quinta-feira, 12 de novembro de 2020

[MEGA DRIVE] SYLVESTER AND TWEETY IN CAGEY CAPERS (Agosto de 1994) [#552]


Bom, taí um jogo que eu não realmente esperava. Quer dizer, existia realmente demanda para um jogo do Piu-Piu e Frajola? Quer dizer, eu entendo que o Piu-Piu é bastante popular porque tem em capas de cadernos, pacotes de de biscoitos e calcinhas, mas nesse jogo aqui você joga com o Frajola e eu não vejo o Frajola sendo popular o bastante para ter o seu proprio jogo. Se bem que eu nunca fui tãaaao fã assim de Looney Toones tb, então whatever.

VC NUNCA SE IMPORTOU COM LOONEY TOONES PORQUE NÃO TEM FURRIES

Bem, a Lola Bunny não é exatamente o meu tipo... quer dizer, não, claro que não é isso que ideia! Enfim, um jogo do Frajola e Piu-piu, como você já podia esperar, é um jogo de plataforma. O que você não podia esperar é que é um jogo de plataforma com um twist interessante: você joga em fases abertas e labirinticas de como chegar nos lugares, como em milhões de outros jogos (a gigantesca maioria deles horrenda de uma forma dolorosa), só que ao invés de achar o final da fase você tem que perseguir o Piu-Piu pela fase (existe até um botão só pra mostrar onde está o passarinho).

A capa europeia, ma mamma mia!

Então não adianta rushar para o final da fase, você tem que perseguir o Piu-Piu até onde ele está para ele ir para outro lugar e assim tantas vezes necessárias rodando pra cima e pra baixo na fase até que a ave capetídica diminuta decidir que quer ir pro final da fase.

Pode parecer irritante a primeira vista... e é, muitas vezes você só quer esganar o bicho porque a desgraça não vai pro final da fase e se mete em uns buracos dificeis de alcançar na fase. Então se a ideia era passar a sensação de ser o Frajola e querer mastigar um ser vivo odioso, bem, ponto pra eles.

De qualquer forma, essa ideia resolve o principal problema dos jogos de plataforma com fases labirinticas é você rodando e tomando dano procurando onde ir - o que é muito frustrante. Aqui você sempre sabe para onde ir (como eu disse, literalmente tem um botão apenas pra isso), embora não saiba sempre como chegar lá. Ok, esse é o desafio do jogo, eu entendo o ponto aqui.

Basta apenas eles não cagarem a execução que vai dar bom. Afinal, qual a chance deles cagarem tudo, não é mesmo? É, eu sei. Então...

Mas ao invés de falar sobre todo o jogo eu vou fazer algo diferente aqui: vou apenas falar sobre a primeira fase porque ela contem um microcosmo de todos os problemas que assolam este jogo de plataforma. Tenha em mente que todos estes problemas são exponencialmente ampliados nas fases posteriores, mas a genese de todos os problemas já pode ser visto aqui.


Logo que você começa o jogo, começa a perseguir o Piu-Piu nesta sala e se depara com esse beco sem saída. O que você tem que fazer é pular na poltrona em direção ao Piu-Piu, o que vai te fazer ficar parado em cima do quatro (que moldura foda eles usam que cabe um gato de pé em cima dela) e dali pular adiante. E é aqui que começam os problemas do jogo.

Pq? Bem, essa primeira tela deveria ser um tutorial da mecanica mais importante e que você estará usando durante o jogo todo: mover objetos para posiciona-los em um lugar que eles sirvam de plataforma. Essa mecanica básica do jogo e ele deveria estar te ensinando isso na primeira tela.

Com efeito, o que você DEVERIA ter que fazer é isso empurrar a poltrona (porque ela é movel) para posicionar embaixo da plataforma. Mas o jogo já começa com ela numa posição que o seu pulo alcança, então ela falha no unico proposito da sua existencia. Parabéns a todos os envolvidos, mas sigamos.


O que nos leva a outro problema muito grande aqui: a detecção de colisão é horrenda. Não basta apenas as plataformas não poderem ser deduzidas através de bom-senso (tipo saber que a moldura do quadro é uma plataforma, mesmo que não faça sentido), você nunca vai saber se errou o pulo porque aquele lugar não é uma plataforma em primeiro lugar, ou é a plataforma e o jogo apenas errou a detecção de colisão pra você parar em cima dela.


Logo em seguida tem esse interruptor que pode ser ativado batendo nele. Sabe o que ele faz? Pois é, nem eu. Quer dizer, é a primeira vez que você coloca a feature no jogo, o jogador ainda está formando sinapses de como as coisas funcionam... e então você bota uma coisa que aparentemente não tem função nenhuma?

Vocês estão dando aula de como não se faz ou algo assim?


Todas as fases tem algum tipo de inimigo andando (ou melhor, aparatando aleatoriamente) pra lá e pra cá que possui um ódio mortal de gatos. Na primeira fase é a Vovó, mas tem alguns outros personagens que já apareceram em desenhos do Frajola.

Mas ok, tem inimigos e você tem um botão de ataque, logo você pode se livrar deles, certo? Então... não. Seu ataque não causa dano nenhum realmente, a única função dele é ativar os switches (que não fazem nada até onde a gente sabe) e... é isso basicamente. Porque causa, motivo, razão ou circunstancia o jogo se dá ao trabalho de te dar ataques se você não pode fazer nada com ele?!

Eu entendo que isso nunca acontece no desenho, mas isso é um videogame, é um gato dando unhadas e tem um maldito botão pra fazer isso, é óbvio que eu ia achar que você podia usar isso pra atacar, então pq?! Apenas me diga pqqqqqqqqqqq?????


Nessa cena aqui vemos logo dois problemas que sozinhos meio que são a pá de cal na diversão do jogo. O primeiro é que o Frajola toma DANO DE QUEDA! Mas puta merda, que coisa é essa de jogos de plataforma de gatos e seus danos de queda?

Pra que essa obsessão em associar gatos com dano de queda, é a porra do BUBSY IN CLAW ENCOUNTERS OF THE FURRED KIND tudo de novo! Que miséria, desgraça, gato preto! (que nesse caso é mesmo)

Isso se soma ao fato que você tem muita pouca vida e morre muito fácil. Regra de ouro do jogo ruim: quando o jogo te abarrota de vida (nesse você começa com 9) e não dá nenhuma consequencia imediata por perder uma vida (você dá respawn no mesmo lugar)... saiba que eles não terão nenhuma pena em te atochar em comer vidas. E isso o jogo faz nenhuma vergonha, mas puta falta de vergonha na cara.

Agora imagine, apenas imagine, uma combinação de todos esses problemas durante O JOGO INTEIRO!


AH COME ON!


AH! COME!  FUCKING! ON!!!


AH! COME! FUCKING! BLASTER! MASTER! DASTTER! FUCKING! ON!!!

Porque é claro, mas é óbvio, mas é ululante que um jogo exclusivo para Mega Drive faria uma dieta monstruosa a base de saltos de fé! Que cabeça a minha, como eu possivelmente poderia ter esquecido da marca registrada de jogos no Mega Drive! Mas é claro!

Por que eu esperaria alguma coisa diferente...

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