quarta-feira, 12 de fevereiro de 2020

[AÇÃO GAMES 039] THE HUMANS (SNES e Mega Drive, 1993) [#316]



Eu juro pra vocês pelas coxas de Rikka-sama (faz tempo que eu não usava essa, heim?) que eu tento ser honesto aqui. Mesmo com os generos que eu não gosto (como jogos de plataforma com layout de ter que achar a saída) ou mesmo com empresas que eu me divirto implicando (como a Sega).

Zoeiras a parte, eu sempre tento julgar um jogo pelo que fez na época dele, e como ele poderia ter sido melhor comparado ao seus pares contemporaneo. De verdade, eu realmente tento ser justo.


Capa da versão Europeia para SNES. Esse jogo não tem uma capa DARQUIII TREVOSA E DU MAU como é comum na versão americana porque esse jogo nunca foi lançado nos US and A
Isso sendo dito, parece que eu apenas me divirto pegando no pé do Amiga because AMIGA, mas a grande verdade é que cada dia que passa esse sistema me empalidece com jogos inacreditavelmente piores uns que os outros. Sério, existem jogos ruins, existem jogos que serão lembrados por sua mediocridade, e existem jogos que me fazem parar de jogar, colocar as mãos sobre o rosto em absoluto choque e me perguntar COMO diabos uma HECATOMBE NUCLEAR dessa magnitude aconteceu.

"The Humans", lançado para o Amiga em maio de 1992 (e posteriormente portado para todos os videogames conhecidos pelo homem) é o mais recente exemplo do selo Amiga de (falta de) qualidade. Sério, é um dom muito especial me fazer parar, largar o controle e me fazer admirar em desespero toda porcariozidade de um videojogo.

Mas o que faz esse jogo ser tão hediondo assim? Ora, tal qual o Morpheus falando sobre a Matrix, não é possível mostrar às pessoas o quão ruim "The Humans" é. É preciso que elas vejam por si mesmas.


O horror, ó, o horror. De verdade, isso é insanidade feita jogo, encarnada em ódio e silício.


Mas ok, suponho que apenas olhando possa ser possível você não ter entendido o que faz desse jogo tão catastrófico - caso o qual alguma explicação possa ser necessária. Esse jogo de Amiga de 1992 é, como você já deve ter deduzido, "inspirado" por Lemmings - só que os mamíferos suicidas aqui não são roedores de pijama e sim homens das cavernas.

Vários personagens, habilidades diferentes para ativar para superar os obstáculos, yada-yada-yada.



A grande diferença aqui é que ao invés de ser um cursor que dá ordens, você possui os homens das cavernas e controla eles como um jogo de plataforma. Mais ou menos o que KING ARTHUR'S WORLD tentou fazer e falhou miseravelmente. Não que "The Humans" não falhe miseravelmente, mas já estamos chegando nisso.

O problema aqui consiste que... bem, em Lemmings o seu desafio é abrir um caminho para a massa lemingueira que não para de cantar chegar até o final da fase. Isso normalmente envolve selecionar um ou dois lemingues como "exploradores" e colocar stoppers para impedir que o resto da massa saia por aí até o caminho estar pronto. Quando o caminho está pronto, você solta a manada e a partir daí deus está morto e cada lemingue por si mesmo.

Bastante simples, elegante e pimpão.

Já "The Humans", err, bem...


Como dá para ver no vídeo da segunda fase do jogo, The Humans tem uma abordagem... diferente dessa mecanica. Não existe uma "massa lemingueira" a ser solta, não. Você tem que, individualmente, controlar TODO E CADA UM DOS HOMENS DAS CAVERNAS até a saída - ou até a parte que ele é útil, pelo menos.

Digamos que para subir em uma plataforma você tem que empilhar cinco neanderthals e tals. O que você tem que fazer é percorrer TODO CAMINHO DA FASE com cada um deles até ter uma pilha alta o suficiente. TODA FASE. TODA.

Quatro malucos empilhados, um pra segurar a corda, e mais o que vai passar. Seis viagens e contando!
Isso não seria um problema TÃO grande assim se os controles desse jogo não tivessem sido concebidos por um comitê soviético. Ainda seria MUITO ruim, mas não essa abominação toda de horripilancia que esse jogo é. 

Seria simples fazer um jogo de plataforma tradicional: um botão pula, um usa o item, um dropa o item, nada too fancy, sabe? Mas esse é um fucking jogo de Amiga, e o objetivo desse jogo não é ser seu amigo, e sim fazer você se arrepender do primeiro dia que pensou em jogar um videogame a um nível celular.

Então como são os controles desse jogo? Bem, tem um botão para pegar o item e um para dropar. Assim que você pega um item, o menu na parte de baixo da tela muda para o submenu daquele item - embora as ações sejam as mesmas e poderiam usar um menu fixo, mas enfim.


Tenha em mente que para trocar entre uma habilidade e outra você tem que apertar SELECT. Então para TODO E CADA buraco que você quer pular, eis o que você tem que fazer depois que pegar a lança:

1) Apertar SELECT até selecionar a habilidade 2;
2) Segure B até encher a barrinha de pulo;


3) Com sorte, você chegou do outro lado. Agora, você tem que apertar SELECT até selecionar a habilidade 1;
4) Segure B até encher a barrinha de arrmesso;
4-1) A lança vai ser jogada para o outro lado. Se ela encostar em alguém, ela mata seu hominho das caverninhas, então muito frequentemente você vai ter que remanejar a posição dos bonecos (aperte L ou R para controlar outro boneco) para que eles não sejam mortos por sua lança;
5) Agora assuma o controle do próximo boneco, pegue a lança e repita o procedimento desde o começo;

Agora imagine que você tem que fazer esse procedimento para CADA buraco que você quer pular nesse jogo. E para todos os 6-10 caras que você vai precisar carregar pela fase para cima e para baixo. Deixa eu repetir: você precisa repetir isso para CADA BURACO com CADA PERSONAGEM!!

Ver essa imagem me transporta automaticamente a toda dor que foi necessária para criar essa escadinha de humanos
Obviamente que isso não é apenas para buracos, conforme o jogo avança outras mecanicas mais ou menos nos mesmos moldes (como fogo, ou uma caveira de vudu que transforma humanos em itens because AMIGA), mas é basicamente assim que o jogo rola.

Dessa forma lenta, burocrática e sofrível para CADA COISA QUE VOCÊ PRECISA FAZER NO JOGO COM CADA UM DOS HUMANOS!

Depois desse jogo, eu não tenho nenhuma dúvida disso
Sério, eu não tenho palavras para descrever o quão enfadonho, tedioso e trabalhoso isso é. Essa mecânica burocrática do inferno já seria ruim o suficiente ter que fazer uma única vez, mas repetir isso TODA E CADA VEZ COM CADA PERSONAGEM é algo tão cruel com o jogador que mesmo o Bad Place não ousa brincar com isso.

Ah, e parece que eu to repetindo muito essa coisa de TER QUE REPETIR ESSA MECANICA MANCA DA DESGRAÇA COM TODO E CADA PERSONAGEM? Pois é, agora você está começando a entender a dor que é jogar essa abominação do Amiga.

Absolutely dreadful.

MATÉRIA NA AÇÃO GAMES

EDIÇÃO 039

EVOLUTION DINO DUDES (versão para Jaguar)


MATÉRIA NA GAMERS
ANTIGA GAMERS EDIÇÃO 001


MATÉRIA NA SUPER GAME POWER
Edição 004