Huh, olha só quem voltou dos mortos nesse feriado de finados? Se não é um joguinho de Super Nintendo novo (bem, não novo, mas sim que eu não joguei até então) na sessão de "Flashback" da Super Game Power! Mas que grata surpresa jogar um SNESzinho querido assim, em pleno 2024!
sábado, 9 de novembro de 2024
[#1344][Mai/1993] SHADOWRUN
Huh, olha só quem voltou dos mortos nesse feriado de finados? Se não é um joguinho de Super Nintendo novo (bem, não novo, mas sim que eu não joguei até então) na sessão de "Flashback" da Super Game Power! Mas que grata surpresa jogar um SNESzinho querido assim, em pleno 2024!
sexta-feira, 8 de novembro de 2024
[#1343][Jan/94] DUNGEONS AND DRAGONS: Tower of Doom
Aí vocês tão de sacanagem comigo, a Sega faz essas coisas só pra sacanear com a minha cara, só pode!
E LÁ VAMOS NÓS EM MAIS UM CAPÍTULO DELE CONTRA A SEGA... VAI LÁ, DON QUIXOTE, O QUE O MOINHO DE VENTO TE FEZ HOJE?
Como o que, Jorge? Como "O QUE"?! Mal faz um mês que eu anunciei que MAGIC KNIGHT RAYEARTH seria o último jogo de Saturn nesse blog e o que os safados fazem? Vão e lançam uma coletanea de beat'm ups antigos de arcade só pelo prazer de me sacanear!
OH NÃO, TENHO CERTEZA QUE FOI EXATAMENTE POR ESSE MOTIVO MESMO...
Enfim, seja como for vamos então falar do último ÚLTIMO jogo de Saturn que abordaremos nesse blog, Masmorras e Dragões: Torre da Perdição que saiu originalmente para arcades em 1994 e na coletanea "Masmorras e Dragões Coleção", lançada para Saturn em 1999. Só a Sega mesmo pra me fazer isso, viu...
MAS NEM FOI A SEGA QUE LANÇOU ESSE JO... EU NÃO SEI PQ EU AINDA INSISTO...
quinta-feira, 7 de novembro de 2024
[#1342][Mai/1999] STAR WARS: Episode 1 - The Phantom Menace
Ontem quando eu escrevi sobre STAR WARS: Episode 1 - Racer, eu fiz uma review daquele filme e disse que no jogo de hoje eu ia só falar do jogo... mas me ocorreu algo diferente para fazer. Eu não vou falar sobre o filme Episódio 1 - A Ameaça Fantasma (pq eu já fiz isso, dã) que existiu, se liga na ideia...
quarta-feira, 6 de novembro de 2024
[#1341][Mai/1999] STAR WARS: Episode 1 - Racer
Normalmente eu não falo de jogos de corrida nesse blog pq escrever sobre corrida e esportes não é muito a minha coisa, e eu nem gosto tanto assim do genero - tanto que eu parei com isso em 2020, sendo NAKAJIMA SATORU SUPER F-1 HERO o último jogo genero que eu fiz como parte do metiê. Desde então, eu só escrevo sob jogos de corrida em condições especiais, tipo jogos que eu queria muito conhecer como foi o caso de MARIO KART 64 e DIDDY KONG RACING. E o jogo de hoje é um desses casos especiais.
Isso pq Star Wars Episódio 1 Racer teve uma grande matéria na última Ação Games que eu tive, a edição 141 de julho de 1999:
terça-feira, 5 de novembro de 2024
[#1340][Ago/87] STREET FIGHTER
Em meados dos anos 80, jogos do estilo Beat'm Ups (popularmente conhecidos como "briga de rua" no Brasil) eram bastante populares. Você sabe, normalmente a namorada de alguém era sequestrada e um fescenino reunia seu bando de amigos para sair espancando todos os punks da cidade porque namoradas não cresciam em arvores nos anos 80, afinal.
segunda-feira, 4 de novembro de 2024
[#1339][Dez/98] STARSHOT: Space Circus Fever
O ponto mais forte de TIROESTRELA: Febre do Circo Espacial é, de longe, a sua história e por essa razão eu gostaria de começar por ela se estiver tudo bem pra você. Se não estiver azar o seu, eu vou começar por ela do mesmo jeito.
Então, nossa história aqui é que Starshot é um soldado genérico dos que são produzidos em série para o Império Galáctico. Um dia, no entanto, ele decide que isso de ser um soldado de um império não era uma vibe muito boa e decide abandonar essa vida e se juntar ao circo.
PARECE UMA DECISÃO HÃ... PECULIAR, PORÉM OUSADA. SUPONHO QUE ISSO TRARÁ TODO TIPO DE COMPLICAÇÃO, AFINAL SE ELE FOI UM SOLDADO CRIADO PARA SERVIR AO IMPÉRIO, NÃO DEVE SER SIMPLES APENAS DIZER "TÁ, NÃO QUERO MAIS".
