sexta-feira, 8 de março de 2024

[#1249][Dez/97] PUZZLE BOBBLE 4 (ou "Bust a Move 4" no ocidente)


Cês tão de sacanagem comigo. Não, sério, vocês tem que estar de sacanagem comigo, não tem outra explicação. Com efeito, o motivo que eu consigo imaginar pelo qual esse jogo foi feito é "hmm, vamos sacanear aquele loser daquele blog lá", tenho certeza que esse foi todo o pitch meeting desse jogo.

Pq sério, Puzzle Bobble 4? QUATRO? Quer dizer, não é que eu não goste de Puzzle Bobble (eu não vou chamar com o nome americano de BUST A MOVE pq A-é idiota, B-vai confundir com o jogo de dança), mas QUATRO jogos disso? Pq Deus, apenas... pq?

Esse é um daqueles jogos que vc olha uma tela dele e já viu tudo que tinha para ver - e enquanto ele é okay ao que se propõe, nada justifica quatro versões disso:


Então, Quebra-cabeça Bolha 4. Não exatamente o primeiro tier dos puzzles, bem atrás dos grandes clássicos dos puzzes como Tetris e Puyo Puyo (bem, apenas recentemente Puyo Puyo passou a receber o reconhecimento devido, mas é o que a casa oferece), Puzzle Bobble não é exatamente um jogo que é abraçado pelo clamor popular que exige uma continuação, porém ela existe (tanto que estamos aqui falando dela, duh) ... e o fato dessa continuação existir cai em dois problemas inerentes a continuações de jogos de puzzle - mesmo os que não são Puzzle Bobble.

Se a continuação não apresentada nada de novo a franquia, como foi o caso de BUST A MOVE 2, então o jogo é criticado justamente por não apresentar nada de novo. Se ele tenta um gimmick novo - que é o caso desse jogo - então a critica é que não justifica um jogo novo inteiro só por essa besteirinha. É muito, muito raro um puzzle tentar algo REALMENTE novo e dar certo ainda por cima, como é o caso de TETRISPHERE


Mas tá, qual tolice então tentaram nesse jogo pra justificar uma continuação? Qual é o gimmick do verão? Pois muito que bem, acreditem ou não o que esse jogo trás de novo é... o sistema de polias.

DESCULPA, ACHO QUE EU LI VOCÊ TER ESCRITO QUE ESSE É UM PUZZLE BOBBLE COM UM SISTEMA DE POLIAS. VOCÊ SABE, AQUELAS COISAS FEITAS COM CORDAS E RODINHAS QUE SE VIA NO MUNDO DE BEAKMAN

Você acha que leu isso pq foi isso que eu escrevi, Jorge. Puzzle Bobble 4 introduz o fabuloso sistema de polias aos puzzles:


É isso, isso foi o que eles pensaram pq PB4. TEm um sisteminha de pesos, então dependendo de como suas peças são equilibradas eliminar um lado pode fazer a corda baixar e vc perder o jogo. E é isso galere, é o que a casa tinha a oferecer para hoje!

... tá, isso não é verdade, tem sim uma outra adição a esse jogo porém é uma tão idiota que eu prefiro fingir que ela não existe. Isso pq enquanto o sistema de polias é no máximo bobinho, o sistema de reação em cadeia é uma ideia realmente estúpida.


No modo Versus, usualmente quando vc faz um combo (elimina várias peças penduradas com um tiro só), o que acontecia é que algumas das peças derrubadas são enviadas para o lado do oponente para bagunçar a vida dele. Bonito e simples, certo? Então, isso mudou.

Agora o sistema de reação em cadeia faz com que as peças de combos que vc destroi vai para o seu próprio tabuleiro - se houver um amontoado de pelo menos duas bolhas correspondentes a qualquer uma das que você acabou de soltar e que estão livres, ela estoura a cor e se alguma bolha cair desse lote que corresponda às bolhas no tabuleiro, eles repetirão o processo e assim por diante. 

O problema é que esse sistema não foi nem um pouco balanceado e não é preciso um combo muito grande para ativa-lo, então vc pode literalmente eliminar uma peça a mais e isso desencadear um combo que limpa o seu tabuleiro. Eu estou falando bem literalmente aqui:

Sério, caiu só uma pecinha verde a mais na esquerda e isso limpou a tela. Palha assada, eu te digo. Simplesmente palha assada.


