domingo, 31 de janeiro de 2021

[PC] METAL & LACE: The Battle of Robo Babes (Agosto de 1992)[#625]


Um fato pouco conhecido é que antes de estrelar Frozen, Anna ganhava a vida sendo uma robo babe

Em um mundo ideal, os jogos seriam feitos de uma forma realmente simples: alguém tem uma ideia, tem a equipe pra realizar essa ideia e faz. Como você pode imaginar, a realidade frequentemente não é ... ideal. A realidade mais comum é que os estúdios pequenos não tem o dinheiro para bancar a produção de um jogo (especialmente uma que dura meses ou até anos), não tem a equipe jurídica, os contatos de logística e enfim o know-how todo de como fazer um lançamento em escala nacional do produto (o que não é nada simples), muito menos então em escala mundial simultanea.

Capa do original japonês

Por isso o mais comum é acontecer dos pequenos estúdios venderem um pitch da sua ideia para uma publisher que vai bancar a coisa toda e cuidar dos aspectos técnicos práticos que nenhum bando de caras numa garagem possivelmente poderia fazer. Como quem paga a banda escolhe a música, normalmente a publisher tem poder para interferir na produção do jogo e talhar aos gostos do seu entendimento - sendo o caso mais iconico sobre como a Atlus não vai a certos lugares com Persona que o roteiro claramente queria ir porque é a Sega que está pagando a coisa toda. Não é o ideal, mas esse é o mundo que temos e as coisas são assim hoje, e já eram assim em 1994.

Normalmente é assim que os jogos são feitos. Porém o jogo de hoje não é um jogo “normal”, como exatamente ele foi parar nas páginas da Ação Games é nada senão uma das histórias de desenvolvimento mais bizarras que eu já vi para um jogo. Não, corrijo, essa É a história mais bizarra de um videojogo em todos os tempos até onde me consta.

Porque é assim que as Robo Babes rolam, baby!

sábado, 30 de janeiro de 2021

[MD/SNES] THE GREAT CIRCUS MYSTERY STARRING MICKEY & MINNIE (ou Mickey to Minnie: Magical Adventure 2, no Japão) [Junho de 1994][#624]


Uma coisa que eu digo aqui frequentemente é, além de "uma coisa que eu digo aqui frequentemente", é que muitas reviews já estão escritas apenas de mencionar o conceito delas. "Jogo de plataforma no Amiga", bam, você já sabe o que esperar. Adaptação de alguma coisa feita pela Ocean, tá explicado todo o jogo. ECCO THE DOLPHIN, cataplau, direitos humanos básicos foram violados.

Agora, o interessante a respeito disso é que essa regra também funciona para o outro lado, se aplica para as coisas boas também. Jogo first party da Nintendo e RPG da Squaresoft, por exemplo, são definições que nos anos 90 você podia parar sua analise aí. Pronto, o jogo é awesome, obrigado de nada. O que é meio que verdade até hoje, alias, com certeza para a Big N e embora a Square dê uns tropicões feios de vez em quando, quando menos você espera eles tiram um Final Fantasy XIV - A Realm Reborn da bunda.

quarta-feira, 27 de janeiro de 2021

[MEGA DRIVE] JURASSIC PARK: Rampage Edition (Setembro de 1994)[#622]



 Tem alguns jogos, alguns jogos muito especiais que você joga, então olha, então joga mais um pouco, e aí olha de novo e não pode evitar de lembrar das sábias palavras do celebre pensador contemporaneo Steve Rogers:

terça-feira, 26 de janeiro de 2021

[MEGA DRIVE] SONIC & KNUCKLES (Outubro de 1994)[#630]


Então, meninos e meninas do meu Brasil baronil, hoje é um dia muito especial para mim. Pq? Porque hoje é um dia de beleza e amor, pois hoje eu sou um homem livre! LIVRE, EU TE DIGO! Já que com o advento de Sonic & Knuckles está decretada a fim da era de Sonic! Sim, exatamente isso, esse é o último jogo do ouriço azul que vai de norte a sul não apenas para Mega Drive, mas por um longo, loooongo tempo. Com efeito, até onde eu sei não existe um jogo do Sonic para o Sega Saturn (apenas spin-offs, como um jogo de corrida) e quando Sonic voltar para o Dreamcast – daqui a muitos anos da onde eu estou agora, será um jogo 3D inteiramente diferente do que é hoje.

E isso é uma coisa realmente boa, porque eu sou uma das raras pessoas honestas na internet que te direi aquilo que todo mundo sabe mas pouca gente tem coragem de dizer – alias em portugues acho que eu sou o único que tem coragem de dizer isso: Sonic nunca fui bom.


