terça-feira, 16 de julho de 2019

[AÇÃO GAMES 024] DEATH DUEL (Mega Drive, 1992) [#248]



Uma expressão que eu gosto bastante é: "se anda como um pato, nada como um pato e voa como um pato... talvez seja um pedófilo extremamente criativo tentando atrair crianças no parque, mas mais provável que seja um pato". Ok, o ditado não é bem esse, mas eu gosto mais da minha versão.

De qualquer forma, o meu ponto é que se um jogo parece histórico de bosta, tem apresentação de bosta e joga como bosta... talvez seja uma pérola incompreendida do seu tempo, mas muito provavelmente é uma bosta mesmo.

Estudo de caso do dia: Death Duel, para Mega Drive.

domingo, 14 de julho de 2019

[AÇÃO GAMES 017] THE TERMINATOR (Mega Drive, 1992) [#247]



Isso mesmo, esse jogo é uma adaptação para videogame do primeiro filme do Exterminador do Futuro. Eu suponho que não tenho que explicar o Exterminador para você, certo? Ciborgue assassino viaja do futuro para matar uma mulher antes que ela possa dar à luz o futuro salvador da raça humana, Michael Biehn também viaja de volta no tempo para protegê-la, Arnold Schwarzenegger se torna uma das maiores estrelas dos anos oitenta e eventualmente ele será presidente, provando que o filme do Stalonne estava certo.Tenho que aprender a usar logo as três conchas.

quinta-feira, 11 de julho de 2019

[AÇÃO GAMES 024] BLACKHOLE ASSAULT [Heavy Nova 2] (Sega CD, 1992) [#246]


Estou sentindo, solta pelo ar, uma energia que quer me dominar... É uma coisa boa que vem na minha direção que me contagia e até dispara o coração. Eu acho que já sei de onde vem essa força que me deixa assim...


terça-feira, 9 de julho de 2019

[AÇÃO GAMES 024] HOME ALONE 2: Lost in New York (SNES, 1992) [#245]




AVISO: o jogo de hoje é ruim. Quero dizer, muito ruim. Certo, "muito ruim" sequer começa a descreve-lo e é uma ofensa a todos os jogos ruins jamais produzidos. 

O quão ruim é esse jogo, você se pergunta?

domingo, 7 de julho de 2019

[AÇÃO GAMES 024] STREETS OF RAGE 2 (Mega Drive, 1992) [#244]

Eu não sei o que é melhor nessa capa: a cara do Max de "EITA!", a Blaze que foi substituida pela versão dela dos anos 80, o Skate que está tão concentrado em dar um chute que parece que está cagando, ou o Axel (também dos anos 80) que acabou de dar com uma ripa com pregos em um punk. Finesse em seu melhor.

Streets of Rage, apesar de ter um nome muito legal, é um daqueles jogos da Sega de "tem esse jogo muito legal que você quer no Super Nintendo e nós não podemos te dar, então toma essa versão do homem pobre que foi a que a gente conseguiu fazer!". No caso, Streets of Rage é beat'm up criado pela Sega para competir com Final Fight e... bem, ele existe.

Não é um jogo ruim, mas é um jogo de briga de rua sem absolutamente nada de especial. Os personagens são mecanicamente iguais, o jogo tem 5 ou 6 variedades de inimigos apenas e as fases são bem genéricas. O que é relativamente fácil em um genero que consiste em avançar em linha reta indefinitamente dando socos e ocasionalmente voadeiras.

sexta-feira, 5 de julho de 2019

[AÇÃO GAMES 024] HARLEY'S HUMONGOUS ADVENTURE (SNES, 1992) [#243]

 

Todo gamer já ouviu falar do grande crash de 83, o temível ano em que os videogames morreram no ocidente, porém muito menos gente esta familiariazada com o grande cochilo de 92. Porque sério, nas últimas duas edições da Ação Games eu joguei um jogo de console bom (não espetacular, mas bom) que é Magical Quest Staring Mickey Mouse mas fora disso é apenas dor em cima de dor. Os jogos de PC e Arcade estão indo ok, mas os consoles domesticos estão em uma entresafra de dar pena. Talvez as publishers estão guardando munição para o natal (as edições que eu me refiro são de outubro e novembro de  1992), talvez a Ação Games esteja com o dedo podre mesmo. Eu não sei.

