segunda-feira, 27 de janeiro de 2025

[#1390][Jun/1999] MARIO GOLF


Normalmente eu não falo de jogos de esporte nesse blog, e por uma razão muito tecnica: eu não gosto tanto assim de jogos de esporte, ao ponto que eu não teria muito como diferenciar um jogo anual de hockey no gelo do outro.

ESTOU VENDO, REALMENTE TECNICO...

Pois é. Uma exceção que eu me permito fazer, entretanto, são os jogos esportivos da franquia Mario e por uma razão bem simples: diferente do seu FUTEBOL LICENCIADO' 98, os jogos de esporte do Mario sempre foram sinônimos de diversão arcade e caos absoluto. Mario Strikers transforma o futebol em uma batalha campal onde o Mario dá chutes flamejantes, Mario Tennis tem o Wario dando raquetadas de bolas congelantes e Mario Super Sluggers tem o Bowser dando rebatidas com Chain Chomps. 

Meu ponto é que esses títulos se destacam pelo completo descompromisso com o realismo, abraçando o humor e a extravagância que só o universo Mario pode proporcionar. Então, naturalmente, ao ouvir sobre Mario Golf, esperei mais do mesmo: um jogo de golfe recheado de absurdos, poderes especiais e um ritmo frenético que mal deixaria tempo para pensar. No entanto, o que eu encontrei aqui foi algo completamente diferente.


Ao contrário de suas contrapartes esportivas, Mario Golf opta por um caminho surpreendentemente...  conservador. Em vez de transformar o golfe em uma competição descontrolada cheia de absurdos, Mario Golf é... um jogo de golfe.

NÃO PODE SER! MARIO GOLF É UM JOGO DE GOLFE? ESSES MONSTROS, COMO ELES OUSAM?

Tá, eu sei que isso soa esquisito, mas o que eu quero dizer é que aqui não tem tacadas que explodem em arco-íris, buracos que se teletransportam ou bolas que ganham vida própria. Em vez disso, temos um simulador de golfe incrivelmente sólido, com mecânicas que exigem precisão, estratégia e uma boa dose de paciência.


Para alguém que veio para esse jogo esperando o habitual caos dos jogos esportivos da franquia, Mario Golf meio que me decepcionou. No entanto, isso não quer dizer que o jogo seja culpado pelas minhas expectativas, ou mesmo que seja um jogo ruim. Pelo contrário, na verdade, pq MG oferece uma experiência surpreendentemente polida.

Todas as mecânicas que você esperaria de um jogo de golfe estão aqui: calcular a força da tacada, considerar o vento, analisar o relevo do campo e escolher cuidadosamente o taco certo para cada situação. Esses elementos são apresentados de forma acessível como só a Nintendo sabe fazer, mas sem abrir mão da profundidade, tornando o jogo uma experiência agradável tanto para iniciantes quanto para veteranos do golfe virtual.


Um dos grandes exemplos do "padrão Nintendo de qualidade" é o próprio sistema de tacadas, que utiliza uma barra de energia para medir a precisão e a potência. Esse sistema é intuitivo, mas também exige habilidade e timing preciso para obter os melhores resultados. Além disso, o jogo introduz condições climáticas e terrenos variados, como neve e chuva, que aumentam ainda mais a complexidade das partidas.

E como eu disse, apesar de sua abordagem sóbria, o jogo não deixa de lado o padrão de qualidade Nintendo. Os gráficos são coloridos e detalhados, considerando as limitações do hardware do Nintendo 64, e a trilha sonora é relaxante, capturando perfeitamente o clima de um dia tranquilo no campo de golfe. Embora o jogo não tenha a exuberância visual de outros títulos da franquia, ele compensa com uma apresentação polida e consistente.


