quinta-feira, 24 de março de 2022

[#847][3DO] MAZER [Julho de 1995]

A esse ponto eu realmente não tenho mais esperanças que o 3DO vá me entregar um jogo exclusivo incrivelmente bom, eu estou fechando por um jogo que apenas não me faça querer arrancar os olhos com uma colher. O que, considerando que esse jogo foi feito por uma empresa conhecida por seus jogos rail shooter FMV como MAD DOG MCGREE ou SPACE PIRATES, eu apostaria meu dinheiro na colher.

Mas vamos lá, o jogo de hoje é LABIRINTEIRO, um jogo de tiro com visão de  cima que se passa em cenário que parece qualquer coisa menos um labirinto. Quer dizer, sério, o jogo está mais para arenas abertas ao estilo de SMASH TV, não tem labirinto nenhum aqui! Começamos bem heim champs, já me desapontaram na escolha do nome. Hoje a coisa que vai quicando, eu posso sentir em meus ossos...

De acordo com a narração de abertura, os alienígenas tomaram conta da Terra. Eles estão planejando tomar ainda MAIS controle e vão usar ciborgues para fazer isso. Adivinha quem tem que detê-los? TU. (Quer dizer, eu, porque ninguém mais vai jogar essa coisa).

Oh minha santa margarida da Escócia... os alienígenas neste jogo são chamados de 'Semag-Resal' e eles vêm do sistema 'Nacirema'. O que, caso você não tenha notado, é é 'American Laser Games' ao contrário. Arggh, esse definitivamente vai ser um dia daqueles, né?

Bem, adiante com isso, vamos conferir o elenco de personagens...

HAWK™. Sim, ™, aparentemente eles tiveram medo de alguém roubar personagens tão originais e bem sucedidos e registraram a coisa toda. Bem, que seja, de acordo com sua biografia ele está empenhado em destruir toda a vida alienígena na Terra. SOZINHO. O que me leva a pensar que o governo dos aliens não é tão ruim assim, se mais NINGUÉM na Terra quer se juntar ao HAWK™. Ou apenas eles não tivessem o ™ para faze-lo. Seja como for, se o cospobre não te fizer lembrar de que nível de jogo você está jogando, a arma renderizada em 3D certamente o fará.


AZOTAR™, que também é marca registrada, é... basicamente o HAWK™ com cospobre de Crocodilo  Dundee feito com as lingeries da mãe de alguém. Ele carrega um chicote de energia desenhado porque considera as armas pouco masculas. Se eu estivesse lutando contra uma invasão alienígena sozinho, eu seria menos exigente.


FREON™ é a mulher™ do grupo... e tenho certeza que ela também é o primeiro cara de peruca. Ela carrega um canhão de gelo selvagem... que está virado pro lado errado.

E finalmente:

ARASHI™ é o quarto dos cavaleiros do ™, que é... o primeiro cara de novo só que com um filtro amarelado pq ele é asiático, sacaram? É... isso envelheceu tão bem... Então, o ponto aqui é que todos os quatro personagens jogáveis são o mesmo cara com diferentes fantasias. Isso realmente te dá boas expectativas sobre esse jogo, né?

Começando o jogo, tenho que dizer que essa é a tela de seleção de fases mais lenta que eu já vi na vida. Sério.


Ao todo são 20 segundos de loading pra carregar uma fase que é apenas uma tela - o que é incrivelmente ruim mesmo para os padrões já baixos do 3DO.  Seja como for, esse jogo é um top down shooter com personagens digitalizados, como podemos conferir abaixo com AZOTAR™ com seu poncho maluco e chicote de energia!


Como dá pra ver essa imagem parada, esse é um jogo terrivelmente poluído com esse fundo roxo brilhante. Em movimento fica pior ainda porque o zoom aumenta e diminui automaticamente à medida que vc se move. Mal dá pra entender o que está acontecendo e seus ataques não parecem que estão fazendo muita coisa.


Caralho, me deu três tipos de tontura jogando esse jogo - e eis uma opinião revolucionaria aqui: jogos de tiro com visão de cima não deviam causar tontura no jogador. Na verdade nenhum jogo devia causar tontura, mas esse genero em particular especialmente não devia causar isso.


Sério cara, olha essa merda acontecendo na tela, olha só toda essa merda acontecendo! Quem foi que olhou essa coisa que parece algo que vc veria ao cheirar uma carreira de maconha em uma rave e pensou "hmm, isso tá pronto, pode embalar esse jogo". Caralho que bagunça da porra...

O que mais eu posso dizer sobre esse jogo que a imagem acima já não revele? Bem pouca coisa. Mas como eu tenho dizer alguma coisa, bem, suponho que nada que eu possa dizer aqui sobre esse jogo seja mais correto e adequado do que o texto da edição 12 da revista americana Next Gen: 

"Nós sinceramente pedimos desculpas a American Laser Games por continuamente pegar pesado com vocês por fazerem o mesmo jogo de novo e de novo (MAD DOG MCGREE e  Mad Dog Mcree 2Who shot Johnny Rock, SPACE PIRATES, etc)... mas caras, querem saber? Jogos de light gun são ok com a gente. Sério. Continuem fazendo o que vocês "sabem", apenas prometam nunca, nunca mais mesmo nos fazer sofrer o tipo de dor que sofremos em nossa tentativa de "jogar" Mazer. 

Um shooter isométrico de visão 3/4 usando personagens digitalizados minusculos, esse titulos te dará a experiencia de jogo mais frustrante que você vai conseguir lembrar de já ter tido. Os controles se recusam a responder, os inimigos continuam vindo, os objetivos são obscuros na melhor das hipoteses, e ainda por cima a camera continua dando zoom in e zoom out aparentemente de forma aleatória, então você nunca sabe o que tem ao seu redor.

Já que todas fases são basicamente do mesmo tamanho e cada fase é ridiculamente pequena (nem 10 personagens de largura por 10 de altura), esse jogo é impossível de ser vencido - alias essas fases de uma tela de tamanho devem ter levado um final de semana inteiro pra fazer, heim.

O CD desse jogo pode servir como porta-copo, mas meio que é isso é tudo."

Palavras mais verdadeiras jamais foram ditas.

Ou então esse jogo é um daqueles que pode ser descrito em três singelas palavras: "Que bosta, véi"



MATÉRIA NA SUPER GAME POWER
Edição 021