domingo, 3 de novembro de 2024

[#1338][Mar/1999] LODE RUNNER 3-D

Lode Runner 3-D é LODE RUNNER, só que em 3D. Alias, melhor dizendo, em 3-D.

UAU, OITO ANOS DE REVIEWS TE DERAM UMA CAPACIDADE DE SINTESE ACIMA DOS MEROS MORTAIS, PELO QUE EU VEJO...

Mas o que eu vou fazer se é exatamente esse o caso? Tá, eu posso me esforçar um pouco mais, mas não espere realmente muito mais coisa do que isso realmente. Vamos lá, então...

Corredor de Veios é um jogo de Atari de 1983 que posteriormente recebeu versões para arcades, Nintendinho, os 58 tipos de PC esquisitos que só existiam no Japão, sua mãe aquela vadia e todo tipo de sistema conhecido pelo homem, e era um jogo bem simples: pegue todas moedas da tela sem deixar que os inimigos toquem em você, meio que um Pac-Man de plataforma, só que você tem a habilidade de cavar:


Eventualmente, em 1995 saiu LODE RUNNER: The Legend Returns, onde o jogo recebeu uma versão para os sistemas da quinta geração que deu um tapa nos gráficos, mas não mudou realmente como o gameplay funciona:


Quer dizer, saiu para todos os consoles da quinta geração a exceção do Nintendo 64 (que ainda não existia na época). A versão do N64 veio só quatro anos depois, em 1999, e não era apenas um port do jogo de 1995 mas sim toda uma reimaingação em 3D. Ou 3-D... pq sério, qual é a do 3-D? Mas enfim...

Nossa história aqui é que o maligno imperador do mal que odeia o bem, o imperador Macaco Louco do planeta Pandora, roubou TODO o ouro do mundo dos nossos heróis. Imperador Macaco Louco do planeta Pandora, pq vc fez isso?


Hã... seja como for, depois de ter TODO o ouro do seu mundo roubado, até o dente do seu tio-avô gumercindo... no que deve ter sido a maior operação de roubo de todos os tempos, afinal roubar TODO o ouro de um planeta inteiro... porra, certamente esse jogo teria sido mais interessante se fosse sobre isso, mas divago.

O que eu dizia é que nossos heróis então partem em busca de recuperar TODO o ouro roubado, o que felizmente é uma tarefa menos dificil do que parece já que o vilão apenas... largou ele pelos seus cinco planetas... e quero dizer, literalmente, só largou no chão, tali, é só juntar do chão mesmo... o que me faz pensar em pra que ele roubou o ouro em primeiro lugar, seria apenas para provar um ponto? Uma vingança simbólica?

OU APENAS VOCÊ ESTÁ COLOCANDO MAIS ESFORÇO NA HISTÓRIA DESSE JOGO DO QUE OS PRODUTORES O FIZERAM.


Suponho que você está certo, Jorge. Seja como for, mecanicamente Lode Runner 3-D funciona como um jogo 3D limitado: você não pode ir para onde quiser e sim apenas andar sobre trilhos pré-estabelecidos. Só que ao invés de ir só para frente e para trás, você tambem pode se aproximar ou se afastar para o findo, muito parecido com BUG! no Sega Saturn. 

Mecanicamente, vc usa uma arma laser para explodir blocos - o que serve para abrir caminho ou prender os guardas por alguns segundos - e... bem, é meio que isso a mecanica do jogo realmente. Isso é o que vc tem para resolver o puzzle das fases


Então, você percorre esse conjunto estranho de fases, explode blocos, usa plataformas de teletransporte para chegar a novas plataformas, coleta ouro, desvia dos guardas e passa para o próximo mundo. Lode Runner 3-D.

E é isso, Lode Runner 3-D é exatamente o que vc esperaria que ele fosse, com o adicional de que cada nível contém um gimmick para aquele cenário. O planeta do fogo tem lança-chamas que vc tem que ativar e desativar que esquentam (e tornam mortais) as plataformas, planeta do gelo tem uma broca que vc ativa e sai quebrando os blocos na trilha até bater numa parede e por aí vai. Não é algo que se diga "minha noooossa que reviravolta", mas ao menos mantem as coisas interessantes o suficiente


A música é um tipo de música trance futurista lenta (na verdade, é bastante apropriada para o cenário), o que é meio deprimente e não adiciona nenhuma urgência ou emoção ao jogo. .. mas suponho que funciona para um puzzle. Graficamente o jogo se enquadra na categoria “ligeiramente acima da média”, o modelo do boneco é okay, mas ele sofre do mesmo problema de KULA WORLD que o jogo sequer tenta alguma coisa realmente, o design de tudo é sem nenhum tipo de ambição.  Tudo é em blocos, sem graça e chato.

E chato é meio que a palavra aqui. Não tem nada particularmente ruim com esse jogo, apenas que sua premissa original de 1983 não o tornou o arcade mais querido de todos os tempos e não é passar para o 3-D que vai mudar isso. Verdade que a equipe do jogo se esforço para manter as coisas diferentes e interessantes tanto quanto era humanamente possível... mas o que é humanamente possível fazer com essa franquia não é lá grandes coisas

MATÉRIA NA AÇÃO GAMES
EDIÇÃO 140 (Junho de 1999)


MATÉRIA NA SUPER GAME POWER
Edição 058 (Janeiro de 1999)