terça-feira, 31 de dezembro de 2024

[#1362][Mai/1999] SUPERMAN: The New Superman Adventures


2024 foi um ano... difícil. E por dificil eu quero dizer que pega fácil top 3 piores anos da minha vida, numa luta forte pelo pior de todos os tempos. Basta dizer que eu morava no Rio Grande do Sul, então perdi tudo que eu tinha na enchente, pessoas que eu confiava se aproveitaram do meu estado emocional abalado na época pra me dar um golpe e levar o resto que sobrou e quando eu finalmente consegui resolver tudo isso e comecei a organizar minha vida literalmente do zero... minha cachorrinha teve câncer e morreu. Honestamente, escrever pra esse blog foi uma das poucas coisas que me ajudaram a manter a sanidade, mas porra véi, o que ano merda cara. Que ano bosta.


Mas... bem, a boa noticia é que quando você está no fundo do poço o único caminho que você tem é pra cima, então as coisas só podem melhorar em 2025, certo? CERTO? Eu realmente espero que sim. Então como ritual para exorcizar, como que para colocar uma pá de cal nesse ano horrível de bosta... vamos cementar para sempre essa sopa de desgraça sacrificando a essa entidade chamada 2024 algo tão bosta quanto.

Pra fechar um dos piores anos da minha vida de todos os tempos... um dos piores jogos de todos os tempos. Sim, chegou a hora. É hora de ir tão fundo quanto o atoleiro de bosta dos videogames podem ir, é hora de falar Superhomem: As Novas Aventuras do Superhomem - que já começa errado, redundancia do caralho. Mais conhecido pelos íntimos como Superman 64. 

Sim, nós desceremos tão fundo assim hoje.


Esse jogo, saiba você, é baseado no desenho "SUPERMAN: The Animated Series" de 1996, uma tentativa de trazer para as telinhas o azulão após o sucesso incomensurável de "BATMAN: The Animated Series". O que quer dizer q normalmente eu usaria esse espaço para falar do personagem e da série animada, mas... cara, é Superman 64. Eu já tenho o suficiente no meu prato.

Então, vamos começar do começo: esse jogo começou a ser desenvolvido pela empresa francesa Titus Interactive (jogo europeu, já começou errado...), mundialmente conhecida por clássicos dos videogames como THE BLUES BROTHERS e POWER PIGS OF THE DARK AGE... G-ZuZ, essa desgraça nunca teve chance nenhuma de dar certo desde o começo... que adquiriu os direitos de fazer um jogo baseado na respectiva série animada no mesmo ano.


Agora, a primeira coisa que vc deve razoavelmente estar se perguntando é pq a Warner Bros vendeu os direitos de fazer um jogo do Homem do Amanhã para a fucking TITUS de todas as empresas, e a resposta é bem simples: pq ninguém mais queria, simples assim. As pessoas dizem na internet que o personagem não era muito disputado para fazer jogos porque... bem, como você faz um jogo baseado em um personagem invencível e o mais poderoso do universo?

Entretanto esse argumento é bullshit, porque meu, os caras escrevem quadrinhos do superhomão a quase CEM ANOS e não é como se ele ficasse sentado jogando gamão em todas elas. Não, o problema não é "pq é dificil fazer um jogo do Superman" tanto quanto o real problema que o personagem estavam em uma baixa de popularidade desgraçada naquela época. Pq especificamente na metade dos anos 90 o Superhomão estava tão em baixa, vc pergunta? Por um motivo bem simples:


THE DEATH AND RETURN OF SUPERMAN foi um colossal golpe de publicidade da DC, que chocou o mundo matando o herói mais iconico dos quadrnihos... apenas pra traze-lo de volta antes do corpo realmente esfriar, gritando na cara de todo mundo que era apenas marketing mesmo. O preço disso foi que a Warner/DC ganharam cachopladas de dinheiro com essa palhaçada, mas a imagem do personagem ficou irremediavelmente queimada.

A boa noticia é que "Superman: The Animated Series" fez um grande serviço em recuperar esse filme, a noticia ruim é que estamos justamente neste interim e eis a razão de apenas a porra da TITUS se interessar em fazer um jogo do personagem. Com efeito, Eric Caen (fundador da Titus e produtor do jogo) conta que quando ele ligou para a Warner para adquirir os direitos de fazer um jogo baseado na série que iria começar em breve, o cara da Warner perguntou três vezes pra ele "tá, mas você tem certeza que quer mesmo? Tipo, Super Homem, mesmo?".

Entretanto, Eric Caen tinha uma boa visão para o jogo: ele entendia que fazer um jogo onde o azulão estivesse em perigo seria meio bobo, é meio tolice fazer um jogo de um personagem invulnerável onde ele toma dano e morre como bem provavaram tantos jogos do THE INCREDIBLE HULK provaram. Não, a ideia dele era fazer um jogo de mundo aberto onde vc poderia voar livremente e pegaria missões de salvar as pessoas em uma Metropolis aberta, e você poderia perder não tomando dano no Homem de Aço mas falhando nas missões de salvar as pessoas. 

