domingo, 12 de março de 2023

[#1067][Abr/94] BUICHI TERESAWA TAKERU: The Letter of Law

A distribuidora brasileira Brasoft (caso o nome não tenha dado a deixa) pode não ter sido perfeita, mas uma coisa tinha que ser dita a respeito deles: eles não tinham medo de colocar a mão na massa e trabalhar. 

E quando eu digo isso, eu quero dizer que eles podiam muito bem só se escorar em relançar no Brasil nos titulos consagrados e dar o serviço por encerrado (tipo MAGIC THE GATHERING ou os jogos consagrados da Lucas Arts), mas eles iam além: eles caçavam títulos bem mais alternativos e metiam dinheiro nele não apenas traduzindo e legendando, mas até mesmo dublando o jogo.


O quão alternativo, vc pergunta? Bem, que tal a adaptação em jogo da obra de Buichi Terasawa?

O FAMOSO ... QUEM?

sábado, 11 de março de 2023

[#1066][Jul/97] DARK RIFT

Eu vou te dizer o seguinte: no dia que eu assumir o controle do destino do mundo e iniciar uma ditadura democracia direcionada, eu vou chamar os caras da Vic Tokay para ser o meu departamento de relações interiores afim de garantir que todas as provincias do meu império tenham boas relações diplomáticas umas com as outras.

Porque sério, se os caras conseguiram convencer alguém a pagar por uma continuação de CRITICOM, não existe NADA que eles não consigam resolver na conversa. Todas questões etnicas, comerciais e religiosas que levam a conflitos? Larga na mão desses caras.

Quem consegue fazer um CRITICOM 2, consegue fazer qualquer coisa. Mas vamos começar do começo...

sexta-feira, 10 de março de 2023

[#1065][Set/96] REVELATIONS SERIES: Persona

O mundo hoje é muito diferente do que era nos anos 90. Se, naquela época, me perguntassem qual é a melhor e mais influente franquia de RPG japonês, nunca que em mil sóis amarelos-lancinantes eu diria que é Megami Tensei, da Atlus. Com efeito, eu sequer ia saber que porra é essa.

terça-feira, 7 de março de 2023

[#1064][Mai/97] D-XHIRD


Em 1997, as coisas não estavam faceis para o Sega Saturn. Tirando os jogos de luta 2D onde o hardware do Saturn era perfeito pra isso (e com efeito tinha versões muito melhores do que para o Playstation), em todos os outros ramos de jogos o pau tava cantando bonito na Casa de Noca.

segunda-feira, 6 de março de 2023

[#1063][Mar/97] THE CITY OF LOST CHILDREN


Ao longo de todos estes anos nessa industria vital, eu meio que já vi todo tipo de jogo licenciado que vc possa imaginar. Jogos baseados em filmes que eram o grande lançamento do verão como CUTTHROAT ISLAND, em RPGs como ADVANCED DUNGEONS & DRAGONS: Iron & Blood: Warriors of Ravenloft, em desenhos animados de 70 anos atrás (como PINOCCHIO), em mascotes corporativas como COOL SPOT, em desenhos animados da época como WIDGET e até mesmo baseados em desenhos nunca lançados como X-MEN para arcade. Eu joguei até mesmo um jogo de uma linha de brinquedos baseada em manequins de teste de colisão. Sério, THE INCREDIBLE CRASH DUMMIES existe, o que vocês querem que eu faça?

Enfim, o que vc imaginar eu já joguei. E até pior que isso. Porém, o que eu nunca vi em todos esses anos nessa indústria vital foi... um jogo como esse. Quer dizer, sério, de todas as coisas do mundo que poderiam virar um videogame, uma das últimas que eu apostaria seria A Cidade das Crianças perdidas!

domingo, 5 de março de 2023

[#1062][Dez/96] WILD ARMS


Agora, esse é um jogo muito importante para mim. Sabe, em 1997 o Super Nintendo estava praticamente acabado e era hora de querer o videogame da próxima geração. Enfase no "querer", porque independente do que eu quisesse ou não, minha família não tinha a minima condição financeira - mas hey, uma criança tem que sonhar, não?

Tendo crescido com um famiclone e posteriormente um Super Nintendo, era dado que o Nintendo 64 seria a continuação óbvia. Porém não tinha como não notar que a cada mês o Playstation ganhava mais e mais páginas na Ação Games enquanto o videogame da Nintendo não apresentava muita coisa realmente (salvo BLAST CORPS, que como eu citei naquele texto foi o único jogo que REALMENTE me impressionou), gerando uma dúvida legitima se esse tal de Playstation não seria uma melhor opção.

