sexta-feira, 31 de dezembro de 2021

[#802][NEO] GALAXY FIGHT: Universal Warriors [Janeiro de 1995]


"Já chegou ano novo
Natal ficou pra trás
E esta noite começa
Um ano mais"

2020 foi, creio que todos podem concordar comigo nisso, o pior ano da história da humanidade nos últimos 80 anos. Isso sendo dito, 2021 tem o grande mérito... de não ser 2020. Não tá tudo 100% ainda, mas as coisas estão se ajeitando para voltar ao normal.

Isso sendo dito, suponho que tenha sido tematicamente apropriado encerrar 2020 nesse blog com uma atrocidade, uma abominação, um crime contra os videogames: um jogo feito pela Ocean que é nada senão escort mission. Oh, eu ainda sinto a imundice de EEK THE CAT em minhas entranhas, não acho que um dia realmente me sentirei limpo novamente.

quinta-feira, 30 de dezembro de 2021

[#801][ARC] SAVAGE REIGN [Junho de 1995]

Reign, rain, pour... sacaram, hã? Hã? Hã? ... sério SNK, não tente ser engraçada, não é o seu forté

Okay, isso é estranho. Não bastasse recentemente eu descobrir um jogo de luta da Capcom que eu nunca tinha ouvido falar (CYBERBOTS FULLMETAL MADNESS), agora um da SNK? Tá, tudo bem que eu não sou o maior expert em jogos da SNK ever, mas ao menos eu tenho uma noção das peças que compõe o seu império de jogos de luta. Além disso, na metade de 95 eles já estavam com o prato cheio com jogos de luta no arcade com THE KING OF FIGHTERS 95 e FATAL FURY 3: Road to the Final Victory.

Então qual o ponto de tentar emplacar uma franquia nova? Bem, isso eu sei responder: veja, a SNK já tem uma série que se passa no século 18 (SAMURAI SHODOWN), tem uma série que se passa nos anos 80 (ART OF FIGHTING), uma série que se passa nos 90 (FATAL FURY)... faltava então uma série que se passa no século 21! Obvio! É um motivo totalmente válido para fazer um jogo, preencher o slot de jogo de luta da década... né?

quarta-feira, 29 de dezembro de 2021

[#800][NEO] CROSSED SWORDS 2 [Maio de 1995]


Como diria o grande filosofo dos nossos dias, Joseph Climbert, "a vida é uma caixinha de surpresas". Isso porque estamos na review numero OITOCENTOS, rumo aos 5 anos de blog e veja só você, eis que me deparo com um jogo que eu absolutamente não sei como classificar ele.

Com efeito, eu nunca vi um jogo como Crossed Swords 2 e até onde me consta, jamais verei novamente. A vida é, de fato, uma caixinha de surpresas.

terça-feira, 28 de dezembro de 2021

[#799][SCD] MIGHTY MORPHIN POWER RANGERS [Fevereiro de 1995]

E para nossa review número 799 temos aqui... Power Rangers de novo, huh? Bem, isso é meio que um problema pq eu já falei tudo que eu queria dizer sobre Power Rangers no texto sobre MIGHTY MORPHIN POWER RANGERS e eu já falei até sobre o filme em MIGHTY MORPHIN POWER RANGERS THE MOVIE. E honestamente, eu acho que falei até que o suficiente de Power Rangers pra uma vida toda pq é algo que nunca me chamou muita atenção realmente - nem na época, nem agora.

SIM, PQ TU É DESSES HIPSTERS CHATOS QUE DIZ QUE O ORIGINAL É MELHOR.

Bem, o que eu posso fazer se o original japonês É de fato melhor em todos os aspectos? Pra que assistir a versão asséptica quando existe o original Super Sentai repleto de personalidade e tosqueiras japonesas que todos conhecemos e amamos? Eu entendo que nos anos 90 era o que dava pra fazer, mas hoje na internet só não vê o original quem não quer. Bem, seja como for, pra mim tá bom de falar de Power Rangers já.

Ah Japão, não mude nunca

segunda-feira, 27 de dezembro de 2021

[#798][SAT] ROBOTICA [ou "DEADALUS" no Japão][Março de 1995]

"Mudaram as estações, nada mudou. Mas eu sei que alguma coisa aconteceu" já cantava a saudosa Cassia Eller. Estamos agora em 1995 e o pequeno C estava enamorado por animes, no mundo dos videogames agora a 5a geração de consoles começa a dar seus primeiros passos... mas nada mudou realmente.

Isso porque enquanto esse Robotica não foi feito diretamente pela Sega, de alguma forma ele evidencia no Saturn todos os defeitos de design da Sega: achar que ação de arcades (que são máquinas feitas para cada partida durar 15 segundos antes de comer sua ficha) são suficiente para um console doméstico. Isso foi algo que a Sega sempre apostou, que jogar 15 segundos em um fliperama e sentar para jogar na sua sala com todo tempo do mundo são EXATAMENTE a mesma coisa e que se uma coisa deu certo no arcade, era só transportar literalmente para o videogame.