Como é de se esperar de um jogo da franquia Mario, o elenco é composto por personagens icônicos do universo do bigodudo. Mario, Luigi, Bowser, Yoshi e Peach estão presentes, trazendo um toque de familiaridade para os jogadores. Além disso, o jogo inclui algumas escolhas mais inusitadas, como Metal Mario, a versão metálica de Mario que estreou em SUPER MARIO 64, e Baby Mario, diretamente de SUPER MARIO WORLD 2: Yoshi's Island. Essas adições ajudam a diversificar o elenco, mas as diferenças entre os personagens são limitadas a atributos como força e curvatura da bola, o que é coerente com a abordagem realista do jogo, mas novamente, não espere poderes especiais ou habilidades únicas.

Talvez o aspecto mais curioso do elenco seja a presença de personagens humanos genéricos, como Plum, uma jovem jogadora de golfe que nunca mais apareceu em nenhum outro jogo da Nintendo, ou caras como Harry e Sonny. Sim, se um dia DUNEIDA aparecer um mano genérico chamado Sonny em SUPER SMASH BROS., saiba que é daqui que ele veio. O Sakurai vai colocar a Plum em um SUPER SMASH BROS. antes do Waluigi, essa é a única certeza que eu tenho na vida. 

Tá que eu não sou a pessoa mais pura do mundo, mas eles realmente precisavam fazer todos os sons de tacada da Peach soar +18?

Mas piadas a parte, se existe uma palavra que define Mario Golf, é "consistência". O jogo não tenta reinventar a roda nem adicionar elementos que não se encaixem em sua proposta. Ele se mantém fiel à experiência do golfe, oferecendo uma simulação autêntica e acessível, mas sem grandes surpresas ou reviravoltas. O que é uma coisa boa para quem veio jogar Mario Golf esperando Golf, menos para quem veio esperando a parte do Mario.

Para os entusiastas do golfe, o jogo é um prato cheio. Ele captura todos os elementos essenciais do esporte com uma apresentação impecável e controles responsivos. Há diversos campos para explorar, cada um com desafios únicos, como buracos cercados por água ou encostas íngremes que exigem estratégia para vencer a boa física simulada pelo jogo. Além disso, o jogo oferece modos multiplayer que permitem competições divertidas entre amigos, além de personagens desbloqueaveis, inúmeros modos de jogo e minigames que impedem que o jogo se torne cansativo tão cedo.

Nos minigames, existe o modo "Flashbacks do Vietnã com SUPERMAN: The New Superman Adventures"

Obvio que eu preferia que o jogo evitasse ser cansativo por coisas como tacadas que invocassem Chain Chomps ou buracos que se movessem pelo mapa, mas ao que se propõe a fazer — que é ser um jogo de golfe normal, ele faz tudo certinho. Ele é, acima de tudo, um jogo de golfe — e nada mais. Apesar de sua qualidade indiscutível, é difícil não imaginar como o jogo poderia ter sido se tivesse abraçado o estilo arcade e os elementos malucos que fizeram de outros títulos esportivos do Mario tão icônicos.

Então Mario Golf  pode não ser o jogo que eu esperava, mas é inegável que ele é um jogo de golfe muito sólido. Com mecânicas bem executadas, apresentação polida e uma boa variedade de campos e personagens, o jogo oferece uma experiência que é, acima de tudo, um exemplo perfeito de como a Nintendo pode transformar até mesmo os esportes mais... hã, digamos, mundanos... em experiências divertidas e acessíveis. Ele pode não ter as loucuras que eu esperava, mas ainda assim, é uma entrada digna tanto como jogo de esporte como não faz feio no vasto catálogo do bigodudo mais famoso dos videogames.

MATÉRIA NA AÇÃO GAMES
EDIÇÃO 140 (Junho de 1999)


EDIÇÃO 143 (Setembro de 1999)


MATÉRIA NA SUPER GAME POWER
EDIÇÃO 059 (Fevereiro de 1999)


EDIÇÃO 066 (Setembro de 1999)


MATÉRIA NA GAMERS
EDIÇÃO 043 (Agosto de 1999)