domingo, 27 de outubro de 2024

[#1331][Out/98] DANCE DANCE REVOLUTION


Todo genero bem sucedido nos videogames (ou em qualquer coisa, na verdade) precisa de um exemplo do que eu chamo de "padrão ouro". Não necessariamente o melhor da categoria, mas um referencial que qualquer leigo possa entender do que estamos falando. Por exemplo, a esse ponto de 1999 o jogo SUPER MARIO 64 não era mais o melhor jogo de plataforma 3D do mercado,  BANJO-KAZOOIE era um jogo melhor por exemplo. 

Mas se vc precisa apontar uma base, um norte, um ponto de partida para entender o que é um jogo de plataforma 3D, então mostre a essa pessoa SUPER MARIO 64. Você pode não gostar de tudo, você pode fazer melhor ou pior, pode escolher ignorar suas lições ou pode escolher resolver seus problemas, mas seu ponto de partida, sua tabula rasa, onde você começa a pensar o genero. Assim como CONTRA é o pilar sobre o qual todo genero run'n gun foi construído.


E agora que você entendeu esse conceito, você vai entender quando eu disser que Dance Dance Revolução é o definidor do genero para os jogos de ritmo musical. Não foi o primeiro, não é o necessariamente o melhor, mas quando você pensa em ritmo musical, seja para construir em cima ou concertar seus defeitos, você está pensando em dançar dançar e revolucionar.

sábado, 26 de outubro de 2024

[#1330][Abr/1999] BUST A GROOVE 2 (ou "Bust a Move 2: Dance Tengoku Mix" no Japão)

O primeiro BUST A GROOVE (ou "Bust a Move: Dance & Rhythm Action" no Japão, pq o nome original do jogo teve que ser alterado no ocidente dado o ataque de pelanca dos americanos com Puzzle Bobble) é, até este ponto na curta história de jogos musicais desse blog, um dos meus favoritos pelo simples fato de que eu gosto das músicas, simples assim. Quero dizer, junto com PARAPPA THE RAPPER são minhas músicas favoritas de jogos de ritmo musical pq os batidão são NERVOUSOUR!


I WILL NEVER, EVER WILL RUN AWAY, MOTHERFUCKERS!!! ... isso mesmo que o jogo tenha sofrido alguns danos em seu caminho para este lado herege do globo, já que as vozes na cabeça de Victor Ireland têm muitos primos, sussurrando suas mentiras filisteicas nos ouvidos das empresas de jogos em todos os lugares dizendo a elas que você realmente pode dublar músicas e obter algo que soe tão bem quanto o original. 

sexta-feira, 25 de outubro de 2024

[#1329][Abr/1999] SOUL OF THE SAMURAI (ou ""Blade of the Rakshasa" no Japão e "Ronin Blade" na Europa)

Tendo sido um brasileiro ultradinamico nos anos 90, é claro que a gente roubava pirateava todo mundo e a mãe de todo mundo...

SIM, COMO SE VOCÊ TIVESSE REALMENTE COMPRADO MIL TREZENTOS E VINTE E NOVE JOGOS NOS ULTIMOS OITO ANOS, NÉ...

... eu não disse que as coisas mudaram, só que era assim, tá bom? Mas eu dizia que a gente se lavava de piratear tudo que não estivesse pregado no chão because Brasil. Isso quer dizer que um brasileiro médio dos anos 90 conhece mais jogos de PS1 que qualquer outro cidadão do mundo, afinal isso era uma terra sem lei... e antes que você comente, eu não disse que mudou, tá?

FALEI NADA...

Seja como for, estou comentando isso pq pra um jogo ser bem desconhecido por aqui é algo bem raro, especialmente um que não é de uma empresa de fundo de quintal e sim da fodenda (ou ao menos na época era fodenda) Konami! Sabia que tem um jogo de PS1 da Konami que você nunca ouviu falar? É claro que não sabia, eu acabei de dizer que você nunca ouviu falar, dã!

quinta-feira, 24 de outubro de 2024

[#1328][Jan/1999] SIM CITY 3000


Cara, isso é ridiculo. Quero dizer, eu já ouvi falar de jogos com continuações anuais e alguns casos até semestrais (vide todos os 8179 updates de Street Fighter 2). Agora alguem pode me explicar como sairam 999 jogos desde SIM CITY 2000 em 1993 e Sim City 3000 em 1999? Porra, é uma média de 166 jogos por ano!

NOSSA, MAS VOCÊ É UM ENGRAÇADÃO MESMO, HEIM...

