segunda-feira, 24 de maio de 2021

[SNES] JURASSIC PARK 2: The Chaos Continues (Novembro de 1994) [#690]

Seguinte, deixa eu falar, xô eu falar pq eu vô falar. Caralho, porra, merda, bosta do cacete! Porque sério, eu vou falar: é a porra da desgraça da merda do SÉTIMO, eu disse SÉTIMO, CÊ-É-TÊ-I-MO, SÉTIMO jogo dessa desgraça de Jurassic Park e como dá pra ver eu perdi a paciência com essa porcaria.

Porque sério, me explica, por favor mesmo, me explica qual é a xavasca da dificuldade de fazer um jogo de Jurassic Park?! Mano, são lagartos de 600 quilos que matam pessoas, alias são galinhas de 600 quilos o que torna melhor ainda! Como possivelmente alguém estraga fazer um jogo disso? COMO?!?


Ah tá, é assim. Faz sentido.

A capa europeia do jogo, como não existe um lançamento japonês essa fica como sendo a melhor capa

Porque é inacreditavel como a Ocean caga tudo que toca com a fúria de mil sóis amarelos, e sabe-se lá porque cargas d'água todas as licenças de filme acabam na mão dessa fabrica européia de Amiga-like. Se eu não tivesse que jogar esses acidentes de trem termonucleares acharia até engraçado. Mas como eu tenho que jogar, não tem graça. At all.

Mas suponho que eu esteja me adiantando, vamos começar do começo: nossa história começa em uma maligna corporação do mal que odeia o bem. Como eu sei que é uma corporaçãõ do mal?


Bem, pra começar a empresa se chama BIOSYN. Sim, exatamente, BIO PECADO, eu não sei como você pode declarar que sua empresa é maligna do mal que senão dessa forma. Exceto talvez você ser um executivo que fica olhando de sua janela numa localização incalculavelmente cara enquanto diz coisas como "A InGen tem que ser eliminada".

Yep, definitivamente maligna.


Parece que a Bio Pecado quer ter controle do Jurassic Park, o que pensando bem não é uma coisa tão dificil assim. O Jurassic Park é um empreendimento inenarravelmente caro onde 9 pessoas morreram, com a equipe juridica certa você consegue adquirir os assets do parque para ...


... ou você pode mandar seu grupo paramilitar para tomar a ilha como um exercito particular. Isso não faz nenhum sentido quando estamos falando de empresas, mas suponho que você possa fazer isso, eu acho.

Não sei o que você ganharia com isso, mas poder pode.


Tenho que dizer que achei essa cena bem confusa. A abertura dá a entender então que você joga com os soldados da Biosyn que foram "tomar" a ilha, porque é isso que parece. Entretanto no jogo a Biosyn são os inimigos e você tem que evitar que os biosyns biopequem contra a santidade da vida jurassica.

Eu não sei como a Ocean conseguiu errar numa introdução tão simples, ou sei: é a Ocean. Mas okay, a abertura parece desenhada no Paint mas a animação é boa para um jogo de SNES e mais impressionante, ela é toda com aúdio e vozes bastante boas. Não sei como eles conseguiram socar isso num cartucho de SNES, mas é impressionante que tenham feito. Kudos onde kudos são devidos, é o que eu digo.

Mas bem, pelo menos a tela de menu é bem animada. Se quiser largar o jogo agora, é uma boa pedida porque as coisas não vão ficar melhores daqui pra frente.


Basicamente, este jogo é um jogo run-n-gun. Você começa no Ponto A, atira através dele e, dependendo de qual é a sua quest para o nível dado, você tem que coletar certos itens, achar a saída da fase ou enfrentar um chefe.

Isso não é uma ideia ruim per se, claro que não é bom como jogar como um fucking DINÓCERO e comer pessoas, mas dá pra viver com um Contra-like em que você atira em DINÓCEROS e capangas da Biosyn.

Exceto que a Ocean sendo a Ocean ... não é bem assim que funciona.

Tenho que te dizer que sinto que a Biosyn está mais bem preparada para essa missão. Não apenas eles tem homens imunes a todas as armas usadas pela policia de choque como estão equipados com armas muito mais legais como lança-chamas e bazucas. Pq não estamos do lado desses caras é uma pergunta que jamais poderá ser respondida


O jogo tem uma mecanica estranha: você tem dois tipos de arma, as letais e as não letais. A primeira são selecionadas com R e as segundas L. Qual a diferença?  A diferença é que, primeiro, por algum motivo os humanos são imunes a armas não-letais. Pois é, é um fato pouco sabido, mas se você disparar um taser ou dardos tranquilizantes com soro suficiente para derrubar um dinossauro de 600 QUILOS em um humano absolutamente nada vai acontecer.

Poucas pessoas conhecem esse fato.


Os dinossauros, por sua vez, são obviamente vulneraveis a armas não-letais (já que não são os foderosos soldadinhos humanos, esses DINOSSAUROS moloides) e as armas letais. Só que existe um contador de quantos dinossauros você pode matar - já que supostamente você deve preservar a ilha não pode sair matando geral. Soldados superhumanos invulneraveis sim, dinossauros não. E uma vez mortos o contador de dinossauros não volta a subir, então escolha bem os 99 dinossauros que você pode matar - o que é mais simples dizer do que fazer, porque os inimigos spawnam infinitamente nesse jogo.

Então a mecanica única desse jogo é que você tem que ficar trocando de munição entre letal e não letal conforme o tipo de inimigo que você enfrenta. O que sob as condições certas pode até funcionar, entretanto o que a Ocean faz é... bem, ser a Ocean.


