domingo, 12 de janeiro de 2020

[AÇÃO GAMES 021] KING OF MONSTERS (Neo Geo, 1991) [#303]

 

Um tipico garoto dos anos 90 sabia duas coisas na vida: que a sessão de lingerie no catalogo das lojas Mariza era seu melhor amigo, e que você jamais teria um Neo Geo. Mas o que era o Neo Geo? Bem, o Neo Geo era o "terceiro" videogame dos 16bits - supostamente ele era concorrente do Super Nintendo e do Mega Drive.

Teoricamente.

sexta-feira, 10 de janeiro de 2020

[AÇÃO GAMES 035] BUBSY IN CLAW ENCOUNTERS OF THE FURRED KIND (SNES e Mega Drive, 1993) [#300]




Crianças, sentem-se. Pois hoje eu hey de contar uma história de dor, sofrimento e provação. Uma tragédia inglória, um romance sem barbitúrico. Esta é a história do meu povo. E nossa história de hoje começa como todas as histórias começam: no começo.

E no principio havia a Sega. E a Sega em sua desesperada batalha de tentar vencer a sua arquiinimiga Nintendo, fez tudo que ela podia fazer ao seu alcance. Tudo, exceto um jogo bom.

HEY,  STREETS OF RAGE 2 É BOM!

Tá bom, é, mas...

FLASHBACK: Quest for Identity QUE FOI DESENVOLVIDO PARA O MEGA DRIVE?

Certo, esse jogo de fato é bom, mas...


Porra Jorge, mas tu vai me deixar contar a história ou não?

quarta-feira, 8 de janeiro de 2020

[AÇÃO GAMES 021] SUPER STAR WARS (SNES, 1992) [#302]

 

Normalmente os jogos baseados em filmes são uma desgraça por motivos bem faceis de entender: mais frequentemente sim do que não, eles são apenas uma peça de publicidade para promover o nome do filme e ser lançado junto com o mesmo. Os desenvolvedores então tem apenas uma janela de pouquíssimos meses para entregar... alguma coisa.E a grande verdade é que não faz nenhuma diferença, porque as crianças vão comprar pelo nome do filme, de qualquer jeito.

Tanto que a moda de jogos de filmes como peça publicitaria terminou quando os jogos se tornaram grandes e complexos demais para poderem ser feitos de qualquer jeito.

E, da mesma maneira, os jogos de Star Wars tendem a ser um tanto melhores que os seus pares justamente por isso. Como todos os filmes já foram lançados antes mesmo dos videogames nascerem (Return of the Jedi é de 1983), não existe esse desespero de lançar de qualquer jeito apenas vai porque vai. Adicionalmente, a Lucas Arts (uma empresa fundada pelo George Lucas para cuidar dos jogos das suas marcas) é conhecida pelo polimento e carinho com seus jogos.

Infelizmente, o que eles não são conhecidos é pelos jogos de plataforma.

sábado, 4 de janeiro de 2020

[AÇÃO GAMES 035] WAYNE'S WORLD (Super Nintendo, 1993) [#301]



Se você acha que hoje Hollywood está sem ideias originais e adapta qualquer coisa para o cinema por puro desespero e que "antigamente que era bom", desculpe mas você é um idiota. Alias, "desculpe" porra nenhuma, você é um mangolão da porra mesmo, caralho!

Pois saiba você que Hollywood sempre fez isso, e certamente você não estava aqui durante os anos 90 quando a moda era pegar sketches do Saturday Night Live e transforma-los em filmes inteiros. Sim, exatamente isso, pegar quadros que duravam 4 a 5 minutos e transforma-los em filmes de uma hora e meia. O que pode dar errado nisso, né?

sexta-feira, 3 de janeiro de 2020

[AÇÃO GAMES 034] MICKEY'S SAFARI IN LETTERLAND (NES, 1993)[#299]




No momento em que eu escrevo este texto, é dia 31 de dezembro de 2019. Está prestes a começar um novo ano de um novo dia que começou. Para celebrar isso eu joguei um dos piores jogos do Nintendinho - ou um dos melhores, se o seu publico alvo é para crianças de 3 anos. Não, sério, o jogo realmente é para criancinhas em pré-alfabetização.

quarta-feira, 1 de janeiro de 2020

[AÇÃO GAMES 034] THE YOUNG INDIANA JONES CHRONICLES (Nintendinho, 1993)[#298]




Durante a produção dos filmes do Indiana Jones, o elenco e a equipe frequentamente questionavam George Lucas sobre a vida do personagem em Indiana Jones. Motivação e essas coisas, sabe? Porque ele faz o que ele faz, quem ele conhece, qual a relação com esses personagens, e tal.

Jorjão da massa, que não contava com Carrie Fisher para salvar o rabo dele nessa ocasião, tinha apenas como resposta:

domingo, 29 de dezembro de 2019

[AÇÃO GAMES 034] COOL SPOT (SNES e Mega Drive, 1993) [#297]

 


Sabe o que me deixa chateado quando eu jogo esses jogos antigos da Ação Games? Não, não é os jogos serem ruins, com isso eu posso lidar e até me divirto as vezes - exceto se forem jogos de Amiga, saporra tinha que ser thaneada para foda existencia. O que realmente me chateia na verdade é quando um jogo podia ser genuinamente bom, chega tão perto disso e então caga tudo com pequenas coisinhas que poderiam ter sido resolvidas facilmente. 

Como Cool Spot, por exemplo. Podia ter sido realmente grande, mas não foi.

sexta-feira, 27 de dezembro de 2019

[AÇÃO GAMES 020] PIPE DREAM (SNES, 1992) [#296]



Sabe quando você vê um trailer de um jogo e lamenta que ele só vai ser lançado dali a seis meses? E então jogo é adiado e você não o verá pelo próximo ano? Pois é, agora imagine isso só que você esperou 25 anos para jogar esse jogo.

Essa é minha história com Pipe Dream.

quarta-feira, 25 de dezembro de 2019

[AÇÃO GAMES 034] NIGEL MANSELL'S WORLD CHAMPIONSHIP (ou Nigel Mansell F1 Challenge, no Japão) [#295]




Bem, aqui estamos nós. É manhã de 25 de dezembro no momento em que eu o escrevo. Manhã de Natal e muitas pessoas pelo mundo estão por aí, comendo restos da ceia ou ganhando presentes. Ou uma combinação desses dois.


Esse podia ser eu, mas não é.

Estamos em 2019 e eu tenho acesso a uma quantidade maior de jogos do que eu terei de horas de vida para joga-los por preços praticamente inexistentes, quando não literalmente inexistentes - Celeste está de graça na Epic Store nesse momento, por exemplo. Fucking Celeste de graça, você pode acreditar nisso? E enquanto eu poderia estar jogando The Witcher 3 ou Celeste, não, eu estou aqui jogando jogos bosta na manhã de natal.

Porque eu faço isso comigo mesmo? Sério, o que eu estou fazendo com a minha vida? Talvez eu devesse parar com isso, sei lá...

domingo, 22 de dezembro de 2019

[AÇÃO GAMES 020] ALIEN 3 (Mega Drive, 1992 e SNES, 1993) [#293][#294]

 

Alien é uma série muito estranha. O primeiro filme, dirigido por Ridley Scott (Blade Runner, Gladiador) e é uma obra prima do terror sci-fi. Na verdade (imho) é o filme de terror perfeito: um predador perfeito (e muito criativo) caçando em um ambiente claustrofobico onde os sobreviventes não tem armas para se defender... nem uns dos outros!