sábado, 5 de dezembro de 2020

[SUPER NINTENDO] LEGEND (Abril de 1994)[#575]

Quando você na capa um de nossos protagonistas tentando entender porque um quilo de algodão não pesa mais do que um quilo de chumbo com toda força do seu cerebelo, você sabe que estamos prestes a embarcar em algo especial

Eis um fato curioso para você: você está assistindo uma aula ou palestra e começa a ficar com sono. Mas por que? Bem, os cientistas descobriram porque a gente tem vontade de dormir quando está entediado. Isso acontece por conta de uma parte da atividade ligada à motivação e ao prazer, chamada de núcleo accumbens, que os pesquisadores descobriram que também afetam nossa vontade de dormir. Quanto mais interessado você está, mais ativo o núcleo accumbens está e isso impede o processo quimico que te faz ter sono.

E por que eu estou dizendo isso? Bem, porque esse é o nível de atividade do seu núcleo accumbens jogando Legend:


Mas vamos começar do começo.

sexta-feira, 4 de dezembro de 2020

[SEGA CD/CD] THE LAWNMOWER MAN (Agosto de 1994)[#574]


 

Como dizer que um filme é objetivamente, indiscutivelmente ruim? Quer dizer, isso pode ser feito? Existe tal valor a ser julgado em algo subjetivo como a arte? É possível fazer tal afirmação

EU NÃO ACHO QUE ISSO SEJA POSSÍVEL. É A APENAS SUBJETIVO DEMAIS, COM VARIAVEIS DEMAIS PARA SE PODER AFIRMAR CATEGORICMENTE QUE UM FILME É RUIM.

Pode ser, Jorge, mas e SE, veja bem, e SE um filme fosse tão ruim, mas tão ruim que esse filme fosse baseado em um conto e o autor do contro ENTROU NA JUSTIÇA para ter o seu nome desassociado desse filme?

OH BOY...

quinta-feira, 3 de dezembro de 2020

[SNES/MEGA DRIVE] THE PIRATES OF DARK WATER (Maio de 1994)[#573]


David Kirschner é um homem... criativo. Durante os anos 80 ele fez fama como roteirista daquele que é um dos longas animados não-Disney mais famosos da decada: “Fievel, um conto americano” que conta a história de uma família de imigrantes europeus que vão tentar a sorte na “terra das oportunidades” no começo do século... só que essa família são de ratos antropomorfizados, o que significa...

EU SEI, EU SEI EXATAMENTE O QUE SIGNIFICA, VOCÊ NÃO PRECIS...

Tanya Mousekweitz, para o caso de você precisar de furries polonesas para um trabalho de escola

QUEM É QUE PRECISA DISSO? EU DISSE QUE NÃO PRECISAVA! SÉRIO, ESTÁ CADA DIA MAIS DIFICIL...

quarta-feira, 2 de dezembro de 2020

[SUPER NINTENDO] SONIC BLAST MAN 2 (Março de 1994)[#572]


Hoje é dia de Sonic, mas não qualquer Sonic e definitivamente não aquele Sonic que é um raio azul que vai de norte a sul! Estamos falando de um Sonic que é um homem, mais precisamente um Blast-Homem! Sim, é ele, o único, o inexpugnável, o inesquecível... SONIC BLAST HOMEM! Mais conhecido como aquele que absolutamente ninguém lembra mesmo que tivesse uma arma apontada para a cabeça!

Com esse jogo tendo o número dois no título, você provavelmente pode imaginar que que Sonic Blast Man II é uma sequência e sim, de fato, a franquia tem uma longa e confusa história que consiste em dois outros jogos bem diferentes entre si. 

terça-feira, 1 de dezembro de 2020

[MEGA DRIVE] COLUMNS 3: The Revenge of the Columns (Outubro de 1993) [#571]


Na década de 20, a atenção do mundo foi tomada por um frenesi cultural como nunca havia sido conhecido antes: a descoberta da tumba do Rei Tutancamon - o único dos grandes faraós do Egito cuja tumba jamais tinha sido encontrada até então. Essa não foi uma expedição qualquer, entretanto, já que para financiar a escavação, preservação e catalogação das riquezas da tumba, lorde Carnarvon assinou um contrato de exclusividade com o jornal The Times, concedendo ao periódico o direito de publicar em primeira mão notícias e fotografias sobre o que fosse encontrado. 

Assim, era a primeira vez que arqueologia tinha cobertura da imprensa como um grande acontecimento pop, com direito a paparazzi, fofocas e a porra toda. Não pouco surpreendentemente, toda a coisa da “maldição da tumba perdida do faraó” se tornou um grande elemento da cultura pop e mesmo quem não faz a menor ideia do que foi essa expedição ou de quem foi Tutancamon já ouviu falar de múmias tanto quanto de vampiros ou lobisomens.

segunda-feira, 30 de novembro de 2020

[SUPER NINTENDO] THE PEACE KEEPERS (ou "Rushing Beat Shura" no Japão)[#570]


To de olho nessa propaganda enganosa de dar a entender que você pode jogar a campanha com quatro jogadores, como se fosse num arcade. Na verdade o modo para 4 jogadores só funciona no modo versus

Bem amigos do C de Super Ação Gamers Power, conforme a quarta geração de videogames vai caminhando para o seu ocaso começam as despedidas de séries que acompanhamos nascerem aqui. E de todas as séries de jogos estilo beat'm up, talvez nenhuma seja mais obscura do que a veremos seu último capítulo aqui, a trilogia Rushing Beat.