Como eu disse, esse jogo não foi feito pela Sega mas ainda sim reflete com uma liquidez cristalina o ethos da empresa. Como Cassia Eller disse, mudaram as estações mas nada mudou. Hmm, com efeito esse jogo entende tão bem o modus operandi da Sega que eu me pergunto quem diabos fez esse jogo afinal... 

domingo, 26 de dezembro de 2021

[#797][PS1] SPACE GRIFFON VF-9 [Janeiro de 1995]


Okay, vou ser direto e reto com vocês aqui porque aqui o negócio é fogo no polenguinho: Space Griffon VF-9 não é um bom jogo. Simplesmente não é. O sistema de mira é todo duro e troncho, os dialogos são ridiculamente toscos e eu vou ter muita dificuldade para acreditar que a equipe de dublagem desse jogo não trabalhou com uma arma apontada para suas famílias. Não tem como dizer que isso é bom, desculpe mas não é.

Mas agora, prestem atenção que essa é a parte importante, esse é o tipo BOM de jogo de ruim.

UAU, PASSAR O NATAL SOZINHO BEBENDO NO ESCURO REALMENTE NÃO ESTÁ FAZENDO BEM PARA SUA CAPACIDADE DE ANALISE.

Eu contemplo essa possibilidade por mais tempo do que você pode imaginar, Jorge, mas isso realmente faz sentido na minha cabeça. E para explicar o meu ponto eu preciso começar do começo, como de costume.

terça-feira, 21 de dezembro de 2021

[#796][PC] LOST EDEN [Março de 1995]

A capa americana do jogo tem uma vibe de capa de CD new age para um jogo que é sobre DINOCEROS, não tenho certeza de qual publico eles estão tentando atingir aqui

O cerebro humano funciona de formas misteriosas, isso precisa ser dito. Veja por exemplo esse jogo da Cryo, que até então era um jogo que chamou atenção por ser o próximo lançamento deles após o sucesso de DUNE (não o RTS, a visual novel/point'n click). 

O meu ponto aqui é que não há dúvida de que os gráficos da aventura dos dinossauros de Cryo foi de tirar o fôlego na época. Incrivelmente primitivo hoje, mas na época era como se o monitor do seu computador estivesse fazendo mágica de verdade. Como quando você encontrou o CD de 250 horas de internet do UOL e tinha um clipe da Legião Urbana e quando você via, de alguma forma, seu PC estava mostrando um videoclipe como se fosse uma televisão. Da mesma forma, os gráficos de Lost Eden na época era como se você estivesse jogando o filme de Jurassic Park! Aqui, compartilhe o momento comigo:

segunda-feira, 20 de dezembro de 2021

[#795][ARCADE] CYBERBOTS: Fullmetal Madness [Abril de 1995]


Okay, isso é estranho. A esse ponto eu, o mestre supremo dos games, deveria ter ao menos uma boa noção de todos os jogos de luta lançados pela Capcom. Quer dizer, como não saber a respeito do genero mais popular de uma das empresas mais populares da época, quem é que não sabe disso?

Mas então, estamos indo para cinco anos desse projeto e eis um jogo de luta da Capcom que eu nunca na minha vida tinha ouvido sequer falar a respeito. O que eu sei a respeito das coisas, huh?

Porém, verdade seja dita, esse jogo não é tãaaaaaaao desconhecido quanto eu poderia esperar porque foi só iniciar o jogo e em alguns segundos caiu a ficha:

domingo, 19 de dezembro de 2021

[#794][ARCADE/NEO GEO] FAR EAST OF EDEN: Kabuki Klash [Junho de 1995]


Quando você pensa em jRPG da era 8 bits, é inevitável pensar no Nintendinho e em Final Fantasy (se você for ocidental) ou Dragon Quest (se você for japonês). Não tem como não associar. Se você quiser ser mais alternativo e pensar no Master System, o nome então é PHANTASY STAR. Só que ocorre que a Sega foi apenas a terceira colocada na disputa doméstica japonesa nos anos 80/90 - perdendo e de feio para o PC Engine.

Então seria apenas razoavel assumir que o PC Engine teria sua própria franquia de jRPGs para fincar seus dois pés no mercado japonês, certo? É óbvio que sim, e essa seria Tengai Makyou (que seria algo como "Far East of Eden" numa tradução). Como qualquer coisa que era exclusiva desse sistema, essa série nunca foi realmente muito falada no ocidente porque o próprio PC Engine nunca foi nada senão uma nota de rodapé nesse lado, porém existe outro motivo: essa série de RPGs é absurdamente japonesa, o tipo de japonesice que não tem como adaptar genericamente para o publico ocidental sem refazer o jogo do zero.

sexta-feira, 17 de dezembro de 2021

[#793][ARCADE] THE KING OF FIGHTERS '95 [Julho de 1995]

Hoje, dia 17 de dezembro, estão fazendo exatamente 29 graus na minha cidade. Ou seja, não está frio, mas também já vi calores piores. Está mais ou menos... uma tarde modorrenta. Então vamos com uma história de uma terça-feira modorrenta, faz tempo que não temos uma dessas, hã?