sábado, 7 de novembro de 2020

[AÇÃO GAMES 049] TEENAGE MUTANT NINJA TURTLES: Tournament Fighters (SNES, Mega Drive e Nintendinho, 1993) [#548]




Quando eu jogo um jogo, especialmente um jogo antigo, eu realmente tento entender o que os desenvolvedores estavam tentando fazer, onde eles queriam chegar. Eu realmente me esforço nisso, de verdade. Mas então, de tempos em tempos eu encontro um jogo desses que o meu melhor entendimento sobre o que eles tentaram fazer foi:


Esse jogo é Teenage Mutant Ninja Turtles - Tournament Fighter. Jogos, no caso.



E porque eu estou dizendo isso? O que faz esses jogos tão dificeis de entender? Bem, para começar é que jogos de luta eram a segunda maior febre dos anos 90. Eles não chegaram a tomar o espaço dos jogos de plataforma durante a era dos 16 bits, mas por Miyamoto como eles tentaram.

Todo mundo tentava "ser o próximo Street Fighter", e por todo mundo eu quero dizer literalmente todo mundo: até a estrela da NBA Shaquille O'Neal teve o seu jogo de luta porque essa porra tava fora de controle mesmo.


Nessa farra do boi brabo que estava a coisa, a Konami achou que era uma boa hora para tentar embarcar nesse trem da alegria com o seu próprio jogo de luta. O problema é que eles não entendiam absolutamente nada do genero - nunca haviam feito um jogo de luta na vida.

Então a Konami tinha duas opções, basicamente: gastar o seu tempo aprendendo a programar o jogo, ou gastar o tempo desenvolvendo ideias para o jogo. Bastante sabiamente, eles escolheram a primeira - já que um jogo ruim com boas ideias ainda é um jogo ruim.

Meu pensamento é que eu tou ricaaaaaaaaa

Tecnicamente o jogo roda muito bem, pelo menos na versão de Super Nintendo, os golpes saem fácil, os controles respondem como você gostaria que eles respondessem, a jogabilidade é muito mais macia do que o primeiro Street Fighter para o SNES.

Então se o jogo é tão redondinho na mecanica, de onde vieram as ideias para ele? Então... Persongens originais não tem nenhum, já que todos personagens são tirados dos quadrinhos das tartarugas ninjas, cartoons ou bonecos. Quanto aos golpes... o que a Konami fez foi pegar golpes de todos jogos de lutas que ela pode por as mãos e lançou aleatoriamente no jogo.

O Donatello, por exemplo, de Street Fighter ele tem a sequencia de soquinhos do Honda, o spining bird kick da Chun-Li, e de Fatal Fury ele tem a magia do Terry Bogard e o moveset de golpes fisicos do Billy Kane.



Todo jogo é desenhado assim, na verdade, e uma das coisas mais interessantes é ver de onde saem os golpes dos personagens. É praticamente um MUGEN dos jogos de luta da época, o que é uma experiencia bastante... curiosa.

Mas eu disse no começo que eu não entendia esse jogo, e essa parece ser uma descrição bastante acurada do que rola aqui. Qual é a treta, então?

Ora, todos concordamos que a Konami então cortou custos onde dava copiando golpes na cara dura dos outros jogos, certo? Então o ponto do jogo é ser um cash-in barato e rápido, certo?

Arrotouken!
Certo, exceto que as três versões do jogo - SNES, Mega Drive e Nintendinho - tem personagens completamente diferente um dos outros. Então a Konami não quis ter trabalho criando os golpes, mas teve trabalho criando personagens diferentes e adaptando golpes para três consoles diferentes! Puta trampo, era muito mais fácil só ter portado o mesmo jogo!

Ô amigo, decide se vcs querem ter trabalho ou não! Tá dificil de entender o que vocês querem da vida!