E eu quero dizer obscura mesmo, se você conhecer apenas a versão ocidental dos jogos sequer vai saber que eles vão saber que fazem parte da mesma série!

domingo, 29 de novembro de 2020

[MASTER SYSTEM] WOLFCHILD (originalmente lançado em 1992)[#569]



Abrirei o texto de hoje com as celebras palavras do grande filofoso moderno:

"Oh, boy!" - Mouse, M.

Isso porque após uma longa primavera... bem, nem tão longa assim quanto eu gostaria... eis que temos aqui mais um representante daquela que é a nata da escória videogamística. Sim, isso mesmo, o jogo de hoje é nada mais, nada menos do que... UM PORT DE JOGO DE PLATAFORMA DO AMIGA!

O que significa que só existe uma coisa a ser feita!

sábado, 28 de novembro de 2020

[SEGA CD] RISE OF THE DRAGON (Novembro de 1993) [#568]



Tentar explicar o que é um "Film Noir" é uma tarefa bem difícil, mas curiosamente todo mundo meio que sabe estamos falando. O protagonista é um detetive durão, cínico, misantropo e sem esperança na humanidade (que invariavelmente fuma ou bebe pra caralho). A paisagem Noir padrão é uma cidade grande e opressora (filmada em ambientes escuros e sombrios para criar uma atmosfera). Cenários comuns a esse tipo de narrativa incluem bares mal iluminados, boates cheias de clientela questionável, antros de jogos, becos úmidos e o onipresente armazém decadente à beira-mar. À noite, na cidade grande, você pode apostar que as ruas estão molhadas de chuva, refletindo as luzes estereis da rua como uma pintura. É um mundo cão, onde a vida vale muito pouco. 

E se você estiver se sentindo ambicioso, ainda é uma história de detetive em que uma investigação criminal simples traz à tona a corrupção política, encobrimentos e conspiração nos níveis mais altos em uma cidade devastada pela tensão corrupção enquanto explora os impulsos odiosos e selvagens que sustentam o verniz da vida civilizada . 

sexta-feira, 27 de novembro de 2020

[NINTENDINHO] ZODA'S REVENGE: StarTropics 2 (Março de 1994) [#567]



Via de regra, a Nintendo tende a tratar bem suas franquias. Não é muito típico da Big N apenas abandonar uma marca, eles continuam capitalizando em cima de tudo que eles criam até os dias de hoje - se não com novos jogos, com participações em jogos como Mario Kart ou Smash Bros. Quer dizer, se a Nintendo continua relançando Ice Climbers remasterizado para o Switch ainda hoje isso mostra o quanto eles apenas não abandonam coisas.

... com uma exceção. Existe uma franquia (bem, são dois jogos apenas, mas ainda sim) criada pela própria Nintendo que foi total e completamente abandonada pela Nintendo e em quase trinta anos não se falou mais nela - nem um personagem no Smash Bros. nem nada e essa franquia é Star Tropics, o menos famoso título produzido pela Nintendo.

Mas... pq?

quinta-feira, 26 de novembro de 2020

[SNES/MEGA DRIVE] DISNEY'S THE JUNGLE BOOK (Julho de 1994) [#566]



A vida antes da internet era bastante estranha, quando pensada sobre o prisma de hoje. Hoje, toda informação básica já produzida pelo homem está facilmente acessível e não existe “você não saber” o básico de alguma coisa, ou uma lista de quase qualquer coisa. Você deliberadamente escolhe não saber, o que é muito diferente de não ter outra opção.

Por exemplo, quando eu era criança todos os filmes lançados pela Disney eram os filmes que tinham na locadora do meu bairro. Se não estivesse naquela prateleira, simplesmente não existia. Simples assim.

Foi assim que eu conheci até mesmo filmes bem antigos da Disney, como Bela Adormecida, Robin Hood e “Você já foi a Bahia?”, porque esses filmes estavam na prateleira da locadora e logo existiam. Isso quer dizer que existem alguns filmes que eu nunca sequer havia ouvido falar que existiam alguns filmes da Disney até muitos anos depois, quando eu tive acesso a internet e essa informação passou a ser parte da minha vida.

E um desses filmes é Jungle Book, eu nunca tinha sequer ouvido falar desse filme até minha adolescencia e só fui saber alguma coisa mais profunda a respeito dele quando do remake de 2016 - o primeiro filme que a Disney usou como prova de conceito para transformar animações em Live Action e faturar bilhões correndo risco zero (e oferecendo zero em troca).

Como os jogos de hoje são baseados nesse filme (não faço ideia do porque a Disney achou que era um bom timing lançar em 1994 um jogo baseado num filme de 1967), achei que era por bem assistir para ver o que era esse tal de “menino lobo”.