Como dá pra ver na imagem acima, o defining trait desse jogo é que os inimigos surgem do nada a 800 milhões de quilometros por hora e te acertam como se estivessem sendo pagos pra isso. Em um cenário assim, suponho que você compreenderá eu ser bastante cético sobre essa ideia de "ter que ficar trocando o tipo de arma para se adequar ao tipo de inimigo" realmente funcionar.

Agora imagine, apenas imagine ter que avançar duas horas disso com apenas inimigos saltando no seu caminho como se estivessem atrasados para pegar o busão das seis e meia, o quão divertido isso pode soar.

Porém não seria um jogo da Ocean se eles não levassem a irritação do jogo a patamares nunca antes sonhados por meros mortais, de modo que eles implementaram uma nãomenos adoravel mecanica que qualquer hit derruba o seu personagem no chão como um saco de batatas preenchido com cream cheese vencido.

MAS QUE ABUNDANCIA MEU IRMÃO!

E quando eu digo que a Ocean consegue elevar a coisa de fazer um jogo irritante o status de arte, nunca duvide por um segundo que estamos lidando com profissionais com anos e anos de experiencia em odiar os jogadores aqui.


Como é de praxe, e até mesmo esperado, cada pixel no jogo foi desenhado para ser o mais irritante possível, se você conseguir jogar dez segundos desse jogo sem bufar e dizer "sério, precisava disso mesmo?" então eles terão sentido que falharam pessoalmente na sua missão nesse mundo.

Porque é a Ocean, afinal. E eu não estou brincando quando eu digo que eles são realmente bons em seu trabalho de odiar a você e todos que você  já amou nesse mundo, fazendo a sua missão deles na Terra uma cruzada para que a sua vida seja a pior experiencia possível. Especificamente a SUA.

AH ENFIA ESSE VELOCIRAPTOR NA MÃE, PUTA MERDA

Mas aí você pode estar pensando: "hmm, como esse jogo poderia ficar pior e mais agravante ainda?". Bem, claro que você não está pensando isso porque você não é um FASCÍNORA. Os birutas na Ocean é que são. Porque é claro, é óbvio, é ululante tumba lacatumbatumbatá que eles tem uma equipe trabalhando dia e noite nisso. "Como podemos fazer sua vida pior" é o lema desses caras.

O que acontece aqui é que você não tem apenas um run'n gun em que você tem que ficar trocando de arma para reagir a inimigos que atacam de fora da tela a 8 kilo bilhões de km/h, ou que o level design foi desenhado para ser o mais agravante possível, obvio que não é só isso. Não, não poderia ser. Tem também que nesse jogo as fases são labirinticas e você tem que ficar rodando como um idiota tentando adivinhar onde os nepomucenos querem que você vá.

Porque indicações visuais do caminho é para comedores de quiche, é o que a Ocean sempre diz.

Mano olha que detecção de colisão GOSTOSA pra ver se você pulou na plataforma ou não AI QUE DELICIA MERMÃO!!!

Todas as salas das fases são muito parecidas e os inimigos respawnam, então não bastasse fases labirinticas terem sido inventadas por Satan Jr. em pessoa, essas daqui você tem enormes dificuldades em apenas imaginar se já passou ou não por aquele lugar.

Com efeito, esse jogo é tão tacanho, tão obtuso em tornar a sua experiencia mais miseravel possivel que sempre que podem eles se dão ao trabalho de até esconder as portas nas quais você consegue entrar! Não, me diz, apenas me diz, em que realidade biruta ISSO parece um caminho na merda da desgraça do labirinto de vocês?!?


Mas mesmo que você saiba onde entrar não ajuda muito porque toda maldita tela parece a maldita mesma coisa! Não faça a desgraça de fases labirinticas na porcaria do seu jogo, mas se for fazer garanta para que TODA TELA NÃO PAREÇA A MESMA COISA! Sério, eu não acredito que eu tenho que explicar isso, é tão óbvio que chega a ser ofensivo imaginar que alguém não pensar nisso!

Quando eu digo que o jogo sai do seu caminho para tornar sua experiencia miseravel em cada oportunidade que tem, não é exagero. Ah, e claro, eu suponho que não preciso dizer que esse jogo não tem munição e itens de energia o suficiente para a quantidade de coisas que jogam na tela em você (e de fora da tela), mas suponho que a essa altura você já tenha imaginado isso.

Sai bicho, todo dia isso cara

Então, o jogo tem alguma qualidade redentora?

Poucas. Os controles respondem bem. Não que você vá gostar do que dá pra fazer com eles, mas o jogo pula quando você manda pular, atira quando manda atirar e vai para onde você quer ir. A detecção de colisão das plataformas é bem ruim, mas pelo menos dá pra controlar bem.

Outra coisa que funciona é o modo cooperativo, o jogo lida razoavelmente bem com o avanço de tela (o grande problema dos jogos de scroll lateral cooperativos) e você consegue jogar com duas pessoas sem se incomodar muito com isso. Claro, cabe perguntar pra que você quer arrastar alguém para esse exercicio de sofrimento e dor com você, existem formas mais fáceis de terminar um relacionamento, apenas dizendo.


Mas talvez o grande legado desse jogo é que esse é, finalmente, o último jogo de Jurassic Park em 2D. O próximo será em 3D, para o Playstation, e que você efetivamente e finalmente aleluia glória glória joga como um dinossauro. Mais importante ainda, não é um jogo feito pela Ocean finalmente. 

Vai dar certo? Não sei dizer, o que eu sei é que pior que as atrocidades da Ocean não tem como ser.

MATÉRIA NA AÇÃO GAMES
Edição 077


MATÉRIA NA SUPER GAME POWER
Edição 010


Edição 012