quinta-feira, 3 de setembro de 2020

[AÇÃO GAMES 039] MARIO IS MISSING (SNES e Nintendinho, 1993)[#480]




Existe uma coisa entre a "comunidade" (detesto essa palavra, mas suponho que ela sirva aqui) das pessoas que falam sobre jogos antigos que eu gosto de chamar de "AVGN Cascade". Funciona assim: quando o Angry Video Game Nerd fala mal de um jogo, brotam 8514,37 "analistas" descendo a lenha no jogo porque agora é oficialmente permitido falar mal dele.

Isso porque a cena retrogamer se divide entre os jogos "antigamente tudo era bom, perfeito e hoje TUDO é uma porcaria" e os jogos que é socialmente aceitavel falar mal - sendo ter um video do AVGN um grande divisor de águas nesse sentido.

terça-feira, 1 de setembro de 2020

[AÇÃO GAMES 038] THE BLUES BROTHERS (SNES, 1993)[#478]





Bem meninos e meninas do meu Brasil baronil, chegamos a mais um fim de jornada. Termina hoje a inenarravel saga de jogos baseados em filmes que foram baseados em esquetes do Saturday Night Live. Foi uma longa jornada até aqui, e sempre é um tanto quanto nostálgico quando...

ISSO NÃO SÃO APENAS DOIS JOGOS?

Bem, sim. A Night in the Roxbury infelizmente nunca ganhou um jogo, de modo que jamais saberemos "what is love" em som de 16 bits, então os quadros do SNL que viraram filmes e viraram jogos são apenas WAYNE'S WORLD  e esse Blues Brothers.

WAYNE'S WORLD SEQUER É OK! É UMA BOSTA AQUELE JOGO!

Verdade. A nostalgia realmente não é como antigamente quando você pensa sobre ela, não?

TU TÁ SÓ ENROLANDO PRA NÃO TER QUE FALAR DESSE JOGO PORQUE ELE É HORROROSO, NÃO É?

Bastante. Mas enfim, The Blues Brothers era um quadro do SNL que em 1980 virou um filme because... i don't know... porém, como a maioria dos filmes do SNL, é bastante decente. Quer dizer, se mais nada ele reuniu alguns dos maiores nomes do Soul e do Blues vivos na época e isso por si só já é alguma coisa. Não é todo filme - ou qualquer um, para esse efeito - que conta com Ray Charles, Aretha Franklin e James Brown cantando em sua película.

domingo, 30 de agosto de 2020

[AÇÃO GAMES 041] JURASSIC PARK (Nintendinho e Super Nintendo, 1993)[#476][#477]

Economica capa, não?

O que é o contrário do que pode ser dito da contracapa. Usar imagens do filme para as crianças acharem que esses serão os gráficos do jogo foi um bom toque, though


Eis aqui um jogo que eu absolutamente odiava quando era criança. Eu sempre fui bem de boas com jogos, e odiava odeio bem poucos jogos realmente... provavelmente porque eu não conhecia muitos ports de Amiga na época, isso é... mas de qualquer forma, esse jogo em especial eu tinha problemas com ele.

Por que? Bem, porque como qualquer criança dos anos 90 eu adorava Jurassic Park como eu já falei a respeito no jogo do Jurassic Park para Mega Drive. E por isso a versão de Mega Drive desse jogo parecia o sonho molhado de qualquer garoto da época: jogar como um velociraptor e comer pessoas, because DINOSSEROS.

sábado, 29 de agosto de 2020

[AÇÃO GAMES 053] MARIO'S TIME MACHINE (SNES, 1993) [#475]


Uma coisa que eu digo vez e novamente aqui é que um jogo deve ser julgado não pelo que você gostaria que ele fosse, mas pelo que ele é. Por exemplo, eu não gosto de jogos de navezinha, eu não consigo me divertir com shmups. Então seria apenas idiota eu analisar um shmup negativamente por ele ser o que ele é. Não, isso é retardado.

