Então hoje é dia de falar de nada menos que Breakout!
quinta-feira, 12 de janeiro de 2023
[#1031][Jan/97] ARKANOID: Doh It Again
quarta-feira, 11 de janeiro de 2023
[#1030][Mar/97] TUROK: Dinosaur Hunter
Em 1994, a Acclaim teve uma ideia supimpa genial rocambolica para ganhar muitos dinheiros e o mundo dominares! Ela comprou uma editora de quadrinhos da prateleira do meio (obviamente que não foi a Marvel nem a DC), a Valiant Comics, por 65 milhões de dolares.
A ideia era simples, mas parecia eficiente na teoria: eles fariam jogos baseados em quadrinhos marromenos, e aí a molecada passaria a conhecer essas marcas, o que impulsionaria os quadrinhos, o que retroalimentaria uma demanda por jogos desses personagens, venderia bonequinhos por tabela e até mesmo séries animadas não estavam descartadas. Parece incrível e muito bom para todos os envolvidos, certo?
domingo, 8 de janeiro de 2023
[#1029][Dez/96] ENEMY ZERO
Para quem acompanha a história dos VIDJIAGAIMES através desse blog, sabe que a vida do Saturn nunca foi fácil ou, sinceramente, boa. O console praticamente improgramavel que matou a Sega (graças aos esforços da própria nesse sentido) tem algumas histórias interessantes, entretanto e essa é uma delas - temo, contudo, que a história a respeito da criação do jogo é mais interessante do que o jogo em si.
Mas vamos começar do começo...
sábado, 7 de janeiro de 2023
[#1028][Set/96] SAKURA TAISEN (ou "Sakura Wars" no ocidente)
Em 1995, um evento daqueles que acontece apenas uma vez a cada geração aconteceu no Japão. Estou falando, é claro, da Tese do Anjo Cruel.
sexta-feira, 6 de janeiro de 2023
[#1027][Jan/97] SHINREI JUSATSUSHI TAROMARU
Hoje, falaremos do jogo mais raro da biblioteca do Sega Saturn. E quando eu digo que é o mais raro, eu não estou falando no sentido figurado:
quinta-feira, 5 de janeiro de 2023
[#1026][Jul/96] DIE HARD ARCADE (ou "Dynamite Deka" no Japão)
No inicio de 2022, o famoso ator Bruce Willis - que mudou para sempre os filmes de ação, como eu comentei em DIE HARD TRILOGY - se aposentou após ter diagnosticado um quadro de afasia, que é uma degeneração cerebral que torna dificil se expressar e/ou compreender qualquer forma de comunicação. Definitivamente não é uma coisa legal, isso não precisa ser dito.
quarta-feira, 4 de janeiro de 2023
[#1025][Fev/97] SPIDER: The Video Game
Okay, antes de começar eu REALMENTE preciso perguntar isso: pq "Spider: The Video Game"? Sério, é pras pessoas saberem que esse é o jogo baseado em "Spider: The Movie" ou "Spider: The Broadway Musical"? Acho que esse é o subtitulo mais desnecessário desde TECMO SECRET OF THE STARS: A Fantasy, mas enfim...
terça-feira, 3 de janeiro de 2023
[#1024][Nov/96] PERFECT WEAPON
2023 não começou mal nesse blog. Quer dizer, STREET FIGHTER 3 foi de fato uma grande decepção na época, mas de forma alguma serve pra ser um jogo ruim. Pelo contrário, é um jogo que não faz nada de errado... só não faz nada de incrível exceto por ser bonito, e para um jogo que foi aguardado por seis anos isso é poucos.
Porém, não satisfeito, 2023 respirou fundo, olhou bem no fundo dos olhos e disse "não, espera, eu consigo fazer melhor que isso!". E por melhor, é claro, entenda-se muito pior. Mas vamos começar do começo...
domingo, 1 de janeiro de 2023
[#1023][Fev/97] STREET FIGHTER 3: The New Generation
E pra abrir 2023, nada melhor que uma continuação que foi agurdada durante seis anos!
Isso pq se tem algo inútil que eu posso fazer nesse blog, é mais uma vez explicar o tamanho do fenomeno cultural que foi STREET FIGHTER II: THE WORLD WARRIOR. O jogo que deu origem ao genero mais popular no ocidente tomou o mundo de assalto e virou mania mundial com filmes, revistas em quadrinhos, chaveiros, camisinhas... não que alguém que ande com uma camisinha do Honda na carteira corra o risco de precisar usar uma... e saporra toda. Ou seja, Street Fighter 2 era a coisa das coisas.
E em 2008, Street Fighter 4 teve um efeito quase parecido, praticamente sozinho ressucitando os jogos de luta que após isso até hoje são uma coisa que movimenta multidões e milhões (especialmente como e-sport na cena competitiva). Um dia chegaremos a isso, mas foi SF4 foi uma grande, grande coisa.
sexta-feira, 30 de dezembro de 2022
[#1022][Abr/97] MAGIC: The Gathering
Então chegou o dia de falar de um jogo mágico. Eu quero dizer, literalmente: Magic - The Gathering. A coisa é, no entanto, que a Magia da Arrecadação é um jogo muito grande. Eu quero dizer REALMENTE grande: ele é o maior cardgame do mundo, e cardgames são uma coisa gigantesca no mundo do entretenimento.
Magic não foi o primeiro cargame ever criado, mas definitivamente é o maior com mais de 20 milhões de jogadores recebidos por cerca de 50 países. Criado em 1993 pelo matemático Richard Garfield, o jogo possui mais de 20.000 cards diferentes (entre magias, monstros e equipamentos), cada um com sua particularidade, importância, efeito e preço. Não é brincadeira dizer que existem lojas dedicadas a Magic (e que oferecem outros serviços secundários de tabela, como livros RPG, mas a raison d'etre é Magic mesmo).