terça-feira, 27 de junho de 2023

[#1133][Dez/96] PUYO PUYO SUN


Se você acompanha esse blog, e obviamente não acompanha pq ninguém lê isso, sabe que existiu uma empresa na face da Terra com um objetivo muito claro em mente. Essa empresa se chamava Bulletproof Software e seu objetivo era continuar repetidamente lançando versões de Tetris até que eu fique sem ter o que falar nas reviews.

SIM, NÃO TENHO DÚVIDA QUE É EXATAMENTE POR ISSO QUE ELES LANÇAVAM JOGOS...

E por "versões de Tetris", eu quero dizer o mesmo jogo apenas com um novo modo de jogo mas as vezes nem isso. Tipo TETRIS X é apenas Tetris lançado para o PS1 e é isso. Essa era a Bulletproof Software, e se eles acham que eu vou arregar de continuar tankando resenhar todas as versões de Tetris deles, estão muito enganados! Daqui eu não saio, daqui ninguém me tira!

HÃ... TÁ, MAS ISSO TEM UM PONTO RELACIONADO COM O JOGO DE HOJE?

... Talvez? Hã, digo, não, claro que tem! Lembrei onde eu estava: bem, o que eu não contava é que a BPS adotou uma aprendiz: a Compile decidiu dedicar sua vida a fazer exatamente a mesma coisa que a BPS faz, só que com Puyo Puyo.


É o que, meu amigo?

Sério, eu não to de sacanagem, só aqui nesse blog (ou seja, só os jogos que sairam em revistas brasileiras) eu joguei DR ROBOTNIK'S MEAN BEAN MACHINEKIRBY'S AVALANCHE e COLUMNS 3: Revenge of the Columns. Se for considerar os jogos que ficaram só no Japão, então... Mas falando sério, a Compile era para Puyo Puyo essencialmente o que a BPS era para Tetris, de modo que espere o mesmo jogo só que algum modo de jogo diferente. 

E para aqueles que não estão ligando a pessoa, Puyo Puyo é aquele jogo que parece Tetris, mas a pira aqui não é eliminar linhas e sim juntar quatro peças da mesma cor de qualquer forma desde que elas se toquem, e obviamente que a recompensa por fazer combos ultradinamicos é irada e coisa e tal.


Antes de entrar em detalhes sobre o que essa versão de Puyo Puyo, eu preciso falar sobre a história do jogo. Sim, pq esse jogo não apenas tem uma história, mas como é a MELHOR HISTÓRIA DE UM JOGO EM MIL CENTO E TRINTA E DUAS REVIEWS. Papo sério. M-E-L-I-O-R.

A história aqui é a seguinte: Satanás em pessoa (ou em cramuiãozisse) decidiu aumentar o Sol para deixar o planeta mais quente. A pergunta então é pq causa motivo razão ou circunstancia ele faria isso? Está em tramoia com a industria dos ar-condicionado? Apenas por pura malignidade? Bem, não. O que acontece é que ele viu em um panfleto que as meninas usam biquinis no verão, então ele decidiu esquentar as coisas apenas e exclusivamente para ver meninas de biquini.


... essa é provavelmente a coisa mais japonesa que eu já vi nesse blog. Sério, nem fucking MYSTICAL NINJA STARRING GOEMON tem tão JAPÃO tatuado na testa quanto esse jogo. True story.

Aaaaaaaanyway... dado essa história e o nome do jogo, a ideia é que a mecânica principal aqui recém-introduzida aqui também é focada no sol. Funciona assim: ao fazer combos, você envia "garbage puyos" ao adversário - que são peças sem cor que só morrem se você quebrar algo ao redor delas, mas você não pode mexer com elas imediatamente.


Até aí todos os jogos Puyo fazem isso, entretanto. A diferença aqui é que quando um jogador limpa Garbage Puyos, o sol colocado no meio da tela brilha em vermelho. Após um breve segundo, o sol envia aleatoriamente Sun Puyos  para o campo de cada jogador. As colunas que estão prestes a receber um ou mais Sun Puyos são indicadas por um feixe de luz. 

Os Sun Puyo são bons e ruins ao mesmo tempo.  Sun Puyo são semelhantes aos Garbage Puyo no sentido que só podem ser eliminados quando um grupo de Puyo próximo a eles for eliminado. Porém a vantagem é que quando um Sun Puyo é eliminado como parte de um combo, ele aumenta bastante a força do seu combo - causando muito mais estrago no campo do adversário


Agora a coisa realmente importante a respeito do Sun Puyo é que enquanto ele está na animação de cair, todos os garbage puyo que o oponente manda são ignorados, ele efetivamente dá um segundo de invencibilidade. O problema é que como você não tem controle sobre o sun puyo - é o sol no meio da tela que decide quando e onde enviar - isso quer dizer que o jogo fica dando invencibilidade aleatoriamente pra lá e pra cá.

O que significa que você pode simplesmente perder um combão devastador apenas pq deu azar de entre o seu combo acontecer e ele ser enviado pra tela do oponente, o jogo decidir mandar um Sun Puyo e cancelar tudo. E ter seu combão devastador não é exatamente a definição de diversão, saiba você.


Ao que gerou algumas críticas para esse jogo, ter um elemento de aleatoriedade decidindo as partidas vai contra todo o proposito de um jogo que é exclusivamente competitivo, tanto que a Compile nunca mais usou essa mecanica e mudou ela severamente no remake para DS anos depois.

ENTÃO TODA ESSA LOOOOOOONGA EXPLICAÇÃO... É APENAS PARA DIZER QUE A MECANICA DIFERENTE QUE ESSE JOGO TRÁS É ALTAMENTE DEBATÍVEL, NA MELHOR DAS HIPOTESES?

Essencialmente isso.


Porém se sua mecanica definidora é... debatível, vamos colocar assim... ao menos esse título tem algo indiscutível, sim: como ele é absurdamente ADORAVEL! Sério, é um jogo muito MUNITINHO!

Como o jogo foi lançado para uma nova geração de sistemas, a Compile teve mais liberdade com sua tecnologia, e isso mostra. Não apenas todas as falas do jogo são dublaas, mas os personagens agora aparecem na tela ao lançar um ataque com uma cadeia de três ou mais, ou quando são atingidos com pelo menos uma linha de Garbage Puyo. Eles também têm falas únicas quando uma Gargabe Puyo cai, bem como citações de vitória e derrota. Finalmente, cada personagem tem sua própria campanha para o modo single player, variando quem é desafiado de acordo com a sua história, mais ou menos ao estilo STREET FIGHTER ALPHA 2.

E, novamente, é tudo muito munitim kawaii desu demais da conta. Isso é um fator que não pode ser ignorado.

Em suma, Puyo Puyo está longe de ser um título inovador, mas também não é um jogo terrível - depende muito do quanto vc se incomoda ou não com a aleatoriedade interferindo na batalha. E especificamente no caso do Nintendo 64, dada a escassez de jogos de puzzle ... ou de jogos no geral, tá veia a coisa... não é a pior coisa que vc poderia jogar. Não é a melhor (esse seria TETRISPHERE, sem dúvidas), mas não é a pior tb.

MATÉRIA NA SUPER GAME POWER
Edição 046 (Janeiro de 1998)


MATÉRIA NA GAMERS
Edição 025 (Dezembro de 1997)