quarta-feira, 10 de março de 2021

[MEGA DRIVE] CONTRA: Hard Corps (Agosto de 1994)[#647]


Dificuldade em videojogos é uma coisa tricky, embora não é algo que eu sou idealmente contra. Um jogo ser dificil pode ser uma escolha de design, e em vários jogos de sucesso é como o Ninja Gaiden do Xbox ou Cuphead (eu ia chamar de "recente" mas já fazem 4 anos, carai o tempo passa mesmo). E claro, não tem como não lembrar do jogo mais influente da década passada que fez praticamente todos os jogos de ação pegarem elementos do seu gameplay (até mesmo God of War): Dark Souls.

O meu problema não é com a dificuldade per se e sim que nos anos 90 mais frequentemente sim do que não ela não era usada como uma escolha deliberada de gameplay e sim como uma ferramenta barata para tornar o jogo artificialmente mais longo. Eu posso pensar aqui em vários exemplos de jogos que seriam jogos perfeitamente bons, até mesmo clássicos atemporais mas que foram cagados porque ou os produtores ou a publisher meteu a mão no jogo para fazer ele "render mais". 

terça-feira, 9 de março de 2021

[SUPER NINTENDO] ILUSION OF GAIA (ou ILUSION OF TIME na Europa) [Setembro de 1994] [#646]



 Então, Ilusão da Gaia né? Eis um jogo que é bastante complicado de falar a respeito e eu passei um bom tempo procurando um angulo adequado para aborda-lo porque esse é um jogo bastante, bastante pecúliar: ele é um jogo muito bom (de fato, praticamente todas as melhores listas de RPG invariavelmente do SNES citam ele) mas ao mesmo tempo ele é um jogo muito, muito ruim ao passo que se o programador tivesse substituido partes dele por apenas dar cabeçadas no teclado o resultado seria o mesmo.

O que eu seriamente desconfio que aconteceu em partes desse jogo.

domingo, 7 de março de 2021

[SUPER NINTENDO] SUPER STAR WARS: The Return of the Jedi (Outubro de 1994)[#645]

A capa ocidental do jogo não tem nada de errado com ela, mas por algum motivo eu prefiro a capa japonesa...

Oh well, então Super Star Wars, né? Por muito tempo eu evitei falar sobre os jogos dessa série aqui, mas como esse é o final da trilogia suponho que seja necessário. Veja, a coisa com os jogos SSW é que eles são, hmm como posso colocar de uma forma que me faça entender... ah, já sei: INJOGÁVEL. Sim, sasporratudo são completamente injogaveis.

De fato, são jogos muito bonitos para um jogo de SNES, a trilha sonora é bastante fiel aos filmes (já que o Super Nintendo não soa como um gato com laringite como o Mega Drive), e os jogos reproduzem as cenas mais iconicas de cada filme de uma forma criativa. É tudo que você poderia esperar de uma boa adaptação de filme para videgoame, exceto que essas merdas são tão dificeis, tão dificeis mas tão dificeis que até hoje eu não vi UMA lista de jogos mais dificeis do SNES sem citar esses jogos.

sábado, 6 de março de 2021

[32X] COSMIC CARNAGE (ou "Cyber Brawl" no Japão) (Novembro 1994)[#644]



No final de 1994, a Sega estava em guerra declarada. O que, você pode pensar, era algo apenas esperado. Afinal eles tinham o segundo lugar no mercado mais lucrativo do entretenimento e todos os peixes grandes agora queriam uma fatia desse mercado (gente como a Sony, a Panasonic e até mesmo a Microsoft estava começando a se interessar pelo assunto). Não bastasse tentar lutar para tentar tirar o primeiro lugar da Nintendo, eles tinham uma luta dia e noite para apenas manter o segundo lugar.

Então, sim, claro que a Sega vivia dia de guerra...


... exceto que a guerra da Sega não era contra a Nintendo, contra a Sony, a Panasonic ou mesmo a Atari. O inimigo que a Sega saiu de casa armada até os dentes para matar e não descansaria até faze-lo era... a própria Sega.

sexta-feira, 5 de março de 2021

[SNES/MD] BOOGERMAN: A Pick and Flick Adventure (Novembro de 1994)[#643]

Imagine, por um momento, que estamos na reta final de 1994. E imagine, apenas pelo esporte disso, que você é o público alvo pretendido pela indústria de videogames: um pré-adolescente repleto de atitude contra o "sistema" desses coroas, saca cara?

Apenas imagine isso.

quinta-feira, 4 de março de 2021

[MEGA DRIVE] ZERO TOLERANCE (Setembro de 1994) [#642]


Recentemente foi chamado a minha atenção que a forma que eu escrevo meus textos passam a impressão que minha analise pode parecer um pouco tendenciosa contra a Sega e em favor da Nintendo. Enquanto é verdade que eu fui abençoado crescendo com os consoles da Nintendo e não suas contrapartes miseráveis de dor e sofrimento da Sega (dado que minha família me amava), ainda mais verdade é que eu prezo pela isenção e imparcialidade nas analises puramente técnicas que eu faço dos videojogos.

VOCÊ REALMENTE NÃO PERCEBE A IRONIA NO QUE VOCÊ ESTÁ DIZENDO, NÉ?

