sexta-feira, 27 de janeiro de 2023

[#1038][Jun/88] ALTERED BEAST


Uma das benesses desse projeto é que, após mais de mil reviews se tornou quase uma segunda natureza entender como certas desenvolvedoras de jogos pensam.

OU SEJA, MAIS UM DIA PARA ESCULHAMBAR COM A SEGA, JÁ VI TUDO

Eu não escolho as cartas que me são dadas nesse jogo que chamamos de vida, Jorge. Bem, quer dizer, tecnicamente eu escolhi fazer isso mas vc entendeu a ideia. Seja como for, sim, vamos falar da Sega porque o jogo de hoje não tem como ser mais iconico do Mega Drive mesmo que tentasse... o que ele tentou fazer, é meio que todo o ponto aqui e eu não tenho muita certeza da onde estou indo com isso... mas enfim, estou falando do jogo que antes de SANIC DE RÉDIRROGUI era o jogo que vinha com o Mega Drive na caixa.


Isso quer dizer que quando uma criança chegava em casa da loja e finalmente poderia desfrutar do seu epifemural videogame de DEZESSEIS BITS!!! (não que alguém soubesse o que são bits na época, ou mesmo hoje), o escolhido pela Sega para dar a essa criança um gosto do que o seu videogame era capaz de fazer não era outro senão BESTA ALTERADA - o port do arcade de 1988.

E é aqui que entra minha expertize, meu connosseuir, meu crem de l’crem, para entender como a Sega pensava.

ESSAS EXPRESSÕES NEM SEQUER... DEIXA PRA LÁ, EU NÃO SEI PQ EU AINDA TENTO...

segunda-feira, 23 de janeiro de 2023

[#1037][Fev/97] DINASTY WARRIORS (ou "Sangoku Musou" no Japão)


Hoje é dia de falar de uma daquelas franquias ultra consagradas mas que eu nunca realmente tinha pego pra jogar realmente ainda, e que é uma das atrações desse projeto para mim afinal - jogar algumas coisas que eu sempre ouvi falar dentro do contexto e com calma. E dificilmente você pode ser mais consagrado do que a série Dinasty Warriors: além de 9 jogos da série principal, uma cacetozila de spin-offs (desde jogos mobile a jogos de estratégia) que no total somam mais de 45 jogos.

Mais importante que isso, no entanto, é que DW é uma franquia que gerou o seu próprio genero: o Musou (em referencia ao nome japones do jogo, "Sangoku Musou"). Musou é um descendente do beat'm up só que a diferença é que você enfrenta hordas de inimigos ao mesmo tempo. E eu não estou exagerando, são fucking HORDAS mesmo!


Sem exagero, você luta contra dezenas de inimigos ao mesmo tempo, as vezes centenas dependendo da capacidade do console que está rodando o jogo. Não existe realmente muita estratégia aqui, é mais sobre passar o rodo em geral e a sensação de satisfação que isso causa.

Hoje existem vários tipos de Musou, inclusive uma franquia de Musou de One Piece, de Gundam e até mesmo uma série de Zelda Musou, pq é claro que teria, como não, não é verdade?


Bem, agora que estamos todos apresentados com essa curiosa vertente dos vidjagueimz, vamos ver então como tudo começou no primeiro Dinasty Warriors para PS1!

domingo, 22 de janeiro de 2023

[#1036][Nov/96] PHANTASMAGORIA: A Puzzle of Flesh


Quando se fala dos famigerados jogos com cenas filmadas, os famigerados FMV, algumas palavras vem a mente... sendo que "qualidade" não é uma delas. Usualmente esses jogos são filmados com o orçamento de um Toblerone de morango e dois pistaches, e mesmo quando tem uma graninha sobrando eles são assolados por um mal gosto na produção que deixaria um filme da Troma ruborizado.

