quarta-feira, 7 de abril de 2021

[SNES] SUPER TURRICAN 2 (Novembro de 1994) [#671]

Eu gostaria de iniciar o texto de hoje com uma pergunta, um questionamento filosofico existencial que de certa forma sumariza toda a existencia desse blog: pq ainda estamos aqui? Apenas para sofrer?


Talvez vocês não saibam isso, mas toda noite eu acordo gritando em terror. Sabe aqueles pesadelos que todo mundo tem que você não consegue mover suas pernas direito como se elas pesassem dois milhões de toneladas? Eu tenho esses, mas nos meus o meu corpo controla como se fosse um jogo de plataforma de AMIGA.

ISSO NÃO É VERDADE. EU LITERALMENTE EXISTO DENTRO DA SUA CABEÇA E SEI POR EXPERIENCIA QUE VC DORME COMO UMA PEDRA. E RONCA.

Toda noite eu posso sentir nos meus braços, mesmo nos meus dedos... as horas de vida que eu perdi jogando esses jogos, a sanidade que eu perdi, é uma dor que nunca termina. A dor dos jogos de plataforma europeus.

E por que eu estou falando disso hoje exceto que minha vida é um sem fim de dor e miséria? Porque hoje é o dia de um dos jogos de "ação" (muita aspas aí) mais iconico da chaga que assolou a humanidade chamado de AMIGA. Estou falando, é claro, do Super Turricão.

Turricão no seu turricomovel, vrum vrum

Turrican é uma série de jogos absolutamente bosta cuja única diversão deles pode ser extraída tentando adivinhar de onde os criadores roubaram os sprites, mecanicas e efeitos sonoros que eles usam no jogo. Sem mentira, os jogos são tão safados que eles usam a trilha sonora de filmes como se fosse deles e fica por isso mesmo.

Sério, o criador do jogo Manfred Trenz não apenas "se inspirava" em outros jogos, ele roubava programações inteiras de outros jogos e apenas mudava os sprites, apenas as "adaptando" para rodas na abominação chamada Amiga.  

Você sabe que o homem é dedicado a safadeza quando ele decide roubar Toki! Puta merda, acho que a única pessoa que lembra desse jogo além de mim foi o lazarento que decidiu roubar ele!

E, como desgraça pouca é bobagem, adivinha quem é que pegou os direitos para continuar distribuindo os jogos desse encosto no SNES depois que o Amiga praticamente já tinha ido pro vinagre? Ora quem, é claro que você sabe...

Uma absoluta tempestade perfeita de merda.

Mas okay, vamos dar uma olhada no quão ruim pode ser essa desgraça. Quer dizer, o que o Amiga pode jogar na minha cara que já não tenha sido feito (muito pior) antes? Aparentemente algo, porque as críticas a esse jogo naõ são exatamente positivas e ele definitivamente não é uma unanimidade entre os Turriqueiros.

Ei, espera aí... então os "fãs" dessa asquerosidade de sistema não acharam tão bom assim? Cara, se um fã de AMIGA não acha muito bom, é porque alguma coisa certa você deve estar fazendo! É tipo o equivalente videogamistico a um membro da KKK discordar de você, isso só pode significar que você está no caminho certo!

Seria possível... haver um jogo bom de Turricão?

Uma esperança? 
Uma chance...

Então, a boa notícia é que eu tenho de fato boas notícias. Isso porque após punir a humanidade com inúmeros jogos de Amiga, a Factor 5 decidiu se redimir de seus pecados e fazer um jogo que parece muito pouco as abominações europeias do Amiga e mais com... você sabe, um jogo de verdade.

Mas como? Como eles conseguiram esse miraculoso milagre da luz? Super easy, barely an incovenience.


Bem, você sabe como Turricão é sobre essencialmente roubar coisas de outros jogos e cola-los juntos ao estilo Amiga de ser? Então, imagine se, apenas imagine, se eles fizessem isso... mas copiassem coisas de jogos BONS! Uau, que ideia louca não é? Talvez louca o bastante para funcionar.

E de fato funcionou.

Verdade seja dita, esse tiro que é chupinhado do Hyper Beam de Super Metroid é muito gostoso de usar

Super Turricão 2 é basicamente uma colagem de várias ideias (e até alguns setores inteiros) que foram utilizados em jogos realmente bons do Super Nintendo, como SUPER METROID e CONTRA III: THE ALIEN WARS. Claro que um pastiche nunca chega a ser melhor que o original, mas pelo menos o fato deles partirem de algo fundamentalmente bom significa que esse jogo é, no minimo, um jogo decente.


Nossa história começa em um sistema solar existindo na extremidade gravitacional de um buraco negro, o que é um ótimo lugar para fazer seu empreendimento imobiliário dado que os cobradores de imposto da prefeitura invariavelmente terminam sendo sugados pelo buraco negro. Adicionalmente, a vista de um buraco negro é bem bonita também, então pontos pela localização.

