terça-feira, 24 de agosto de 2021

[SNES] PREHISTORIK MAN (Junho de 1995) [#751]


Capa americana

Capa japonesa do jogo

Prehistorik Man foi lançado em 23 de junho de 1995. Junho de 95, a esse ponto já temos o Playstation, temos o Super Nintendo em sua melhor fase com jogos como Chrono Trigger, Yoshi's Island e Super Mario RPG. Mesmo o 3DO está tentando o seu melhor a esse ponto para entregar jogos bons - sem sucesso, verdade, mas tentando estão. E é exatamente nesse momento que o Prehistorik Man foi lançado.

O que me leva realmente a questão:


Veja, PM não é um jogo ruim... mas também não é um jogo bom. Certamente ele é um jogo, mas meio que vai só até o que pode ser dito sobre ele. O que nos remete novamente a questão... pra que esse jogo existe? É um jogo de plataforma igual a 50 bilhões de outros jogos de plataforma de Super Nintendo, não tem nenhuma ideia particularmente única pra mecanica, não é baseado em nenhuma licença que vai vender o jogo sozinha, não tem um nome interessante, não tem um tema interessante, não tem gráficos particularmente dignos de nota (não que sejam ruins, apenas são comuns)... não tem nada de nada esse jogo.

Sério, eu não consigo pensar em nenhum motivo pelo qual uma criança pegaria esse jogo na prateleira em junho de 1995 e diria "é esse que vou afofar 60 Clintons!". Definitivamente isso não faz sentido pra mim exceto se for parte de um esquema de lavagem de dinheiro, aí tudo bem.


Ok, minto, esse jogo tem uma coisa interessante e uma apenas: esse jogo tem um ataque especial na forma de grito que elimina todos os inimigos da tela. O que isso tem de especial? Bem, pq o grito é EXATAMENTE o grito do Tom em Tom & Jerry, e o melhor efeito sonoro da história da televisão:


Okay, isso foi legal. Mas fora isso, esse é um jogo absolutamente... hã, ele é alguma coisa. Provavelmente. 

O que me fez perceber que eu não falei sobre o jogo em si até agora... mas, a esse ponto suponho que não tenha nada que eu possa dizer que vc não tenha imaginado com a descrição de "jogo de plataforma do Super Nintendo". 


Na maioria das fases, você causa dano nos inimigos saltando e golpeiando com seu porrete (com um alcance menor do que o bom senso recomendaria) e recolhendo o máximo de comida possível. Inimigos derrotados entregam ossos que servem como moeda nas lojinhas e pedaços de coração, que recuperam sua saúde. Alguns estágios requerem um pouco de ter que achar a saída e outros possuem cavernas secretas para explorar, mas não tão sofisticado. E, como você pode imaginar, o level design não é terrivelmente emocionantes. O jogo tem momentos únicos durante os estágios de rolagem forçada, como quando você está dentro de um tronco de árvore em chamas e tem que ir fugindo das chamas subindo, mas esses momentos são muito raras para compensar a mediocridade do resto do jogo. 

E... não tem há muito mais a dizer sobre Prehistorik Man. O save é diferente, vc tem que comprar na loja por 20 ossos cada save, mas isso é realmente a coisa mais diferente que há para ser dito sobre ele.

MATÉRIA NA SUPER GAME POWER
Edição 015


MATÉRIA NA GAMERS
Edição 007