Alias, esqueça ser bom, na maior parte do tempo Sonic é horrível mesmo. E eu sei que tirando a nostalgia, tirando o marketing agressivo da Sega, tirando tudo que não é o jogo em si, no seu coração dos corações você sabe isso. E é por isso que eu quero dar uma despedida a altura da peça de marketing que conseguiu a façanha ser PIOR QUE BUBSY! Sim, isso é real: ao menos Bubsy 2 é um jogo okayish, o mesmo não pode ser dito dos jogos do Sonic.

domingo, 24 de janeiro de 2021

[NES] METROID (Agosto de1986)[#621]



O texto de hoje é uma singela homenagem a este herói não cantado da literatura comercial brasileira. Marcos K. Shibuwa. Embora o nome possa não ser familiar a você, Marcos é mais conhecido por ser o autor dessa carta para Ação Games na edição 068 (setembro de 1994):


Ok, mas o que a carta do Marcos tem de especial? Ora, acontece que nessa época (na reta final de 1994) era constante que uma edição sim, uma edição não tinha alguém escrevendo para a Ação Games pedindo para falar de jogos de Nintendinho

sábado, 23 de janeiro de 2021

[3DO] ADVANCED DUNGEONS & DRAGONS: Slayer (Outubro de 1994)[#620]

 

Sabe, as vezes é dificil. Muitos desses jogos que eu tenho jogado eu sinto como se a review já estivesse escrita sozinha. Quer dizer, eu pego um jogo da Ocean e tudo que me ocorre a dizer é "jogo da Ocean, amirite?" porque sério, o que mais eu preciso dizer que a expressao "jogo da Ocean" já nao diga? Voce já sabe tudo que tem para saber a mera mençao dessas palavras.

"Jogo de Amiga" entao, meu deus, pior ainda. Nao, sério, me diz, o que eu possivelmente, humanamente posso dizer que a expressao "jogo de Amiga" já nao explique completamente por si própria? Okay, suponho que possa ser explicado porque esse jogo em particular é um ofensa a trama do espaço-tempo de uma forma única jamais tentada, mas... é isso realmente o que eu quero para a minha vida? É isso o que o meu pequeno eu de 10 anos de idade sonhava quando via todos aqueles joguinhos nas revistas que ele jamais poderia jogar?

Essa é a minha vida? Toda ela?


E entao, ainda nessa categoria, temos... jogos de 3DO. Deus, quantas vezes eu vou precisar contar a história de que o 3DO foi lançado em um "dono" de verdade e isso resultou em um samba do mameluco doido em que nada é de ninguém e essa porra é cara demais e tem jogos de menos, como consequencia levou a um sem fim de minigames porcos feitos de qualquer maneira apenas para fazer volume.

Eu nao sei cara, temo que o 3DO tenha levado realmente a esperança do melhor de mim na humanidade, talvez eu devesse apenas parar com isso porque eu to ficando realmente cansado disso e... e... ha, que vento é esse? Eu nao lembro de ter deixado a porta aberta... quem é voce... ? 

sexta-feira, 22 de janeiro de 2021

[SNES/3DO] SOCCER KID (Europa) ou THE ADVENTURES OF KID KLEETS (Japao/USA) (Dezembro de 1993)[#619]



Durante a segunda guerra mundial alguns soldados sofriam condiçoes tao desumanas, eles viam coisas tao terriveis que nao era tao comum assim encontrar nos postos militares soldados com olhares catatonicos de quem realmente viu coisas que jamais deveriam ser vistas. Posteriormente a revista TIME fez uma matéria sobre isso e chamou de “Thousand yard stare”, como se aqueles homens vazios por dentro estivessem olhando a mais de mil jardas de distancia.


E por que eu estou falando disso hoje? Ora pq! Pq EU vi coisas! Coisas que nenhum ser humano deveria ver, coisas que sequer deveriam existir! Como por exemplo um jogo de escolta produzido pela Ocean para Amiga, ninguém independente do crime que cometeu nesta ou em qualquer outra vida jamais deveria experimentar tamanho horror absoluto. E ainda sim eu o fiz, eu joguei EEK! THE CAT como último jogo do vil e malfadado ano de 2020.

quarta-feira, 20 de janeiro de 2021

[SNES/MD] MIGHTY MORPHIN POWER RANGERS (Setembro de 1994)[#618]



Eu vou ser bem sincero com voces: essa última sequencia de jogos nao tem sido exatamente... impressionante. Quer dizer, acho que todos podemos concordar que SPIDER-MAN and VENOM: Maximum Carnage e WAY OF THE WARRIOR nao sao exatamente o ponto alto dos videogames na história da humanidade. Porém sao jogos com um contexto interessante dos quais eu gostei de falar a respeito.

E o jogo de hoje... é exatamente assim também. Entao pegue seu dinozord e venha comigo conhecer a história dos Poderosos Transformadores Guardioes do Poder!

Junto com anime, o Tokusatsu é o pilar da cultura pop infantil no Japao e uma das coisas pelas quais o Japao é mais lembrado (ao lado apenas talvez de videogames e a vontade de obliterar a raça humana atpe o último atomo ao lembrar que Eromanga Sensei existe). E dentre o Tokusatsu, nada é mais iconico do que o bom e velho grupo de 5 jovens (as vezes 6 e em algumas poucas ocasioes 3) ultradinamicos e repletos de energia que combatem o mal com robos gigantes e muitas faíscas.

segunda-feira, 18 de janeiro de 2021

[SNES/MD] SPIDER-MAN AND VENOM: Maximum Carnage (Setembro de 1994)[#617]


Parece que estamos em um frenesi de jogos históricos aqui, nao? Logo depois do fundamental WAY OF THE WARRIOR que moldou a história dos videogames, eis que o jogo seguinte é igualmente famoso porém por motivos bastantes diferentes já que esse jogo nao é outro senao o mitico, lendário, único... JOGO BOM DA LJN!


A cena relevante a esse texto começa aos 12:33

Tenho certeza que eu me sentiria assim se eu encontrasse um jogo bom da Ocean, mas vamos ser honestos: isso nunca vai acontecer. Mas seja como for, será que o jogo not-shit da LJN é realmente not-shit? Isso é o que descobriremos hoje.