉ?

Eu vou falar dos jogos de luta do Nintendo 64, Jorge. Pq puta que me pariu la catchanga, taí uma coisa que eu definitivamente não esperava era que houvessem tantos e em os havendo, eu temia que eles fossem terriveis. Infelizmente, os muitos muitos muitos mesmo jogos de luta do N64 se enquadram numa categoria pior do que horríveis: eles são "meh".

sexta-feira, 23 de fevereiro de 2024

[#1242][Ago/98] IGGY'S RECKIN' BALLS

Uma forma bastante comum de criar jogos é começar pelo brainstorm: você coloca os caras numa sala e eles atiram ideias pra ver o que cola e no que eles vão começar a trabalhar. As vezes essas sessões rendem boas ideias (como por exemplo a discussão de pauta do jogo que viria a ser FINAL FANTASY 7, duas ideias levantadas ganharam seus próprios jogos posteriormente e ambos muito bons: PARASITE EVE e XENOGEARS).

Outras vezes, no entanto, essas ideias resultam em jogos que não são uma ideia tão boa assim (tipo transformar a fase da agua do SONIC THE HEDGEHOG em um jogo inteiro só disso, né ECCO THE DOLPHIN?). E algumas vezes, bem poucas vezes, o resultado da reunião de pauta do jogo é:  "heh... hehe... bolas!".

quinta-feira, 22 de fevereiro de 2024

[#1241][Set/98] C: The Contra Adventure

Existem algumas coisas na vida que não cabem na mesma frase de forma alguma, tipo "vontade de continuar vivendo" e "Appaloosa Interactive". Embora o nome não seja tão famoso, o crime de ódio contra a humanidade que eles cometeram é: ECCO THE DOLPHIN. Porém não satisfeitos em criarem uma franquia inteira que não é nada senão UMA FASE DA AGUA COM LIMITE DE AR (uma ideia tão cruel que mesmo o Dr. Evil não ousaria mencionar isso), após isso eles vão e tentam destruir os jogadores de outra forma: tédio. 

O mais puro e absoluto tédio que vc já sentiu ou sentirá jogando videogame atende pelo nome de CONTRA: Legacy of War. Veja, CONTRA: Legacy of War não é um jogo ruim, ele apenas não é muita coisa realmente. Ele não tem armas interessantes, não tem inimigos interessantes, não tem cenários interessantes e eu tenho certeza absoluta que o chatGPT consegue ser mais criativo que isso.

Ainda sim, tirando sua vontade de viver, não tem nada que seja quebrado ou não funcional nesse jogo, ele apenas é criminosamente desinteressante. Mas a noticia ruim aqui é que o nome Contra ainda tinha peso o suficiente para vender bem o bastante para garantir mais um jogo cometido pela Appalosa contra a humanidade.

A boa noticia, entretanto, é que a continuação C: The Contra Adventure é levemente menos pior que o primeiro jogo. A noticia ruim é que isso não quer dizer muita coisa realmente. Mas vamos começar do começo...

quarta-feira, 21 de fevereiro de 2024

[#1240][Set/98] METAL GEAR SOLID


Metal Gear Solid é um caso estranho. Dificilmente você vai ver uma lista de melhores jogos do Playstation sem as aventuras do nosso menino Cobra Dura, e frequentemente vc vai encontra-lo entre os melhores jogos de 1998 - um ano comumente citado como um dos melhores da história dos videogames. E enquanto isso é debate para outro dia, o ponto que importa hoje é que eu posso ouvir daqui todos vocês balançando a cabeça e concordando com Metal Gear Solid estar nessa lista. Sim, eu ouço as pessoas balançando a cabeça através da internet, esse é meu maior poder e minha maldição.

Mas eu dizia que Metal Gear Solid é um caso particularmente estranho pq frequentemente vc vai ver por aí memes sobre a (limitada) IA de como os guardas reagiam a furtividade do jogo, sobre a tendencia verborragica do Kojima de fazer cutscenes maiores do que o gameplay e varias outras coisas ao redor do jogo... mas não sobre o jogo em si. Existe muita coisa dita sobre o que MGS significa, o que representou, as memórias que criou, mas... pouca coisa é realmente dita a respeito do jogo de facto. O que você faz nesse jogo? Como você faz? Ele é bom? Se sim, pq?

Classic Metal Gear shenanigans

E eu acho isso realmente fascinante pq quanto mais eu leio a respeito de Metal Gear Solid lançado em 1998 para o Playstation 1, mais eu tenho a sensação que todo mundo parece gostar de um jogo que ninguém jogou realmente. Mas nada tema, meu traulitante amigo, pois aqui estou eu em minha eterna cruzada paladinesca da verdade videogamistica para satisfazer essa curiosidade e explicar quem é esse desconhecido jogo ultra famoso! 

Porém, devo adiantar que se vocês já não gostam muito de mim agora (o que é um instinto natural com o qual todo ser humano nasce, afinal), temo que após ler esse texto... não, ler as próximas linhas... seu apreço pela minha pessoa vai cair ainda mais mesmo que isso não parecesse fisicamente possível.


VOCÊ NÃO FEZ ESSA ENROLAÇÃO TODA SÓ PRA DIZER QUE METAL GEAR SOLID É UM JOGO RUIM, NÉ?

Não, claro que não meu factóidico amigo imaginário. Eu jamais diria que MGS é um jogo ruim!

... UFA!

O que eu diria é que Metal Gear Solid é o melhor jogo ruim de todos os tempos! Bem, talvez superado pelos outros da franquia que aprimoraram a arte de serem maravilhosos jogos ruins, mas isso é discussão para outro dia. O que eu posso dizer agora, nesse momento exato, é que MGS é uma obra prima dos jogos ruins e o fato desse jogo não ter sua própria galeria no Louvre definitivamente é um dos motivos pelos quais os aliens não falam com a gente!

ESPERA, AFINAL VOCÊ TÁ DEFENDENDO OU CRITICANDO O JOGO?

Tal como o amor florescendo no campo de batalha, poucas coisas na vida se enquadram em rótulos simples de isso ou aquilo. Com efeito, as melhores coisas desafiam tais rotulações simplistas como a pizza California e a Fanta Uva!

VOCÊ REALMENTE NÃO ESTÁ CONSTRUINDO SUA CREDIBILIDADE COM ISSO, SABE...

Temo que não esteja. Mas então, eu não estou no negócio de credibilidade, eu estou no negócio das VERDADES VERDADEIRAS! Então o que eu posso fazer é começar a explicar o que é, afinal, Metal Gear Solid. Então, isso posto, vamos começar do começo...