sábado, 2 de novembro de 2024

[#1337][Mar/1999] RISING ZAN: The Samurai Gunman

1999 realmente tem se mostrado um ano pivotal para a industria dos videojogos. Não faz uma semana que eu falei aqui do jogo que foi o molde que definiu todos os jogos de furtividade que viriam a seguir, e esse seria  THIEF: The Shadow Project. Tivemos não muito antes disso o jogo que se tornou o padrão ouro que todos os jogos de ritmo musical viriam a tentar emular: DANCE DANCE REVOLUTION

Pois muito que bem, hoje é dia de falar de outro desses jogos que viriam a moldar as próximas decadas de videojogos. Me diga se essa imagem não lhe é familiar: um hack'n slash em que seu personagem atira com um botão e usa espada com o outro. 

Mas não apenas isso, o jogo em momento algum se leva a sério e vai over the top até a última consequencia, com o protagonista sendo desnecessariamente estiloso ao ponto do ridículo. Obviamente que você consegui pensar em um bom número de jogos que se encaixam nessa descrição: God Hand, Metal Gear Rising, Devil May Cry, Bayoneta, No More Heroes, Vanquish... você conhece o riscado.


É tão ridiculo, tão over the top que não deixa de ser cool em seu próprio jeito JoJo de ser

Porém isso remete a pergunta de qual foi, afinal, o primeiro jogo desse sub genero de "hack'n slash galhofa" e isso usualmente é atribuída a Devil May Cry, de 2001. O que eu descobri hoje, entretanto, é que essa história começa dois anos e meio com um samurai pistoleiro. E não qualquer samurai pistoleiro, mas um Super Ultra Sexy Hero.

Literalmente como ele se descreve, não são palavras minhas.

sexta-feira, 1 de novembro de 2024

[#1336][Mai/1999] ALIEN VS PREDATOR


Crossovers são uma coisa curiosa, não? Na teoria, parece algo extremamente simples de fazer: pegue duas franquias famosas que de alguma forma fazem sentido estarem no mesmo universo, largue elas pra trocar porrada e pronto, o trabalho está feito. Na prática, a teoria é outra.

Com efeito, tão poucas, mas tão poucas franquias realmente acertam isso que obviamente o desafio é maior do que parece. Vc precisa ter uma história para contar em um tom que provavelmente não vai ser confortável para algum dos participantes. Assim como o crossover entre Power Rangers e Tartarugas Ninjas, raramente passa da fase do "olha só que louco isso" e deixa de ser interessante depois de 5 minutos.

Nesse aspecto, a ideia de juntar o caçador perfeito (o Predador) com o animal perfeito (o Xenomorfo) parece muito legal no papel, mas a industria nunca realmente conseguiu fazer isso virar uma coisa mainstream. E não foi por falta de tentativa

quinta-feira, 31 de outubro de 2024

[#1335][Mar/1999] HEROES OF MIGHT AND MAGIC 3



Estando a tantos anos rodando nessa indústria vital, é inevitável que eu já tenha esbarrado com nome "Heroes of Might and Magic" algumas vezes, e como não iria? Existem oito desses jogos, mais um prometido para 2025, mais DLCs, mais três MMO, mais três linhas de spin-offs... não tem como não ouvir falar de HoMaM em algum momento da sua vida gamer. A coisa é, no entanto, que eu nunca soube sobre o que exatamente eram esses jogos. Tipo, eu nem realmente sabia que genero de jogo eles eram, o que você você efetivamente faz neles!

BEM, E AGORA QUE TU JOGOU O JOGO E SABE, O QUE ELE É? UM RTS? UM 4X DE TURNOS? UM RPG TÁTICO?

Sim.

quarta-feira, 30 de outubro de 2024

[#1334][Mai/1999] SHADOW MADNESS

Oh boy. Oooooooooooh boy. É. Por onde eu começo? Quero dizer, cara... assim... né?


... assim... eu entendo que no começo de uma geração podem sair jogos altamente questionaveis porque tanto os caras não sabem mexer no hardware ainda, como eles precisam lançar alguma coisa - qualquer coisa - porque fisicamente não existem jogos ainda para o sistema, então vai qualquer porcaria mesmo do jeito que der e vamo que vamo. Eu entendo isso.

Eu também entendo os shovelware de fim de geração porque a grande massa já migrou para o próximo sistema e ficam só aqueles jogos "pra tia dar de presente pro sobrinho", então meio que foda-se. Eu também entendo isso.



Agora, este não é nenhum dos casos do Playstation nesse momento. Estamos em 1999, o PS1 está no seu auge, seus melhores jogos estão esmerilhando por aí, todos os jogos definidores do console já estão na praça, não tem uma única causa, motivo, razão ou circunstancia para começar a compreender porque diabos, porque caralhas, porque bilongas voadoras não identificadas os caras me fazem um jogo que não consegue acertar uma, mas UMA, mas sério mesmo nem UMA ÚNICA coisa certa? Eu queria apenas entender como isso é sequer possível, pq LOUCURA SOMBRIA tem a façanha de não ter uma ÚNICA REMOTA coisa certa nesse jogo. Chega a ser estado da arte o quanto eles conseguem errar mas TUDO, é um negócio pra ser estudado pela NASA!

ESSE NÃO É AQUELE JRPG QUE FOI FEITO NOS ESTADOS UNIDOS?

