domingo, 22 de março de 2020

[AÇÃO GAMES 028] MARIO FIGHTER III (Nintendinho, 1993) [#337]




 Já dizia que ladrão que rouba ladrão tem que tomar tiro nas fuças porque bandido bom é bandido morto, talkey?

Enfim, em 1993 a picaretagem perdeu a noção do ridiculo e hackearam a versão já pirata da Yoko de Street Fighter e nascia assim Mario Fighter 3. Mas porque "Mario" Fighter? Ora, porque alguém ripou os sprites do Mario de Mario 3 e adicionou o safadenho como personagem porco nesse jogo já porco.





sexta-feira, 20 de março de 2020

[AÇÃO GAMES 028] SHADOW OF THE BEAST II (Mega Drive, 1993) [#336]




Jogos de Amiga são, como bem se sabe, a 8a praga de Deus disparada contra o Egito porque Deus é um cara com muito poder, não presta contas a ninguém e é mais pistola que o Pato Donald em um jardim de pecinhas de Lego - o que sempre é uma combinação fadada a dar merda.

Talvez a única coisa pior que jogos de Amiga são o meu texto sobre Shadow of the Beast 1, mas pelo menos eu posso argumentar que eu melhorei como escritor - algo do qual meu eu do futuro ri sonoramente neste momento.

Enfim, em 1993 o mundo foi cruelmente punido com Shadow of the Beast II e a única pergunta que podemos fazer é... o quão ruim pode ficar realmente?

Muito. Quero dizer, realmente muito mesmo. Pacas. Demais.

quarta-feira, 18 de março de 2020

[AÇÃO GAMES 028] PANIC RESTAURANT (Nintendinho, 1993) [#335]

 
 

Ninguém pode realmente possível dizer como aconteceu. Talvez os ovos estivessem olhando atravessado para as salsichas, ou as pizzas achassem que o sorvete estava ocupando mais espaço no congelador do que ele deveria. Seja qual for o motivo, a comida se revoltou e quando parecia que as coisas não podiam piorar, elas se reuniram e chegaram a um acordo em não se odiar, mas ao invés disso unir forças para odiar aquele que consideravam responsável por todos seus problemas.

E esse alguém sendo você, um chef de chapéu grande e, pelo menos na capa do jogo, uma postura ameaçadora que deixaria Wario com ciúmes. Sim, você é um chef de cozinha. Não um encanador, ou um super-herói, ou qualquer outra pessoa que a quem costumamos recorrer quando o mundo precisa ser salvo.

segunda-feira, 16 de março de 2020

[AÇÃO GAMES 028] WORLD OF ILLUSION STARING MICKEY MOUSE AND DONALD DUCK (Mega Drive, 1993) [#341]

 
 
Crianças, como é de amplo conhecimento de todos, são retardadas. E por retardadas eu quero dizer que você consegue empurrar para elas as merdas mais aborrentamente preguiçosas e feitas nas coxas apenas porque foda-se e se safar com isso - como os cartoons dos anos 80 ou o Felipe Neto hoje.

Por isso mesmo a Disney sempre se destacou ao colocar esforço em qualidade nos seus produtos mesmo que seu publico alvo tivesse o QI combinado de uma torta de amora fria. Há um que de excelencia no acabamento de seus produtos, mereça seu publico ou não. E, para minha grande surpresa diga-se de passagem, de todas as empresas de games do mundo foi justamente a Sega que mais entendeu essa filosofia da Disney de modo que suas rendições dos jogos da empresa do Mickey para o Mega Drive são bastante acima de críticas - e olha que eu tenho como credo pessoal criticar a Sega sempre que possível!

... com exceção de Fantasia, né Sega? Porque vocês não acharam realmente eu ia deixar essa passar, né? 

sábado, 14 de março de 2020

[AÇÃO GAMES 028] THE KING OF RALLY: PARIS - MOSCOW - BEIJING (SNES, 1993) [#334]




A de hoje vai ser bem rapidinha, porque pelamor das coxas da cyberlolimaidcat Rikka...

Nossa história começa com dois japoneses fumando saquê. Sim, eles estavam FUMANDO saquê, porque só isso explica esse jogo. Logo vocês vão me entender. Toshiro e Mifume (nomes ficticios porque eu to com preguiça de pesquisar os criadores dessa joça para preservar a identidade dos envolvidos) estavam, como todo japonês é legalmente obrigado a fazer uma vez por ano, jogando Final Fantasy - guardem essa informação, ela será importante.

quinta-feira, 12 de março de 2020

[AÇÃO GAMES 028] TINY TOON ADVENTURES: BUSTER BUSTS LOOSE (SNES, 1993) [#333]




Depois da farra do nonsense que foram os anos 80, compreensívelmente alguns personagens começaram os anos 90 com sua imagem bastante desgastada com o público. Os executivos de várias midias e empresas então batiam cabeça para descobrir uma formula sobre como tornar seus personagens relevantes novamente.