O que eu sei é que não está fácil. O que, estranhamente, acabou sendo algo bom para este jogo. Se tivesse sido jogado em uma sequencia de grandes jogos, as boladonamente grandes aventuras de Harley teriam sido recebidas com bem menos entusiasmo. Mas como estamos em tempos de vacas magras, um jogo de plataforma apenas certinho sem nada de particularmente especial acaba sendo bem vindo.

quarta-feira, 3 de julho de 2019

[AÇÃO GAMES 016] ELIMINATOR BOAT DUEL (NES, 1991) [#242]



Responda depressa: qual a coisa infalível para atrair a atenção de crianças entre 8 e 13 anos? Bem, não importa o que você respondeu, você está errado. Mesmo que a resposta seja jogging. As crianças dos anos 90 só pensavam em uma coisa e uma coisa apenas:



Ou isso foi o que os caras da Sculptered Software pensaram com seu (imagine uma voz grave e com eco) ELIMINATOR BOAT DUEL!

domingo, 30 de junho de 2019

[AÇÃO GAMES 016] SID MEIER'S CIVILIZATION (PC, 1991) [#241]



No post de hoje, eu vou fazer uma coisa diferente. Eu poderia falar sobre a importancia de Civilization para os games, como ele criou o genero 4X (eXplore, eXpand, eXploit e eXterminate), criando um board game que se joga por turnos nos videogames. Alguns anos mais tarde a Blizzard teve a ideia de fazer um 4X em tempo real, e com o seu Warcraft: Orcs and Humans nascia o que hoje nós conhecemos como jogos de estratégia no computador (vulto RTS, real time strategy).

Eu podia falar de tudo isso, podia falar do jogo e do seu manual de 80 páginas, podia falar da letra ultra legal que o brentalfloss fez com o tema classico de Civilization, ou como um jogo tão absurdamente ambicioso - em que você desenvolve uma tribo de meia duzia de malucos durante TODA HISTÓRIA DA HUMANIDADE até a exploração espacial - tenha dado tão certo. Tem muito a ser dito sobre o Civilization feito por Sid Meyer e Bruce Shelley, eu poderia falar muito sobre esse jogo.

Só que eu não vou. Por que? Porque eu vou usar meu tempo (e o seu tempo) para algo muito mais útil: te ensinar a jogar Civilization. Vê, jogos de estratégia no computador (sejam eles 4X ou RTS) tem um problema muito sério: eles são feitos para um nicho extremamente especifico. Eles são para iniciados apenas, e se você quer entrar nesse clubinho... bem, boa sorte. Claro, você pode tentar pegar o manual de oitenta páginas e tentar aprender a jogar sozinho, porém se você já tentou fazer isso com um board game sabe que a melhor forma é apenas alguém te ensinar como joga.

O problema é que todos os tutoriais que eu encontrei de Civilization são para pessoas que já sabem jogar o jogo. Veja, por exemplo, a ajuda para iniciantes da Civilization Wiki:


Nossa amigo, suas dicas são realmente boas (são mesmo, eu não estou zoando). Só que eu tenho um problema: quando eu abro o jogo o que eu estou vendo na minha tela é isso:


E eu não faço a mais remota ideia de como mexer nisso. Eu precisava de dicas para mais iniciantes ainda, e é por isso que eu estou escrevendo esse post. A propósito, eu usarei a versão de Super Nintendo para este post porque a UI dele é muito mais clean e fácil de entender, porém tenha em mente que ela é simplificada em relação a versão de computador. Porém o objetivo aqui é aprender como jogar o jogo, depois que você entender o básico, você pode se virar com as diferenças.

Então, dito isso, vamos começar do começo. E por começo eu quero dizer realmente a coisa mais básica que você precisa saber sobre Civilization.

sexta-feira, 28 de junho de 2019

[AÇÃO GAMES 024] ROAD RUNNER'S DEATH VALLEY RALLY (SNES, 1992) [#240]



Existe uma expressão em inglês que eu gosto bastante, que é "take it for granted". O que seria mais ou menos traduzido como "presumir como garantido" e é sobre não dar valor a algo importante apenas porque isso é comum ou sempre presente. Jogando este jogo do Papa-Léguas me ocorreu que eu estava cometendo isso com a Sega. 

Quando eu joguei o primeiro Sonic, eu disse que era um jogo de plataforma inovador para a época em alguns de seus conceitos, mas limitado em sua execução. De forma resumida, a Sega não sabia exatamente como fazer um jogo de plataforma ultra rapido (que por definição exige que o jogador tenha tempo suficiente para reagir ao cenário) e acabava por tropicar em seu própria ambição. Eu não acho que isso esteja errado nem quero rever o que eu disse, o meu ponto aqui é que eu não tinha considerado o quão bem a Sega conseguiu executar algo que é realmente muito dificil de por em prática.

quarta-feira, 26 de junho de 2019

[AÇÃO GAMES 016] STUNTS (PC, 1990) [#239]



Stunts é o melhor jogo ruim de direção que eu já joguei até hoje. Mas o que seria um jogo de corrida ruim que é bom? Simples: um jogo onde dirigir o carro, em si, é bastante desagradavel porém todo o resto é excelente!

ESPERA, COMO ASSIM "TODO O RESTO" EM UM JOGO DE CORRIDA?

Bem, é aqui que Stunts começa a ficar interessante...