segunda-feira, 16 de novembro de 2020

[3DO] ULTRAMAN POWERED (ou ULTRAMAN: THE ULTIMATE HERO nos EUA) [Março de 1994] [#556]



Se alguma vez você estiver sem autoestima e sem acreditar em si mesmo, lembre-se do quanto a Tsuburaya acreditava em si mesma. Veja, a Tsuburaya tinha a ambição de fazer de Ultraman uma franquia de apelo mundial - o que é bastante ousado, quando Ultraman sequer é a principal franquia de tokusatsu do Japão - sempre esteve atrás de Kamen Rider, Godzilla e Super Sentais em popularidade nacional.

Mas hey, por que não, né?

domingo, 15 de novembro de 2020

[AÇÃO GAMES 049] BRAM STOKER'S DRACULA (Sega CD, 1993) [#555]



Essa semana eu joguei dois jogos realmente marcantes por razões bastante diferentes que tentam (e conseguem) fazer coisas muito diferentes: Final Fantasy VII Remake e Death Stranding. Entretanto jogar esse daqui entremente causou eu ficar me perguntando como diabos nós chegamos a esse ponto.

Hoje nós temos jogos que são literais obras de arte, com mensagem e uso da metalinguagem de uma forma que só podem funcionar em videojogos, e isso é realmente impressionante. Mais impressionante que isso é como nós não desistimos no meio do caminho para conseguir chegar a esse ponto. Que determinação, que fé cega nós tinhamos que os videogames um dia chegariam a esse ponto? Como nós acreditavamos tanto que um dia os videojogos seriam o que são hoje?

Seja qual for essa crença inabalavel que nos movia, o certo é que esse Dracula do Sega CD pôs todas nossas convicções a prova. Isso porque em 1993 a Sega havia adotado uma nova estratégia para vender seu acessório de 700 dolares (preço atualizado para hoje): lançar jogos originais para ele. Olha só, precisou apenas de um ano e pouco para a Sega perceber que lançar o mesmo jogo para o Sega CD e para o Mega Drive não motivava as pessoas a comprarem o Sega CD, olha que coisa doida!

Assim, nesse ponto da história, o acessório começou a ter jogos não encontrados de forma de cartucho. Jogos novos, que usassem todo potencial oferecido pelo CD! Jogos que explodiriam as mentes dos jogadores usando mais de 500 MB de espaço enquanto um cartucho a muito pau e corda tinha 5! Agora vai, uma nova era dos videogames, certo?


Fim.

sábado, 14 de novembro de 2020

[JAGUAR] ALIEN VS PREDATOR (Outubro de 1994) [#554]



Se me permitem, eu gostaria de iniciar o texto de hoje citando uma canção do grande filosofo moderno, o Oogie Boogie do Estranho mundo de Jack:

"Well, well, well... what have we here? 
Atari Jaguar, huh? Oh, I'm really scared 
So you're the one everybody's talkin' about, ha, ha 
You're jokin', you're jokin' 
I can't believe my eyes 
You're jokin me, you gotta be 
This can't be the right console 
His controls are awkward, his graphics are ugly, I don't know which is worse 
I might just split a seam now 
If I don't die laughing first"

Então temos aqui algo raro, bastante raro de fato: um jogo exclusivo do famoso Atari Jaguar!

O FAMOSO... QUEM?

sexta-feira, 13 de novembro de 2020

[AÇÃO GAMES 049] DAFFY DUCK: The Marvin Missions (SNES, 1993) [#553]




Durante a era dos 8 bits, poucas third partys (ou "softhouses", como dizia a Ação Games) eram mais respeitadas do que a Konami e a Capcom. Mas se eu tivesse que apontar um terceiro nome universalmente aclamdo, certamente seria a Sunsoft. 

Existiam dois grandes diferenciais que faziam a Sunsoft se destacar das demais, coisas que faziam dela completamente única:

quinta-feira, 12 de novembro de 2020

[MEGA DRIVE] SYLVESTER AND TWEETY IN CAGEY CAPERS (Agosto de 1994) [#552]


Bom, taí um jogo que eu não realmente esperava. Quer dizer, existia realmente demanda para um jogo do Piu-Piu e Frajola? Quer dizer, eu entendo que o Piu-Piu é bastante popular porque tem em capas de cadernos, pacotes de de biscoitos e calcinhas, mas nesse jogo aqui você joga com o Frajola e eu não vejo o Frajola sendo popular o bastante para ter o seu proprio jogo. Se bem que eu nunca fui tãaaao fã assim de Looney Toones tb, então whatever.