Ah, tá explicado.

terça-feira, 29 de outubro de 2024

[#1333][Dez/98] THIEF: The Dark Project




Jogo número mil trezentos e trinta e três nesse blog, e para a review de  um numero bonito assim hoje temos um jogo igualmente bonito assim. Isso porque hoje é dia de falar dele, o tão aguardado jogo do...

segunda-feira, 28 de outubro de 2024

[#1332][Mar/1999] RAMPAGE 2: Universal Tour

Em 1986, nos fliperamas, Rampage foi uma grande ideia. Você coloca uma ficha e por alguns instantes - até minutos se você for incrivelmente bom - você é um monstro gigante destruindo prédios em uma cidade totalmente destrutível, o que há para não gostar aqui?! 

Então, é, o conceito original de Rampage para os fliperamas era, de facto, awesome. A ideia, no entanto, de substituir a experiencia de alguns poucos segundos por um jogo doméstico onde vc tem que fazer isso por horas, hã... bem... aí eu tenho bem mais problemas com isso. O que é uma forma eufemista de dizer que eu odeio essa franquia com a fúria de mil sóis amarelos.

domingo, 27 de outubro de 2024

[#1331][Out/98] DANCE DANCE REVOLUTION


Todo genero bem sucedido nos videogames (ou em qualquer coisa, na verdade) precisa de um exemplo do que eu chamo de "padrão ouro". Não necessariamente o melhor da categoria, mas um referencial que qualquer leigo possa entender do que estamos falando. Por exemplo, a esse ponto de 1999 o jogo SUPER MARIO 64 não era mais o melhor jogo de plataforma 3D do mercado,  BANJO-KAZOOIE era um jogo melhor por exemplo. 

Mas se vc precisa apontar uma base, um norte, um ponto de partida para entender o que é um jogo de plataforma 3D, então mostre a essa pessoa SUPER MARIO 64. Você pode não gostar de tudo, você pode fazer melhor ou pior, pode escolher ignorar suas lições ou pode escolher resolver seus problemas, mas seu ponto de partida, sua tabula rasa, onde você começa a pensar o genero. Assim como CONTRA é o pilar sobre o qual todo genero run'n gun foi construído.


E agora que você entendeu esse conceito, você vai entender quando eu disser que Dance Dance Revolução é o definidor do genero para os jogos de ritmo musical. Não foi o primeiro, não é o necessariamente o melhor, mas quando você pensa em ritmo musical, seja para construir em cima ou concertar seus defeitos, você está pensando em dançar dançar e revolucionar.

sábado, 26 de outubro de 2024

[#1330][Abr/1999] BUST A GROOVE 2 (ou "Bust a Move 2: Dance Tengoku Mix" no Japão)

O primeiro BUST A GROOVE (ou "Bust a Move: Dance & Rhythm Action" no Japão, pq o nome original do jogo teve que ser alterado no ocidente dado o ataque de pelanca dos americanos com Puzzle Bobble) é, até este ponto na curta história de jogos musicais desse blog, um dos meus favoritos pelo simples fato de que eu gosto das músicas, simples assim. Quero dizer, junto com PARAPPA THE RAPPER são minhas músicas favoritas de jogos de ritmo musical pq os batidão são NERVOUSOUR!


I WILL NEVER, EVER WILL RUN AWAY, MOTHERFUCKERS!!! ... isso mesmo que o jogo tenha sofrido alguns danos em seu caminho para este lado herege do globo, já que as vozes na cabeça de Victor Ireland têm muitos primos, sussurrando suas mentiras filisteicas nos ouvidos das empresas de jogos em todos os lugares dizendo a elas que você realmente pode dublar músicas e obter algo que soe tão bem quanto o original. 

sexta-feira, 25 de outubro de 2024

[#1329][Abr/1999] SOUL OF THE SAMURAI (ou ""Blade of the Rakshasa" no Japão e "Ronin Blade" na Europa)

Tendo sido um brasileiro ultradinamico nos anos 90, é claro que a gente roubava pirateava todo mundo e a mãe de todo mundo...

SIM, COMO SE VOCÊ TIVESSE REALMENTE COMPRADO MIL TREZENTOS E VINTE E NOVE JOGOS NOS ULTIMOS OITO ANOS, NÉ...

... eu não disse que as coisas mudaram, só que era assim, tá bom? Mas eu dizia que a gente se lavava de piratear tudo que não estivesse pregado no chão because Brasil. Isso quer dizer que um brasileiro médio dos anos 90 conhece mais jogos de PS1 que qualquer outro cidadão do mundo, afinal isso era uma terra sem lei... e antes que você comente, eu não disse que mudou, tá?

FALEI NADA...

Seja como for, estou comentando isso pq pra um jogo ser bem desconhecido por aqui é algo bem raro, especialmente um que não é de uma empresa de fundo de quintal e sim da fodenda (ou ao menos na época era fodenda) Konami! Sabia que tem um jogo de PS1 da Konami que você nunca ouviu falar? É claro que não sabia, eu acabei de dizer que você nunca ouviu falar, dã!

quinta-feira, 24 de outubro de 2024

[#1328][Jan/1999] SIM CITY 3000


Cara, isso é ridiculo. Quero dizer, eu já ouvi falar de jogos com continuações anuais e alguns casos até semestrais (vide todos os 8179 updates de Street Fighter 2). Agora alguem pode me explicar como sairam 999 jogos desde SIM CITY 2000 em 1993 e Sim City 3000 em 1999? Porra, é uma média de 166 jogos por ano!

NOSSA, MAS VOCÊ É UM ENGRAÇADÃO MESMO, HEIM...

Eu tento, Jorge, eu tento. Mas falando sério, ao contrário do que o nome pode sugerir este jogo não é a sequencia de Sim City 2999 e sim o terceiro jogo da franquia, lançado seis anos após SIM CITY 2000. Então a pergunta que realmente cabe aqui é: afinal, o que mudou?


E a resposta a essa pergunta é... não tanta coisa, mas coisa o suficiente. Isso é o que veremos no episódio de hoje!