domingo, 8 de novembro de 2020

[MEGA DRIVE] STREETS OF RAGE 3 (ou Bare Knuckle 3, no Japão) [Março de 1994] [#549]

 


PREVIOUSLY, ON C DE AÇÃO SUPER GAMERS POWER...


No último episódio de nossa epopeica saga sobre o começo do fim da Sega, em Sonic 3, a Sega da América havia declarado guerra cívil contra a Sega do Japão quando o presidente americano Tom Kalinske havia iniciado uma cruzada para mostrar quem é que mandava nessa porra e que apenas uma Sega seria a "verdadeira" Sega. Guardem esse informação, ela será importante daqui a pouco.

Dito isso, vamos ao terceiro jogo daquela que acabou sendo uma das melhores franquias da Sega (não que a barra seja muito alta), RUAS DA BOLADICE 3, ou como é conhecido no Japão, PUNHOS PELADÕES 3!

Normalmente eu começo falando do jogo pela história, mas Streets of Rage tem uma tradição de capas tão especial que eu não posso ignorar isso. Vamos começar pela capa americana do jogo, que é a mesma usada pela Tec Toy no Brasil:


Nós temos uma capa realmente especial aqui. Em um pier qualquer temos um canguru, um FUCKING canguru de shorts e luvas de boxe, com cara de que esta tramando arranjar uma van e convidar crianças para um passeio. Junto a ele temos um tiozinho que tem braços mecanicos elétricos que estão dando curto-circuito (ou isso ou ele tem pedras nos rins, porque ele parece estar sofrendo bastante). Também gostaria de ressaltar seus magnificos pisantes vermelhos.

Na mesma cena temos um tiozinho de meia idade que foi picado por abelhas, porque esse inchaço não é normal. Quer dizer, nenhum treino no mundo vai fazer sua mão ser maior que todo o seu cranio. A única coisa mais preocupante que isso é que esse suposto lutador bombado tem as costelas a mostra através da camisa. Esse não é um cara forte, é o homem desnutrido com uma caixa toraxida bem larga.

Completando a cena temos... a única pessoa com uma musculatura realisticamente desenhada. Quer dizer, esse é o terceiro jogo da série, Blaze já esta chutando e socando punks a pelo menos uma decada neste universo, então ela tem uma musculatura a altura. E uma cara de modelo do padrão de beleza dos anos 80, porque você sempre pode ter o melhor dos dois mundos.


A capa europeia do jogo faz escolhas artisticas... diferentes. Nosso tiozinho ciborgue não tem nenhuma parte mecanica agora, ele apenas é um velhinho de musculos estranhamente arrendodados sobre um colant azul e punhos elétricos. E uma calça social com cinto. Por algum motivo o cinto parece ser um detalhe importante desse jogo, e por detalhe importante eu quero dizer que com essa calça branca com cinto ele parece um coroné de novela que se passa no nordeste. Classudo.

Pelo menos sua cara de sofrimento de pedra no rim foi substituida por um bigodão de Pai Mei. Blaze sofreu aparentemente não pode comparecer para a capa do jogo e mandou sua prima levemente asiática apoiadora do Bolsonaro - fazendo arminha com as mãos.

E por algum motivo o jogo agora se passa em Nova York, com o World Trade Center no fundo e tal.


E por fim a capa japonea do jogo, que é que tem a arte mais... única de todos. Quer dizer, vamos começar pela Blaze não apenas sem nenhum músculo como por algum motivo ela também é vesga agora.

O que faltaram de detalhes na Blaze foram adicionados de sobra nos musculos detalhados do Axel  com toda sua masculinidade de biceps delineados e sua camisa molhada de suor. Enquanto eu aplaudo o cenário de capa de VHS pornô gay, a cara dele de menino sapeca de 13 anos torna a coisa um tanto mais incomoda do que precisava ser. Você realmente está tramando alguma coisa, não está garotinho?

Talvez a única coisa mais incomoda nessa capa que a cara de sapeca do Axel são os braços estranhamente longos do Dr. Zan ali atrás. Quer dizer, repare bem nos braços dele e onde está a dobra do braço, ele deve andar como um gorila apoiando os braços no chão.