Por exemplo, SUPREME WARRIOR tem locações realmente muito bonitas na China, mas as atuações variam entre pessoas aleatórias que eles ofereceram um pastel de palmito para recitar algumas falas na frente da camera a pessoas que eles ofereceram um pastel de queijo. THE DEADALUS ENCOUNTER, por outro lado, tem uma atriz de verdade no elenco (Tia Carrere), mas meio que é só ela e o resto da produção foi gravada no quarto dos fundos de um youtuber.

Como dá pra ver, jogos em FMV não é algo que dá pra colocar a mão e dizer "uau, isso é BOM"... e com certeza o primeiro Roberta Williams' PHANTASMAGORIA não é exceção a essa regra, oh bom mediano e mau deus, como esse jogo não é...

Quem não lembra da infame cena em que nossa heroína tenta seduzir o seu marido... com uma atuação de alguém que não faz a mais remota ideia de como seres humanos se comportam perto de outro da sua espécie? Então realmente me desculpem se eu não prendi o folego esperando Phantasmagoria 2, no máximo seria outro daqueles FMV candidatos ao premio "tão ruim que é bom" e olhe lá.

sexta-feira, 20 de janeiro de 2023

[#1035][Fev/97] THE CROW: City of Angels

Os anos 90, como é bem claro a essa altura das coisas nesse blog, foram a era de ouro do Sasukismo na cultura pop. Após uma década de 80 terrívelmente dumbificada graças as ações do governo americano e as Associações de Mães Desocupadas das América, os anos 90 foram marcados pelo efeito mola da cultura artificialmente infantilizada da decada passada. Em especial depois do sucesso brado retumbante de HQs mais adultas, como Watchmen e Cavaleiro das Trevas.

Isso abriu a caixa de pandora do Sasukismo e agora todo herói que se prezava era sombrio, amoral, angustiado, sofrendo dilemas existenciais que você não poderia compreender em um mundo sujo, corrupto onde a vida não vale nada. Você sabe, tipo o Brasil mas com gente mais musculosa.

Não existe simbolo maior dessa era do que TODD MCFARLANE'S SPAWN, que é literalmente uma alma atormentada do inferno que sofre pela sua existencia amaldiçoada enquanto mete pipoco nos calhordas fascínoras. Mas então, até mesmo o super de boas e colorido Homem Aranha teve sua fase Sasuke super séria e lamurienta com a saga do uniforme negro, o que resultou na outra coisa mais iconica dos anos 90 que é o Venom.


Embora não tão famoso quanto, o jogo de hoje é fruto de uma obra igualmente iconica dessa era das trevas aborrescentes dos quadrinhos: O CORVO! Quer dizer, não tem como ser mais darki, trevoso e DUMAU que um fucking CORVO, né?

quarta-feira, 18 de janeiro de 2023

[#1034][Nov/96] COMMAND & CONQUER: Red Alert

Ah, Westwood, sua safadinha, sua menina sapeca!

COMMAND & CONQUER: Tiberian Dawn foi um grande sucesso da Westwood e definiu a batalha pelo trono dos RTS contra a Blizzard - com seu WARCRAFT e daqui a pouco a série Starcraft - e realmente é um jogo muito bom. E o que você faz quando tem um jogo muito bom nos anos 90? ... ou mesmo um mais ou menos... e frequentemente até um terrível... sim, isso mesmo, vc lança o mesmo jogo de novo em um ano com ligeiras atualizações como uma continuação.


É o que chamamos nesse blog de "continuação patch de update", pq ao invés de simplesmente baixar um patch no jogo (o que não era possível, por razoes obvias) eles vendiam uma "continuação" que era o mesmo jogo versão 1.2. A Capcom ficou famosa por fazer isso com suas 58 versões de Street Fighter, mas na real todo mundo fazia isso. Todo mundo, da mãe do Badanha ao Lagartixa e o Tripa Seca.

