domingo, 9 de fevereiro de 2020

[AÇÃO GAMES 026] ON THE BALL (Cameltry) [#314]



Imagine, por um momento, que é uma sexta-feira qualquer de 1992. Você teve uma semana dificil, o cara mais legal da sala esculhambou com você a semana toda porque em 1992 ser o esquisito que fica desenhando pokemons no caderno era motivo mais do que suficiente para você levar umas porradas (suponho que em 2019 não deva ser muito diferente, não faço ideia de como as coisas são da porta para fora) e por consequencia o seu crush da sala ficou ainda mais molhadinha ainda por ele porque é assim que as coisas são.

É, foi uma semana dificil. Mas então, pelo menos tem uma coisa boa: é sexta-feira e isso significa uma coisa e uma coisa apenas: alugar um jogo para o fim de semana. Durante dois maravilhosos dias é apenas você e seu videogame, sem desperdiçar preciosas horas de jogo com uma mulher incapaz de conseguir um emprego de verdade (de modo que precisou se encostar em mamar no Estado), quanto mais lidar com crianças, falando sobre coisas que nem ela acha importante. South Park me entende tão bem...

... mas enfim, você está na locadora e isso significa que você tem apenas uma bala na sua arma. Escolha bem, e será um final de semana de diversã e bits, escolha mal e você estará entediado em menos de meia hora, preso com um jogo repulsivo.


No Japão esse jogo segue o nome do arcade que o originou, "Camelagem". Por algum motivo o pessoal do marketing nos US and A achou melhor... não usar isso. Vai entender.

Porém, essa é uma daquelas sextas daquelas. Todos os jogos da Nintendo não estão lá, nem International Superstar Soccer e você apenas ouviu falar que a locadora tem, porque quando o cidadão vai devolver a fita ele já é abordado na calçada por outro alugante (sim, de alguma forma nós desenvolvemos uma aura para detectar Street Fighter 2). Ok, ora de improvisar, hora de ser criativo.

Eis que você se depara com esse jogo esquisito chamado "On the Ball". Pelos seus parcos conhecimentos de inglês parece nome de jogo de futebol, mas a capa parece algum tipo de pinball ou breakout, sei lá. Ler o que está escrito na contracapa é impossível ao seu nível atual de inglês autodidata, então você terá que confiar no coração das cartas.

Mas hey, você está sendo ousado e a sorte favorece os fortes, certo?

Bem, sinceramente você já deveria ter percebido um padrão a essa altura. Sabe aqueles labirintos de plástico que você tem que balançar para fazer uma bolinha correr até o centro ou algum objetivo assim?


Então, "On the Ball" é uma versão em videogame disso. Você tem que girar a fase para fazer a bolinha chegar ao objetivo.


Agora, o problema não é que esse jogo faça alguma coisa errada. Se alguma coisa, o Super Nintendo é conhecido por sua qualidade em dar zoom e rotacionar imagens, então esse jogo responde surpreendentemente rápido e bem... ao que ele se propõe a fazer. ESSE é o problema do jogo, quer dizer, é a porcaria de um joguinho que você encontra como brinde em loja de R$1,99.

Se com a coisinha de verdade você já enche o saco depois de 15 segundos com ela na mão, o jogo do Super Nintendo tem pouco mais sucesso do que isso. Bem pouco. "On the Ball" tem 24 fases e pode ser terminado em aproximadamente vinte minutos. 


Você pode se perguntar qual seria, então, sua motivação para jogar esse jogo. Ora, é claro que seus produtores pensaram nisso: a cada curso completado você recebe essa bela e filosofica imagem da bola em momentos profundos da vida.


Refletindo em uma noite de luar, qual o sentido da vida?


Tal qual os dias quentes de verão da infancia, todas as coisas simples acabam um dia.

Mas vida não é só diversão e jogos, e descobrimos que era apenas uma bola sonhando com dias de liberdade e diversão enquanto trabalha no escritório.

E no fim, a bola acaba transcendendo os limites do tempo e espaço, ascendendo para um plano superior... um onde ela não gastou o seu aluguel do fim de semana com On the Ball. Fim.

Então é isso, não tem muito mais o que dizer sobre esse jogo realmente. Se o seu sonho sempre foi que transformassem a fase de bonus do Sonic em um jogo só disso, e se você sempre sentiu falta de jogos que te deixam tonto de assistir o gameplay... bem, QUAL É O TEU PROBLEMA, CARA?

UPDATE: Eu descobri que esse jogo tem mais fases sim. Acontece que depois de terminar a ultima pista o jogo te dá um password. Ao invés do jogo apenas continuar, como seria o NORMAL E DECENTE você tem que colocar o password para continuar. O que é um pouco menos intuitivo depois que o jogo acabou de exibir a mensagem ALL ROUNDS CLEAR!

God fucking dammit, como vocês conseguem errar ISSO?! COMO?!