Mas enfim, mesmo não tendo muita certeza de onde eles queriam chegar com esse jogo vamos falar brevemente sobre os personagens - já que esse é um daqueles jogos de luta que não dão um final para cada um. Na verdade você só pode jogar o modo campanha com as tartarugas no SNES e no NES, e no Mega Drive você pode escolher um personagem do time dos "good guys", mas o final é o mesmo de qualquer forma.

Dito isso, vamos dar uma olhada nessa galerinha do barulho que apronta altas confusões!


Capa japonesa, you know the drill..

AS TARTARUGAS NINJA




Obviamente que em todas as versões do jogo tem seus amigos quelonios da vizinhança, e eu reparei que nunca falei muito sobre eles apesar de já ter coberto alguns jogos dos ninjas mutantes adolescentes que acontecem de serem cagados (e não tartarugas, exatamente).

Acontece que houve nos quadrinhos dos anos 80 uma grande mudança de paradigma sobre como a midia pensava a respeito de si mesma. Se nos anos 60 e 70 quadrinhos eram coisas bem bobinhas para crianças (tipo o desenho dos Super Amigos), as crianças que cresceram lendo quadrinhos nessa época cresceram e agora queriam fazer coisas mais... adolecentes. Nascia assim os anos 80.

Quadrinhos não eram conhecidos por sua seriedade, até então
Toda essa coisa dos quadrinhos serem DARQUIII, TREVOSOS E DU MAUUUUU nasceram nos anos 80 com heróis até então bobos como o Batman sendo levados super a sério com histórias pesadas e um desenvolvimento psicológico afetado.

Imediatamente me vem a mente coisas como a graphic novel (termo inventado justamente para dissociar dos quadrinhos como "coisa de criança") "O Cavaleiro das Trevas" de Frank Miller, que até hoje é tida como a leitura "oficial" de como o Batman deve ser escrito.

UAIDUUANAQUILLME!
Essa é a mais famosa, mas não foi nem de perto a única nem a primeira. Houveram incontaveis outras obras "pesadas" com Watchmen, Dias de um Futuro Esquecido dos X-Men (que é a obra que marca a coisa do preconceito como sendo o tema-chave da franquia), "A Queda de Murdock" sobre o Demolidor e por aí vai.

No meio dessa farra do cavalo manco, dois amigos que tinham uma pequena editora de quadrinhos estavam comentando e tirando sarro como tudo agora era "serião" e "trevoso", e só de zoeira resolveram fazer uma paródia dessa modinha da época com uma história sobre vigilantes urbanos super sérios, trevosos e que matavam geral... e que também eram tartarugas ninjas mutante adolescentes com nomes de artistas da Renascença, treinadas por um rato que aprendeu ninjitsu enquanto era pet de um mestre japones e agora enfrentam o temivel Clã do Pé. Sério.


Mais especificamente, as tartarugas e o rato que sabia ninjutsu se tornaram mutantes quando um caminhão de lixo tóxico derramou produtos sobre um aquario com tartaruguinhas ao tentar evitar atropelar um homem cego atravessando a rua. O que é basicamente a origem do Demolidor, saiba você.

Para grande surpresa de seus criadores, Kevin Eastman e Peter Laird, o publico não entendeu a piada da coisa. Com efeito, eles gostaram muito do que viram e logo as tartarugas ninja "trevosas du mauuuu" se tornaram  um pequeno sucesso cult. Sabe o pessoal que não entende a piada de One Punch Man e fica discutindo se ele venceria o Goku? Pois é, naquela época já tinha isso.



A coisa toda cresceu a ponto de chegar aos ouvidos do agente Mark Freedman, que representava a empresa de brinquedos Playmate. Ele teve a visão que se tirasse a coisa da violencia, o que ele tinha ali era material para ter um sucesso comercial para ser o próximo He-Man.

Só que Marcão estava errado, muito errado.

Isso porque Tartarugas Ninja acabou sendo muito, mas muito, mas MUITO maior que He-Man. Na verdade foi maior que qualquer outro cartoon daquela época. A TURTLEMANIA era real!