Eu tento, Jorge, eu tento. Mas falando sério, ao contrário do que o nome pode sugerir este jogo não é a sequencia de Sim City 2999 e sim o terceiro jogo da franquia, lançado seis anos após SIM CITY 2000. Então a pergunta que realmente cabe aqui é: afinal, o que mudou?


E a resposta a essa pergunta é... não tanta coisa, mas coisa o suficiente. Isso é o que veremos no episódio de hoje!

quarta-feira, 23 de outubro de 2024

[#1327][Jan/1999] SUPER SMASH BROS

Havia... uma ideia.

De reunir um grupo de personagens extraordinários, para que quando a Nintendo precisasse de um jogo de luta, eles travassem as batalhas que ela não conseguíria. Era chamada de Iniciativa Smash Bros. A ideia era reunir um grupo de personagens extraordinários e ver se elas poderiam se tornar algo mais.

terça-feira, 22 de outubro de 2024

[#1326][Jul/98] KULA WORLD (ou "Roll Away" nos USA e "Kula Quest" no Japão)

Não é muito segredo, ao longo dos vários anos que já compõe esse blog, que eu tenho um... problema... com jogos europeus. Claro, hoje temos grande desenvolvedoras europeias de grandississimo gabarito como a CD Projekt Red ou a Arkane Game Studios, mas isso é hoje. 

Nos anos 90,  MEUA MIGO... nos anos 90 o bicho pegava. Lar das duas maiores abominações que me assombrarão até hoje (jogos de plataforma do AMIGA portados para o Mega Drive e jogos licenciados da Ocean, a LJN europeia), quando eu vejo que um jogo é original europeu eu até já sinto minha alma tentando deixar meu corpo.

E aí Kula World abre dizendo que foi desenvolvido pela Game Design Sweden AB. Que na verdade era um site que fazia joguinhos em flash no final dos anos 90. Suponho que vc consiga ouvir meu estomago afundar nesse momento.

segunda-feira, 21 de outubro de 2024

[#1325][Dez/98] TETRIS 4D




Para o jogo de hoje, eu vou fazer uma coisa diferente. Ao invés de apenas contar como foi o meu dia, vou fazer melhor que isso: vou MOSTRAR exatamente o que aconteceu comigo quando eu abri o próximo jogo das revistas a ser jogado:

Porque minha nossa senhora do passaquatro molhado, eu não acredito que a BPS voltou!

domingo, 20 de outubro de 2024

[#1324][Set/98] THE GAME OF LIFE



Normalmente quando eu conto a história de algo no qual um jogo baseado - seja um livro, um filme ou mesmo um brinquedo - eu costumo voltar bastante no tempo. Porém nunca em mais de 167 reviews de outras midias, nunca mesmo, eu voltei tanto no tempo. Isso pq a nossa história começa em 1860, cento e sessenta e quatro anos atrás e isso é tempo para uma senhora de um membro fálico avantajado.

sábado, 19 de outubro de 2024

[#1322][Out/98] GOIKEN MUYOU 2

Okay, eu vou abrir a review de hoje com um comentário técnico. Normalmente eu dou uma contextualizada, conto um pouco de história no começo, mas hoje não, é preemente que eu abra expondo um ponto muito técnico, quase cientifico: PUTA QUE O PAREIO AÇÃO GAMES VÃO SE FODEREM NO MERTIOLATE MOLHADO! QUAL É A PORRA DA DESGRAÇA DO PROBLEMA DE VOCÊS, CARAS?!? VOCÊS CAIRAM DE CABEÇA DO BERÇO QUANDO ERAM CRIANÇAS, REPETIDAS VEZES?

REALMENTE, MUITO TÉCNICA ESSA SUA ABERTURA...

sexta-feira, 18 de outubro de 2024

[#1321][Set/98] POP'N MUSIC

Mesmo com quase oito anos nesse projeto, a grande graça disso é que eu estou sempre encontrando situações, jogos, generos novos. E alguns são particularmente recentes para mim ao ponto que eu não tenho realmente certeza de como vou abordar isso, como os jogos de ritmo musical. Tendo jogado apenas seis desses até agora em 1320 reviews, eu realmente não tenho muita certeza a respeito de como proceder a respeito disso.

Quer dizer, vamos ser bem honestos aqui: eu tenho o senso musical de uma tapioca e a cordenação de uma orquídea paquistanesa. Isso significa que eu mal consigo jogar esses jogos, então como exatamente eu posso avaliar eles? Como eu vou poder dizer se um jogo de ritmo musical é realmente ruim?