Essa é a única das três capas que tem o nosso menino magia Sammy Hunter, me pergunto o pq será que o menino negro foi preterido a um canguru - que é um personagem secreto e não parte do elenco original do jogo - na capa americana, e a resposta mais plausível é aquela que todos já imaginamos mas ninguém diz em voz alta... que é porque cangurus são awesomes, é claro!

Firme ae, gente?

Quer dizer, canguru é uma mistura de rato com coelho de dois metros de altura que se adaptaram a viver na Australia: como esse é o um ambiente tão inóspito, tão mortal que os bebês nascem prematuros (porque estar gravida é uma grande desvantagem biológica) após apenas 34 e são carregados em uma bolsa de couro e pele na mãe até estarem completamente desenvolvidos - porque é a Australia afinal, nenhum lugar é realmente seguro!

E como a taxa de mortalidade é incrivelmente alta, as mães cangurus possuem dois conjuntos de tetas: dentro e fora da bolsa, de modo que filhotes em diferentes estágios de desenvolvimento podem ser criados com o maior aproveitamento de tempo.

Imagino que eu tenha me empolgado falando sobre cangurus, mas a verdade é que não são tantas oportunidades assim para falar sobre a fauna australiana nesse blog. Você poderia pensar que mais jogos fariam uso disso, mas estranhamente não. 


Punks de jetpacks, um frangão recem saído de um barril no chão e um canguru em fúria. Anos 90 in a nutshell

Mas onde eu estava? Ah, sim, RUAS DA BOLADICE e suas várias capas, das quais apenas uma retrata um canguru boxeador... vocês realmente não sabem explorar o que tem em mãos, não é? Depois não sabem porque perderam a guerra dos 16 bits, amadores...

Seja como for, voltemos a história então...


Lembra de quando as pessoas consideravam 30 mil mortes como uma tragédia? Parece que foi em outra vida... 2020 realmente é um ano muito doido. De qualquer forma, a maior, mais tragica, mais terrivel e pior acontecimento na história da humanidade, mais conhecido como "A Tragédia", recaiu sobre a Cidade Madeira Carvalho. Mas que acontecimento tão terrível na história da humanidade, mais conhecido como "A Tragédia" é esse?

Seria a volta das vespas assassinas venenosas que foram introduzidas em 2020 e depois esse plot foi abandonado?


No ano de mil novecentos e xis xis (um ano muito doido, se vc lembra bem), foi descoberto o elemento quimico 122 chamado de Rakushin. Na realidade não existe um elemento quimico 122 na tabela periódica e até onde se sabe é impossível fazer um atomo com um nucleo de 122 particulas - ele seria pesado demais e instavel demais, mas na eventualidade que isso seja possível um dia ele se chamará "Unbibium". Sim, já deram dibs no nome do elemento quimico, pra vc ver como as coisas são.

Mas ok, nessa realidade fizeram o tal do Rakushin e usaram isso para fazer uma bomba no que o jogo descreve como "a pior tragédia da história da humanidade".


O que é terrivelmente ironico para um jogo japones, chamar um evento com 30 mil mortes como "a pior tragédia da história da humanidade", quando vc para pra pensar...

Sombra de uma vitima em Hiroshima que foi vaporizada pela radiação das bombas, ficando apenas a sombra na parede que pegou menos radiação

O problema é que o vilanico, maligno e comedor de catota Mr. X possui outra dessas bombas (ou mais) e agora cabe aos ex-policiais mais famosos da Sega... e um menino de patins, just because... descobrir o paradeiro das bombas antes que seja tarde demais. 

Junta-se a eles o Dr. Zan, o tiozinho ciborgue da capa, que era um chefe em Streets of Rage 2 e que apesar de ser um membro de gangue, é um membro de gangue que não aprecia a ideia de ser vaporizado por bombas de Rakushin ou que outros o sejam. Só porque você é a favor de assalto e um pouco de vandalismo não quer dizer que você é a favor do genocidio de dezenas de milhares de pessoas. Limites, né gente?