E é aqui que eu digo que a Westwood foi espertinha espertinha, menina danada!

domingo, 15 de janeiro de 2023

[#1033][Fev/97] THE INCREDIBLE HULK: The Pantheon Saga

Das profissões que eu definitivamente não invejo, escrever uma HQ definitivamente não é uma delas. Não apenas vc não tem autonomia para mexer significativamente na história exceto em situações especiais (existe um status quo a ser mantido, afinal), como ainda por cima você tem que entregar uma história por mes ou a cada quinze dias.

E como se isso não fosse dificil o suficiente para se escrever, tem ainda que alguns personagens são REALMENTE dificeis de se escrever. Tipo o Super Homem, como você escreve uma história boa sobre um personagem que é basicamente invencível? Sim, tem como escrever sobre coisas que a superforça ou visão de Raio-X não conseguem resolver, mas são histórias especificas. Escrever uma dessas a cada 15 dias, as vezes com várias revistas do personagem ao mesmo tempo? Complicado.

sexta-feira, 13 de janeiro de 2023

[#1032][Nov/96] VS COLLECTION


O fim da vida normalmente não é uma visão muito bonita. E por isso eu não quero dizer morrer lutando contra hordas de esquilos-licantropos-zumbis em chamas com uma metralhadora embaixo de cada braço, não é esse fim da vida que eu me refiro e sim natural da vida. Vc sabe, velhice, senilidade, incontinencia urinária, todos os sinais claros que o seu corpo já dobrou o cabo da boa esperança e vc tá só fazendo hora extra nesse mundo. É definitivamente uma visão triste.

E o mesmo vale para os videogames. Parece que foi ontem que o Super Nintendo era cheio de vida e energia, era um sonho, era o ápice da tecnologia. E agora, a esse ponto de 1997, olha ao que ele se reduziu. Essa figura triste que precisa usar fralda geriatrica e não tá só fazendo hora nesse mundo

quinta-feira, 12 de janeiro de 2023

[#1031][Jan/97] ARKANOID: Doh It Again

 

Então hoje é dia de falar de nada menos que Breakout!


É BREAKOUT, NÃO BREAKDOWN... NÃO QUE SEJA SOBRE JOJO DE QUALQUER MANEIRA

Tudo é sempre Jojo, as vezes apenas nós falhamos em fazer a conexão. E eu esperei seis anos para fazer essa piada... de qualquer maneira, hoje vamos falar sobre um jogo de 1976 que foi portado para Super Nintendo em 1997... isso que é resistir ao teste do tempo, eu te digo.

Seja como for, nossa história de hoje começa beeem antes disso. Mais precisamente, em 1972. E sabe o que era moda em 1972? 

quarta-feira, 11 de janeiro de 2023

[#1030][Mar/97] TUROK: Dinosaur Hunter

Em 1994, a Acclaim teve uma ideia supimpa genial rocambolica para ganhar muitos dinheiros e o mundo dominares! Ela comprou uma editora de quadrinhos da prateleira do meio (obviamente que não foi a Marvel nem a DC), a Valiant Comics, por 65 milhões de dolares.

A ideia era simples, mas parecia eficiente na teoria: eles fariam jogos baseados em quadrinhos marromenos, e aí a molecada passaria a conhecer essas marcas, o que impulsionaria os quadrinhos, o que retroalimentaria uma demanda por jogos desses personagens, venderia bonequinhos por tabela e até mesmo séries animadas não estavam descartadas. Parece incrível e muito bom para todos os envolvidos, certo?

domingo, 8 de janeiro de 2023

[#1029][Dez/96] ENEMY ZERO


Para quem acompanha a história dos VIDJIAGAIMES através desse blog, sabe que a vida do Saturn nunca foi fácil ou, sinceramente, boa. O console praticamente improgramavel que matou a Sega (graças aos esforços da própria nesse sentido) tem algumas histórias interessantes, entretanto e essa é uma delas - temo, contudo, que a história a respeito da criação do jogo é mais interessante do que o jogo em si. 

Mas vamos começar do começo...