quinta-feira, 16 de junho de 2022

[#908][SNES] FRANTIC FLEA [Abril de 1996]


O fim da vida nunca é um cenário bonito. É o melancólico ocaso de algo que um dia já fora fulgurante e repleto de vida. Imagine, por exemplo, um cachorro que você conheceu desde filhote, um cachorro repleto de energia e terror dos sapatos, agora idoso apenas olhando cansado sem mais forças pra nada e apenas com uma vaga lembrança de quem ele já foi um dia. Não é a coisa mais triste que você pode imaginar?

O fim sempre chega inexoravelmente para todas as pessoas, animais, e até coisas. Mesmo videogames. Parece que foi ontem que eu joguei o primeiro jogo de Super Nintendo da Ação Games, FINAL FIGHT. Naqueles dias o Super Nintendo era um console repleto de potencial pela frente, tantas promessas, tantos sonhos. 

O marketing jogo não sabe a diferença entre pulga e piolho, não tem como isso dar errado

323 jogos depois, o sistema com mais jogos nas revistas, eu posso dizer que o SNES foi tudo que eu possivelmente poderia esperar dele. Tantas emoções, tantos jogos bons, tantos jogos terríveis. Foi uma jornada do caralho.

Entretanto, como eu disse, o fim chega a todas as coisas e antes do fim vem essa melancólica fase decrépita em que todas as memórias boas do passado acabam empalidecendo diante do fato de que talvez seja melhor apenas coloca-lo para descansar. E se tem um jogo nessa vida que reforça a ideia de que o Super Nintendo já deu o que tinha que dar, esse jogo é Frantic Flea.

Tá, tudo bem que jogos europeus nunca foram parametro de nada e tal, mas minha nossa senhora do repolho roxo, taí um jogo que te faz realmente ponderar que talvez esteja mais do que na hora de migrar para um Playstation ou um Nintendo 64.


Vamos lá então: no papel, Frantic Flea é um tipo de sucessor espiritual de FLICKY. Sim, FLICKY. Apenas 5 pessoas no mundo inteiro lembram desse jogo, uma delas sou eu e as outras três são os caras que fizeram esse jogo. A quinta, caso você precise saber, é algum canal que deve ter feito um video sobre esse jogo dizendo que é uma perola esquecida pq tudo são perolas esquecidas no youtube.

Seja como for, tal qual o jogo da Sega aqui vc precisa coletar filhotinhos espalhados pela fase e então achar a saída. Simples o bastante, certo? Quer dizer, se um jogo originalmente de 1984 conseguiu fazer isso não ser terrível, o quão dificil pode ser não foder a porra toda em 1996?


Pra começar, o básico: os controles desse jogo são indiziveis, canibais, animais, neanderthais. Eu já vi todo tipo de controle ruim em todo tipo de jogo ruim de plataforma, mas ao menos os controles ruins costumam seguir um padrão: o pulo é uma bosta mas normalmente é uma bosta consistente.
Tem jogos que vc só consegue pular bem se pular parado, tem jogos que vc só consegue bem pular em movimento, tem jogos que vc pula alto mas não longe, tem jogos que vc pula longe mas não alto... e de alguma forma Frantic Flea é um combo de tudo isso num só. Cada vez que você aperta o botão de pulo o jogo roda uma roleta para determinar qual vai ser o tipo de pulo ruim que você vai ter nesse jogo - essa é a única explicação que faz sentido pra mim.

As vezes você aperta o pulo e só ganha altura se pular parado, as vezes não. As vezes vc só ganha distancia se estiver em movimento, as vezes não. As vezes o pulo responde em menos de 1 segundo, frequentemente não. Sério, esse jogo conseguiu juntar todos os controles ruins de jogos plataforma e fundiu num roletrando do inferno, sifuder saporra cara...

Mas bem, estamos em 1996 já. Muitos jogos já tem controles ruins, para ser um jogo terrivelmente ofensivo de verdade você precisa ser mais criativo que isso! 



