sexta-feira, 6 de novembro de 2020

[PC] THE 7TH GUEST (Janeiro de 1993) [#547]



Nos anos 80, a Virgin era uma das maiores gravadoras do mundo e um dos papéis de uma boa gravadora é ficar antenada no que os jovens estão curtindo já que eles são uma parte consideravel do seu público. E oras, não é que os jovens estavam curtindo esses tais de vidjiagueimes?

quinta-feira, 5 de novembro de 2020

[AÇÃO GAMES 044] THE PUNISHER (Arcade, 1993)[#545]



Chico Castelinho, fuzileiro naval do exército americano, veterano da guerra do Vietnã ou do Golfo ou do Afeganistão (dependendo de quando a história está sendo contada). Treinado para matar uma sala repleta de homens antes que eles sejam capaz de dizer "brabuleta".

O tipo de homem errado para você matar junto com a familia dele quando ele está fazendo um piquenique no parque. Pior ainda ser o tipo de homem que você falha em matar, e o desencadeia em uma máquina de caçar criminosos. 

quarta-feira, 4 de novembro de 2020

[ARCADE] THE NINJA WARRIORS (lançado em 1988, adaptado para o SNES em 1994)[#544]



 É bom saber que, apesar do fato de que a meia-idade cair sobre mim como um rinoceronte de triciclo, a frase "ninjas robôs" ainda tem o poder de me fazer parar e prestar atenção. "Prossiga", meu cérebro sussurra. Robôs ninjas. Você não pode ignorar isso, eles podem ter espadas escondidas em seus braços ou pés com foguetes ou algo assim. 

Então, eu posso dizer que tinha alguma esperança para o arcade de 1987 da Taito, The Ninja Warriors. Por algum motivo, temo que vou me arrepender amargamente desse otimismo.

terça-feira, 3 de novembro de 2020

[AÇÃO GAMES 044] ALONE IN THE DARK (PC, 1992)[#543]




Cada geração de consoles possui um genero que a define, um tipo de jogo que é feito tantas vezes e com tanta frequencia que você humildemente se pergunta "MAS PUTA QUE ME PARIU ESSES CARAS NÃO SABEM FAZER OUTRO TIPO DE JOGO NA VIDA?!?".

Isso varia bastante conforme o hardware de cada época e o que é mais fácil programar para ele, ou  talvez o que não se podia fazer antes e agora pode, ou ainda apenas uma moda entre os gamemaníacos mesmo.

segunda-feira, 2 de novembro de 2020

[SUPER NINTENDO] SUPER BOMBERMAN 2 (Abril de 1994)[#542]


O de hoje vai ser bem rápido porque puta que o pariu, eu só me fodo nessa merda mesmo... enfim, SUPER BOMBERMAN jogo baita divertido, você explode coisas com os coleguinhas, todo mundo ama Bomberman e se você não gosta você é um fariseu com caspa. Todo mundo sabe disso.

O que menos mundo sabe é que em 1994 a Hudson Soft achou que tinha mais dinheiro a ser feito do nosso herói politicamente incorreto após o 11/9. E como eles decidiram aprimorar o jogo anterior?

domingo, 1 de novembro de 2020

[AÇÃO GAMES 044] RUN SABER (SNES, 1993)[#541]



O ano é 2998. Jair Trump Jr XXIII. é eleito presidente da Terra pela décima segunda vez consecutiva, e graças a uma coincidencia totalmente não relacionada, o planeta está em vias de se tornar inabitável graças a poluição e deterioração do meio ambiente de forma geral.

Tá meio marrom essa Terra, bora passar um paninho nisso dae!
Diante disso, a humanidade adota a única medida capaz de resolver uma situação dessas: desenterrar seus DVDs de Wall-E e copiar o plano que não deu certo naquele filme. Como esperado do nosso grande lider JTJr XXIII!!!

Mas sério, o plano da raça humana é mesmo picar a mula pra fora do planeta, deixar alguém limpar tudo e voltar quando a barra que é gostar de você estiver limpa. 

sábado, 31 de outubro de 2020

[AÇÃO GAMES 048] SUPER STREET FIGHTER 2: The New Challengers (Arcade, 1993)[#540]




Seguindo nossa programação normal de 1993, eu comentei que uma prática que a Capcom praticamente inventou com base no sucesso de Street Fighter 2 foi lançar pequenos patches aperfeiçoando o jogo.

Só que como em 1993 não havia internet, ao invés das pessoas baixarem um update do jogo ela fazia era vender o jogo de novo. Assim tinhamos Street Fighter 2 Turbo, Street Fighter 2 Champion Edition e por aí vai. O próximo da lista de updates então seria Super Street Fighter 2, só que esse aqui é muito mais um DLC inteiro do que apenas um patch, e é uma das versões do jogo que mais apresentou atualizações.

sexta-feira, 30 de outubro de 2020

[SUPER NINTENDO] RANMA 1/2: Chougi Rambu Hen (Abril de 1994)[#539]



Então chegamos ao terceiro jogo de Ranma 1/2 para Super Nintendo, e definitivamente é o melhor dos três: os golpes saem mais suavemente, os personagens tem ataques especiais e modos de combate diferentes conforme a forma que eles estão, os gráficos são os maiores e mais bonitos e a dificuldade está na medida certa.

Sendo o melhor jogo da série, é claro que esse foi o único que nunca foi lançado fora do Japão porque tomate cru é vitamina. Como de costume, sacumé...

quinta-feira, 29 de outubro de 2020

[AÇÃO GAMES 041] MANIAC MANSION: Day of Tentacle (PC, 1993) [#538]




George Lucas pode ter todos os defeitos como diretor ou roteirista, mas a visão comercial dele era impecável e ele achou que seria melhor ter o seu próprio estúdio para fazer os jogos baseados nas suas IPs como Indiana Jones e Star Wars. Considerando que a opção era deixar empresas como a Ocean ou a LJN mancharem a sua marca, foi uma decisão acertadíssima.

Então ele reuniu um bando de nerds muito criativos e criou a Lucas Arts, empresa que entrou para a história dos videogames menos pelos jogos de Star Wars, e mais por outro motivo: em 1986 esses nerds maravilhosos que saem tabelando tocando tiveram a ideia de fazer um adventure de texto com interface gráfica. Nascia assim o genero Point'n Click - como você pode imaginar, não é todo dia que alguém cria todo um novo genero de videojogos.

Foi lançado então Maniac Mansion, o primeiro Point'n Click ever.

quarta-feira, 28 de outubro de 2020

[SUPER NINTENDO] SPACE ACE (Maio de 1994) [#537]

 


Eu vou ser sincero com vocês, eu não estou sentindo boas energias desse aqui. Eu ainda carrego na alma as cicatrizes da versão doméstica de DRAGON'S LAIR, e provavelmente em meu leito de morte ainda terei flashes da experiencia pavorosa de jogar essa... coisa... de Nintendinho.

Então não tenho como não sentir a aura de trevas e dor emanando dessa versão de SPACE ACE, o jogo que sucedeu Dragon's Lair como o próximo jogo de animação interativa de Don Bluth. Recapitulando, Space Ace não é um jogo per se, é uma animação que vai rolando na tela e você tem que colocar comandos na hora certa para o filminho continuar rolando. O que não parece muito incrível, mas dadas as opções de diversão que tinhamos era ... aceitavel... ver uma animação de qualidade.