Uma coisa que eu já sabia antes de começar esse projeto é que DOOM é um dos jogos mais portados de toda história dos videogames. Existem versões de Doom para todos os consoles conhecidos, todos os portateis imaginados, para eletrodomésticos e se me disserem que colocaram um chip na vacina do coronga que roda Doom, eu não vou duvidar. Mas isso eu já sabia.
O que não tinha me ocorrido é que a engine criada por John Carmac é a forma mais simples de criar um jogo pseudo-3D usando o minimo de recursos da máquina (tanto que literalmente qualquer calculadora roda Doom). Isso significa que a engine de Doom seria explorada para fazer jogos que parecem 3D de forma rápida e fácil até seus olhos sangrarem, quer você queira, quer não.
A capa europeia do jogo é... bom, ela é alguma coisa, não tenho certeza do que, mas é |
Por exemplo, esses dias eu falei de QUARANTINE que é um jogo que usa a engine de Doom (com alguns truques) para fazer um jogo de carros "3D". Bem, Virtual Hydlide é um jogo que faz a mesma coisa para tentar criar um jogo de ação de mundo aberto "em 3D".
ISSO... PARECE IMPROVAVEL DE FUNCIONAR. QUER DIZER, A ENGINE NÃO FOI FEITAPARA ISSO, NÃO PARA CONTROLAR UM PERSONAGEM COM VISÃO EM TERCEIRA PESSOA COMO SE FOSSE UM JOGO DE AÇÃO. EXISTEM MUITAS QUESTÕES SOBRE HIT DETECTION E MOVIMENTAÇÃO QUE NÃO ESSE MODELO NÃO COBRE, E NÃO CABE EM UM JOGO DE AÇÃO NESSES MOLDES!
Parabéns Jorge, você já entendeu completamente esse jogo.
Virtual Hydlide tem a dubia honra de ser amplamente considerado um dos piores jogos do Saturn. É universalmente insultado, odiado e temido - como a guerra nuclear ou o corongavírus 2: a nova geração. Qualquer um que tenha jogado os jogos Hydlide anteriores também atestará que seu horror é inerente à série, como se fosse uma maldição condenada a assombrar a Terra até o último atomo do ultimo vestígio de civilização se desfaça.
Verdade seja dita, Virtual Hydlide é um jogo que tem boas ideias (embora prejudicado por uma execução tenebrosa). No papel, um RPG de ação de fantasia com mundos gerados aleatoriamente para maior rejogabilidade, gráficos digitalizados e uma trilha sonora com qualidade de CD não é a pior ideia ever. Na prática falha miseravelmente. Como o Jorge disse, a engine de Doom não foi feita para esse tipo de coisa e nenhuma quantia de saltos laterais na face da Terra consegue impedir o resultado disso ser uma bagunça feia, trabalhosa de se jogar e hedionda.
A primeira coisa que você precisa saber se tentar jogar Virtual Hydlide - e não se engane, não estou sugerindo ou encorajando ninguém a fazer isso - é que você precisará de muita paciência. Este é um jogo lento, às vezes chegando a rodar a tipo apenas cinco quadros por segundo. Os gráficos são digitalizados de uma forma feia, são pixels borrados e estourados e as cores são deprimente e monótonas. O personagem principal se move de uma forma ridicula, e colocar armaduras nele atinge níveis de tosquice que não podem ser descritos.
Quer dizer, eu sou totalmente a favor de você equipar um item e isso mudar o visual do personagem no jogo, mas me diz quem foi que fez ISSO ACIMA e achou que tava legal?
Mas uma vez que você consegue superar a feiura e a horrível taxa de quadros do jogo... bem, você ainda não está realmente muito melhor. O mundo do Virtual Hydlide é gerado aleatoriamente cada vez que você começa uma nova aventura (você sabe, no caso de você querer voltar e jogar uma segunda ou, Deus o proíba de chegar a isso, uma terceira vez). O resultado é que a dificuldade do jogo aumenta ou diminui dependendo de como ele constrói o mundo.
O combate requer pouco mais do que apertar o botão de ataque, mas eu realmente não recomendo fazer isso. Evite lutar tanto quanto possível por dois motivos: a) a detecção de colisão não faz sentido nenhum, mal existe alguma noção de profundidade então saber se seu personagem está acertando ou não é só questão de ver a barra de vida mudar já que o jogo não te dá feedback. Mas o principal problema nem é esse e sim que b) você não ganha absolutamente nada com isso.
Lutar faz você perder vida, que não é facilmente reposta, mas não há absolutamente nenhuma recompensa por faze-lo. Os inimigos não dropam nada, não existe experiencia, nada. A única situação em que recompensa lutar é quando você não consegue manobrar seu personagem para fugir - o que não é tão incomum assim, porque manobrar o seu personagem é horrível também.
Virtual Hydlide é um jogo tão ruim que a Sega da América se recusou a publica-lo no ocidente, mesmo o jogo tendo sido distribuido pela própria Sega na Europa e no Japão. Quer dizer, o quão ruim um jogo precisa ser para que a Sega da América tenha vergonha dele? Estamos falando dos caras que investiram em CHAKAN: THE FOREVER MAN, mas acharam "Nah cara, Virtual Hydlide é o nosso limite, é onde traçamos a linha". Pois é.
Se eu tivesse que dizer algo de bom a respeito desse jogo... e provavelmente tal cenário envolveria uma arma apontada... eu diria que os elementos de RPG não são tão terríveis quanto todo o resto. Em primeiro lugar, o marcador de onde está a quest no mapa é bastante funcional, e o sistema de peso máximo de itens equipados e carregados viria a se tornar algo comum nos RPGs modernos (dado que sempre foi uma coisa nos RPGs de mesa). E... hã... é meio que isso realmente. Não consigo pensar em mais nada de bom para dizer a respeito desse jogo, esteja você apontando uma arma pra mim ou não.
Sério, esse jogo é muito feio |
Não, sério, eu tenho que perguntar o que deu à T&E Soft a impressão de que o mundo precisava de uma versão "3D" de Hydlide. Eles não sabem como o jogo NES era ruim? O boca a boca não chegou até eles? Eles estavam tentando se redimir? Eles são loucos?
Ah, não espera, lembrei sim de algo de bom a dizer desse jogo: ele tem uma da aberturas mais toscas da história dos videogames. O que não é algo do qual eles deveriam se orgulhar, eu suponho, mas pelo menos dá pra ter algum entretenimento pela breguice da coisa.
Ah, e uma última coisa: o que "Virtual Hydlide" significa, exatamente? Não tem nada de virtual e até onde eu sei "Hydlide" não é o nome de ninguém (nem do herói, nem do vilão, nem do mundo que se chama "Fairyland"). E infelizmente não é o nome da princesa também, o que é uma pena pq ter uma princesa chamada "Hydlide" seria outra coisa positiva para se dizer a respeito desse jogo.
Pra vc ver o nível da coisa.
Edição 010
Edição 003