Isso resulta em partidas dolorosamente prolongadas que duram muito tempo em comparação com a natureza rápida dos Puzzle Bobbles anteriores. Para alguns jogos, recursos que dão aos jogadores uma vantagem um tanto injusta podem manter as coisas equilibradas, mas aqui isso não mantém as coisas por perto, apenas deixa o jogo não terminar nunca. Ou invencível quando o computador começa a usar isso - pq Deus te ajude se você quiser vencer Madame Luna, você vai ser enterrado em segundos.

Mas bem, felizmente não é o fim do mundo pq os ports domésticos tornaram essa mecanica opcional, eles adicionaram a opção de desativar o sistema de reação em cadeia (e aí vc só manda porcaria pro campo do adversário, como antes). Eles viram a cagada que ficou no arcade e colocaram isso como opcional, fazendo desse o único jogo que eu conheço que as batalhas no Arcade são mais longas do que nos consoles domésticos - o que é curioso pq o Arcade depende de despachar o jogador o mais rápido possível para desocupar a máquina e comer novas fichas pra ganhar dinheiro.

Com o chain reaction desligado

Se alguma coisa, heh, Puzzle Bobble 4 ao menos pode ser lembrado por isso: o único jogo que eu conheço onde o jogo no Arcade dura mais que nos ports domésticos. O que eu dificilmente imagino que tenha sido a intenção dos criadores, então parabéns a todos os envolvidos... eu acho?

E agora pensando nisso, esse jogo ao menos faz sentido no Dreamcast pq é o primeiro Puzzle Bobble do console. Nos outros não tem nenhuma razão pra esse jogo sequer existir já tem outros jogos disso que são a mesma coisa (só que sem polias), mas especificamente no console da Sega está totalmente okay pq também eu não sou louco de dizer que um console não deveria ter nenhum Puzzle Bobble, é um puzzle bonitinho.

Então de todas as coisas, a Sega é a única certa nessa história. E eu achando que o meu dia não poderia ficar mais esquisito... E por falar em esquisito, suponho que é hora de falar da capa americana desse jogo. Isso porque, por alguma razão que eu não faço a mais remota caralhistica ideia, a Taito decidiu que um jogo que representa toda FOUFOURA e cutsie-wootsie dos dragõezinhos bolhinhas e seus amiguinhos tinham que ter capas altamente conceituais que frequentemente flertam com o horror, como é o caso da capa de BUST A MOVE 2: Arcade Edition (ou "Puzzle Bobble 2X" no Japão):


A boa noticia é que para a quarta iteração dos dragões bolhinha, a capa não é algo saído de um filme alemão de terror que certamente vai te assassinar durante a noite se vc tiver esse CD no quarto. Na verdade, ele meio que aceitaram que o jogo é só cutsie-wootsie e tentaram parar de lutar contra isso na capa:

UFA...

Ao contrário da capa europeia, essa meteu o foda-se e ela faz absolutamente zero sentido!

NANI?!?

Porque causa, motivo, razão ou circunstancia tem um simbolo masculino avançando contra um óvulo verde viscoso? O que é isso, uma metafora para o monstro do pantano fazendo sexo? É assim que os xenomorfos se reproduzem?

NA VERDADE ESSE É O DISPARADOR DE BOLHAS, COMO DÁ PRA VER BEM NA CAPA DA VERSÃO PARA GAME BOY QUE NÃO TEM A ORBE QUE NORMALMENTE ESTÁ NA FRENTE DURANTE O GAMEPLAY:

Então se vc parar pra pensar, esse joguinho ultra fofinho é sobre dragõezinhos e outras waifuzinhas manipulando um simbolo fálico para disparar seus resíduos em óvulos flutuantes?

Agora eu nunca mais vou conseguir olhar para essa franquia da mesma maneira. Definitivamente esse dia está ficando mais esquisito a cada segundo que passa...

MATÉRIA NA SUPER GAME POWER

EDIÇÃO 056 (Novembro de 1998)