O quarto normal de uma criança saudável durante os anos 90
DESTRUÍDOR



Outro personagem que aparece em todas as versões do jogo é o tradicional inimigo dos quelonios, o ninja japonês Oroku Saki - mais conhecido pela alcunha de Shredder (Destruídor, no Brasil). Oroku Saki é o irmão mais novo de Oroku Nagi, que era o melhor ninja do Clã do Pé junto com seu bro  Hamato Yoshi (o proprietário do rato Splinter, o mentor das Tartarugas). Nagi e Yoshi se desentenderam pela forma com que eles acreditavam que o clã deveria ser conduzido (Nagi era sanguinozoio, Yoshi era de boas) e também pelo amor de Tang Shen. Ou seja, era o Malfurion e o Illidan ninjas. O resultado foi que eles lutaram e Yoshi matou Nagi, e por isso sendo expulso do clã por matar o coleguinha.

Assim, ele foi embora com Shen para os Estados Unidos.

Sim, eu sei que eles não vão entender, mas insistam que a minha pizza portuguesa é sem tomate, entenderam?


Irritado com a morte de seu irmão mais velho, Oroki Saki se juntou ao Foot Clan e treinou para ser um ninja. Ele rapidamente se tornou um dos guerreiros mais mortais e subiu na hierarquia e foi escolhido para liderar o ramo americano do Foot. Operando em Nova York sob o nome de The Shredder, Saki aproveitou a oportunidade para vingar seu irmão matando Yoshi e Shen. Sob a liderança de Saki, o Foot participou de várias atividades criminosas, incluindo contrabando de drogas, trafico de armas e assassinato.

Isso até ser desafiado pelas tartarugas treinadas pelo rato de estimação de Yoshi, Splinter, que também havia sido mutado pela mesma substância no mesmo acidente que deu origem as tartarugas. Suponho que a vidente que previu o futuro dele teve enormes dificuldades em frasear o que ela estava vendo...

KARAI



A última personagem que aparece em todas as versões do jogo, onde ela é a chefe final - e não o Destruídor, que é só mais um aqui. Após o Destruídor passar mais vergonha apanhando para tartarugas que o Brasil no 7x1, o Clã do Pé do Japão decide mandar alguém para os Estados Unidos para entender o que caralhos estava acontecendo por lá.

Esse jogo ficaria muito legal legendado em português "É vc carai!"
Quer dizer, imagino que os relatórios do Destruídor deveriam fazer bem pouco sentido, tendo seu rabo sendo chutado por tartarugas ninjas mutantes adolescentes. Assim, a oficial de alto escalão que eles mandam para a América para botar ordem nesse KARAIO é ninguém menos que a ninja KARAI.

PERSONAGENS EXCLUSIVOS DO SNES

ARMAGGON



Originalmente, Armaggon era apenas um tubarão mutante que apareceu primeiro em um alinha de brinquedos das Tartarugas Ninja, e depois participou de algumas HQs. Como isso é meio lame, decidiram dar uma apimentada no personagem para a série de 2012: agora Armaggon é um tubarão mutante dentro de uma armadura de cyber tubarão que dispara misseis de tubarão. Porque ter tubarão no seu tubarão é TIGHT, yo!


WINGNUT



Wingnut e Screwloose (que não está no jogo, mas eles sempre andam juntos) são um morcego e mosquito alienígenas que são aliados das Tartarugas Ninja.

São os únicos sobreviventes do planeta Dexion V da Dimensão X, seu mundo natal que foi destruído quando o conquistador alinígina Krang pintou por lá para deixar tudo menos do que perfeitamente balanceado. Mais tarde, a dupla encontrou seu caminho para a nossa dimensão, mais especificamente a Terra, onde atacaram o dirigível das Tartarugas Ninja que pairava sobre Nova York em busca de Krang.



Eles acharam que as tartarugas estavam trabalhando para Krang, quando isso foi explicado eles se tornaram aliados recorrentes dos turteles.

