domingo, 6 de setembro de 2020

[ANTIGA GAMERS 003] FIGHTER'S HISTORY (Arcade, 1993 e SNES, 1994)[#483]


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O jogo de hoje é uma história bastante especial, pois se trata de uma batalha épica por nada menos que a dominação absoluta do mundo!

DÃ. GRANDE COISA, BATALHAS POR DOMINAÇÃO DO MUNDO ACONTECEM APENAS O TEMPO TODO EM VIDEOGAMES!

Bem, sim, mas essa não é uma batalha pela dominação do mundo qualquer, ela foi uma luta pela dominação do nosso mundo! Uma batalha pelo controle do mundo real?

COMO ASSIM?

Interessante, não? Pois é, então senta que lá vem história.

sábado, 5 de setembro de 2020

[AÇÃO GAMES 039] THE NINJA (Master System, 1985)[#482]


"The Ninja" para Master System é um port de um arcade de 1985 chamado "Ninja Princess" e é um run'n gun tão simples e primitivo que poderia perfeitamente ser um jogo de Atari. Você sobe na tela e atira adagas nos inimigos. É bonitinho, mas literalmente não tem como ser mais simples que isso.


Tão simples, de fato que eu não teria nada a falar sobre esse jogo... não fosse o fato da sua história ser rica. E por história rica eu quero dizer mais fora da tela do que dentro.

sexta-feira, 4 de setembro de 2020

[AÇÃO GAMES 053] JURASSIC PARK (Sega CD, 1993)[#481]


Jurassic Park é um filme com inúmeras cenas memoráveis por diversos motivos, mas teve uma que particularmente em marcou em 1993. Existe todo um subplot sobre o Dennis Nedri roubando os DNA dos dinossauros em uma lata chantili, e esse plot não dá em nada porque ele acaba morrendo comido por um dilofossauro. O que me chamou atenção em particular foi que a cena termina com um close da lata com os tais DNA rolando na lama e ficando ali. Em algum momento anterior foi estabelecido que a lata podia manter seu conteúdo refrigerado por doze horas ou alguma coisa assim.

Até hoje eu não sei se essa cena é um subplot que foi abandonado ou se é conclusão de que todo aquele valor (o DNA dos dinos valia alguns milhões) não representa nada perante a natureza, mas o que eu sei é que quando criança eu esperava que aquela cena fosse importante para a continuação. Faz sentido, não? Uma corrida contra o tempo para recuperar algo incomensuravelmente valioso, eu vejo como isso pode funcionar. Daria pra fazer um bom filme disso, mas no entando Steven Spielberg teve outras ideias bem ... diferentes das minhas para a continuação de Jurassic Park...


 O que eu nunca soube até agora, entretanto, é que essa continuação que eu imaginei quando criança explorando esse plot acabou sendo usado sim... em um point’n click para Sega CD. Mais ou menos.

quinta-feira, 3 de setembro de 2020

[AÇÃO GAMES 039] MARIO IS MISSING (SNES e Nintendinho, 1993)[#480]




Existe uma coisa entre a "comunidade" (detesto essa palavra, mas suponho que ela sirva aqui) das pessoas que falam sobre jogos antigos que eu gosto de chamar de "AVGN Cascade". Funciona assim: quando o Angry Video Game Nerd fala mal de um jogo, brotam 8514,37 "analistas" descendo a lenha no jogo porque agora é oficialmente permitido falar mal dele.

Isso porque a cena retrogamer se divide entre os jogos "antigamente tudo era bom, perfeito e hoje TUDO é uma porcaria" e os jogos que é socialmente aceitavel falar mal - sendo ter um video do AVGN um grande divisor de águas nesse sentido.

terça-feira, 1 de setembro de 2020

[AÇÃO GAMES 038] THE BLUES BROTHERS (SNES, 1993)[#478]





Bem meninos e meninas do meu Brasil baronil, chegamos a mais um fim de jornada. Termina hoje a inenarravel saga de jogos baseados em filmes que foram baseados em esquetes do Saturday Night Live. Foi uma longa jornada até aqui, e sempre é um tanto quanto nostálgico quando...

ISSO NÃO SÃO APENAS DOIS JOGOS?