Entretanto mal sabiam estes residentes intergalacticos que sua pacata (e bem localizada) civilização estava prestes a ser o próximo alvo do...

... O MÁQUINA!!!


Quando eu digo que jogos de Amiga são incapazes de sentir vergonha... é pq eles são jogos, eles não realmente conseguem sentir nada. Mas meu ponto é que o grande vilão da série Turricão não é outro senão uma cópia safada do Galactus da Marvel, o Devorador de Mundos:


Seja como for, nosso Capitão CTRL+C de Turricão conquistou todas as civilizações desse sistema e espalho o mal. Em alguns instantes, pra vc ver como ele é foda. Felizmente, além de foda ele tem Alzheimer e esqueceu da sua fodelice, porque se ele mantivesse esse nível de poder não tinha jogo.

De qualquer forma, uma transmissão de socorro acaba chegando uma nave de patrulha das forças da Federação Galactica... que mandam apenas três naves para lidar com O MÁQUINA e seu poder de dominar civilizações inteiras em poucos segundos.

Eu não sou realmente um estrategista militar certificado, mas arrisco dizer que as chances não estão a favor dos nossos heróis...


... e é isso a história do jogo. Três naves enviadas para derrotar o mal inderrotavel que pode dominar civilizações inteiras em segundos, exceto que duas são apenas cenográficas e você vai ter que fazer tudo sozinho contando apenas com sua armadura feita do raríssimo material TURRICÃO... que também é só cenográfica, essa armadura não faz nada de especial no jogo também.

Lame, mas dificilmente inesperado para um jogo Amiga-like.


A primeira coisa que chama a atenção neste torriconeta é quanto ele realmente parece com Super Metroid. Com efeito, foi o que me fez alugar esse jogo quando eu vi na Ação Games pq se ele era pra ser um "Super Metroid do homem pobre" então isso seria bom, certo?

Não apenas a armadura do turriqueta foi modificada para parecer a Samus apenas com outro esquema de cores, como agora nosso herói tem até o grapling beam dela


E embora o jogo tente ao máximo PARECER com Super Metroid, é claro que o gameplay não é assim porque desenhar metroidvanias dá um trabalho do cão e a melhor coisa que a Factor 5 fez na vida foi reconhecer que talento não é o ponto forte deles.

Então como esse jogo é, enquanto jogo? Bem, é basicamente Contra. E como estamos falando do campeão das kibadas, Turricão, quando eu digo "basicamente" eu quero dizer que é Contra feito por gente menos competente que a Konami.

E por isso eu quero dizer que é mesmo: o mesmo level design de fases, o mesmo estilo de power ups, a mesma jogabilidade, enfim tudo o mesmo tanto quanto a Factor 5 conseguia copiar um trabalho melhor. Quer dizer, CONTRA: Hard Corps tem uma fase que você se passa pendurado em um avião enquanto atira nos inimigos tentando não cair?


Turricão tem suas costas cobertas!


Como dá pra ver, é um reedição com menos talento da mesma coisa, mas a ideia é basicamente a mesma. E assim o jogo vai, mantendo a tradição de Turricão que a coisa mais interessante do jogo é ver da onde eles kibaram cada ideia, como a fase das motinhos de SUPER STAR WARS: The Return of the Jedi...



... ou a fase da água de EARTHWORM JIM


Enfim, você entendeu a ideia. E quer saber? Não é ruim realmente, de verdade. Porque quando você tira as aberrações de ser um jogo de plataforma europeu - o gameplay aqui é basicamente Contra, como eu já disse - o que você tem é uma experiencia divertida de ver greatest hits dos videogames até então. Não é tão bom quanto o original, verdade, mas não é algo ruim.

Numa fase você está jogando a fase de Tatooíne em SUPER STAR WARS: The Return of the Jedi e então luta contra um chefe saído de GUNSTAR HEROES. E volta e meia, embora não tão frequentemente assim, eles até mesmo arriscam colocar suas próprias ideias como a luta contra um verme de Duna dentro da boca dele em que a tela fica girando.


As reviews frequentemente acusam de Super Turrican 2 de quebrar com o estilo tradicional da série de jogos de plataforma lixentos europeus, aos quais eu apenas posso responder SIM GRAÇAS A DEUS!! ST2 pode não ser um jogo imperdível, mas não é um jogo ruim e que funciona na sua proposta de ser um potpourri dos jogos de ação na época.

Claro que ser um jogo decente o faz automaticamente um pária entre seus irmãos do Amiga e que todo mundo fique apontando pra ele enquanto cochicha na "Reunião de vinte anos dos jogos de Amiga", mas suponho que é um preço a se pagar pela... hã, um tanto quanto acima da medianidade, eu diria. 

MATÉRIA NA AÇÃO GAMES
Edição 098


MATÉRIA NA SUPER GAME POWER
Edição 010


MATÉRIA NA GAMERS
Edição 007