WAR



Muito antes dos meninos Winchester terem licença para dirigir ao menos um triciclo, as tartarugas ninja já rodavam por aí impedindo o apocalipse cristão. Sim, em um arco de histórias dos quadrinhos elas enfrentam os quadro cavaleiros do apocalipse porque sim, como não?

Da esquerda para direita, Fome, Guerra e Peste. Não achei imagens da Morte nos quadrinhos, quem encontrar enviar cartas para a redação
E apenas para ficar mais aleatório ainda, elas enfrentam eles no Brasil porque eu não consigo pensar em um cenário mais propício. Dentre os quatro cavaleiros do apocalipse das Tartarugas Ninja, a Konami escolhou colocar o War nesse jogo e o seu cenário é o Monte OLYMPPPPPPUUUUSSS. Eu vou deixar você fazer o que quiser com essa informação.

CHROME DOME



Quando o conquistador alienígina Krang se aliou com o Clã do Pé do Destruídor, ele decidiu que podia dar um upgrade no seu exército de ninjas roxos (porque é assim que um ninja se veste, Naruto me ensinou isso) e assim criou alguns NINJAS ROBOS. Bem, visualmente os Chrome Dome parecem mais com samurais robos, mas suponho que a intenção seja o que conta...

ASKA



Aska deveria na verdade ser Mitsu, uma personagem do terceiro filme das tartarugas ninja. Quando as tartarugas são transportadas para o Japão feudal e acabam no meio da treta entre dois clãs. Obviamente que eles se juntam na guerra ao lado do clã menor e mais bonzinho, e esse é o qual Mitsu é a princesa.

Como é um fato histórico conhecido, kunoichis usavam apenas a parte de cima da roupa e lutavam de calcinha. A polemica aqui é que na versão japonesa (a direita) a calcinha dela é um fio dental, enquanto na versão americana isso foi mudado para cobrir sua ninjacidade. Também ao vencer a luta na versão japonesa ela dá uma giradinha e seus peitos balançam. Na versão americana, históricamente inacurada, não existe nenhuma giradinha ou magumbos centripedos.


Embora a ideia não seja ruim, a execução desse filme é pavorosa - existe até um envolvimento romantico entre Leonardo e Mitsu - e o filme foi o prego no caixão da febre de tartarugas ninja, que já vinha definhando.



Quando a Konami viu que o filme afundou mais rápido que discurso de presidente mandando injetar desifetante, eles droparam a associação e a personagem virou apenas Aska - sem relaçao nenhuma com ninguém.

PERSONAGENS EXCLUSIVOS DO MEGA DRIVE



CASEY JONES




Casey Jones é um dos personagens que aparece na paródia original, onde ele é um vigilante que faz suas próprias leis espancando criminosos a noite com um taco de hoquei e uma mascara do jeito. A piada aqui é que ele não decidiu combater o crime porque sua familia foi morta ou algo do tipo, e sim porque ... bem, ele assistia series policiais demais e achava legal a ideia de espancar crimonosos.

I had this idea; it was kind of a parody of all these vigilante characters that were in comics. You have the classics like Batman and Daredevil and all these characters where something tragic happened in their past that helped them choose the path to go out and fight crime on their own, and I thought it was really funny if we had a character who was inspired to do the same, but just from watching too much bad TV, like "TJ Hooker" and "A-Team" and all that stuff. So I came up with the idea of this character who would be called Casey Jones and he would have two bats as his main weapon, and he would wear a hockey mask and sweats – just something he cobbled together. And at the last minute, Pete said, "Well why don’t you give him a golf bag and he’ll have all kinds of weapons in it?" And I’m like, "Dude, that’s it!" But that’s the kind of collaboration we had; it was always that kind of spontaneity, and how so many of the characters came together. But Casey and Raphael – they’re fun. And they’re a little retarded like me [laughs].
Kevin Eastman in May 2009[1]


Ele eventualmente se torna aliado das tartarugas, mas não antes de brigar algumas vezes com eles porque esses mutantes ilegais TAKE OUR JAAAAAAWWWWWWBBBZZZ como justiceiros clandestinos!