 Assim, eu não tenho um problema real com jogos educativos per se. É o que me diverte? Não. Eu compraria? Não. Mas eu tenho que analisar o jogo pelo que ele se propõe a fazer, que é ser um jogo educativo. Por isso é tipo um esporte olímpico na internet descer a lenha em jogos como MARIO IS MISSING, mas eu disse na época que ao que se propõe a fazer ele é um jogo realmente bem realizado.

sexta-feira, 28 de agosto de 2020

[AÇÃO GAMES 041] EX-RANZA (nome japones) ou RANGER-X (nome americano do jogo) [Mega Drive, 1993][#474]



Existe uma expressão em ingles que eu gosto bastante, que é "masterclass". Ela é utilizada quando um expert de uma area vem dar uma aula em determinado ramo. Imagine por exemplo em sua faculdade de letras ter uma aula com o Neil Gainman, ou no seu curso de astronomia ter uma aula com o Neil deGrasse Tyson. Naturalmente que isso acabou virando adjetivo e é utilizado bastante quando alguém dá uma puta de uma aula sobre como se faz alguma coisa. 

O jogo de hoje é uma masterclass da imensamente desconhecida Nex Enterteinment. Essa é uma empresa tremendamente desconhecida porque ela é um estúdio-assistente - ou seja, é um estúdio que pertence a um estúdio maior (no caso, a Sega) e não faz jogos inteiros, mas sim pequenas tarefas para completar jogos que o estúdio principal desenvolvendo o jogo não tem pessoal ou tempo para fazer.

O que realmente é uma pena, porque como visto em Ex-Ranza, quando eles tiveram a chance de fazer um jogo deles mesmo, eles putamente entendem do riscado - e mais obviamente ainda que a Sega não percebeu isso, because Sega.

quinta-feira, 27 de agosto de 2020

[AÇÃO GAMES 057] SIM CITY 2000 (PC, 1993) [#473]


Um dos personagens mais antigo desse blog é meu primeiro inimigo, e inimigo declarado de qualquer um que se importe com videogames, Jordan Mechner. Mais conhecido como o responsavel por atrocidades como KARATEKA e... argh... PRINCE OF PERSIA.

Só que uma regra que raramente falha em acontecer, é que o universo tende a permanecer em balanço. Para cada ação, há uma reação. Para cada partícula que nasce, existe uma partícula de carga igual e contrária. E para uma força incomensuravelmente maligna como Jordan Mechner, existe uma força igualmente positiva. E é aqui que entra a história de Will Wright.

quarta-feira, 26 de agosto de 2020

[AÇÃO GAMES 038] RENEGADE (ou Nekketsu Kōha Kunio-kun no Japão) [#472]



Eu andei jogando alguns beat'm ups de 1993 recentemente (como FINAL FIGHT 2 e Great Battle 3) e acabei comentando sobre a evolução do genero e como certos níveis de simplicidade nos beat'm ups não eram mais aceitaveis em 1993. Depiois de alguns anos, os jogos são obrigados a fazer mais do que apenas andar e socar.

Ironicamente, o próximo jogo da Ação Games é justamente sobre isso dado que não tem como ficar mais primitivo do que Renegade, jogo da Tecmo lançado para Arcade em 1986. Isso porque Renegade foi o primeiro beat'm up a ser produzido.

terça-feira, 25 de agosto de 2020

[AÇÃO GAMES 052] TOEJAM & EARL in Panic on Funkotron (Mega Drive, 1994) [#471]

 


Seres humanos tem um poucas características realmente únicas, poucas coisas realmente são únicas na nossa espécie que não são encontradas em qualquer outro animal. Uma dessas características é a sempre presente habilidade humana de foder severamente com qualquer coisa boa. Talvez por coincidencia, talvez como forma de protesto, esse jogo reflete esse tema não apenas na história dentro do game, mas também na história de desenvolvimento do próprio jogo.

No episódio anterior de ToeJam e Earl, nossos aliens malacos caíram na Terra e precisam recuperar os pedaços da sua nave para voltar para seu lar funkástico lar. O que eles não contavam é que centenas de humanos em barcaram de clandestinos na sua nave e infestaram Funkotron quando TJ e Earl voltaram para casa.

Essas pedras estão muito altas, e eu não estou falando da plataforma aqui
 

Como o poder dos humanos é foder a porra toda, a presença desenfreada de humanos fez Funkotron fez o planeta perder sua funkicidade, ao ponto que o Grande Funkopotamus, o funkador de toda funkicidade, se retirou deste plano de existencia onde o funk não é mais funkadélico.

Assim, cabe aos aliens descolados resolverem a porra toda capturando os humanos espalhados por Funkotron - felizmente para isso eles dispõem de um suprimento infinito de potes de geleia. Então é hora de empotar os humanos e manda-los para bem longe de funkotron, afim de restaurar a funkicidade do seu lar.

Porque é o que humanos fazem, desfunkeiam tudo.