segunda-feira, 12 de setembro de 2022

[#972][Mar/96] KIRBY SUPER STAR


Nossa história de hoje começa com um dos nomes mais proeminentes e relevantes da industria dos videogames: Masahiro Sakurai.

O FAMOSO... QUEM?

domingo, 11 de setembro de 2022

[#971][Set/96] VIRTUA FIGHTER 3


Sega, Sega, Sega... o que eu faço com você? Sabe, não é segredo que um dia nessa retrospectiva a Sega vai oficialmente chutar o balde e deixar o ramo dos consoles porque todo mundo sabe que hoje ela não existe mais como criadora de hardware. E esse será um dia muito triste nesse blog, pq eu amo contar as histórias da pataquadas da Sega - como deu pra notar, né?

E Lutadors Virtuais 3 é um caso particularmente interessante nessa história.

sábado, 10 de setembro de 2022

[#970][Dez/95] FAR EAST OF EDEN: Tengai Makyou Zero


Uma coisa que eu me pergunto de vez é como seriam os jogos de Super Nintendo hoje se houvesse sido continuado o desenvolvimento de jogos para o console. Você sabe, a tecnologia de hoje mas usando o mesmo hardware de 1990, que tipo de jogos teriamos?

Bem, a resposta mais realista que eu consigo imaginar é que simplesmente seria instalado um computador no próprio cartucho - tipo um raspberry pi - e ele faria o pesado do processamento por si só. Sim, as vezes eu penso isso, eu sou divertido em festas.

sexta-feira, 9 de setembro de 2022

[#969][Set/96] KIZUNA ENCOUNTER: Super Tag Battle


E seguindo nossa sanha de jogos que ninguém absolutamente lembrava mas que mesmo assim ganharam uma continuação, o que aparentemente é uma coisa agora por alguma razão, anteriormente eu falei de DARK SAVIOUR a continuação inesperada de LANDSTALKER para Saturn e hoje eu vou falar de nada menos do que a continuação de SAVAGE REIGN.

E sim, eu sei que você não lembra nem remotamente que pachorras é um SAVAGE REIGN ou pq ele ganhou uma continuação, mas a verdade é que... bem, nem eu sei realmente. Quer dizer, o melhor que eu pude especular na época é SAVAGE REIGN foi criado exclusivamente para preencher o espaço dos anos 2000 nos jogos da SNK pq eles tinham ART OF FIGHTING ambientado nos anos 80 e FATAL FURY: The King of Fighters nos anos 90. 

quinta-feira, 8 de setembro de 2022

[#968][Ago/96] DARK SAVIOUR


Vocês lembram de LANDSTALKER? Bem, provavelmente não e nenhum juri do mundo o condenaria por isso. Com efeito, acho que apenas eu e mais quatro pessoas no mundo lembram desse jogo, todas acometidas por traumas encefálicos que gravaram para sempre imagens aleatórias em seus cerebros.

Para aqueles mais afortunados que eu, ou seja os que não lembram desse jogo, LANDSTALKER foi a tentativa da Sega de fazer um Action RPG onde você joga com um protagonista de pés avantajados e enquanto o jogo não é terrível per se, terrivel foi a ideia de tentar diferenciar o jogo de THE LEGEND OF ZELDA: A LINK TO THE PAST. Como diferenciar este Action RPG do mais influente Action RPG jamais produzido, vc pergunta? Quem sabe não colocar seu protagonista como um elfinho-like? Nah, vamos tentar... usar camera isométrica em um jogo de plataforma onde medir a distancia e profundidade dos saltos é fundamental. Uau, genial Sega, o que possivelmente poderia dar errado?
 

Porra Sega, aí é dificil te defender, né amiga? Bem, seja como for, um fato menos conhecido ainda é que esse jogo teve uma continuação lançada apenas no Japão com uma protagonista feminina e por isso mesmo chamada - e eu não to de sacanagem com vocês aqui - LADY STALKER e absolutamente ninguém viu nada de errado com isso!


Caceta, Sega... bem, de qualquer forma, pq eu estou falando disso? Ora, pq um fato menos MENOS conhecido ainda sobre esse jogo é que ele teve um sucessor espiritual para o Sega Saturn. Embora não se chame "stalker" de maneira alguma, dá pra dizer que esse é o terceiro jogo da série. Uma série que tinha uma ideia bem ruim... executado em um hardware desgraçado que absolutamente ninguém sabia programar direito. 

O que POSSIVELMENTE poderia dar errado, não é mesmo? É o que veremos a seguir.

segunda-feira, 5 de setembro de 2022

[#967][Set/96] THREE DIRTY DWARVES

Este blog não é apenas diversão, é também muita informação e por isso mesmo hoje nós vamos desmistificar um conceito equivocado que muitas pessoas tem a respeito dos videogames: Three Dirty Dwarves não é, eu repito, NÃO É a continuação ou o sucessor espiritual de THE LOST VIKINGS. Sim, eu sei que é uma ideia muito comum, mas apenas não está correta.

O QUE? ABSOLUTAMENTE NINGUÉM ALÉM DE VC PENSAVA ISSO!

Hã... bem, pode ser, mas isso é meio que tudo que eu lembrava desse jogo, que eu achava que era algum tipo de spin-off de THE LOST VIKINGS. Acontece que não é, não tem nada haver nem é minimamente relacionado. Isso sendo esclarecido para todo mundo que tinha essa ideia errada...