Claro que os membro do grupo não confiam plenamente no Dr. Zan, mas meio que eles não tem muito tempo para escolher agora já que a próxima bomba pode explodir a qualquer momento. Vão, MÃOS PELADONAS, procurem bombas PELA JUSTIÇAAAAAAAA!!!


Recapitulando um pouco, STREETS OF RAGE 2 é meio que o pináculo do que dá para fazer com um beat'm up em um console doméstico. A Sega expremeu cada bit do cartucho para fazer o melhor jogo que eles possivelmente podiam fazer em jogabilidade, som, graficos e até mesmo iluminação (algo muito raro na época).

A coisa que eu mais gosto em Streets of Rage 2 é que cada um dos personagens tem um estilo de gameplay diferente e a abordagem que você tem que ter para o jogo precisa ser diferente de acordo com quem você joga. E quando você lembra que STREETS OF RAGE original é um jogo beeeeem mais ou menos, realmente a diferença choca.

Streets of Rage 3 não tem essa evolução chocante porque, bem, não tem muito para onde o jogo evoluir realmente - de modo que ele pode decepcionar quem espera outro salto de qualidade como do primeiro para o segundo, meio que porque não tem para onde saltar dessa vez.


Não que seja ruim ter mais de uma coisa bem feita, ainda mais quando há um intervalo de tempo ok de um para o outro. SoR 3 não é um jogo muito diferente do segundo, apenas com outras fases, outros personagems, alguns retoques nos gráficos e segredos para dar uma temperada na coisa.

No caso das mecanicas individuais dos personagens, o que o Dr. Zan acrescenta ao jogo é que ele tem um alcance maior e toda arma que ele pega é convertida em energia que pode ser disparada a distancia.

Ataque especial do Axel, a "Cólera do Dragão com a camisa encardida" (mais sobre isso daqui a pouco)

Pra não dizer que o jogo não faz nada, NADA de diferente, o jogo tem um sistema de ataques especiais interessante. Todo beat'm up que se prese tem pulo, soco e um botão para dar um ataque especial que gasta energia em momentos desesperados. SoR 3 também tem isso, mas com um diferencial: tem uma barrinha que fica enchendo sozinha ao lado da barra de vida, se você usar o botão de ataque especial quando ela está cheia você usa o ataque especial sem gastar vida (se usar antes disso gasta vida).

É uma mecanica legal e dá alguma coisa para você ficar gerenciando e usando estrategicamente - algo que falta bastante ao genero. E bem, afora isso o jogo também tem algumas outras cartas na manga preparadas para o inverno

A primeira coisa que SoR faz de diferente são os personagens secretos, que dão uma turbinada a replayabilidade do jogo


Shiva é o primeiro personagem secreto que pode ser desbloqueado. Ele é o chefe da primeira fase, depois que você derrota-lo segure B até a próxima fase começar que ele estara disponível quando você pegar um continue. 

Não existe um canon para ele participar da história, assim como todos personagens secretos desse jogo, é apenas um cheat pq é legal ser cheateiro.


Victy é o segundo personagem secreto do jogo, e a melhor coisa do jogo afinal quando mais você pode detonar pessoas em um videogame com um marsupial gigante?


Damn, Jorge, isso é hora de lembrar dessa caticencia? Estou falando em dar combos com um rabão de canguru. Sinta a fúria de rancor e morte australiana, seus punks acham que conhecem as trevas mas eu conheço o Outback!

Does This Look Like The Face of Mercy?

Aí você está pensando, o que possivelmente poderia topear ter o RABÃO AUSTRALIANO DA MORTE E DOR como personagem secreto? Seria justo pensar que não tem como, certo? Pois eu te digo que não! Pois saiba você que o terceiro personagem secreto desse jogo é ninguém menos que...


DJEZUS CHRIST, É O MR. SLAVE!!!


Ash é o subchefe da primeira fase e para seleciona-lo você tem que segurar A no controle. Embora não tenha combos e outros movimentos, ele é o personagem mais forte e rápido do jogo, divando seu caminho para a vitória com facilidade.