Missões de escoltar NPCs que andam a 25% da sua velocidade, sempre um favorito dos gamers

Hã, até onde as ideias vão... é uma ideia ambiciosa, mas realmente interessante para um jogo do Superman. E a Warner achou a mesma coisa, eles gostaram bastante da ideia do Eric e ficaram empolgados em trabalhar com isso... por um tempo. Isso porque logo depois desse contrato ser fechado, houve uma grande reestruturação interna na Warner e o novo time que assumiu não estava nada feliz com esse contrato.

A nova direção da Warner acreditava que o Superhomão era um personagem grande demais e merecia um jogo feito por uma empresa que pudesse fazer um jogo melhor que a fucking TITUS, e mais importante que isso, que pudesse pagar mais do que a fodenda TITUS novamente. O que, sabe, não está errado, de fato eu concordo com a visão da Warner: o Superman é o maior herói do mundo, ele realmente merece um jogo melhor do que alguém com o curriculo ridiculo da TITUS poderia entregar. Meu deus, caras, são os criadores de DICK TRACY DO NINTENDINHO, CARALHO, COMO QUE VOCÊS VÃO DAR O ULTIMO FILHO DE KRIPTON NA MÃO DESSES CARAS?

Mas tá, agora Inêz é morta, o contrato tava assinado e não tinha nada que a Warner podia fazer a respeito... exceto que tinha. E é aqui que Superman 64 realmente começa a nascer.

Dia dificil no escritório, né Clark?

O plano da Warner era empacar a vida da Titus o tanto quanto fosse humanamente possível, de modo ao prazo da licença expirar, o jogo não ser lançado e então a marca revigorada pelo sucesso do desenho animado seria vendida por uma boa grana para uma empresa grande fazer um jogo que renderias muitos dinheiros. Nesse cenário, a Titus lançar um jogo marromenos só saturaria a marca e diminuiria o valor do futuro contrato com o jogo.

Isso quer dizer que toda e cada coisa que a Warner pudesse trancar, eles trancariam. A Louis Lane pode usar essa roupa? Vamos ver, daqui uns meses a gente responde. Pode usar o Metallo no jogo? Vamos ver, daqui uns meses a gente responde. O Superman pode... Vamos ver, daqui uns meses a gente responde.



Pra vc ter uma ideia, a coisa era travada a tal ponto que Eric Caen conta que ele teve que ir numa reunião com a Warner com uma HQ do Superman pra provar que sim, o Super Homem podia sim entrar na água. Sério, a coisa foi a esse ponto.

Como resultado, a cada X semanas Caen recebia um email com uma ideia bosta da Warner que ele tinha que largar o que estava fazendo para responder. Tipo "Hmm, e se esse jogo fosse tipo um SIM CITY que o Superman é o prefeito de Metropolis?" - essa foi uma sugestão real segundo Caen, alias. Algumas eram mais problemáticas do que outras, como por exemplo "Superman não pode em hipotese alguma ferir ninguém, pq o Superman não faria isso!"


"O Superman não pode destruir nenhum prédio nem danificar nada, pq o Superman não faria isso!"


E assim foi durante todo ciclo de desenvolvimento. O resultado acabou gerando num plot bizarro onde Lex Luthor aprisiona os amigos de Clark em um mundo virtual, e o Superhomão tem que ir full THE LAWNMOWER MAN e salva-los num mundo virtual - onde ninguem se machucaria e nada seria REALMENTE destruído.

O que Eric Caen alega é que essa é a verdadeira razão pela qual esse jogo é tão, mas tão, mas tão ruim, pq eles passaram quase todo o tempo de desenvolvimento resolvendo os B.O.s que a Warner criava ao invés de poder fazerem a porra do jogo.

ENTÃO NO FIM DO DIA A CULPA DO PIOR JOGO DO MUNDO NÃO É DA TITUS?

Hmmmmm... mais ou menos. Tenha em mente que essa é a versão que a Titus conta da história, e enquanto eu não disputo que nada do que foi dito é verdade, eu diria que não é TODA a verdade. Isso pq não é que esse jogo tem uma ideia mal desenvolvida aqui e acolá, uma mecanica que não é bem explorada ou mesmo um plot que não dá em nada, não, não é esse o problema.

Não posso dizer que esteja, amigo


O problema, o real problema é que esse jogo é tão mal feito, tão mal programado que ele mal funciona enquanto jogo! Enquanto eu não contrario que a ingerencia da Warner atrapalhou bastante, esse jogo é tão quebrado em coisas AMADORAS que não pode ser só esse o problema. 

Aqui, eis um exemplo do que eu estou dizendo: o jogo foi desenhado para as fases serem labirinticas, repletas de chaves para pegar, sidequests pra fazer e etc. Por exemplo, em determinada fase você tem que desarmar quatro bombas, achar o Lex Luthor e pegar a placa dele, entregar para o Jimmy Olsen que vai te dar uma chave para abrir a porta com a ultima bomba que termina a fase. Isso é para levar uma hora, aproximadamente.

Ou, você sabe, você pode apenas correr contra a porta de saída e atravessar ela PQ O JOGO É MAL PROGRAMADO DESSE JEITO!