Não faço ideia de que contradição seria essa, mas prosseguindo o ponto é que o meu objetivo aqui é fazer uma analise tecnica, isenta das discussões nostalgicas que eclipsam tudo que se fala a respeito de jogos antigos. Não, este blogo é sobre objetividade, fatos e analises cientificas!

NÃO ACHO QUE VOCÊ FAZ IDEIA DO QUE ESSES ADJETIVOS SIGNIFICAM.

Apenas marginalmente. De qualquer forma o que eu quero dizer é que para provar que não tenho nenhum preconceito para com os jogos da Sega e nada melhor que um jogo exclusivo do Mega Drive que leva o console a limites inimaginaveis. Então é hora de positividade sobre o Mega Drive para calar os criticos!

DE ALGUMA FORMA, EU REALMENTE DUVIDO DISSO...

domingo, 28 de fevereiro de 2021

[SNES/MD] SPARKSTER: Rocket Knight Adventures 2 (Novembro de 1994)[#641]


Crianços do meu Brasil baronil, hoje é um dia muito especial. Tão especial, de fato, que a única palavra que me ocorre para descreve-lo é "ÊBA!". E eu sou dos que não usa "ÊBA!" levianamente!

VOCÊ ACABOU DE DIZER EBA PORQUE ACHOU O CHINELO EMBAIXO DO SOFÁ E NÃO PRECISOU LEVANTAR PARA PROCURAR!

sábado, 27 de fevereiro de 2021

[SNES/MD] MICKEY MANIA: The Timeless Adventures of Mickey Mouse (ou "Mickey Wild Adventure" no Playstation)[#640]

 

Durante uma viagem de trem de Los Angeles para Chicago em 1927 (hoje essa viagem dura quase três dias, imagina em 1927), Walter Elias Disney não estava feliz. E quando um dos maiores homens de negócio do século, o homem que não descansaria até comprar o Canadá, a personificação do sonho americano de que se você trabalhar direito você pode, bem, comprar o Canadá não está feliz então é porque coisas vão acontecer.

Veja, naquela época seu Valdisney tinha uma empresa de fundo de quintal - a Walt Disney Company - que havia conseguido aparentemente um bom negócio para ele: fazer animações para a Paramount. A parte boa desse negócio é que Valdisney precisava pagar seus boletos e poder comprar roupas para seus Valdisneys Jrs, então ter um trabalho certamente é melhor que ter nenhum trabalho. Não era isso que estava deixando ele chateado, exatamente, e sim os parametros desse negócio.

Veja, a Walt Disney havia criado uma série de curtas animados sobre um coelho muito louco que aprontava altas confusões, porque é assim que os cartoons rolavam naquela época. Nascia assim Oswald, the Lucky Rabbit!

domingo, 21 de fevereiro de 2021

[SNES/MD] PAC-MAN 2: The New Adventures (ou "Hello! Pac-Man!" no Japão) [Outubro de 1994][#639]


Antes de começar, eu realmente PRECISO chamar a atenção para a diferença entre a capa americana do jogo (essa aí em cima) e a capa europeia do mesmo (abaixo). Se você precisar explicar os anos 90 culturalmente em apenas uma ideia, as capas do comilão (como foi dublado no Brasil no cartoon de 1982) fazem o trabalho por você.


Isso sendo dito, para o nosso jogo número 628 desse blog, temos a entrada mais... aleatória de todas até então. Eu só não digo "surpreendente" porque eu aluguei esse jogo quando era criança uma vez e nunca mais encontrei ele. Todo fim de semana eu voltava na locadora e procurava esse jogo e nenhum sinal dele na prateleira. E dada a natureza bizarra desse jogo, eu considerei possível que ele jamais tivesse existido e eu apenas imaginei ele na minha cabeça, seria a explicação mais plausível.

VOCÊ IMAGINANDO COISAS NA SUA CABEÇA COM TANTA CONVICÇÃO QUE CHEGARIA ATÉ O PONTO DE CONVERSAR COM ELAS, NÃO CONSIGO VISUALIZAR UMA COISA DESSAS...

E não é? Hmm, agora me ocorre que eu podia simplesmente ter perguntado ao funcionário, mas eu nunca tinha realmente considerado isso sequer uma possibilidade. Algumas coisas nunca mudam, afinal. Mas então, o que esse jogo tem de tão único, tão bizarro, tão randomico que é realmente plausível eu achar que tinha imaginado ele do o jogo simplesmente existir?

sábado, 20 de fevereiro de 2021

[SNES/MD] EARTHWORM JIM (Outubro de 1994)[#638]


Eu vou descrever o jogo e você me diz o que te vem a mente, certo? No grande afã dos jogos com protagonistas animais antropomorficos, um jogo tenta se destacar parodiando essa modinha colocando o animal mais random possível como protagonista, com seus gráficos que puxam o console ao seu limite, o gameplay impressionantemente variado o jogo é lavado de elogios pelo pessoal da época ... só tem um pequeno problema que quase não é citado quando todo mundo fala sobre o quão incrível, maravilhoso e fuderoso é esse jogo: NINGUÉM CONSEGUE JOGAR ESSA MERDA.

Isso te soa familiar de alguma forma?