Bem, na verdade é exatamente simples assim. A parte dele ter sido um soldado do império galáctico jamais será mencionada novamente ou tem qualquer relevancia, e jamais saberemos pq ela está na história. Adiante. Então ele se junta ao circo espacial - como o nome do jogo pode ter dado a deixa... porém o circo espacial está com problemas financeiros, perdeu o Corsa no jogo do Tigrinho e o banco vai tomar o circo por causa das dividas em dez dias.
O que é uma situação bem ruim, mas calma que piora: ao chegar num planeta, eles descobrem que a coisa realmente quente do momento é o Virtua Circus, que oferece mostrar todas as maravilhas do universo através de realidade virtual - como o nome sugere. O que por si só não seria muito um problema... não fosse que pra garantir que todo mundo use seu circo virtual, eles estão destruindo as atrações do mundo real de modo que a unica forma de ver elas é usar o Virtua Circus!
domingo, 3 de novembro de 2024
[#1338][Mar/1999] LODE RUNNER 3-D
Lode Runner 3-D é LODE RUNNER, só que em 3D. Alias, melhor dizendo, em 3-D.
UAU, OITO ANOS DE REVIEWS TE DERAM UMA CAPACIDADE DE SINTESE ACIMA DOS MEROS MORTAIS, PELO QUE EU VEJO...
Mas o que eu vou fazer se é exatamente esse o caso? Tá, eu posso me esforçar um pouco mais, mas não espere realmente muito mais coisa do que isso realmente. Vamos lá, então...
sábado, 2 de novembro de 2024
[#1337][Mar/1999] RISING ZAN: The Samurai Gunman
1999 realmente tem se mostrado um ano pivotal para a industria dos videojogos. Não faz uma semana que eu falei aqui do jogo que foi o molde que definiu todos os jogos de furtividade que viriam a seguir, e esse seria THIEF: The Shadow Project. Tivemos não muito antes disso o jogo que se tornou o padrão ouro que todos os jogos de ritmo musical viriam a tentar emular: DANCE DANCE REVOLUTION
Pois muito que bem, hoje é dia de falar de outro desses jogos que viriam a moldar as próximas decadas de videojogos. Me diga se essa imagem não lhe é familiar: um hack'n slash em que seu personagem atira com um botão e usa espada com o outro.
Mas não apenas isso, o jogo em momento algum se leva a sério e vai over the top até a última consequencia, com o protagonista sendo desnecessariamente estiloso ao ponto do ridículo. Obviamente que você consegui pensar em um bom número de jogos que se encaixam nessa descrição: God Hand, Metal Gear Rising, Devil May Cry, Bayoneta, No More Heroes, Vanquish... você conhece o riscado.
É tão ridiculo, tão over the top que não deixa de ser cool em seu próprio jeito JoJo de ser
Porém isso remete a pergunta de qual foi, afinal, o primeiro jogo desse sub genero de "hack'n slash galhofa" e isso usualmente é atribuída a Devil May Cry, de 2001. O que eu descobri hoje, entretanto, é que essa história começa dois anos e meio com um samurai pistoleiro. E não qualquer samurai pistoleiro, mas um Super Ultra Sexy Hero.
Literalmente como ele se descreve, não são palavras minhas.
sexta-feira, 1 de novembro de 2024
[#1336][Mai/1999] ALIEN VS PREDATOR
Crossovers são uma coisa curiosa, não? Na teoria, parece algo extremamente simples de fazer: pegue duas franquias famosas que de alguma forma fazem sentido estarem no mesmo universo, largue elas pra trocar porrada e pronto, o trabalho está feito. Na prática, a teoria é outra.
Com efeito, tão poucas, mas tão poucas franquias realmente acertam isso que obviamente o desafio é maior do que parece. Vc precisa ter uma história para contar em um tom que provavelmente não vai ser confortável para algum dos participantes. Assim como o crossover entre Power Rangers e Tartarugas Ninjas, raramente passa da fase do "olha só que louco isso" e deixa de ser interessante depois de 5 minutos.
Nesse aspecto, a ideia de juntar o caçador perfeito (o Predador) com o animal perfeito (o Xenomorfo) parece muito legal no papel, mas a industria nunca realmente conseguiu fazer isso virar uma coisa mainstream. E não foi por falta de tentativa
quinta-feira, 31 de outubro de 2024
[#1335][Mar/1999] HEROES OF MIGHT AND MAGIC 3
Estando a tantos anos rodando nessa indústria vital, é inevitável que eu já tenha esbarrado com nome "Heroes of Might and Magic" algumas vezes, e como não iria? Existem oito desses jogos, mais um prometido para 2025, mais DLCs, mais três MMO, mais três linhas de spin-offs... não tem como não ouvir falar de HoMaM em algum momento da sua vida gamer. A coisa é, no entanto, que eu nunca soube sobre o que exatamente eram esses jogos. Tipo, eu nem realmente sabia que genero de jogo eles eram, o que você você efetivamente faz neles!
BEM, E AGORA QUE TU JOGOU O JOGO E SABE, O QUE ELE É? UM RTS? UM 4X DE TURNOS? UM RPG TÁTICO?
Sim.