... o que é exatamente o que você tem nesse jogo, os caras realmente se puxaram pra fazer um jogo ruim. Vamos lá, o objetivo do jogo é simples: colete um número minimo de para abrir a porta de saída e deixe a fase com elas (cada fase começa com uma tela indicando o número de pulgas necessárias para sair). As pulgas coletadas formam uma linha atrás de Frantic e o seguem pelo nível. Essas pulgas não apenas abrem a porta no final do nível, mas servem como uma espécie de barra de vida que lembra os anéis do SONIC THE HEDGEHOG. Após ser atingido, Frantic perde todas as pulgas que coletou até agora e deve pegá-las novamente - se for atingido sem pulgas você morre.

Parece simples o bastante, né? Então...


Pra começar, eu não posso estressar o suficiente o quanto a maior parte da frustração vem de tentar controlar a Frantic Flea. Ela se move rápido demais e o seu ataque, virar um redemoinho a lá TAZ-MANIA a torna ainda mais rápida, o que significa que você se mexe rápido demais para poder controlar. E você PRECISA estar com o redemoinho sempre ativo, pq as coisas que te atacam vem de fora da tela muito rápido e não dá tempo de reagir. Então imagine, apenas imagine, a delicia que é caçar pulgas usando um personagem que mal dá pra controlar. Vamos lá, eu te desafio a imaginar!

E repare que eu disse CAÇAR as pulgas, pq as pulgas que vc tem que salvar efetivamente fogem de você! Eu sei lá pq, mas elas vão correr e pular da sua investida como se a vida delas dependesse disso e o que já era desagradavel vira UMA PROFISSÃO DE ÓDIO. Não existem palavras nesse ou em qualquer multiverso para descrever o quanto eu odeio essas pulgas FUGINDO DE VOCÊ!

Eles querem me enlouquecer, só pode...


Mas tá, calma que piora. O jogo é repleto de coisas no cenário que te causam dano que não apenas você não tem como ver - tipo um eletrodo que dispara raios amarelos contra um fundo branco. Frequentemente você vai tomar dano sem saber porque e perder todas as suas pulgas sem ter a menor ideia do pq... e esse é o menor dos seus problemas.

Isso pq as pulgas que te seguem não são apenas cenográficas (como em FLICKY), eles tomam dano dos perigos do cenário tanto quanto você. E se você não consegue ver nem pra vc como desviar dos perigos, imagina ter que cuidar da carreira que te segue e sobre o qual vc não tem controle direto. É um exercício de insanidade, eu te digo.

Mas calma que piora.


Isso pq tomar dano significa perder todas as pulgas, só que elas não ficam por ali dando mole para serem coletadas de novo. Elas aparatam para os lugares onde estavam originalmente, então vc tem que caçar tudo de novo. E como eu disse as vezes nem precisa tomar um hit, vc vê que as suas pulgas diminuiram do nada, provavelmente a carreira encostou em alguma coisa do cenário que causa dano e vc nem notou.

Isso por si só já seria bem ruim, ms Frantic Flea vai ao extremo para garantir que vc odeie esse jogo com fúria: o jogo te dá tempo suficiente para chegar ao final apenas em uma passada. Se vc precisar voltar para caçar pulgas novamente, esquece, acabou. O que quer dizer que na pratica se você ou a carreira de pulgas que te segue tomar um hit, não tem mais como terminar a fase. Isso em um jogo com controles comestíveis, inimigos que vem muito rapido de fora da tela e coisas que causam dano sem vc nem ver. Taqueopareo véi...

E apenas para adicionar humilhação, a Pulga Frenética ainda tem um botão que te daz correr mais rápido do que a velocidade normal ao preço de não poder atacar. Não existe uma única, mas UMA única vez que seja vagamente vantajoso usar isso. Mas nenhuminha MESMO! 


A única explicação que eu consigo imaginar para esse jogo é que alguém fez uma aposta que conseguiria fazer o jogo mais irritante de todos os tempos. Bem, adivinha só: eles conseguiram! Um escort mission de plataforma europeu que te odeia com todas as forças do mundo!

Eu nunca achei que diria isso, mas se é pra ter jogos como isso, WAR 2410 e CUTTHROAT ISLAND... o Super Nintendo já tá fazendo hora. Acho que realmente tá na hora de colocar o SNES velho de guerra pra descansar, pq tá osso véi...

E eu não vou nem começar sobre o quanto eu odeio esses trampolins...

MATÉRIA NA AÇÃO GAMES
Edição 104 (Junho de 1996)


MATÉRIA NA SUPER GAME POWER
Edição 027 (Junho de 1996)