MATÉRIA NA AÇÃO GAMES
Edição 069
quinta-feira, 8 de abril de 2021
quarta-feira, 7 de abril de 2021
[SNES] SUPER TURRICAN 2 (Novembro de 1994) [#671]
Eu gostaria de iniciar o texto de hoje com uma pergunta, um questionamento filosofico existencial que de certa forma sumariza toda a existencia desse blog: pq ainda estamos aqui? Apenas para sofrer?
segunda-feira, 5 de abril de 2021
[ARCADE] ARMORED WARRIORS (Ou "POWERED GEAR" no Japão) [Outubro de 1994] [#670]
Vamos direto ao assunto porque aqui é um blog sofre eficiencia, e assim sendo nossa história de hoje começa...
Eita preula Capcom, segura o cavaquinho minha filha! Eu sei que arcades não ganham fichas pelo tempo que eles ficam parados, mas socar 16 linhas em dez segundos já é sacanagem também!
domingo, 4 de abril de 2021
[SNES/MD] THE PAGEMASTER (novembro de 1994) [#669]
Das coisas da qual Ted Turner pode ser acusado na vida, "não tentar ajudar" não é uma delas. Ele é um cara realmente bem intencionado e quer fazer a coisa certa, isso ninguém pode negar, porém se ele consegue transformar em ações suas boas intenções... isso é um cavalo de uma cor inteiramente diferente.
Sabe, eu estava olhando aqui e ele tem uma vida realmente interessante: aos 25 anos de idade o seu pai se suicidou e ele herdou a "Turner Outdoor Advertising", que valia aproximadamente um milhão de dolares - o que não é taaaaaanta coisa para uma empresa assim. Porém com a administração dele a empresa cresceu e ele expandiu comprando rádios locais que eventualmente se tornaram a CNN - que hoje é a maior rede de notícias do mundo.
O que quer dizer que hoje Ted tem mais dinheiro do que ele sabe descrever em números. Muitas pessoas menos nobres usariam isso para financiar a pesquisa para desenvolvimento de cybermaidcatlolis para uso doméstico...
sexta-feira, 2 de abril de 2021
[SNES] MEGA MAN X2 (Janeiro de 1995) [#668]
Fazer videojogos é uma arte bastante complicada. O número de variaveis que podem dar errado são quase infinitas e toda hora você lida com um problema que pode colocar todo o projeto em risco. E alguns desses problemas são bastante esquisitos de se explicar.
Por exemplo, a Capcom se meteu numa roubada enorme ao lançar MEGA MAN X para o Super Nintendo em 1994. Sabe por que? Porque MEGA MAN X... É FODA PRA CARALHO. Sério, o jogo tem tudo! Gameplay, level design, trilha sonora, tema, a dificuldade é tinindo de tão perfeita, os itens secretos, até mesmo história é muito legal! Puta merda, que jogo bom!
E ISSO É UMA ROUBADA? COMO?
segunda-feira, 29 de março de 2021
[SNES] DONKEY KONG COUNTRY (Novembro de 1994) [#667]
Nossa história de hoje começa um pouquinho antes do que costuma começar, mais precisamente no dia 23 de setembro de 1889. Uma coisa muito importantes aconteceu na última semana de setembro de 1889: a Convenção Geral de Pesos e Medidas definiu como “metro” a distancia entre duas linhas em uma barra padrão de aluminio com 10% irídio, medidas no ponto de derretimento do gelo.
Agora você sabe, e saber é metade da batalha.domingo, 28 de março de 2021
[SNES/MD] WOLVERINE ADAMANTIUM RAGE (Novembro de 1994) [#666]
Como eu debati comigo mesmo recentemente no texto do jogo baseado no arco "Era do Apocalypse", X-MEN MUTANT APOCALYPSE, X-Men não é mais tão relevante hoje como já foi um dia. Houve uma época que X-Men e Homem-Aranha eram as propriedades mais importantes da Marvel, hoje isso não é realmente verdade em grande parte por causa do cinema.
Os quadrinhos perderam muito do papel relevante que tinham nos anos 90 e hoje a Marvel usa mais como um laboratório para testar ideias e personagens antes de levar para a tela grande - de modo que não é realmente surpresa que os personagens que não são (ou eram antes da compra da Fox) da Marvel no cinema foram escanteados nos quadrinhos como os X-Men e o Quarteto Fantástico.
Mas independente de tudo isso, o Wolverine continua sendo um dos personagens mais populares da Marvel. Claro que contribui muito que o Hugh Jackman seja um homão da porra, mas não é apenas isso: o personagem já era bastante popular muito antes disso. Então a pergunta que realmente tem que ser feita é: pq?
sábado, 27 de março de 2021
[SNES/MD] ZERO THE KAMIKAZE SQUIRREL (Julho de 1994) [#665]
Olá amiguinhos, como estão? Espero que estejam bem, iluminados no caminho do bem e da harmonia. Oh, talvez você esteja questionado meu comportamento hoje, mas isso é porque hoje eu não sou o mesmo que era esta manhã. Porém ao invés de ter uma experiencia Kafkaniana e acordar como uma barata gigante, eu transcendi para um estado elevado de consciencia.
Sabe, até algumas horas atrás eu não era diferente de você. Quer dizer, eu era mais inteligente, um gamer melhor, mais bonito e melhor em todos os aspectos possíveis, mas fora isso não eramos tão diferentes você e eu. E tal como acontece com você, as vezes "contratempos" aconteciam comigo. Experiencias desagradaveis, digamos assim.
sexta-feira, 26 de março de 2021
[SNES] SUPER BONK (Novembro de 1994) [#664]
A boa noticia é que não, esse jogo não é a super sequencia lançada apenas quinze dias depois de BONKERS. Hoje vamos falar de um caso muito raro nos videojogos: um clássico do segundo maior console do Japão na quarta geração que saiu para o Super Nintendo.
NÃO É TÃO RARO ASSIM, JOGOS DE MEGA DRIVE SAEM PARA O SUPER NINTENDO TAMBÉM COM RELATIVA FREQUENCIA.
Hã, quem disse que eu estou falando da Sega? Estou falando do console que bateu a Sega em sua própria terra natal: o PC-Engine, lançado com o nome de Turbografx-16 no ocidente.
quinta-feira, 25 de março de 2021
[SNES] X-MEN: Mutant Apocalypse (Novembro de 1994) [#663]
Eu vou começar o texto de hoje dizendo uma coisa que você já sabe, porque assim você vai se sentir esperto e eu sou legal desse jeito. Então aqui vai: no ano 2000, o mundo era muito diferente do que é hoje. Lembra de quando para comemorar um aniversário não tinha nada demais reunir um monte de gente numa sala fechada e então alguém efetivamente soprar em cima do bolo que todo mundo ia comer? Lembra de quando isso era uma coisa? Tempos loucos, eu te digo. Tempos loucos.
Mas onde eu estava? Ah sim, ano 2000. Eis aqui outra coisa estranha sobre o ano 2000: filmes de super-heróis não eram realmente uma coisa, sabe? Para falar a verdade, nunca foram. Quer dizer, tinha um filme aqui e acolá que o pessoal gostava como o primeiro Super Homão (especialmente porque o Christopher Reeve faz um Clark Kent goofy tão bom), ou do Batman do Tim Burton, mas meio que era isso. E volta e meia algum filme ou outro dava certo, mas a maioria das pessoas sequer sabia que era uma adaptação de quadrinhos - como Blade, por exemplo, que é cool com o Wesley Snipes mas até hoje muita gente não sabe que é um personagem da Marvel.