OU SEJA, APENAS VC

... isso sendo esclarecido para mim, vamos ver que tipo de jogo os três anões sujos são.

domingo, 4 de setembro de 2022

[#966][Out/96] POWERSLAVE (ou "Exhumed" na Europa)


1996 foi um ano complicado para se lançar um FPS. Isso porque, pra começar, QUAKE chegou chutando o pau da barraca e reformulou a forma como se pensava o próprio genero. A formula de não apenas o jogo ser inteiramente 3D, mas usar o teclado para andar e o mouse para mirar passou a ser o novo padrão a ser seguido.

Claro, tem que ser considerado que a ID Software tinha acabado de inventar o estilo e ia levar um tempo para outras empresas aprenderem a emula-lo, porém não muda o fato que poucas coisas podiam competir pela atenção dos jogadores com QUAKE. Uma delas era tentar a sorte com o bom e velho estilo de faux-3D de DOOM, porém nesse nicho também era muito dificil competir com a atitude incrivelmente noventista de DUKE NUKEM 3D.

Então sanduichados entre QUAKE e DUKE NUKEM 3D, não se sinta particularmente culpado se você não conhecer vários outros lançamentos do genero FPS nessa época. O que inclui nunca ter ouvido falar nesse Escravo Poderoso, já que mesmo na época ninguém estava prestando muita atenção. Mas isso sendo dito, que espécie de jogo esse é então?

sábado, 3 de setembro de 2022

[#965][Ago/96] OVERBLOOD


Em 1996, quando RESIDENT EVIL saiu para o PS1 e se tornou uma dos maiores sucessos pangalacticos globaliticos, tão grande que dura a até os dias de hoje, muitas pessoas perderam a bacurinha. Não apenas os jogadores da época, maravilhados pela experiencia de terror de sobrevivencia com pitadas de ação, puzzle e filme B, mas também os desenvolvedores de jogos que pensaram "hã, essa formula é o segredo do sucesso para fazeres muitos dinheires!".

Então, obviamente, muitas desenvolvedoras começaram uma corrida do ouro para fazer um RESIDENT EVIL para chamar de seu. O problema, no entanto, é que se fosse fácil fazer um RESIDENT EVIL, então qualquer um teria feito um RESIDENT EVIL, dã. O que tivemos no lugar foi uma leva de tentativas de clones de RESIDENT EVIL que são francamente HEDIONDOS. Como por exemplo, eu já falei aqui de FADE TO BLACK, que é uma tentativa de emular RESIDENT EVIL... só que uma tentativa muito, muito, muito ruim. Oh Deus, como é ruim. Na verdade teria que melhorar muito para ser "apenas" ruim... bem, voce pegou a ideia. 

De qualquer forma, entra no jogo de emplacar o seu RE a Riverhill Soft, uma empresa japonesa conhecida por... bem, nada realmente. Fazer ports de jogos para o PC Engine e FM Towns (como o port de PRINCE OF PERSIA ou FACEBALL 2000). Os seus jogos próprios mesmo não eram nada realmente para se escrever para casa a respeito, como HYPER 3D TAISEN: Gebockers. Vish, temos um ambiente propicio a grandes coisas aqui ou o que?

sexta-feira, 2 de setembro de 2022

[#964][Set/96] PROJECT OVERKILL


Tem uns jogos que eu jogo, aí eu olho pra ele, aí eu jogo mais um pouco, então eu olho pra ele, reflito um pouco sobre o que eu acabei de ver, reflito sobre como minha vida acabou parando nessa situação, amaldiçoo a primeira criatura devoniana que saiu do oceano para a terra firme, e então por fim olho para o jogo novamente. Após tudo isso feito, me cabe apenas bradar em alto e bom som: ESSES DESGRAÇADOS FUMARAM SABONETE PHEBO ANTES DE FAZER ESSA PORCARIA, É A ÚNICA EXPLICAÇÃO!

quinta-feira, 1 de setembro de 2022

[#963][Ago/96] ALBERT ODYSSEY: Legend of Eldean (ou "Albert Odyssey Gaiden" no Japão)


Então finalmente chegamos ao dia tão aguardado de falar sobre uma das mais tradicionais franquias do RPG, a prosopopeica, a intrínseca, a ululante... ODISSEIA DO ALBERTO! E sobre ela eu tenho a dizer que... que... bem, eu não faço ideia do que é essa coisa realmente. Quer dizer, sério, eu não posso saber tudo sobre todas as coisas, e se tem uma franquia de RPGs que eu nunca tinha ouvido falar antes é essa.

A odisseia do Albertão da Massa é um RPG para Super Nintendo de 1993 e que teve uma continuação no final de 1994, ambas nunca lançadas no ocidente. A boa noticia é que não precisamos saber maiores detalhes sobre esses jogos pq essa é uma aventura Gaiden - um tipo de história que se passa no mesmo mundo, mas não tem relação nenhuma com a narrativa principal. Os japoneses gostam de fazer bastante esse tipo de coisa pq é uma forma simples de fazer uma grana sem esculhambar com o canon de uma franquia, e esse é o caso aqui.

Então essa é a uma hora tão boa para conhecer as albertices robertices quanto qualquer outra, certo? Hã, mais ou menos...