quarta-feira, 27 de janeiro de 2021

[MEGA DRIVE] JURASSIC PARK: Rampage Edition (Setembro de 1994)[#622]



 Tem alguns jogos, alguns jogos muito especiais que você joga, então olha, então joga mais um pouco, e aí olha de novo e não pode evitar de lembrar das sábias palavras do celebre pensador contemporaneo Steve Rogers:


Esse Jurassic Park: Rampage Edition é um daqueles clusterfucks de que tem tanta merda acontecendo que você fica se perguntando como caralhas uma distribuidora pegou e disse "não, vamo lançar assim, manda o jogo do jeito que tá que eu banco a coisa toda!". Até você ver que o jogo é distribuido pela Sega, o que explica muita coisa realmente.

MAS ESPERA, VOCÊ JÁ FALOU DE JURASSIC PARK DO MEGA DRIVE. PRA QUE FALAR DESSE "RAMPAGE EDITION", NORMALMENTE TU NÃO FALA DOS JOGOS QUANDO É SÓ UMA VERSÃO ATUALIZADA OU ALGO ASSIM

Então, NeoJorge... já começa aí. Esse possivelmente é um dos piores nomes de jogo de todos os anos 90... bom, não pior que HEY PUNK! ARE YOU TUFF E NUFF? MASTER THE MOVES TO MASTER ME! ou NORMY'S BEACH BABE-O-RAMA ... ou ZOOL:Ninja of the Nth Dimension... puta merda cês são foda com esses nomes heim... mas ainda sim, é um nome muito, muito ruim.

Okay, a tela de Press Start é bonita, tenho que dar isso a eles

Isso porque ao contrário do qualquer um pensaria vendo esse jogo numa prateleira, ele não é uma "edição" do jogo anterior, ele é uma continuação inteiramente nova. Então parabéns a todos os envolvidos, apenas no nome vocês já conseguiram afastar todo mundo que já jogou o anterior porque as pessoas vão apenas pensar "não vou comprar isso, já tenho esse jogo". Puta merda, quantos semestres no MIT será que precisa pra chegar a esse nível de intelligenstia?

Mas enfim, o JP de Mega Drive é o jogo mais famoso por ser aquele que você pode jogar com o DINÓCERO... até efetivamente jogar ele e descobrir que a parte de jogar com o DINÓCERO na verdade foi uma ideia de ultima hora implementada de qualquer jeito e que o DINÓCERO é só um NPC controlavel - o que não é a mesma coisa que ser um personagem feito para jogar, naquele texto eu explico mais sobre isso.

Acho que tamo sendo seguido, não olha pra trás Jorge!

Bem, a boa noticia é que nessa continuação... ou devo dizer "edição"... isso foi resolvido e agora sim o DINÓCERO é efetivamente um personagem jogavel, yay! Exceto que toda a porra do resto do jogo está cagada, então menos yay mas ainda mais yay do que eu tinha no começo... eu acho.

Vamos lá: no jogo anterior você pode jogar com o DINÓCERO ou com o Dr Grant, só que diferente do jogo anterior eles jogam as MESMAS fases. Sim, nada de fases diferentes para cada um, porque é claro que a BlueSky pensou "olha, e se ao invés de fazer um jogo de 7 fases - 4 com o humano e 3 com o DINÓCERO - a gente só fizesse um jogo de 5 fases e foda-se?". Não tem como você trabalhar tanto tempo com a Sega e pegar o ethos, afinal.

Então, sim, esse é um jogo de 5 fases que é terminado em menos de 20 minutos. Um daqueles jogos, porque foda-se você e os 60 dolares de 1994 que você pagou nessa birosca. Bem, que seja, vamos ver que fases são essas, ao menos esse é um daqueles jogos que você pode escolher a ordem das fases então vamos ver a tela de seleção de fases e...


... espera, que? Apenas... que? Sem mentira, ESSA é a tela de seleção de fases. Eu não estou zoando com vocês, eles conseguiram a façanha de não enquadrar as duas fases de cima na tela! PUTA MERDA, ELES DEIXARAM AS FASES QUASE SAINDO DA TELA!

Caralho, isso é um nível de amadorismo que nem mesmo a Sega em seus melhores dias conseguiu atingir ainda! A Ocean não faz isso! Não tem jogo de Amiga assim! E eu não to zoando, olha só como é pra você escolher quando só resta uma fase do jogo (nesse caso, a cargo ship):


Sério Blue Sky, eu devia parar esse texto e ir aí te dar um tapa na cara por uma coisa dessas. Só não faço isso porque você não é uma pessoa fisica, daria um trabalho e teriam custos inenarraveis mesmo que fosse, essa empresa não existe mais de qualquer maneira e eu não pratico nenhum tipo de agressão fisica (exceto contra mim mesmo ao jogar esses jogos). Mas se não fosse por isso, eu devia.