CJ também está no jogo de Nintendinho, mas eu não vou abrir uma sessão "hibridos Mega Drive/NES" só por causa disso, embora teria sido menos trabalho do que digitar o que eu digitei explicando...

APRIL O'NEAL



Uau. Apenas uau. Eu definitivamente não esperava isso. April O'Neal é amiga humana das tartarugas ninja que serve a função de "mocinha em perigo" e é sequestrada em todo e cada jogo dessa porra. Porque é assim que moçoilas rolavam nos games anos 80/90 (a exceção da Samus Aran, mas Metroid é OTO PATAMA). Exceto que aqui ela encheu o saco dessa merda de "mocinha" e deciu descer a mão nos safados.

April O'Neal no SNES...

... e nossa menina magia no Mega Drive.
Way to go, girl! Parabéns aos envolvidos que tiveram essa ideia!

RAY FILLET



Honestamente eu não sei nada sobre esse personagem que parece um homem-arraia, então deixa eu pesquisar aqui para ver o que eu descub...









Próximo...

SISYPHUS




Esse é o único personagem original de todos os três jogos, eu não faço ideia do porque a Konami sentiu que faltavam personagens em Tartarugas Ninja e criou o seu próprio. O que eu posso dizer, entretanto, é que a escolha do nome é bastante... fortuíta...


Veja, na mitologia grega Sisifo é o rei que foi condenado pelos deuses a rolar uma pedra do fundo de um barranco até tirar ela de lá. Só que sempre que tava chegando perto do fim, a pedra rolava de volta pro começo.



Isso é particularmente inspirado porque nesse jogo, Sisyphus é um BESOURO ROLA-BOSTA. Faça o que quiser com essa informação.

NINTENDINHO



HOTHEAD




Existem 8 personagens nesse jogo: as quatro tartarugas, Casey Jones, a vilã KARAI, e o único realmente exclusivo do NES, o cabeça quente. Hothead é como as tartarugas chamam ele, mas na verdade seu nome é Kavaxas e ele é um demodragão. Ou seja, ele é um demonio E um dragão.

Depois que o Destruidor bateu as botas lutando contras as turteles nos quadrinhos, seus seguidores tiveram a brilhante ideia de invocar DEMONIOS DRAGÕES para traze-lo de volta ao mundo. Claro que Kavaxas aproveitou a chance e engambelou os idiotas, fazendo com que eles abrissem o PORTÃO DO INFERNO para a raça de demonios dele dominar a Terra, dando inicio ao apocalipse previamente citado.


De qualquer jeito, é impressionante que a Konami tenha conseguido fazer esse jogo rodar no Nintendinho já que jogos de luta são muito dificeis de programar em consoles mais simples. Em um jogo de plataforma, por exemplo, o personagem tem dois ou três movimentos diferentes (corre, atira e pula). Um jogo de luta não tem menos que dez, sendo bastante simples, já que difernetes tipos de socos, chutes, golpes especiais e a velocidade deles importa muito a ponto de serem comandos diferentes.



O mesmo vale para a inteligencia artificial, você tem que programar uma miriade de reações e planos de ação para o NPC de forma que o jogador não saiba prever como o personagem vai reagir. Em um jogo de plataforma os inimigos precisam apenas ter um padrão de movimento fixo ou seguir o personagem, para a IA funcionar em um jogo 1x1 é algo realmente dificil.

Então parabéns a Konami por fazer esse jogo, todos esses jogos, na verdade. É a tentativa de fazer algo sem esforço mais trabalhosa que eu já vi na minha vida!

VERSÃO PARA SUPER NINTENDO




VERSÃO PARA MEGA DRIVE




VERSÃO PARA NINTENDINHO


Edição 058