Um caminho que foi trilhado, e os quadrinhos meio que abraçaram totalmente essa escola, foi de transformar seus personagens em DARQUI, TREVOSOS E DU MAU!!!!11!!11 Você sabe, a velha tática de apelar para as crianças dos anos 80 que haviam se tornado adolescentes e agora queriam se afirmar como ADULTÕES. Desta massaroca a fase do Homem-Aranha do uniforme negro é a mais famosa, mas praticamente todo mundo era trevosão agora.

terça-feira, 10 de março de 2020

[AÇÃO GAMES 027] RAD MOBILE (Arcade, 1993) [#332]

 

Em 1992 a Sega já estava trabalhando no seu videogame de 32 bits, aquele que dali a alguns anos viria a ser o sucessor do Mega Drive - o Sega Saturn. Neste primeiros dias, no entanto, eles ainda não conseguiam fazer uma placa que rodasse jogos a 32 bits com um preço comercial de videogame ou que sequer custasse menos do que um carro. O que nos leva a uma questão: o que, exatamente, fazer com os prototipos que ficavam prontos mas eram caros demais para serem vendidos como consoles domésticos?



E essa foi a breve história do estagiário que teve uma boa ideia na Sega dos anos 90.

domingo, 8 de março de 2020

[AÇÃO GAMES 027] CONTRA FORCE (Nintendinho, 1993) [#331]

 
 

Em 1991, a Konami do Japão estava trabalhando em uma nova franquia chamada de "Arc Hound" para ser lançada no Nintendinho naquele ano. O jogo chegou a ser anunciado nas revistas da época e tudo mais.



Entretanto, conforme o ano de 92 foi passando, a Konami do Japão não conseguia avanços e o jogo estava, bem, uma merda completa. Consertar o jogo levaria mais tempo e recursos do que valeria a pena investir em um console que estava sendo aposentado como o Nintendinho.

Como resultado, o jogo ainda em desenvolvimento foi para a lixeira e segue a vida...

... exceto que a Konami da América viu isso como uma oportunidade. O lixo de uns é a tralha que você vai empurrar para ganhar uns trocos faceis, como diz o ditado. Então a Konami pegou o jogo semiacabado, tacou a sua marca famosa "Contra" nele e correu para o abraço. Nascia assim "Contra Force".

sexta-feira, 6 de março de 2020

[AÇÃO GAMES 027] THE GREAT WALDO SEARCH (Mega Drive e SNES, 1993) [#330]



Então, "Onde está Wally", ou "Onde está Waldo", se você é americano, ou "Hvor er Holger", se você é da Dinamarca. Tenho certeza de que você se enquadra na faixa etária correta para lembrar muito bem desse artefato pop-cultural em particular. 
Se você é um pouco jovem demais para se lembrar de Wally/Waldo/Holger e seu impiedoso império no mundo do entretenimento infantil, aqui está um breve resumo: um artista britânico chamado Martin Handford fez um livro ilustrado com cenas de uma multidão de personagens e escondido em cada uma dessas cenas está Wally, um cara de óculos com um suéter listrado. 
 
Sua missão é usar os olhos para olhar essas figuras até localizar esse homem. As imagens são grandes, Waldo é pequeno e todo o exercício é provavelmente tão prejudicial à sua visão quanto visualizar uma explosão atômica desprotegida ou assistir uma maratona de Friends. Depois de encontrar o Waldo, passe para a próxima cena. Repita até que o livro termine ou os músculos do seu olho colapsem e se desprendam.

Alguém pensou que uma versão em videogame seria uma boa idéia. Eles estavam errados, mas o trabalho prosseguiu de qualquer maneira e, em 1991, o mundo foi agredido com o Where's Waldo? - o jogo NES.

Agora, como você pode imaginar, o Nintendinho não tinha capacidade para reproduzir uma imagem grande e detalhada como as ilustrações de Martin Handford, então de forma bastante previsivel o resultado foi... isso...

quinta-feira, 5 de março de 2020

[AÇÃO GAMES 042] SAMURAI SHODOWN (ou Samurai Spirits, no Japão) [#329]

 


1788 foi um ano muito especial porque o parlamento britanico aprovou a abolição da escravidão. Yay, rejubilaivos homens de boa vontade! Todos celebram este momento de decencia coletiva na raça humana, exceto no Japão onde as preocupações eram outras: estava rolando o CONFRONTO DE SAMURAIS, afinal!

Prioridades, huh?

Em 1993 a SNK lança sua quarta franquia de jogos de luta (se juntando Art of Fighting, FATAL FURY: The King of Fighters  e World Heroes), porque se você lançar jogos de luta por atacado uma hora a coisa vai! Bem, nenhum jogo da SNK realmente foi tão popular quanto Street Fighter ou Mortal Kombat... então acho que não foi.

Seja como for, fourth is the charm, right?