Apenas imagine como seria se outras empresas decidissem adotar essa brilhante tela de seleção de fases:


... mas é cada uma que me aparece mesmo... 

Enfim, vamos falar rapidamente do jogo, sim?

A primeira fase que eu joguei foi o terrário dos pterodactilos (uma passagem do livro que não foi colocada no filme, então ao menos eles leram o livro, pelo menos isso). Jogando com o DINÓCERO sua missão é subir até o topo da coisa, chegar no ninho dos pterobichos, pegar um ovo e então descer tudo de volta. Uau, esse é o café da manhã mais trabalhoso de todos os tempos, se os DINÓCEROS tem que fazer isso apenas pra tomar café não é de se admirar que eles estejam extintos.



Jogar essa fase com o DINÓCERO... é quase bom, e definitivamente é a melhor parte do jogo. Em primeiro lugar os controles do DINÓCERO foram arrumados, então dá pra jogar com ele. Ele ainda é meio lento e pesado, leva dois dias pra virar de um lado pro outro, mas pelo menos dá pra jogar.

E aparentemente  ele andou treinando ginástica artistitica pra enfrentar a guria do segundo filme porque ele tem um pulo duplo com cambalhota, o que sempre é útil. A detecção de hit é meio troncha e não tenho inteiramente certeza se eu acertei os inimigos ou não, mas pelo menos tudo morre com um hit então tá.

Já jogar com o Dr. Grant... oh boy... pra começar, aqui você começa no alto da fase, já no ninho, e seu objetivo é só descer até o chão.

UÉ, MAS ENTÃO ESSA FASE TEM SÓ METADE DA DURAÇÃO QUE A OUTRA VERSÃO?

Então... não. Para alongar a fase e ela ter uma duração similar a do DINÓCERO que você tem que subir e depois descer, aleatoriamente um pterobicho fica aparecendo e levando o Dr. Grant pro começo da fase. 



Eu não sei se existe um critério pra ele aparecer, mas sei que se você bobear e não matar ele antes que ele te pegue ... o que não é fácil porque ele é rápido e o seu personagem não causa dano ... você volta pro começo da fase. Enxague e repita isso tantas vezes quanto sua sanidade permitir.

E esse problema do seu personagem precisar de um bazilhão de tiros pra matar qualquer coisa não é apenas um problema pra não ser raptado pelo DINÓCERO - ao contrário do DINÓCERO que mata as coisas com um hit - ele é um problema pro jogo inteiro


Puta merda, tudo demora, como esse jogo se arrasta e arrasta e arrasta... verdade que eventualmente você acha armas de fogo e o Dr. Grant passa a passar a metralhadora nos dinossauros e nos humanos do parque... porque esse é o defining trait do Dr. Grant, matar humanos sem remorço e trazer os DINÓCEROS de volta a extinção... a munição acaba logo (dá pra matar dois, no máximo três inimigos) então você volta a abrir seu caminho lentamento através da fase. Oh saco...

Mas bem, essa é só uma fase. E as outras? Então, as outras... são basicamente ir pra direita.

UÉ, MAS ISSO NÃO PODE SER DITO DE TODOS OS JOGOS DE PLATAFORMA?

Não, você não entendeu, eu quero dizer que é literalmente só ir pra direita mesmo. Com o DINÓCERO você ataca enquanto dá cambalhota, então é só ir flipeando seu caminho aloucadamente como se não houvesse amanhã...


Em algumas você tem que subir um pouco para continuar avançando, em outras o negócio é descer, mas a ideia geral é basicamente essa. Só isso.

Com o Dr. Grant então... deus... vc tem que fazer a mesma coisa, só que com a sua habilidade inenarravel de levar duas eras glaciais para matar cada inimigo... sofrimento... e dor...



E é isso o jogo, todo ele. Tirando aquela primeira fase que eu falei, o resto é andar em linha reta (ou algo bem perto disso), pulando como um ginasta com sapatos-mola se você for o DINÓCERO ou abrindo seu caminho a tiro com o Dr. Grant tão lentamente como se você estivesse atravessando um pântano com câimbra.

Pensando bem, eles chamarem esse jogo de "Edition" e fazendo muita gente passar batido por ele acabou sendo um ato de decência humana. Mais um dia, mais um jogo merda de Jurassic Park.

E o que é um jogo bosta sem um final bosta, né? "Parabéns você venceu", só isso e fim.


MATÉRIA NA AÇÃO GAMES
Edição 070