Bem, sim. A Night in the Roxbury infelizmente nunca ganhou um jogo, de modo que jamais saberemos "what is love" em som de 16 bits, então os quadros do SNL que viraram filmes e viraram jogos são apenas WAYNE'S WORLD  e esse Blues Brothers.

WAYNE'S WORLD SEQUER É OK! É UMA BOSTA AQUELE JOGO!

Verdade. A nostalgia realmente não é como antigamente quando você pensa sobre ela, não?

TU TÁ SÓ ENROLANDO PRA NÃO TER QUE FALAR DESSE JOGO PORQUE ELE É HORROROSO, NÃO É?

Bastante. Mas enfim, The Blues Brothers era um quadro do SNL que em 1980 virou um filme because... i don't know... porém, como a maioria dos filmes do SNL, é bastante decente. Quer dizer, se mais nada ele reuniu alguns dos maiores nomes do Soul e do Blues vivos na época e isso por si só já é alguma coisa. Não é todo filme - ou qualquer um, para esse efeito - que conta com Ray Charles, Aretha Franklin e James Brown cantando em sua película.

domingo, 30 de agosto de 2020

[AÇÃO GAMES 041] JURASSIC PARK (Nintendinho e Super Nintendo, 1993)[#476][#477]

Economica capa, não?

O que é o contrário do que pode ser dito da contracapa. Usar imagens do filme para as crianças acharem que esses serão os gráficos do jogo foi um bom toque, though


Eis aqui um jogo que eu absolutamente odiava quando era criança. Eu sempre fui bem de boas com jogos, e odiava odeio bem poucos jogos realmente... provavelmente porque eu não conhecia muitos ports de Amiga na época, isso é... mas de qualquer forma, esse jogo em especial eu tinha problemas com ele.

Por que? Bem, porque como qualquer criança dos anos 90 eu adorava Jurassic Park como eu já falei a respeito no jogo do Jurassic Park para Mega Drive. E por isso a versão de Mega Drive desse jogo parecia o sonho molhado de qualquer garoto da época: jogar como um velociraptor e comer pessoas, because DINOSSEROS.

sábado, 29 de agosto de 2020

[AÇÃO GAMES 053] MARIO'S TIME MACHINE (SNES, 1993) [#475]


Uma coisa que eu digo vez e novamente aqui é que um jogo deve ser julgado não pelo que você gostaria que ele fosse, mas pelo que ele é. Por exemplo, eu não gosto de jogos de navezinha, eu não consigo me divertir com shmups. Então seria apenas idiota eu analisar um shmup negativamente por ele ser o que ele é. Não, isso é retardado.

 Assim, eu não tenho um problema real com jogos educativos per se. É o que me diverte? Não. Eu compraria? Não. Mas eu tenho que analisar o jogo pelo que ele se propõe a fazer, que é ser um jogo educativo. Por isso é tipo um esporte olímpico na internet descer a lenha em jogos como MARIO IS MISSING, mas eu disse na época que ao que se propõe a fazer ele é um jogo realmente bem realizado.

sexta-feira, 28 de agosto de 2020

[AÇÃO GAMES 041] EX-RANZA (nome japones) ou RANGER-X (nome americano do jogo) [Mega Drive, 1993][#474]



Existe uma expressão em ingles que eu gosto bastante, que é "masterclass". Ela é utilizada quando um expert de uma area vem dar uma aula em determinado ramo. Imagine por exemplo em sua faculdade de letras ter uma aula com o Neil Gainman, ou no seu curso de astronomia ter uma aula com o Neil deGrasse Tyson. Naturalmente que isso acabou virando adjetivo e é utilizado bastante quando alguém dá uma puta de uma aula sobre como se faz alguma coisa. 

O jogo de hoje é uma masterclass da imensamente desconhecida Nex Enterteinment. Essa é uma empresa tremendamente desconhecida porque ela é um estúdio-assistente - ou seja, é um estúdio que pertence a um estúdio maior (no caso, a Sega) e não faz jogos inteiros, mas sim pequenas tarefas para completar jogos que o estúdio principal desenvolvendo o jogo não tem pessoal ou tempo para fazer.

O que realmente é uma pena, porque como visto em Ex-Ranza, quando eles tiveram a chance de fazer um jogo deles mesmo, eles putamente entendem do riscado - e mais obviamente ainda que a Sega não percebeu isso, because Sega.