Além dos personagens secretos, outra inovação é que o jogo tem duas fases finais diferentes conforme seu desempenho na penultima fase: você tem um timer para resgatar um refem, se conseguir você vai para a fase final do good ending, se falhar você vai para a fase final do bad ending. Que no fim é a mais legal, saiba você.

GOOD ENDING


A fase final "oficial" do jogo é um laboratório repleto de robos, onde no final você enfrenta um robo controlado pelo cerebro do Mr X (a unica coisa que sobrou dele após ser explodido duas vezes nos últimos jogos). Uau, um laboratório de robos pela milhonésima vez, que original...

Uma coisa mais interessante, no entanto, é que a batalha final tem um timer de 3 minutos. Se você falhar em vencer no tempo tem o Bad Ending B, se conseguir vencer no tempo tem o good ending. A diferença é o texto e que você vê artworks dos personagens durante os créditos - incluindo a Blaze de biquini, o que era muito relevante para a época.

TÁ, MAS SE ESSE É O FINAL MAIS OU MENOS, COMO É O FINAL LEGAL ENTÃO?

Que bom que você perguntou: Mr X. está usando um doppleganger de um general para declarar guerra a um país aleatório e assim conseguir todo suprimento de Rakushin que ele puder imaginar - aparentemente o país alvo é um grande produtor, algo assim. Dessa forma, na hora que o fake general vai declarar guerra nossos heróis invadem nada menos que a Casa Branca, chutando a porta no meio da coletiva de imprensa!



Agora imagine o seguinte: você é um jornalista e um general random convoca uma coletiva de imprensa. Então lá vai você pra toda essa burocracia do governo, tirar passe de imprensa, fazer triagem das perguntas, yada yada yada, tudo pra você ouvir alguém falar sobre política. Uh, emoção.

Mas então de repente, não menos que de repente, um FUCKING CANGURU DE CALÇÃO E LUVAS DE BOXE CHUTA A PORTA e começa a chutar o general, dar rabada no seu sidekick, é um canguru insano invadindo a casa branca mais doido que o Batman de triciclo! Melhor coletiva de imprensa EVER! FUCK YEAH!

Então, como você pode imaginar, Streets of Rage 3 foi um sucesso, certo? Quer dizer, pega um jogo que todo mundo ama, adiciona personagens secretos, multiplos finais, um canguru chutando a porta da Casa Branca, o que possivelmente poderia dar errado?



Bem, lembra do que eu disse no começo do texto? Que a relação entre a Sega da América e a Sega do Japão ia de mal a pior - nunca foi boa, mas degringolou de vez com Sonic 3? Bem, Streets of Rage 3 foi o segundo strike da Sega da América nessa guerra.

A Sega da América decidiu que precisava mostrar quem é que mandava nessa bagaça, e eles mexeram fortemente no jogo na versão americana para provar que eles é que entendiam de mercado e esses japoneses eram uns caras de mamão. E que mudanças foram essas?

Em primeiro lugar, o jogo foi modificado para agradar o gosto da familia tradicional americana. E o que isso quer dizer? Bem, primeiro Ash foi retirado totalmente do jogo. Tanto quanto personagem jogavel quanto como subchefe porque não teremos Mr. Slaves nesse jogo god bless América!


E como isso não é suficiente pra aplacar a fúria do Senhor, todas essas moças indecentes estarão agora vestidas  adequadamente ou isso aqui não é America fuck yeah! Todas as mulheres do game ganharam calças e todas as barriguinhas de fora foram cobertas porque não foi pra ter putarias que abandonamos a indecencia da Inglaterra vitoriana pra fundar um país literalmente no meio do nada de tanto que odiamos putarias! Posso ouvir um amém irmão!

Porém não é apenas cobrir as vergonhas das mulheres que foram as alterações que a versão americana fez. Todos os personagens ganharam novas paletas de cores em suas roupas... combinações de cores que claramente não foram pretendidas pelos designers e colocadas aqui apenas pelo prazer de ser diferente.



