terça-feira, 11 de fevereiro de 2020

[AÇÃO GAMES 024] Crash 'n' the Boys: Street Challenge (Bikkuri Nekketsu Shin Kiroku! Harukanaru Kin Medal) [#315]



Olha só esse garotos gordinhos mal encarados. Eu com certeza não gostaria de encontrá-los em um beco escuro em alguma rua de Nova York no Bronx. Eles estão apenas esperando, analisando suas vítimas, determinando qual delas está carregando um maço de cartas de Pokémon que eles podem roubar. Apenas olhe para eles! Alguém chame serviços de proteção juvenil e leve essas crianças para a FEBEM! 

Eles não deveriam estar na escola? Por que eles estão hangeando ao lado de uma lata de lixo? Pelo menos, eles são eticamente misturados, isso já é alguma coia. As raças do mundo se unem sob a bandeira da manolagem!

Kunio-kun é uma série de jogos que foi iniciada pela Technos Japan em 1986. O principal protagonista da série, Kunio (várias vezes renomeado para “Alex” e “Crash Cooney” nos EUA), é o nome do ex-presidente da Technos no Japão, Kunio Taki. Kunio seria destaque em muitos anúncios da empresa, aparecendo no logotipo da empresa e em destaque nos comerciais de TV. A Technos Japan obviamente sabia que eles tinham algo especial com Kunio, e era apenas uma questão de tempo antes do primeiro título de Kunio, Nekketsu Koha Kunio-kun (Hot-Blooded Tough Guy Kunio) ser localizado para a América do Norte.

Hot-Blooded Tough Guy Kunio não era um título que faria cartuchos desaparecerem das prateleiras das lojas, então Technos Japan sabiamente mudou o nome do jogo para Renegade. No ocidente a série Kunio-kun ficou mais conhecida por seus beat'm ups como o já citado Renegade, e River City Ramson. Porém também houveram inúmeros jogos de esporte... onde esporte é usado bastante figurativamente e apenas como um pano de fundo para sentar a lenha nos coleguinhas - o que inclui o Nekketsu High School Dodgeball Club: MD Soccer (High School Soccer)  o qual eu já falei aqui.

Sendo que desta vez ao invés de termos marginais distribuindo bordoadas uns nos outros enquanto "jogam" futebol, temos marginais distribuindo bordoadas uns nos outros enquanto disputam uma olímpiada escolar. Não vejo como pode dar errado.




400 metros com barreiras: Durante o evento 1x1, ambos os jogadores podem pular, deslizar ou dar porrada nos obstáculos. Quebrar os obstáculos te faz perder um pouco de velocidade, mas fará com que eles deixem detritos que você pode pegar um pedaço de pau e jogá-lo em seu oponente. Esporte saúdavel, eu te digo. 

Se você não tiver um pedaço de pau para atirar em seu oponente, você também pode dar um chute na cara dele e fazê-lo cair. E, claro, espere que o oponente faça o mesmo com você. Você vai cair, e vai cair com freqüência. O problema é que a corrida é muito rápida e a tela continua rolando, então, se você cair, é muito difícil se recuperar na corrida. Assim que você se levanta, ou você está sendo chutado ou correndo de cara em um obstáculo. Em suma, acho que este é um dos eventos mais difíceis do jogo.



Golfe de Arremesso de Peso: Assim como no golfe, o objetivo do jogo é colocar a bola no buraco com o menor numero de tentativas possível. Só que a diferença aqui é que você faz isso não com uma bolinha e um taco, mas sim arremessando pesos - porque é assim que os manos das quebradas rolam, tá ligado?

Assim como em um campo de golfe, a bola pode cair na agua ou na areia -  e você não tem como saber ou fazer nada para evitar isso. Tudo que você pode fazer é arremessar o melhor que poder e torcer pelo melhor. Ou seja, o computador sempre vai ganhar de vc nessa.



Massacre Aquático: Sim, esse é o nome da prova de natação no manual. Basicamente, este evento se resume a deixar a natação de lado e virar uma luta submarina até a morte. Ambos os jogadores saltam para a água e arrastam-se para baixo enquanto tentam afogar o coleguinha. Não tenho certeza se há um fim para essa "corrida" porque 100% do tempo acaba com alguém morrendo. Você tem uma barra de oxigênio e vida para começar, e quanto mais você é socado, a barra de saúde cai e, quanto mais você é mantido sob a água, sua barra de oxigênio cai. Quando sua barra de oxigênio cai, sua barra de saúde cai mais rápido quando socada, o que acaba levando à morte. E também tem uma piranha solta na agua para dar dano em quem passa muito tempo submerso.

Como isso não é um esporte olímpico de verdade, eu não sei. 



Salto com vara do terraço dos prédios: Este é um dos eventos mais frustrantes do jogo. É uma corrida de um único jogador em que o atleta precisa de um salto com vara de telhado a telhado por cima dos prédios. Para tornar as coisas interessantes, alguns edifícios têm cordas bambas que os conectam e o jogador deve pular em um monociclo para atravessar a corda. 

As partes do monociclo são fáceis, mas quando você tem a tarefa de pular do monociclo e usar o salto com vara para pular para o prédio ao lado, muito frequentemente você vai errar o timming entre os prédios. 



Judo: o nobre esporte japonês não tem nada de nobre aqui.  Este evento é sobre dar socos na cara do oponente até ele não aguentar mais e, em seguida, o agarrar com um pilão giratório bem no concreto. Bem, na verdade, há um pouco mais do que isso, já que cada jogador tem uma barra de resistência que se esgota durante um agarrão. Quem quer que aperte os botões mais rápido vai dar um movimento especial no fim do agarrão, como um suplex ou algo assim. 

Bem, bem, bem. Você sabe o que mais? Crash 'n' The Boys conseguiu me surpreender. eu deteto jogos de minigames de esportes, mas esse pelo menos consegue entreter pelo absurdo das atividades. 

A nível de controles, meh. É um destruidor de botões em sua maior parte, mas pelo menos alguns eventos exigem que você, pelo menos, implemente algum tipo de estratégia. Então sim. Eu gostei deste jogo mais do que qualquer outro do genero, mas honestamente isso também não é dizer tanta coisa assim...