VC NUNCA SE IMPORTOU COM LOONEY TOONES PORQUE NÃO TEM FURRIES

Bem, a Lola Bunny não é exatamente o meu tipo... quer dizer, não, claro que não é isso que ideia! Enfim, um jogo do Frajola e Piu-piu, como você já podia esperar, é um jogo de plataforma. O que você não podia esperar é que é um jogo de plataforma com um twist interessante: você joga em fases abertas e labirinticas de como chegar nos lugares, como em milhões de outros jogos (a gigantesca maioria deles horrenda de uma forma dolorosa), só que ao invés de achar o final da fase você tem que perseguir o Piu-Piu pela fase (existe até um botão só pra mostrar onde está o passarinho).

quarta-feira, 11 de novembro de 2020

[AÇÃO GAMES 049] CLAYFIGHTER (SNES, 1993)[#546]




Para entender o jogo de hoje, é necessário primeiro entender como gráficos 2D funcionam. O que não é realmente muito diferente de desenho animados funcionam: uma sequencia de imagens paradas que quando colocadas em sequencia dão a ilusão de movimento.


Em 1990, a Acclaim teve uma ideia assaz interessante: essas imagens que são usadas para dar a ilusão de movimento não precisam ser necessariamente ser desenhos, precisam? Você poderia, por exemplo, usar fotografias digitalizadas.

Nascia assim PIT FIGHTER, o jogo que foi a grande inspiração que deu origem ao famoso MORTAL KOMBAT .


Até aí todo mundo conhece essa história, certo. Acontece que em 1992 a Visual Concept decidiu ir mais além nesse conceito: as fotografias digitalizadas que eram os sprites dos jogos não precisavam necessariamente ser de pessoas, precisavam?

terça-feira, 10 de novembro de 2020

[NINTENDINHO/SUPER NES] THE JETSONS: Invasion of the Planet Pirates (SNES) e Cogswell's Capper (Nintendinho)[#551]



Sabe de uma coisa que eu não fazia ideia até hoje? Originalmente foram feitos apenas 24 episódios dos Jetsons. Pois é, eu fiquei tão chocado quanto você ao saber que existe apenas uma temporada desse que é um dos cartoons mais famosos ever. Jurava que era bem mais, acho que eu não me surpreendia tanto assim desde que descobri que Cavalo de Fogo tem apenas 13 episódios e Mr. Bean, acredite ou não, tem apenas 15 episódios. Pois é, só quinze. Doido, né?

De qualquer formam suponho que era mais ou menos inevitavel que eventualmente existisse um jogo dos Jetsons e nesse caso existem dois: um para Super Nintendo e outro para Nintendinho. Nenhum dos dois é ruim, mas também não são bons. Eles são jogos, é definitivamente jogos. 

Então ao invés de falar disso, eu quero falar sobre mais sobre os Jetsons em si porque é a chance que eu terei. Alias, mais precisamente, quero falar sobre o cenário que explica os Jetsons.

segunda-feira, 9 de novembro de 2020

[AÇÃO GAMES 045] GOOF TROOP (SNES, 1993)[#550]




No último episódio da nossa tretíssima saga, a Sega havia se embananado selvagemente com a produção do jogo do Aladdin a ponto que a Disney teve baixar alguns de seus artistas para salvar o jogo (e o nome da marca).

O lado bom disso é que o jogo acabou saindo muito melhor do que os jogos de Mega Drive saem, o som é incrivelmente bom e os graficos parecem animados pela Disney (porque foram, mas enfim). O preço disso é que a Sega levou uma comida de bunda federal da Disney. 

domingo, 8 de novembro de 2020

[MEGA DRIVE] STREETS OF RAGE 3 (ou Bare Knuckle 3, no Japão) [Março de 1994] [#549]

 


PREVIOUSLY, ON C DE AÇÃO SUPER GAMERS POWER...


No último episódio de nossa epopeica saga sobre o começo do fim da Sega, em Sonic 3, a Sega da América havia declarado guerra cívil contra a Sega do Japão quando o presidente americano Tom Kalinske havia iniciado uma cruzada para mostrar quem é que mandava nessa porra e que apenas uma Sega seria a "verdadeira" Sega. Guardem esse informação, ela será importante daqui a pouco.

Dito isso, vamos ao terceiro jogo daquela que acabou sendo uma das melhores franquias da Sega (não que a barra seja muito alta), RUAS DA BOLADICE 3, ou como é conhecido no Japão, PUNHOS PELADÕES 3!

sábado, 7 de novembro de 2020

[AÇÃO GAMES 049] TEENAGE MUTANT NINJA TURTLES: Tournament Fighters (SNES, Mega Drive e Nintendinho, 1993) [#548]




Quando eu jogo um jogo, especialmente um jogo antigo, eu realmente tento entender o que os desenvolvedores estavam tentando fazer, onde eles queriam chegar. Eu realmente me esforço nisso, de verdade. Mas então, de tempos em tempos eu encontro um jogo desses que o meu melhor entendimento sobre o que eles tentaram fazer foi:


Esse jogo é Teenage Mutant Ninja Turtles - Tournament Fighter. Jogos, no caso.