Axel trocou o tradicional branco da sua camisa por um amarelo que só faz parecer que a sua camisa não é lavada a muito tempo. Claro, tudo que a gente precisa é um herói com camisa encardida, isso é o que a América exige para ter sucesso por aqui! Blaze perdeu seu vermelho caracteristico por uma roupa que parece que ela esta indo passar o ano novo. Que bosta, honestamente. Todos os personagens ficaram ruins, mas esses dois é pra internar quem achou que isso daria certo.

Porém se você acha que a Sega da America achou que se contentaria em parar com as mudanças visuais, porque parar por aí quando você pode mudar a história do jogo também. Porque, você sabe, toda essa história ultra complexa com milhões de personagens e oficiais do governo sendo substituidos por robos e uma guerra sendo travada para conseguir mais de uma substancia para fazer bombas era complexa demais para pobres crianças americanas, então a história foi substituida por algo mais simples.

Tudo menos os 4 pixels brancos da calcinha da Blaze, naaaaaaaoooooo seus maníacos puritanos americanos, voltem para o século 17 que é o lugar de vocês!!!

E por simples eu quero dizer que depois de ser derrotado duas vezes, o chefe do crime Sr. X, começou uma empresa de pesquisa chamada RoboCy Corporation para atuar como um disfarce para suas atividades ilegais. O melhor roboticista do mundo, Dr. Dahm, foi contratado para ajudá-lo a criar um exército de robôs realistas para substituir oficiais importantes da cidade. Com as substituições implementadas, o Sr. X planeja administrar a cidade usando um dispositivo de controle remoto. Paralelo a isso, sua organização criminosa colocou bombas estrategicamente pela cidade para distrair a polícia enquanto os funcionários da cidade são substituidos.

MUITO mais simples, agora sim! Espera, o que?

Honestamente essa história é diferente da outra... meio que apenas por ser realmente. Tipo, pra que? Só pra provar que América fuck yeah? Porque parece que foi meio que só isso mesmo. Mas tá, e daí? Que diferença isso faz, o que importa realmente a história em um beat'm up?



Importa que como a história foi refeita para o port americano, todas as cutscenes foram substituídas por telas de texto simples. Poxa, ver os desenhinos é legal mas a gente não pode ter isso porque a Sega da América queria provar que eles eram os pirocudos do oeste! Ma vão se foderem!

E aí você pode estar pensando: tudo bem, eles cagaram com as cores dos personagens, censuraram todas as MOLIERES, tiraram um personagem secreto e um sub chefe e as cutscenes... tudo isso diminui o jogo mas não realmente estraga o jogo, né? Não torna ele injogavel, só que menos bom

Ah, é? Então segura essa manga: a Sega da América tentou resolver um "problema" que não existe no Japão mas incomodava muito as empresas na América: as videolocadoras. As crianças não compravam o jogo se eles pudessem alugar e terminar em um fim de semana. Como resolver isso? Simples, aumentando a dificuldade do jogo!

"Você acha que pode comigo, sua punk puritana de merda que usa calças por baixo do short pra não ofender a família tradicional americana? Eu vim de um lugar que tem mamíferos que botam ovos, NINGUÉM PODE COMIGO!!!"

Assim foi feito, a dificuldade foi aumentada em um passo: o modo fácil americano é o normal japones (só que você não pode terminar o jogo no fácil), o normal é o hard japones e o hard é um novo modo de jogo inderrotavel.

Então a única forma de vencer o jogo é jogar no que foi projetado originalmente para ser o modo hard, onde os chefes tem enormes barras de vida e qualquer inimigo leva uma eternidade para ser derrotado além de bater muito forte. Um jogo que era perfeitamente equilibrado para ser desafiador porém divertido se torna uma draga que se arrasta e cansa. Parabens America, não bastava fazer a Pastor Feliciano Edition, vocês tornaram o jogo uma bosta injogavel!

Eu não sei que ponto vocês queriam provar para os japoneses fazendo essas putarias por puro despeito, mas vocês conseguiram. Definitivamente conseguiram provar o seu ponto, seus retardados...

MATÉRIA NA GAMERS
Edição 002


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