Cês tão compreendendo o nível de malfeitice desse jogo? Tão entendendo o tamanho da calamidade de programação que é essa desgraça? Mano do céu, OS CARAS NÃO SABEM PROGRAMAR A PORCARIA DE UMA PORTA! MEU DEUS, É SÓ UMA PORTA TRANCADA, OS CARAS NÃO SABEM FAZER NEM ISSO!

Aí me desculpa, Eric Caen, mas isso não é culpa da Warner se metendo, isso é ruindade de vocês mesmo! É só uma porta trancada, jogos de ATARI já faziam isso direito! ATARI, CACETA! UMA. PORTA. E o jogo é todo quebrado e esbaçado desse jeito em tudo o tempo todo, mas é a porra do tempo inteiro!


Essa "luta" contra o Darkseid, por exemplo, termina quando você encosta nele - aí o Superman agarra ele que fica travado em T-pose até você levar ele para a policia (o cara destrói sistemas solares inteiros, mas a policia de Metropolis resolve ele, okay), só que ele fica enroscando em todo e cada pixel do cenário que mais ou menos chegar perto, sendo que é mais provavel do que não ele travar de vez no cenário e você não ter outra opção senão reiniciar a fase.

Isso é uma programação galaxias inteiras além do amador, nem a porra do Bubsy 3D é mal programado desse jeito! Não tem uma única coisa nesse jogo que funciona bem e eu não estou sendo hiperbolico aqui, realmente não tem UMA!


Toda vez que você encontra um NPC na tela, duas coisas acontecem. A primeira é que o seu personagem enrosca nele como se não houvesse amanhã. A segunda é que a taxa de quadros por segundo jogo cai para menos de um dígito e parece que o jogo está rodando em powerpoint.

O mais incrível, no entanto, é a forma que a Titus bolou para resolver o problema da taxa de quadros do jogo... que é dando uma opção de diminuir a tela do jogo. Só que vocês não tão entendendo o quão fundo isso vai:


Quando não está bugando como se fosse pago pra isso, Superman 64 também é conhecido por os piores controles que não respondem já vistos em um videogame. Descrever como quebrado seria uma ofensa aos lixões em chamas do mundo inteiro, já que o jogador passa mais tempo lutando contra os controles do que contra os inimigos - que nunca se mexem do lugar onde eles spawnam, alias. A hit detection desse jogo só pode ser explicada pela fisica quantica, porque seu ataque errar inimigos que ele claramente está atravessando é o padrão a ser esperado. 

A unica coisa pior  que andar e socar com o Homem de Aço são os controles de vôo - o que faz desse jogo ter os piores controles de todos os tempos e o segundo pior controle de todos os tempos. O menor movimento em um joystick faz com que o Superman se desvie como Neymar rolando no chão depois de alguém olhar pra ele!

Pra que andar pela fase quando vc pode cortar caminho pelo espaço vazio por dentro das paredes?

Tem uma parte logo na primeira fase do jogo em que o objetivo é congelar três tornados com o sopro de gelo do Superman, só que quando você tenta congelar os tornados... bem pouca coisa acontece realmente: não só o Superman precisa ficar parado bem na frente dos tornados para que o sopro de gelo funcione, e não é garantia que a hit detection vai funcionar - provavelmente não - mas também várias vezes aparece a tela “Lex vence” mesmo depois de me livrar do terceiro tornado por motivo nenhum que o jogo é mal programado. Isso, é claro, quando você sabe o que fazer, porque normalmente as missão são explicas numa tela que pisca por dois segundos (eu não estou zoando), isso quando são.

Então essa parte dos tornados não é nem a pior parte do jogo - na verdade, é uma das que funcionam menos pior, mas justamente o problema é esse: se ISSO é o que mais perto chega de funcionar, vc consegue imaginar o resto do problema. Eu falo muito sério quando digo que não tem há um único aspecto do jogo que pareça perto de estar pronto, na verdade, parece mais que cada elemento do jogo parece que mal começou a ser desenvolvido. Mano do céu... todo mundo zoa que "esse é o jogo que vc só voa por anéis", mas na real a parte dos anéis é a menos pior do jogo inteiro e olha que ela é muito ruim pra porra da desgraça da moléstia! 

No final do jogo, a camera buga e fica fazendo esse defeito de vai e vem. Se você recomeçar o jogo depois, o defeito continua no jogo inteiro. Programação top ou o que? 

Então o resumo da coisa é, eu tinha ouvido muitas histórias sobre como o Superman 64 é o pior jogo de todos os tempos, mas eu nunca realmente tinha jogado até agora. Agora que eu joguei, posso dizer que é realmente tão ruim quanto dizem que é? 

E a resposta é não. É muito pior. 

MATÉRIA NA AÇÃO GAMES
Edição 128 (Junho de 1998)


EDIÇÃO 133 (Novembro de 1998)


EDIÇÃO 142 (Agosto de 1999)


MATÉRIA NA SUPER GAME POWER
Edição 051 (Junho de 1998)


EDIÇÃO 064 (Julho de 1999)


MATÉRIA NA GAMERS
EDIÇÃO 031 (Junho de 1998)