E essa dúvida se transformou em certeza quando eu vi na locadora do bairro ESSA abertura:


A partir daquele momento, eu tive certeza absoluta que o Playstation era o futuro. E de todas as decisões estúpidas que eu tomei enquanto era criança... essa definitivamente não foi uma delas. Quer dizer, em primeiro lugar essa abertura é realmente incrível ainda hoje!

A animação do estúdio Madhouse é absurdamente bonita (você sabe, os caras que depois viriam a receber um pouco de atenção com coisinhas discretas como Death Note ou One Punch Man) e foi justamente no pico máximo da minha descoberta da otakuzisse. Line, sinker and hook, como os gringos falam.

Adicione a isso essa música realmente incrível que dá um feeling de faroeste e temos algo realmente único e interessante aqui... ou será que temos?

sábado, 4 de março de 2023

[#1061][Mar/97] OUTLAWS


Quando eu estava pesquisando para escrever sobre BLOOD (não me olha assim, Jorge, eu pesquiso sim sobre as coisas e não apenas tiro tudo da bunda... majoritariamente), uma coisa que eu vi repetida algumas vezes é que BLOOD tinha um "irmão" family friendly.

E por isso eu quero dizer que é outro jogo lançado na mesma época (com efeito, no mesmo mês até) e que supostamente também leva a Build Engine (a engine que roda os DOOM-like) a sua ultima capacidade antes dela ser abandonada completamente em favor dos FPS verdadeiramente 3D.

Mas... será mesmo?

sexta-feira, 3 de março de 2023

[#1060][Jan/97] MAGIC THE GATHERING: Battlemage

Eu gostaria que você visualizasse a seguinte cena: o ano é 1997 e você está andando pela locadora, pela banca de camelô, pelo shopping ou a maloca onde vc compra CDsde jogo  a 3 por dez reais. Aí, de repente, não mais que de repente, vc vê a seguinte capa:


Imediatamente vc pensa que é um joguim de Magic The Gathering para você jogarzis e fica todo "boy oh boy, eu finalmente poderei jogar A Magia do Arrecadamento sem comprar decks de cartas e eu gosto de não gastar dinheiros que eu não tenhos!". Se esse foi o seu caso, e certamente o grande ponto de venda desse jogo era que fosse de milhares de jovens ultradinamicos, a resposta da Acclaim a isso seria simplesmente:


Então, esse jogo não é exatamente MtG na forma de videojogo, ao contrário de MAGIC THE GATHERING esse aqui não é um card game. O que ele é, é um RTS vagamente baseado no card game, porque foda-se você. E isso forçando bastante a barra na definição da palavra "baseado"

Bem, ao menos a versão de PS1 tem a decencia de avisar que vc não está levando um card game pra casa e sim um RTS, ao menos isso...


Verdade que o jogo (na sua versão original de PC) já abrir querendo dar um pega ratão no consumidor não faz necessariamente o jogo ser ruim, isso é mais culpa da publisher do que dos desenvolvedores, então o pessoal que fez o jogo mesmo não tem culpa disso. O que eles tem culpa, entretanto, é por todo resto do jogo e aí que as coisas ficam complicadas...

quinta-feira, 2 de março de 2023

[#1059][Ago/97] THE LOST WORLD: Jurassic Park


 Eu posso ser acusado de loucura por muitos motivos...

... COMO TER UM BLOG (NINGUEM MAIS LE BLOGS) COM MAIS DE MIL REVIEWS QUE NINGUEM LÊ, POR EXEMPLO...

... é, tem isso. Mas eu dizia que podem me chamar de louco por várias razões, mas não porque eu digo coisas como fazer um dos maiores, mais aclamados, e mais consagrados filmes de todos os tempos é uma coisa ruim. Eu sei que não é, eu não sou louco a esse nível!

SINTO QUE AÍ VEM UM "MAS"

quarta-feira, 1 de março de 2023

[#1058][Abr/97] THE GREAT BATTLE 6

E chegou a tão esperada hora, a hora mais aguardada por crianças e crianços de todo o Japão: a hora que a Bandai e seu braço nos videogames, a Banpresto, se juntam para dar o que todos queremos, aquela ordenhada safada na franquias de onde eles conseguiam arrancar qualquer centavo. Estou falando, é claro, do que no Japão é chamado de "Compati Hero", onde eles juntam três das franquias mais populares da Bandai na época sem nenhum outro motivo que senão grana fácil.